O que é autoconsciência e qual a sua importância?

autoconsciência
10 de dezembro de 2019
Última modificação: 02 de agosto de 2021

Autor: Paula Louzada
Categorias: Blog, Carreira, Liderança

Desde o antigo aforismo grego “conheça a si mesmo” até a psicologia ocidental, o tópico da autoconsciência foi estudado por filósofos e psicólogos no último século. Neste artigo, abordaremos o que é a autoconsciência, como pode ser benéfico em uma sessão de terapia, por que é difícil alcançar e como alguém pode cultivá-la.

Vale a pena refletir sobre esse atributo esquecido. Afinal, altos níveis de autoconsciência beneficiam a nós mesmos e às relações sociais.

O que é autoconsciência?

Simplificando, a autoconsciência é uma percepção do eu, com o ser que torna a identidade única. Esses componentes únicos incluem pensamentos, experiências e habilidades.

O estudo psicológico da autoconsciência pode ser rastreado até 1972. Os psicólogos Shelley Duval e Robert Wicklund desenvolveram a teoria da autoconsciência. Eles propuseram que: “Quando focamos nossa atenção em nós mesmos, avaliamos e comparamos nosso comportamento atual com nossos padrões e valores internos. Nós nos tornamos autoconscientes como avaliadores objetivos de nós mesmos.” Em essência, eles consideram a autoconsciência um importante mecanismo de autocontrole.

O psicólogo Daniel Goleman propôs uma definição popular de autoconsciência em seu livro best-seller “Inteligência Emocional“, como “conhecer os estados internos, preferências, recursos e intuições”. Essa definição coloca mais ênfase na capacidade de monitorar nosso mundo interior, nossos pensamentos e emoções à medida que surgem.

É importante reconhecer que a autoconsciência não é apenas sobre o que percebemos sobre nós mesmos, mas também sobre como percebemos e monitoramos nosso mundo interior. Você já julgou a si próprio sobre os pensamentos ou experiências que possui? Se assim for, então você não está sozinho, e é hora de trabalhar em direção a um reflexo sem julgamento de si mesmo.

Se a qualidade sem julgamento é um componente essencial da autoconsciência, como trabalhamos para isso? Ao percebermos o que está acontecendo dentro de nós, podemos reconhecê-los e aceitá-los como a parte inevitável de ser humano, em vez de nos preocuparmos com isso.

Dica: se você já disse para si mesmo “eu não deveria / deveria ter feito”, você entende o que quero dizer. Da próxima vez que estiver julgando algo que você disse ou fez, considere a pergunta: “O que experimentei também é uma chance de aprender e crescer? Outras pessoas possivelmente cometeram um erro semelhante e aprenderam com ele?

A autoconsciência vai além da acumulação de conhecimento sobre nós mesmos: trata-se também de prestar atenção ao nosso estado interior com a mente de um iniciante e um coração aberto. Nossa mente é extremamente hábil em armazenar informações sobre como reagimos a um determinado evento para formar um plano de nossa vida emocional. Essas informações geralmente acabam condicionando nossa mente a reagir de uma certa maneira, quando encontrarmos um evento semelhante no futuro.

Qual é a importância da autoconsciência?

A autoconsciência é a pedra angular da inteligência emocional. A capacidade de monitorar nossas emoções e pensamentos de momento a momento é essencial para nos entendermos melhor, estarmos em paz com quem somos e gerenciamos proativamente nossos pensamentos, emoções e comportamentos.

Além disso, as pessoas autoconscientes tendem a agir conscientemente (em vez de reagir passivamente), a ter boa saúde psicológica e a ter uma visão positiva da vida. Elas também têm uma experiência mais profunda na vida e são mais propensos a ser mais compassivos.

Uma investigação realizada por Sutton (2016) também examinou as partes componentes da autoconsciência e seus benefícios. Este estudo constatou que os aspectos de auto-reflexão, percepção e atenção plena da autoconsciência podem levar a benefícios como tornar-se uma pessoa mais receptiva, enquanto os aspectos da ruminação e atenção plena podem levar a encargos emocionais.

Várias pesquisas mostraram a autoconsciência como uma característica crucial dos líderes empresariais de sucesso.Em um estudo realizado pela Green Peak Partners e Cornell University, 72 executivos de empresas públicas e privadas foram estudados. Todos eles tiveram receitas de US $ 50 milhões a US $ 5 bilhões, e verificou-se que “uma alta pontuação de autoconsciência era o mais forte preditor do sucesso geral.

Também foi chamado de “precursor da competência multicultural” (Buckley & Foldy, 2010). Em outras palavras, a autoconsciência permite que os conselheiros entendam as diferenças entre suas experiências vividas e as experiências vividas de seus clientes. Isso pode ajudar os conselheiros a não julgarem mais seus clientes e a entendê-los melhor.

Por que é difícil ser autoconsciente?

Se a autoconsciência é tão importante, por que não somos mais autoconscientes? A resposta mais óbvia é que na maioria das vezes simplesmente não estamos lá para nos observar. Em outras palavras, não estamos lá para prestar atenção ao que está acontecendo dentro ou ao nosso redor.

Os psicólogos Matthew Killingsworth e Daniel T. Gilbert descobriram que quase metade do tempo em que operamos no “piloto automático” ou inconsciente do que estamos fazendo ou como nos sentimos, à medida que nossa mente vagueia para outro lugar que não seja aqui e agora. Além da constante oscilação da mente, os vários preconceitos cognitivos também afetam nossa capacidade de ter um entendimento preciso de nós mesmos; tendemos a acreditar em narrativas que apoiam nosso senso de auto já existente.

Além disso, o viés de confirmação pode nos induzir a procurar ou interpretar informações de uma maneira que confirme nossa pré-concepção de algo. Você já teve essa sensação quando aceitou uma oferta de emprego, mas ainda está procurando uma garantia extra de que é o trabalho perfeito para você? Esse é o viés de confirmação, no seu melhor. Além disso, a falta de vontade de buscar feedback também pode funcionar contra nós, se quisermos ter uma visão mais holística de nós mesmos através dos olhos dos outros.

5 maneiras de cultivar a autoconsciência

1. Crie algum espaço para si mesmo – Quando você está em uma sala escura sem janelas, é bastante difícil ver as coisas claramente. O espaço que você cria para si mesmo é aquela rachadura na parede onde você permite a entrada de luz. Deixe algum tempo e espaço todos os dias – talvez logo pela manhã ou meia hora antes de dormir, quando você fica longe das distrações digitais e passa algum tempo consigo mesmo, lendo, escrevendo, meditando e se conectando consigo mesmo.

2. Pratique a atenção plena – A atenção plena é a chave para a autoconsciência. Jon Kabat-Zinn define mindfulness como “prestar atenção de uma maneira particular, de propósito, no momento presente, sem julgamento”. Através da prática de mindfulness, você estará mais presente consigo mesmo para poder “estar lá” para observar o que é acontecendo dentro e ao seu redor. Não se trata de sentar de pernas cruzadas ou suprimir seus pensamentos. Trata-se de prestar atenção ao seu estado interior à medida que surgem. Você pode praticar a atenção a qualquer momento, ouvindo atentamente, comendo ou caminhando atentamente.

3. Mantenha um diário – escrever não apenas nos ajuda a processar nossos pensamentos, mas também nos faz sentir conectados e em paz consigo mesmos. Escrever também pode criar mais espaço para a cabeça à medida que você deixa seus pensamentos fluírem para o papel. Pesquisas mostram que anotar coisas pelas quais somos gratos ou até coisas pelas quais estamos lutando ajuda a aumentar a felicidade e a satisfação. Tente isso em casa – escolha um momento no meio do dia ou em um fim de semana, preste muita atenção ao seu mundo interior – o que você está sentindo, o que está dizendo a si mesmo e anote o que observa a cada hora. Você pode se surpreender com o que você escreve!

4. Pratique ser um bom ouvinte: ouvir não é o mesmo que ouvir – Ouvir é estar presente e prestar atenção às emoções, movimentos corporais e linguagem de outras pessoas. Trata-se de mostrar empatia e compreensão sem constantemente avaliar ou julgar. Quando você se tornar um bom ouvinte, também será melhor em ouvir sua própria voz interior e se tornar o melhor amigo de si mesmo.

5. Obtenha perspectivas diferentes: peça feedback – Às vezes, temos medo de perguntar o que os outros pensam de nós – sim, às vezes, o feedback pode ser tendencioso ou até desonesto, mas você será capaz de diferenciá-lo de um feedback real, genuíno e equilibrado, à medida que aprende mais sobre você e os outros. Pesquisas mostram que a realização de feedback 360 no local de trabalho é uma ferramenta útil para melhorar a autoconsciência dos gerentes. Todos nós temos pontos cegos, por isso é útil ter uma perspectiva diferente para ver uma imagem mais completa de nós mesmos.

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