ISO 14000: definição, implementação e vantagens
ISO 14000

08 de janeiro de 2020

Última atualização: 31 de outubro de 2022

ISO 14000: definição, implementação e vantagens

Na economia global, as organizações são cada vez mais cobradas a demonstrar uma boa gestão dos recursos econômicos, questões sociais e ambientais. A preocupação ambiental de uma empresa pode ser determinante para conquista de clientes, pois a busca por produtos e serviços amigáveis ao meio ambiente vem aumentando exponencialmente e, a fim de garantir que uma empresa de fato cumpre com suas responsabilidades ambientais é que surgiu a norma ISO 14000.

A seguir vamos abordar a norma ISO 14000. Porém, antes vamos relembrar alguns conceitos sobre O que é ISO e qual sua origem. Segundo a fonte iso.org, ISO é uma organização internacional não governamental independente, que reúne especialistas para compartilhar conhecimento e desenvolver normas internacionais voluntárias, baseadas em consenso e relevantes para o mercado, que apoiam a inovação e fornecem soluções para os desafios globais. Essa norma internacional certifica que uma organização se adeque a um conjunto de regras determinadas pela ISO. Isso acaba sendo utilizado como uma “garantia” por parte do cliente que uma determinada empresa atende a determinados padrões. Estes que podem ser dos mais variados tipos, elencamos alguns dos exemplos mais utilizados:

E por fim a ISO 14000 que está relacionada com sistemas de gestão ambiental e será abordada aqui. Mas afinal, o que é ISO 14000?

ISO 14000: definição e objetivos

A ISO 14000 é um conjunto de normas internacionais que abrange sistemas de gerenciamento ambiental (SGA), auditoria, rotulagem, avaliação do desempenho e avaliação do ciclo de vida ambientais. Como acompanhamento do processo de padronização iniciado com a série ISO 9000, a série de normas internacionais ISO 14000 define o esboço de como as organizações podem integrar considerações ambientais em suas operações e produtos. É um conjunto de padrões, guias e relatórios técnicos voluntários de gestão ambiental, que se concentram especificamente em sistemas de gestão ambiental, práticas operacionais, produtos e serviços. As normas ISO 14000 não propõem metas ambientais, mas fornecem às organizações as ferramentas para avaliar o impacto que suas atividades, produtos ou serviços têm no meio ambiente. Na Assinatura FM2S, você tem acesso ao curso de Introdução às normas ISO. Este curso mostra a constituição dessa norma tão conhecida mundialmente, seus stakeholders, e os requisitos para a certificação e acreditação. As normas mais importantes e reconhecidas são esplanadas e destrinchadas ao longo das aulas. Deixamos abaixo uma vídeo aula do curso para você conferir.

 

Além disso com a assinatura FM2S você tem acesso a todos os cursos de nossa plataforma. Você também tem acesso aos seguintes benefícios: a grupos de networking para assinantes, conteúdo prático, mentoria online, professores com ampla bagagem teórica e prática, materiais e cursos exclusivos, webinars e outros eventos.

Quando foi criada a ISO 14000?

Foi logo no pós-guerra, aproximadamente em 1947 que foi criada a International Organization for Standartization (ISO) com objetivos que já discutimos a cima. Mais tarde, ao final dos anos 80 a ISO criou um novo grupo de assessoria chamado Strategic Advisory Group on the Environment (SAGE). Este grupo que, em 1996 criou as primeiras normas relacionadas à gestão ambiental.

Implementação

Para implementar essa norma no seu negócio sugerimos seguir os seguintes passos:

  1. Aprenda sobre a norma ISO 14001;
  2. Execute uma Revisão Ambiental Inicial ISO 14001 e Análise de Lacunas;
  3. Planeje seu projeto ISO 14000;
  4. Treine sua organização na ISO 14001;
  5. Documente seu sistema de gerenciamento ambiental ISO 14001;
  6. Implemente seu SGA e conduza seus negócios;
  7. Audite seu EMS;
  8. Opções de auditoria de registro;

A metodologia Agile ou Ágil e suas ramificações, como SCRUM podem ser extremamente úteis para que se consiga implementar com sucesso cada uma destas etapas, não deixe de conferi-las em nossa plataforma EAD. Além destas, algumas ferramentas da qualidade também podem ser aplicadas neste caso. A realização da avaliação inicial ou análise de lacunas é apenas o primeiro passo no processo de implementação da ISO 14001. Em seguida, você começará a formar um plano oficial de implementação com base nos resultados da avaliação inicial e garantirá que a política ambiental da sua empresa esteja em vigor. Você também deve definir objetivos e metas atingíveis, visando melhorar o desempenho ambiental geral. Um entendimento mais completo de todos os efeitos ambientais da sua empresa e os impactos subsequentes surgirão à medida que você faz isso, de acordo com especialistas da EMS.

Certificação e Acompanhamento

Em seguida, você realizará uma auditoria interna ou externa do EMS, dependendo se deseja simplesmente garantir a conformidade com os requisitos das cotações padrão ou se deseja obter certificação de terceiros. Após a auditoria, a gerência da sua empresa deve realizar revisões periódicas para garantir a conformidade contínua e identificar áreas para melhorar o SGA (sistema de gestão da qualidade). Tratando-se de uma norma que segue um conjunto de padrões, fica difícil gerenciar cada parte da implementação desta norma. Existem ferramentas de gestão de projetos que podem auxiliar a execução de cada uma das metas e subdividi-las, como o Pmbok e MS Project. Aproveite para conferir estes e outros cursos em nossa Plataforma EAD.

Qual a relação entre ISO 14000 e ISO 14001

O primeiro padrão da série ISO 14000, ISO 14001, fornece a uma organização os requisitos para um sistema de gerenciamento ambiental (SEM – Environmental Management System) que pode ser facilmente integrado a seus sistemas de gerenciamento de negócios. Esse sistema permite que uma organização adote uma abordagem proativa para questões ambientais, com a identificação precoce de problemas e as perspectivas de melhoria, alcançando padrões mais altos de desempenho ambiental. A ISO 14001: 2015 é a revisão mais recente do padrão de requisitos do EMS, introduzida em setembro de 2015.

Alterações na ISO 14001

As principais mudanças na ISO 14001: 2015 em relação à versão 2004 da norma são as seguintes:

  • Estrutura de alto nível (HLS – High Level Structure);
  • Maior responsabilidade da gerência sênior;
  • Abordagem de equilíbrio ecológico;
  • Repensando o impacto;
  • Riscos e oportunidades;
  • Relatórios proativos;
  • Conformidade reforçada;
  • Melhoria contínua.

Vantagens da certificação ISO 14000

Os benefícios da aquisição da certificação ISO vão além da satisfação de fazer uma boa ação. A adesão ao padrão pode resultar em melhor conformidade com os regulamentos ambientais, maior negociabilidade, melhor uso de recursos, bens e serviços de maior qualidade, maiores níveis de segurança, melhor imagem e maiores lucros. A conscientização ambiental e a documentação exigida pelas normas ISO 14000 ajudam a empresa a cumprir os regulamentos ambientais. Isso significa que uma empresa, aderindo diligentemente ao padrão, tem menos probabilidade de violar os regulamentos ambientais e está sempre pronta para inspeção por uma agência reguladora. Além disso, a certificação e a documentação podem ajudar uma empresa a adquirir capital, a defender-se durante litígios ambientais e a receber seguros ou licenças. Normas de qualidade como as ISO são de extrema importância para que seu negócio ganhe mais visibilidade, além da própria certificação de qualidade na área determinada pelo número que acompanha a sigla ISO. É quase impossível não relacionar essas normas com os sistemas Lean Manufacturing e Seis Sigma, pois acabam sendo complementares de certa forma, portanto não deixe de conferir a formação Lean e a Certificação Seis Sigma da FM2S. Não sabe por onde começar? Confira os cursos gratuitos da FM2S! Sugerimos o nosso curso White Belt Gratuito. Confira!

Leia mais no blog

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos