O que é o Ciclo de vida de um projeto?
Gestão de Projetos

06 de junho de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é o Ciclo de vida de um projeto?

O que é o ciclo de vida do projeto?


ciclo de vida do projeto é o conjunto de fases que este percorre desde seu início até o seu final. Um projeto padrão tipicamente tem as seguintes quatro fases principais (cada uma com sua própria agenda de tarefas e problemas): iniciação, planejamento, implementação e encerramento.

As atividades para que um projeto passe por todo o seu ciclo de vida de maneira correta é geralmente chamado de gerenciamento de projetos.

Quais são as etapas do ciclo de vida do projeto?


Fase de Iniciação


Durante a primeira dessas fases, a fase de iniciação, o objetivo ou necessidade do projeto é identificado. Isso pode ser um problema ou oportunidade comercial. Uma resposta apropriada à necessidade é documentada em um caso de negócios com as opções de solução recomendadas. Um estudo de viabilidade é conduzido para investigar se cada opção aborda o objetivo do projeto e uma solução final recomendada é determinada. Questões de viabilidade ("podemos fazer o projeto?") e a justificativa ("devemos fazer o projeto?") são abordados.

Uma vez aprovada a solução recomendada, um projeto é iniciado para entregar a solução aprovada e um gerente de projeto é nomeado. Os principais produtos e os grupos de trabalho participantes são identificados e a equipe do projeto começa a tomar forma. Aprovação é então procurada pelo gerente do projeto para passar à fase detalhada de planejamento.

Fase de planejamento


A próxima fase do ciclo de vida do projeto é a fase de planejamento. Ela é onde a solução do projeto é desenvolvida com o maior detalhe possível e as etapas necessárias para atingir o objetivo do projeto estão planejadas. Nesta etapa, a equipe identifica todo o trabalho a ser feito. As tarefas do projeto e os requisitos de recursos são identificados, juntamente com a estratégia para produzi-los. Isso também é referido como "gerenciamento de escopo". Um plano de projeto é criado descrevendo as atividades, tarefas, dependências e prazos. O gerente do projeto coordena a preparação do orçamento do projeto, fornecendo estimativas de custo para os custos de mão-de-obra, equipamentos e materiais. O orçamento é usado para monitorar e controlar os gastos com custos durante a implementação do projeto.

Uma vez que a equipe de projetos identificou o trabalho, preparou o cronograma e estimou os custos, os três componentes fundamentais do processo de planejamento estão completos. Este é um excelente momento para identificar e tentar lidar com qualquer coisa que possa representar uma ameaça para a conclusão bem sucedida do projeto. Isso é chamado de gerenciamento de riscos. Na gestão de risco, os problemas potenciais de "alta ameaça" são identificados juntamente com a ação a ser tomada em cada problema potencial de grande ameaça, seja para reduzir a probabilidade de que o problema ocorra ou para reduzir o impacto no projeto se Ocorre. Este é também um bom momento para identificar todas as partes interessadas do projeto e estabelecer um plano de comunicação que descreva a informação necessária e o método de entrega a ser usado para manter informados os interessados.

Finalmente, você deseja documentar um plano de qualidade, fornecendo metas de qualidade, medidas de garantia e controle, juntamente com um plano de aceitação, listando os critérios a serem cumpridos para obter a aceitação do cliente. Neste ponto, o projeto já está planejado em detalhes e está pronto para ser executado.

Esta faze termina, normalmente, com a elaboração do Termo de Abertura do Projeto.

Fase de Implementação (Execução)


Durante a terceira fase do ciclo de vida do projeto, a fase de implementação, o plano do projeto é posto em movimento e o trabalho do projeto é executado. É importante manter o controle e se comunicar conforme necessário durante a implementação. O progresso é continuamente monitorado e os ajustes adequados são feitos e registrados como variações do plano original. Em qualquer projeto, um gerente de projeto gasta a maior parte do tempo nesta etapa. Durante a implementação do projeto, as pessoas estão realizando as tarefas e as informações de progresso estão sendo relatadas através de reuniões regulares da equipe. O gerente do projeto usa essas informações para manter o controle sobre a direção do projeto, comparando os relatórios de progresso com o plano do projeto para medir o desempenho das atividades do projeto e tomar medidas corretivas conforme necessário.

O primeiro curso de ação sempre deve ser o retorno do projeto ao curso (ou seja, devolvê-lo ao plano original). Se isso não acontecer, a equipe deve registrar variações do plano original e registrar e publicar modificações no plano. Ao longo desta etapa, os patrocinadores de projetos e outras partes interessadas principais devem ser mantidos informados sobre o status do projeto de acordo com a freqüência e o formato de comunicação acordados. O plano deve ser atualizado e publicado regularmente.

Os relatórios de status sempre devem enfatizar o ponto final antecipado em termos de custo, cronograma e qualidade dos resultados. Cada produto produzido pelo projeto deve ser revisado para qualidade e medido em relação aos critérios de aceitação. Uma vez que todas as entregas foram produzidas e o cliente aceitou a solução final, o projeto está pronto para encerramento.

Fase de encerramento


Durante a última fase do ciclo de vida do projeto, que é o encerramento final, ou fase de conclusão, a ênfase é liberar os resultados finais para o cliente, entregar a documentação do projeto ao negócio, encerrar contratos de fornecedores, divulgar os recursos do projeto e comunicar o fechamento do projeto para todas as partes interessadas. O último passo restante é realizar estudos de lições aprendidas para examinar o que foi bem e o que não aconteceu. Através desse tipo de análise, a sabedoria da experiência é transferida para a organização do projeto, o que ajudará as futuras equipes de projetos.

Quer saber mais? Confira nosso curso grátis de Gestão de Projetos!

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.