WCM: Um Estudo de Caso. Maximização de Performance Operacional
Blog

28 de janeiro de 2020

Última atualização: 31 de outubro de 2022

WCM: Um Estudo de Caso. Maximização de Performance Operacional

Introdução

A maioria das indústrias gostaria de encontrar a fórmula para a melhor estratégia de melhoria da produtividade. As indústrias frequentemente sofrem com a falta de uma metodologia sistemática e consistente. Em particular, o mundo manufatureiro enfrentou muitas mudanças ao longo dos anos e, como resultado, a indústria manufatureira está em constante evolução para permanecer à frente da concorrência. Mas existem metodologias especializadas em eficácia e performance, como é o caso do WCM.

A inovação é um processo necessário para as mudanças contínuas. Tem a finalidade de contribuir para o crescimento econômico da indústria de transformação (também conhecida como indústria da manufatura), principalmente para competir no mercado global.

Além da inovação como modo de crescimento e mudança contínua, existem muitos outros veículos para o crescimento na indústria de transformação. Um em particular que vem ganhando força é a ideia de World Class Manufacturing (WCM), desenvolvida por Richard J. Schonberger (nos anos 80), que coletou vários casos, experiências e testemunhos de empresas que haviam embarcado no caminho do “Kaizen” contínuo.

Alguns dos benefícios da integração do WCM incluem aumento da competitividade, desenvolvimento de novas e aprimoradas tecnologias e inovações, maior flexibilidade, maior comunicação entre os funcionários da gerência e da produção e um aumento na qualidade do trabalho e no fortalecimento da força de trabalho.

Vamos conhecer a jornada do Sistema de Manufatura de Classe Mundial (WCMS) adotado pela empresa automotiva mais importante localizada na Itália, o Fiat Group Automobiles.

Nessa postagem veremos o World Class Manufacturing (WCM) para o sistema de produção na indústria automotiva, a fim de tornar produtos da mais alta qualidade, eliminando perdas em todos os campos da fábrica e melhorar o trabalho padrões.

Como atingir o WCM?

O processo para alcançar o "World Class Manufacturing" (WCM) possui uma série de filosofias e elementos comuns a todas as empresas. Portanto, quando aplicado ao campo de fabricação, Total Quality Management (TQM) e WCM são sinônimos. Gostaríamos de observar que as necessidades e expectativas dos clientes são elementos muito importantes para o WCM. A estratégia de fabricação deve ser orientada para suportar essas necessidades.

Eles podem estar relacionados à certificação, participação de mercado, crescimento da empresa, lucratividade ou outras metas globais. Os resultados devem ser definidos para que sejam mensuráveis ​​e tenham um cronograma definido. Esses também são um meio de definir as responsabilidades dos funcionários e fazê-los sentir-se envolvidos.

A educação e o treinamento dos funcionários são elementos essenciais em uma empresa de fabricação de classe mundial. Eles devem entender a visão e a missão da empresa e as prioridades consequentes. Conforme introduzido no World Class Manufacturing, disciplinas conhecidas como: controle de qualidade total, total de melhoria do desempenho das operações com técnica de fabricação de classe mundial: um caso na indústria automotiva.

Manutenção Produtiva, Engenharia Industrial Total, Just In Time e Lean Manufacturing são levados em consideração. Assim, a fabricação de classe mundial é baseada em alguns princípios fundamentais:

  • o envolvimento das pessoas é a chave para mudar;
  • não é apenas um projeto, mas uma nova maneira de trabalhar;
  • prevenção de acidentes é um "valor" não derrogado;
  • a voz do cliente deve alcançar todos os departamentos e escritórios;
  • todos os líderes devem exigir respeito pelos padrões estabelecidos;
  • os métodos devem ser aplicados com consistência e rigor;
  • todas as formas de resíduos não são toleráveis;
  • todas as falhas devem ser visíveis;
  • elimine a causa e não trate o efeito.

Aplicação da Metodologia WCM

A fabricação automotiva exige a capacidade de gerenciar o produto e suas informações associadas em todo o fabricante. Os sistemas devem estender-se além da função tradicional de melhorar o desempenho das operações com a técnica de fabricação de classe mundial.

Declaração do problema e metodologia

O objetivo do projeto é aumentar a flexibilidade e a produtividade em uma das unidades de tecnologia elementar de subgrupos mecânicos, especificamente em uma parte do processo de montagem da Fiat, por meio da abordagem convencional de PDCA usando a metodologia WCM:

Plan: Análise de custos e análise de perdas a partir de implantação de custos para o processo de fabricação usando os itens e ferramentas da organização do local de trabalho e para o processo de manipulação dos aplicativos logística e serviços ao cliente.

DO - Análise das atividades sem valor agregado, análise da linha de reequilíbrio e análise do reequilíbrio das atividades de trabalho de acordo com os fluxos logísticos utilizando a matriz do material e a matriz dos fluxos. Estudo e realização de protótipos para melhorar o Gerenciamento de Operações. Aplicação de conceitos da ergonomia na estação de trabalho e garantir o mínimo manuseio de material e aplicação de contra medidas WCM  encontradas no processo de produção e logística (manuseio).

CHECK - Análise dos resultados, a fim de verificar a melhoria da produtividade, a melhoria através da ergonomia e otimização do manuseio interno (na planta) e externo  dos fluxos logísticos. Verificação da redução de perdas de acordo com o Cost Deployment.

ACT – No caso de uma aplicação bem executada , extensão da metodologia e outros casos.

Conclusão

Uma conclusão importante da política industrial é que políticas seletivas projetadas de maneira inteligente podem ser eficazes no desenvolvimento de sistemas de produção. Políticas industriais inteligentes precisam ser moldadas para melhorar o desempenho das operações com a técnica de fabricação de classe mundial.

Um caso na indústria automotiva responde a fatores contingentes específicos de um setor, período e país. Fundamentalmente, não se trata de saber se essas políticas seletivas funcionam, mas sob quais circunstâncias elas funcionam.

Deste ponto de vista, a fabricação de classe mundial, também conhecida como WCM é um conceito "chave".

Esta é a razão pela qual o conceito que constitui “Fabricação de Classe Mundial” recebeu considerável atenção na literatura acadêmica, embora tenha sido desenvolvido principalmente em relação às necessidades de organizações manufatureiras de maior escala.

Em relação ao nosso estudo de caso, podemos concluir que o WCM permite reduzir perdas e otimizar os fluxos logísticos. Assim, os principais resultados podem ser resumidos da seguinte forma:

  1. maior eficiência porque o produto interno é mais barato porque é possível utilizar armazéns ou fornecedores externos - terceirização - especializados e com melhor relação custo-benefício para a empresa;
  2. maior flexibilidade porque é possível trabalhar mais modelos;
  3. sem restrição de espaço (neste exemplo, temos apenas 1 contêiner já sequenciado na linha).

Definitivamente, o novo processo e os fluxos internos são muito enxutos e eficientes. Este estudo de caso, foi implementado um sistema servo usando automação de baixo custo. Esse sistema garante apenas um ponto de picking para ter apenas um contêiner ao lado da linha de produção.

Incrível os benefícios trazidos por essa metodologia, não acha? Confira já o nosso curso WCM. Assim você vai ter os processos altamente eficientes e produtos livres de falhas, suportado por pessoas extremamente engajadas que buscam a maximização da performance operacional. Acesse a nossa Plataforma EAD.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos