Objetivos Estratégicos: quais são os da sua empresa?
Melhoria de Processos

25 de novembro de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Objetivos Estratégicos: quais são os da sua empresa?

Objetivos: uma pergunta que perturba muitas das empresas e empresários, principalmente os jovens é: quais os objetivos da sua empresa? Quando falo em objetivo não me refiro à visão, missão e valores. Refiro-me a um conjunto de metas, como por exemplo, melhorar a estrutura de custos, expandir as oportunidades de receita, etc.



Quais são seus objetivos?


Se os objetivos estão traçados e acordados entre os membros da equipe, a próxima pergunta é sobre como medi-los.




  • Há um conjunto de indicadores estruturados que possibilita saber claramente em qual ponto se está do caminho traçado?

  • Estes indicadores são medidos com rigor e padrão?

  • Há alguém responsável pela coleta do mesmo?

  • Há reuniões periódicas para discussão dos resultados obtidos e do quão longe da meta se está?



Sem um método consistente para buscar os objetivos, as metas não são válidas.


Objetivos estruturados, metas definidas e sistema de acompanhamento funcionando: a empresa está pronta para pensar no alinhamento dos seus processos. Todas as atividades que a empresa executa devem conduzi-la à suas metas. É comum em muitas empresas a execução de várias atividades que não ajudam a alcançar as metas. Nestes casos, é dever do empresário procurar eliminá-las.



Quais as regras de ouro para definir objetivos?


Defina metas que o motivem


Quando você define objetivos para você, é importante que eles o motivem: isso significa ter certeza de que eles são importantes para você, e que há um valor para alcançá-los. Se você tem pouco interesse no resultado, ou eles são irrelevantes, dada a imagem maior, então as chances de você colocar o trabalho para fazê-los acontecer são finas. A motivação é fundamental para alcançar metas.


Defina metas que se relacionem com as altas prioridades em sua vida. Sem este tipo de foco, você pode acabar com muitos objetivos, deixando-lhe muito pouco tempo para se dedicar a cada um. A conquista da meta requer compromisso, para maximizar a probabilidade de sucesso, você precisa sentir uma sensação de urgência e ter uma atitude "Eu devo fazer isso". Quando você não tem isso, você arrisca adiar o que você precisa fazer para tornar o objetivo uma realidade. Isso, por sua vez, deixa você se sentir desapontado e frustrado com você mesmo, os quais são desmotivadores. E você pode acabar de uma forma muito destrutiva "Eu não posso fazer nada ou ser bem-sucedido em qualquer coisa".



Dica


Para garantir que seu objetivo seja motivador, anote por que é valioso e importante para você. Pergunte a si mesmo: "Se eu compartilhasse meu objetivo com os outros, o que eu lhes diria para convencê-los, era um objetivo que valeu a pena?" Você pode usar esta declaração de valor motivador para ajudá-lo se você começar a duvidar de si mesmo ou perder a confiança em sua capacidade de realmente fazer a meta acontecer.

Definir metas SMART


Você provavelmente já ouviu falar de objetivos SMART já. Mas você sempre aplica a regra? O simples fato é que, para que os objetivos sejam poderosos, eles devem ser projetados para serem SMART. Existem muitas variações do que SMART representa, mas a essência é essa - as metas devem ser:




  • Específico.

  • Mensurável.

  • Alcançável.

  • Relevante.

  • Tempo limite.

  • Definir metas específicas


Seu objetivo deve ser claro e bem definido. Objetivos vagas ou generalizadas são inúteis porque não fornecem direção suficiente. Lembre-se, você precisa de objetivos para mostrar o caminho. Torna o mais fácil possível para chegar onde queres, definindo exatamente onde queres acabar.



Definir metas mensuráveis


Inclua quantidades precisas, datas e assim por diante em seus objetivos para que você possa medir o seu grau de sucesso. Se o seu objetivo é simplesmente definido como "Para reduzir despesas", como você saberá quando você tiver tido sucesso? No prazo de um mês se você tiver uma redução de 1% ou em dois anos quando você tiver uma redução de 10%? Sem uma maneira de medir o seu sucesso, perca a celebração que vem com a certeza de que realmente conseguiu algo.



Definir metas alcançáveis


Certifique-se de que é possível alcançar os objetivos que você definiu. Se você definir uma meta que não tem esperança de alcançar, você só vai se desmoralizar e prejudicar sua confiança.


No entanto, resista à vontade de estabelecer metas que são muito fáceis. Realizar um objetivo em que você não teve que trabalhar duro pode ser anticlimático, na melhor das hipóteses, e também pode fazer com que você tenha medo de definir metas futuras que corram risco de não realização. Ao estabelecer metas realistas e desafiadoras, você atinge o saldo que você precisa. Estes são os tipos de metas que exigem que você "eleve o bar" e eles trazem a maior satisfação pessoal.



Definir metas relevantes


Os objetivos devem ser relevantes para a direção que você deseja que sua vida e carreira sejam realizadas. Ao manter os objetivos alinhados com isso, você desenvolverá o foco que você precisa para avançar e fazer o que quiser. Defina metas amplamente dispersas e inconsistentes, e você vai gastar seu tempo - e sua vida - de distância.



Definir metas de tempo limite


Vocês devem ter um prazo. Novamente, isso significa que você sabe quando você pode comemorar o sucesso. Quando você está trabalhando em um prazo, sua sensação de urgência aumenta e a conquista será muito mais rápida.



Definir metas na escrita


O ato físico de escrever um objetivo torna real e tangível. Você não tem desculpas para se esquecer disso. Ao escrever, use a palavra "vontade" em vez de "gostaria" ou "pode". Por exemplo: "Reduzirei minhas despesas operacionais em 10% este ano," não ", eu gostaria de reduzir minhas despesas operacionais em 10% este ano". A primeira declaração de objetivo tem poder e você pode "se ver" reduzir as despesas, a segunda falta paixão e lhe dá uma desculpa se você for desviado.



Dica 1:

Enquadre sua declaração de objetivo positivamente. Se você quiser melhorar suas taxas de retenção, diga: "Eu vou segurar todos os funcionários existentes para o próximo trimestre" em vez de "eu reduzírei-lo". O primeiro é motivador; O segundo ainda tem uma cláusula get-out "permitindo" que você tenha sucesso, mesmo que alguns funcionários saem.

Dica 2:

Se você usa uma lista de tarefas, faça-se um modelo de Lista de tarefas que tenha seus objetivos na parte superior. Se você usar um Programa de Ação, seus objetivos devem estar no topo do seu Catálogo de Projetos.

Poste seus objetivos em lugares visíveis para se lembrar todos os dias do que você pretende fazer. Coloque-os em suas paredes, escrivaninha, monitor de computador, espelho de banheiro ou geladeira como lembrete constante.



Faça um Plano de Ação


Este passo é muitas vezes perdido no processo de definição de metas. Você se concentra tanto no resultado que se esqueceu de planejar todas as etapas que são necessárias ao longo do caminho. Ao escrever as etapas individuais, e depois atravessar cada uma delas ao concluí-lo, você perceberá que você está fazendo progressos em direção ao seu objetivo final. Isto é especialmente importante se o seu objetivo for grande e exigente, ou a longo prazo. Leia nosso artigo sobre Planos de ação para obter mais informações sobre como fazer isso.



Fique com ele!


Lembre-se, a definição de metas é uma atividade contínua e não apenas um meio para um fim. Construa lembretes para manter-se no caminho certo e criar horários regulares disponíveis para revisar seus objetivos. Seu destino final pode permanecer bastante semelhante a longo prazo, mas o plano de ação que você definiu ao longo do caminho pode mudar significativamente. Certifique-se de que a relevância, o valor e a necessidade permaneçam altos.



Quais os Pontos chave na hora de definir objetivos?


A definição de metas é muito mais do que simplesmente dizer que você quer que algo aconteça. A menos que você defina claramente o que deseja e compreenda por que o deseja o primeiro lugar, suas chances de sucesso são consideravelmente reduzidas. Ao seguir as Cinco Regras de Ouro da Definição de Objetivos, você pode definir metas com confiança e desfrutar da satisfação que vem junto com saber que você conseguiu o que você pretende fazer.



Quais os cuidados com os Objetivos?


Muito cuidado ao estabelecer metas numéricas. Vários autores reconhecem abusos relacionados ao seu uso e as consequências indesejáveis quando pessoas são responsabilizadas por resultados que não são capazes de atingir. Há casos extremos em que falsificações e trapaças são utilizadas neste intuito, mesmo que isto signifique a destruição do sistema. A lista de casos famosos como Enron e Lehamn Brothers é extensa. Ao utilizar metas, deixe claro sua necessidade e viabilidade para a equipe. Deixe claro que metas não serão utilizadas para a punição.


A última etapa na análise estratégica está na avaliação do alinhamento entre objetivos, metas e atividades com a visão, missão e valores da empresa.




  • A VISÃO deve ser o lugar em que a empresa estará se conseguir atingir todas as metas.

  • A MISSÃO é a declaração de quais necessidades a empresa atende e, todas as atividades e processos devem estar suportados por ela.

  • OS VALORES são os insumos para a missão. Se algum processo ou atividade ferir algum valor, este deve ser repensado.


Percorrendo estes quatro parágrafos o empreendedor irá garantir o alinhamento estratégico de sua empresa, aumentando a probabilidade de chegar ao objetivo traçado. Nas micro, pequenas e médias empresas, tudo é escasso: recursos humanos, infraestrutura, tempo, recursos financeiros para investimentos, entre outros. Se não houver um foco claro e um alinhamento de todas as atividades para ele, haverá desperdícios de recursos. Desperdiçar recursos no pequeno negócio é a garantia de que você ficará para trás e não conseguirá atingir a visão no menor tempo possível.


objetivos


Figura 1: Alinhamento estratégico.


Para finalizar, fica uma dica: como definir objetivos é algo muito mais fácil de falar do que de fazer, sugiro a leitura do livro do Kaplan e Norton – Mapas Estratégicos. Este livro trás uma biblioteca de objetivos estratégicos divididos em quatro áreas principais: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva interna (processos) e perspectiva de aprendizado e crescimento. Olhando para um conjunto de objetivos é muito mais fácil definir quais fazem sentidos para sua empresa. Os autores foram muito competentes na tradução em palavras dos sentimentos dos empresários.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.