Metodologia lean: o que é e como aplicar na sua gestão
O Lean é uma metodologia que tem tudo a ver com cortar custos e ainda entregar mais valor ao seu cliente, otimizando seus processos e minimizando desperdícios. Mais e mais empresas estão adotando técnicas do Lean em um esforço para melhorar a eficiência, eficácia, lucratividade e a satisfação do cliente. Ao fazer melhorias no processo que eliminam o desperdício, eles conseguiram economizar tempo e dinheiro em seus negócios. Os primeiros passos no gerenciamento Lean são os mais difíceis, e uma grande parte das equipes que não conseguem implementá-lo com sucesso desistem logo no início. Neste artigo iremos abordar como aplicar o Lean na sua gestão.
Aproveite para acessar o Espaço Lean FM2S e confira mais sobre essa incrível metodologia.
O que é a metodologia Lean?
Lean Manufacturing consiste em um grupo de técnicas que, quando combinadas e amadurecidas, permitirão você a reduzir e depois eliminar os sete desperdícios (eu sei que já se falam em oito há um bom tempo, mas vamos lá). A ideia central é maximizar o valor do cliente e minimizar o desperdício. Simplesmente lean significa criar mais valor para clientes com menos recursos.
Pode-se entender o Lean Manufacturing como um conjunto de ferramentas que auxilia na identificação e eliminação do desperdício (muda). Além disso ele melhora a qualidade e permite reduzir o tempo e o custo de produção. Entre as ferramentas utilizadas por esta metodologia destacam-se a melhoria contínua de processos (kaizen), os 5 porquês e o sistema à prova de erros (poka-yoke).
Qual a origem do Lean?
O Lean surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, época em que os EUA ocuparam o Japão. Para que houvesse uma comunicação entre os americanos e os japoneses, os militares responsáveis pela operação, desejavam rádios confiáveis para que as ordens das forças de ocupação e os programas de propaganda pudessem ser ouvidos em todas as cidades e vilas no país ocupado. Mas os japoneses não tinham o conhecimento para determinada tarefa, por isso o general enviou alguns americanos para o território asiático a fim de ensiná-los.
A partir desse momento, os engenheiros americanos iniciaram o funcionamento das fábricas e ensinaram os japoneses a importância de visualizar a produção como um sistema. Para complementar a instrução, W. Edwards Deming foi convidado a ensinar controle de qualidade.
Ao ajudar os japoneses em 1950, Deming constituiu “14 princípios”, conceitos que constituem a essência de sua filosofia e aplicam-se tanto a organizações de qualquer porte, quanto em indústrias de transformação e também de serviços. Esses princípios foram lapidados chegando ao conceito de Lean que conhecemos atualmente.
O que é Lean Startup?
Lean startup é uma abordagem para o desenvolvimento de negócios que se baseia nos princípios da produção lean, uma metodologia de fabricação que valoriza a capacidade de uma empresa mudar rapidamente. Consiste em construir um protótipo rapidamente, levá-lo ao mercado para avaliar o sucesso do produto. Tudo isso sem gastar recursos desnecessários e usar os dados gerados pelos testes de marketing inicial para influenciar a próxima fase de construção.
Se deseja saber mais sobre o Lean Startup, confira também:
Como adotar a metodologia Lean?
Não é simples de adotar a metodologia Lean na sua empresa. O processo de implementação inicial é a parte mais árdua do todo e requer persistência, resiliência, além de um grande controle. Para isso, você deve seguir à risca esses três passos importantes:
1º Passo: Prepare o modelo de negócio através do Business Model Canvas
Ainda que seu plano de negócios seja apoiado por grandes tempos de pesquisas, antes de colocá-lo em prática não há comprovação real de que isso irá funcionar. Essas pesquisas precisam ser colocadas em prática para que seja feita a “prova dos nove”.
Para tal, ao invés de colocar um longo relatório de planos de negócios, a opção mais viável é utilizar o Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas de Gestão para montar o seu modelo. Na Plataforma EAD FM2S, você confere o curso Business Model Canvas. Deixamos abaixo uma vídeo aula do curso pra você conferir.
Também conhecido como Lean Canvas, essa ferramenta usa o conceito de 9 blocos, exceto se eles foram modificados um pouco para atender às necessidades/propósitos/requisitos de uma Lean Startup. O Lean Canvas é o formato perfeito de uma página para brainstorming de possíveis modelos de negócios. Ele possui blocos, orientando você por meio de etapas lógicas começando com os problemas do seu cliente até a sua vantagem injusta (muitas vezes o bloco mais difícil de responder). O objetivo é integrar de forma visual todos os aspectos importantes de uma empresa.
2- Testar as possibilidades (Customer Development)
Após a estruturação do seu Canvas, você irá precisar conhecer os potenciais usuários, compradores ou clientes e a solução para isso é utilizar uma abordagem chamada Customer Development (em português, desenvolvimento com clientes). É a partir deste ponto que você começa a entender as características do produto ou serviço, a política de preços, materiais e matérias-prima, como será a cadeia de suprimentos do seu produto e planos para desenvolvimento econômico do produto e atração de clientes.
3- Desenvolvimento Ágil
Por fim, você deve adotar uma estrutura ágil de desenvolvimento de produtos. Essa metodologia visa abandonar o risco de passar meses ou anos em um processo que acaba por falhar devido a algum pequeno erro em uma fase inicial, confiando em funcionários e equipes que trabalham diretamente com os clientes para entender as metas e fornecer soluções de maneira rápida e incremental.
Centra-se em torno de planejamento adaptativo, auto-organização e prazos de entrega curtos. É flexível, rápida e visa melhorias contínuas na qualidade, usando ferramentas como Scrum e eXtreme Programming.
Quer saber mais sobre as metodologias ágeis como o Scrum? Com a Assinatura FM2S você tem acesso a todos os cursos de nossa Plataforma EAD, como o curso de especialista SCRUM e metodologias ágeis.

Por um valor mensal você tem acesso a todos os cursos de nossa plataforma, assim você pode escolher o curso que melhor se adéqua ao seu momento de carreira. Aproveite e inicie já a sua transformação profissional.