Gestão de resultados é um modelo de administração que visa priorizar os resultados em todos os processos da empresa, sendo todas as decisões e ações dos profissionais que nela atuam são voltadas para este objetivo, com o intuito de alavancar o desempenho organizacional, tendo como foco principal o resultado.
O termo Gestão de resultado, vem do termo em inglês Management by goals (MBO) ou Management by Results (MBR), tal modelo está sendo adotado cada vez mais no brasil.
Apesar deste estilo de gestão estar crescendo em nosso cenário nacional este modelo de administração é antigo, já que ele surgiu por volta dos anos 50, sendo apresentado pela primeira vez por Peter Drucker, professor e consultor administrativo considerado um dos mais importantes teóricos da administração moderna, em seu livro The Practice of Management, 1954
O primeiro passo para decidir por um modelo de gestão consiste em compreender as características do modelo que deseja adotar.
Similarmente, neste caso não é diferente, a aplicação deste tipo de gestão trará particularidades essenciais para seu negócio.
Todos tipos de gestão tem seus pontos fortes, com a gestão de resultados não é diferente, este método tende alavancar diversos fatores que impactaram positivamente no desempenho de sua empresa.
Apesar deste modelo ter seus pontos fortes, existe alguns fatores que devem estar estruturados dentro da sua empresa, para que essa gestão de certo.
Processo de implementação deste modelo deve seguir algumas etapas fundamentais:
Revisar os objetivos da empresa com a finalidade dos gestores adquirirem uma visão mais macro, com a intenção deles compreenderem melhor o planejamento estratégico e a ambição da empresa.
Dessa forma é importante definir indicadores de desempenho, como o KPIs, vinculando com a missão, ambição e valores em virtude de conectar com o alinhamento estratégico.
Assim como sugere a imagem a seguir:
Figura 1: alinhamento estratégico para gestão de resultados
Gestores e liderados precisam definir os objetivos do time para estabelecer em conjunto as metas para cada membro da equipe, determinando o prazo para apresentação de resultados, a fim de mostrar como a meta de cada membro impacta no resultado final.
A monitoração do processo é fundamental para que haja um acompanhamento antes do prazo estabelecido terminar, sendo assim é necessário que os gestores e liderados se reúnam com frequência com a finalidade de avaliarem o desempenho das atividades realizadas, comparando com os objetivos determinados anteriormente, tornando esta etapa a ideal para implementação de métodos de melhorias, como os métodos aprendidos nos cursos de Lean seis sigmas da Fm2s.
Analisar o desempenho tanto individual quanto do time, com o intuito de averiguar se o atingimento dos objetivos propostos foi cumprido.
Portanto nesta etapa é importante compreender os motivos que levaram a empresa alcançar ou não a meta, para exponencializar os fatores positivos e corrigir os negativos.
Por fim os colaboradores são recompensados por atingirem os resultados, fortificando um cultura na qual todos estarão sempre dispostos a conquistar o objetivo final.
Uma gestão de resultado gira em torno de alcançar metas e a não obtenção deste resultado pode gerar certa desconfiança neste tipo de gestão.
Dessa forma, não é recomendável trabalhar em meio a achismos, por isso existem diversas metodologia que podem ser utilizadas para otimização de processos, na eliminação de desperdícios e em uma melhoria contínua como o ciclo PDCA.
A partir disto, a fim de ajudar a ter uma Gestão de Resultados qualificada a FM2S preparou uma lista com cursos que oferecemos para você:
O curso visa capacitar profissionais das mais diversas áreas de atuação na otimização de processos, sendo o primeiro curso, White belt, totalmente gratuito e certificado.
Com o objetivo de capacitar o profissional entregar o máximo valor ao cliente no menor prazo de entrega possível, ao mesmo tempo em que fornece a mais alta qualidade aos clientes como um todo.
Neste curso usa se técnicas administrativas, as quais são de suma importância para gerir bem seu time, algo que por consequência é peça chave na gestão de resultados.
Em síntese, gestão de resultados é um modelo de administração, que foca em resultados, com todas suas escolhas voltadas para este objetivo.
Na qual a liderança é participativa, os funcionários mais independentes e existe uma grande interação entre as áreas.
Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos. Na FM2S, atua na área de marketing com criação conteúdo e parcerias.
Deixe uma resposta