Metas-Pessoais
Carreira

06 de julho de 2021

Última atualização: 11 de janeiro de 2023

Metas pessoais: como defini-las para sua vida

Muitas pessoas se sentem à deriva no mundo sem ter metas estabelecidas. Trabalham duro, mas parecem não chegar a lugar nenhum que valha a pena.

Um dos principais motivos pelos quais se sentem assim é que não traçaram boas metas concretas, que conseguiremos realizar, para a vida. Além disso, não elabora planos de ação de curto, médio e longo prazo. Ter uma meta significa ter um norte, algo para colocar em prática e conquistar.

Neste artigo, nós falaremos um pouco sobre o assunto.

Como definir uma meta

Primeiro, considere o que você deseja alcançar e, em seguida, comprometa-se com isso. Estabeleça metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com limite de tempo) que o motivem e anote-as para que pareçam tangíveis. Em seguida, planeje as etapas que você deve seguir para atingir seu objetivo e risque cada um da sua checklist à medida que as superar.

Por que definir metas?

O estabelecimento de metas é um processo poderoso para pensar sobre seu futuro ideal e se motivar a transformar sua visão desse futuro em realidade.

Dar significado a suas ações

O processo de definição de metas ajuda você a escolher para onde deseja ir na vida. Ao saber exatamente o que deseja alcançar, você sabe onde deve concentrar seus esforços. Você também identificará rapidamente as distrações que podem, com tanta facilidade, desviá-lo do caminho.

Perspectiva a longo prazo

Atletas de alto nível, empresários de sucesso e empreendedores em todos os campos definem metas. Definir metas e objetivos dá a você uma visão de longo prazo e motivação de curto prazo. Concentra sua aquisição de conhecimento e ajuda você a organizar seu tempo e seus recursos para que possa aproveitar ao máximo sua vida.

Autoestima

Ao estabelecer objetivos precisos e claramente definidos, você pode medir e se orgulhar da conquista desses objetivos e verá o progresso no que antes parecia uma tarefa árdua e sem sentido. Você também aumentará sua autoconfiança, à medida que você reconhece sua própria habilidade e competência em atingir os objetivos que definiu.

Começando a definir metas pessoais

Antes de começar ir atrás de seus objetivos, você precisa traça-los. Dessa forma, dividimos essa etapa em duas partes:

  • Em primeiro lugar, você estabelece objetivos de longo prazo. Ou seja, seus "sonhos", o que você quer conquistar na vida. Neste momento, você planeja algo distante que pode ser até daqui dez anos;
  • Em seguida, você os divide em alvos cada vez menores que você deve atingir para alcançar seus objetivos de vida.

Após passar por estas etapas, você começa a trabalhar para atingir esses objetivos.

1. Definindo metas para longo prazo

Iniciamos o processo de definição de metas observando seus objetivos de vida. Então, nós trabalhamos nas coisas que você pode fazer em, digamos, nos próximos cinco anos, então até o próximo ano novo, no próximo mês, na próxima semana e hoje, para começar a avançar em direção a eles.

Primeiro passo

O primeiro passo para estabelecer as metas é pensar em longo prazo, sempre respondendo a seguinte pergunta. " O que quero para minha vida?". É claro, Você não precisa pensar apenas nos aspectos profissionais dessa pergunta, pelo contrário, o correto é você ter objetivos em diferentes vertentes da vida. Pois a vida não se limita apenas a um caminho.

Como estabelecer objetivo para cada área da vida

Dessa forma, para dar uma cobertura ampla e equilibrada de todas as áreas importantes de sua vida, tente definir metas em algumas das seguintes categorias (ou em outras categorias próprias, onde são importantes para você):

Carreira - Qual profissão você deseja seguir? Qual cargo pretende chegar? O que pretende conquistar na sua carreira. ( Não sabe qual carreira seguir? faça nosso teste de carreira de  SCHEIN)

Financeiro - É sempre importante pensar quanto dinheiro você pretende ganhar ou bens que deseja comprar. Além de relacionar esse aspecto com sua carreira.

Educação - Existe algum conhecimento que você deseja adquirir em particular? Quais informações e habilidades você precisará ter para atingir outros objetivos?

Família - Você quer ser pai? Se sim, como você vai ser um bom pai? Como você deseja ser visto por um parceiro ou por membros de sua família?

Artístico - Você quer atingir algum objetivo artístico?

Atitude - alguma parte da sua mentalidade está impedindo você? Existe alguma parte da maneira como você se comporta que o perturba? (Em caso afirmativo, defina uma meta para melhorar seu comportamento ou encontrar uma solução para o problema.)

Físico - há algum objetivo atlético que você deseja alcançar ou deseja uma boa saúde na velhice? Que etapas você vai tomar para conseguir isso?

Prazer - Como você quer se divertir? (Você deve garantir que parte da sua vida seja para você!)

Altruísta - Você quer tornar o mundo um lugar melhor? Se sim, como?

Dedique um tempo para fazer esse planejamento, tenha paciência, faça um brainstorming para refletir, ter ideias e avaliar seus sonhos. Em seguida, selecione uma ou mais metas em cada categoria que melhor reflitam o que você deseja fazer. Em seguida, considere cortar novamente para que você tenha um pequeno número de metas realmente significativas nas quais possa se concentrar.

Observação

Certifique-se de que as metas que você definiu são aquelas que você realmente deseja alcançar, e não aquelas que seus pais, família ou empregadores possam querer. (Se você tem um parceiro, provavelmente deseja considerar o que ele ou ela deseja - no entanto, certifique-se de também permanecer fiel a si mesmo!)

2. Definido metas micro

Depois de definir suas metas de vida, é necessário estabelecer um plano de cinco anos de metas menores que você precisa concluir se quiser alcançar seu plano de vida.

Em seguida, crie um plano de um ano, um plano de seis meses e um plano de um mês com metas progressivamente menores que você deve alcançar para atingir suas metas de vida. Cada um deles deve ser baseado no plano anterior.

Em seguida, criar um diário To-Do List de coisas que você deve fazer hoje para trabalhar em direção aos seus objetivos de vida.

Em um estágio inicial, seus objetivos menores podem ser ler livros e coletar informações sobre a realização de seus objetivos de nível superior. Isso o ajudará a melhorar a qualidade e o realismo de sua definição de metas.

Finalmente, reveja seus planos e certifique-se de que eles se encaixam na maneira como você deseja viver sua vida.

Mantendo o foco

Não adianta ficar um tempo enorme se planejando e não seguir a finco as etapas. Assim, depois de decidir sobre seu primeiro conjunto de metas, continue o processo revisando e atualizando sua lista de tarefas pendentes diariamente.

Reveja periodicamente os planos de longo prazo e modifique-os para refletir suas prioridades e experiências em mudança. (Uma boa maneira de fazer isso é agendar revisões regulares e repetidas usando um diário baseado em computador.)

Ferramentas para ajudar a traçar suas metas

Existe, várias metodologias que podem lhe ajudar a fazer um planejamento pessoal e estabelecer seus objetivos. Sendo estes:

Metas SMART

Uma maneira útil de tornar as metas mais eficazes é usar a sigla SMART. ( Se aprofunde nesse assunto através do no nosso artigo sobre Metas SMART)

Metas-Smart-Pessoais Figura 1: Método SMART

SWOT Pessoal

Outra ferramenta importante é a Matriz SWOT, que analisa fatores internos e externos, ou seja, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Essa ferramenta é muito comum no meio empresarial, mas pode ser muito útil para fazer análises pessoais. ( Para saber mais leia nosso artigo sobre SWOT Pessoal)

Gráfico-SWOT-Metas-PessoaisFigura 2: Gráfico SWOT

Pirâmide de Maslow

A teoria de Maslow diz muito sobre o comportamento e as motivações humanas. Segundo o psicólogo, desde quando nascemos, a satisfação das nossas necessidades é o que nos motiva. Ela sugere uma hierarquia que demonstra que para chegar ao topo, o ser humano escala cinco degraus, das necessidades mais básicas as mais complexas, até atingir o ápice da sua realização pessoal. ( Leia nosso artigo sobre pirâmide de Maslow)

Maslow-Metas-PessoaisFigura 3: hierarquia de necessidades de Maslow

Outras dicas

As seguintes diretrizes gerais o ajudarão a definir metas eficazes e alcançáveis:

Estabeleça cada meta como uma declaração positiva

Expresse suas metas positivamente - "Execute bem esta técnica" é uma meta muito melhor do que "Não cometa esse erro estúpido".

Seja preciso 

Estabeleça metas precisas, inserindo datas, horários e valores para que você possa medir as conquistas. Se você fizer isso, saberá exatamente quando atingiu a meta e poderá sentir-se totalmente satisfeita por tê-la alcançado.

Estabeleça prioridades

Quando você tiver vários objetivos, dê uma prioridade a cada um. Isso o ajuda a evitar a sensação de opressão por ter muitos objetivos e ajuda a direcionar sua atenção para os mais importantes.

Anote os objetivos

Anotar os objetivos cristaliza e lhes dá mais força. Além de ajudar a te guiar durante a jornada.

Mantenha as metas operacionais pequenas

Mantenha as metas de baixo nível para as quais você está trabalhando, pequenas e alcançáveis. Se uma meta for muito grande, pode parecer que você não está progredindo em direção a ela. Manter as metas pequenas e incrementais oferece mais oportunidades de recompensa.

Estabeleça metas de desempenho, não metas de resultado

Estabeleça metas de desempenho, não metas de resultado. Desse modo, você deve tomar cuidado para definir metas sobre as quais tenha o máximo de controle possível. Pode ser bastante desanimador não conseguir atingir um objetivo pessoal por motivos fora do seu controle!

Nos negócios, esses motivos podem ser ambientes de negócios ruins ou efeitos inesperados de políticas governamentais. No esporte, eles podem incluir julgamento ruim, mau tempo, lesões ou simplesmente azar.

Se você basear suas metas no desempenho pessoal, poderá manter o controle sobre a realização de suas metas e obter satisfação com elas.

Estabeleça metas realistas

É importante definir metas que você possa alcançar. Todos os tipos de pessoas (por exemplo, empregadores, pais, mídia ou sociedade) podem definir metas irrealistas para você. Frequentemente, eles farão isso na ignorância de seus próprios desejos e ambições.

Também é possível definir metas que são muito difíceis porque você pode não avaliar os obstáculos no caminho ou entender quanta habilidade você precisa desenvolver para atingir um determinado nível de desempenho.

Conquistei meu objetivo e aí ?

Conquistar seus objetivos é ótimo, desse modo, se você alcançou algo, comemore bastante. Em seguida, trace novos objetivos, mais difíceis para você continuar se desenvolvendo. Ou seja, conquistou algo, tente coisas novas. Pois nunca devemos parar de sonhar e buscar experiências novas.

Resumo

 Em síntese, O estabelecimento de metas é um método importante para:

  • Decidir o que você deseja alcançar em sua vida.
  • Separar o que é importante do que é irrelevante ou uma distração.
  • Motivando-se.
  • Construir sua autoconfiança, com base no sucesso do cumprimento de metas.

Defina seus objetivos de vida primeiro. Em seguida, estabeleça um plano de cinco anos com metas menores que você precisa concluir se quiser alcançar seu plano de vida. Continue o processo revisando e atualizando regularmente seus objetivos. E lembre-se de reservar um tempo para desfrutar da satisfação de alcançar seus objetivos ao fazer isso.

Se você ainda não definiu metas, faça-o começando agora. Ao tornar essa técnica parte de sua vida, você perceberá que sua carreira está se acelerando e se perguntará como você fez sem ela!

Leia mais

Desenvolvimento Pessoal: Descubra agora qual o seu impacto

Planejamento Estratégico Pessoal: uma ferramenta para mudar sua vida

Marketing Pessoal: qual é a imagem que os outros veem em você?

Equipe FM2S .

Equipe FM2S .

Esse blog foi escrito por um membro da equipe FM2S