Treinamento: Sete Inteligências para Cursos Six Sigma
Blog

07 de julho de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Treinamento: Sete Inteligências para Cursos Six Sigma

Como ter sucesso em um treinamento?


Treinamento: o mestre Howard Gardner sugere que cada pessoa tem uma combinação única de inteligências múltiplas. Entender estas inteligências pode ajudar os profissionais a desenvolverem inúmeras maneiras de comunicar melhor o conceitos do treinamento Six Sigma.


Master Black Belts conduzem a evolução da implantação do Six Sigma em uma empresa. Eles são professores, mentores, líderes de projeto e guias de implementação. Como tal, o Master Black Belt precisa entender os diferentes estilos de aprendizagem de adultos.


Em seu livro Frames of Mind: A Teoria das Inteligências Múltiplas, Howard Gardner sugere que cada pessoa tem uma combinação única de inteligências múltiplas. Entender o que essas inteligências são, dá às pessoas um maior conhecimento sobre o seu próprio estilo de aprendizagem, bem como o estilo de outros. E isto pode ajudá-los a comunicar melhor as importantes lições sobre Six Sigma.



Treinamento: Inteligências Múltiplas


1. Linguística - A inteligência das palavras. Pessoas com essa inteligência podem argumentar, persuadir, entreter, instruir, escrever de forma clara e brincar com as palavras. Também lhes permite usar a linguagem como um meio para lembrar de informações.


2. Lógico-matemática - Esta é a capacidade de detectar padrões, deduzir mistérios e pensar logicamente. Essa inteligência é mais frequentemente associada com o pensamento científico e matemático.


3. Espacial - A inteligência de fotos e imagens. Essa inteligência dá a capacidade de manipular e criar imagens mentais, a fim de resolver problemas.


4. Musical - Isso engloba a capacidade de reconhecer e compor notas musicais, tons e ritmos.


5. Corporal-cinestésica - A inteligência de todo o corpo e as mãos. Alguns famosos cinestésicos corporais foram Michael Jordan, David Copperfield e Charlie Chaplin.


6. Interpessoal - Esta é a capacidade de compreender e trabalhar com as pessoas. Pessoas com inteligência nesta área são sensíveis aos outros e capaz de se colocar no lugar do outro. Eles podem se relacionar, negociar e ensinar.


7. Intrapessoal - A inteligência de autoconhecimento, proporcionando um elevado nível de autoconsciência, autodisciplina e independência.



Aplicando Inteligências Múltiplas na Certificação Green Belt e Black Belt


Todo mundo tem sua própria mistura distinta de inteligências. Professores Seis Sigma podem mostrar aos alunos como usar suas inteligências para auxiliar na compreensão de um assunto. Isto ajuda muito na formação Green Belt e Black Belt. A seguir estão algumas atividades de sala de aula que estimulam uma maior aprendizagem para cada tipo de pessoa.



Linguística: Como posso usar a palavra falada ou escrita?


Use cada letra do alfabeto para anotar pontos de aprendizagem. No final de cada curso, os alunos falam quais palavras se conectam aos assuntos que foram aprendidos. Por exemplo: A se conecta à variáveis de atributo, B = distribuição binomial, C = Carta de Controle


Entregue a cada aluno um cartão com uma palavra, frase ou declaração relacionada ao conteúdo aprendido. O aluno pode explicá-lo ou dar um exemplo de como pode ser usado.


Jogar um jogo de correspondência com flashcards. Os estudantes podem combinar os termos e seus significados.Além destes, pode-se utilizar um jogo de palavras cruzadas ou busca por palavra. Os treinadores podem preparar um número de palavras diferentes que se relacionam com o tema.



Lógico: Como posso trazer números, cálculos, lógica, classificações ou pensamento crítico?


Configurar um experimento (e se?) em sala de aula. Por exemplo, na aula de cálculo do tamanho de amostra, os estudantes devem responder a esta pergunta: O que aconteceria se eu dobrar a margem de erro?


Elaborar lista de declarações, e pedir aos alunos para identificar rapidamente se cada um é verdadeiro ou falso. Em seguida, desafiá-los a dizer-lhe porque os verdadeiros itens são verdadeiros e como eles iriam mudar os falsos itens para torná-los corretos. Isso empurra os alunos para a zona de raciocínio lógico profundo.


Crie um problema de desafio lógico. O problema pode incluído tanto nos temas estatísticos como não-estatísticos. Em seguida, desafie-os a chegar nas soluções.



Espacial: Como posso usar recursos visuais, visualização, cor, arte, metáfora ou organizadores visuais?


Ajude os alunos a usar mapas mentais como um meio visual de representar ideias, pensamentos, planos e progresso em um determinado projeto. Use imagens, palavras, linhas, cor e espaço para criar a imagem de uma página com todas as informações associadas a um tema, ideia ou projeto.


Use imagens para simplificar as estatísticas complicadas e ajudar a explicar um ponto. Por exemplo, ao ensinar intervalos de confiança, eu usei imagem de uma fruta. O tamanho de uma maça é medido pelo seu diâmetro, ignorando o resto de ramo na parte superior s a fim de obter uma medição estável. Uma vez que os ramos cortados têm comprimentos diferentes (alguns são curtos e alguns são cumpridos), levaria a grande variação na medição. Se os ramos são removidos, no entanto, a medição torna-se mais estável.


Criar uma parede em que você possa desenhar e escrever para recapitular ou destacar pontos de aprendizagem da lição do dia anterior.



Musical: Como posso trazer música ou sons ambientais, ou definir os pontos-chave de um ritmo ou uma melodia?


Use músicas quando você quer que os alunos se lembrem de coisas que são importantes. Na distribuição normal de probabilidade, existem três valores que representam a área sob a curva de distribuição normal (+/- 1 sigma = 68 por cento, +/- 2 sigma = 95 por cento, +/- 3 Sigma = 99,7 por cento). Compor uma melodia simples e criar letras com os valores acima. Em seguida, permitir que os alunos cantem a canção da distribuição normal de probabilidade repetidamente até que eles possam memorizar todos os valores. Igual fazíamos no colegial e no cursinho para lembrarmos aquela infinidade de nomes das aulas de Biologia.



Corporal-cinestésica: Como posso envolver todo o corpo, ou criar experiências mão na massa?


Crie uma sala de aula com materiais como bolas, blocos e notas. Esses materiais podem ser utilizados para exercícios. Por exemplo, os alunos podem jogar a bola um para o outro. A pessoa que pega a bola deve ou compartilhar um ponto de aprendizagem da lição ou fazer uma pergunta para quem lhe arremessou a bola.


Incorporar o exercício físico em um tópico de estatística. Enquanto ensinava regressão e correlação, meus alunos foram designados para provar a proporção do corpo humano, como descrito por Leonardo da Vinci. O artista descrevia a correlação entre o comprimento dos braços abertos de um homem e sua altura.



Interpessoal: Como posso envolver os alunos para que eles compartilhem suas experiências, promovam a aprendizagem cooperativa ou simulação em grandes grupos?


Incorpore discussões em grupo para trocar conhecimentos. As pessoas que têm inteligência interpessoal são mais propensas a procurar outra pessoa para obter ajuda. Elas preferem isto a de tentar resolver o desafio por conta própria.


Crie sessões de teach-back. Isto é, desafie os alunos a ensinar outra pessoa ou grupo de pessoas, com suas próprias palavras. Peça que ele explore os conceitos-chave aprendidos. Ao fazer isto, ele irá reter 90% do que passou aos colegas.


Dê aos alunos um cartão com um problema comum da organização. Desafie-os a trabalharem em conjunto para chegar a soluções usando as ferramentas que eles aprendem na certificação Six Sigma, como um diagrama espinha de peixe ou análise do modo de falha (FMEA).



Intrapessoal: Como posso evocar sentimentos pessoais ou memórias, ou dar aos alunos escolhas?


Criar uma seleção de atividades de autoestima. Por exemplo, peça aos alunos para listar 10 dos seus pontos fortes ou para que escrevam maneiras específicas que eles utilizam o Six Sigma de maneira eficaz. Treinamento é isto.


Dê trabalhos individuais e prepare um canto para o trabalho individual. Utilize o recurso de sala de aula para tornar os espaços acolhedores para os alunos.



Transmitir conhecimentos Essenciais


Professores nem sempre vão encontrar formas de incluir todas as inteligências nos seus planos curriculares. Mas eles devem pensar sobre como seus pontos fortes e fracos, nas sete inteligências, influenciam o seu método de ensino, e depois rever os seus planos de ensino. Lembre-se, o objetivo do Seis Sigma não é converter os alunos em peritos em estatística. Em vez disso, é dar-lhes o conhecimento essencial para o seu sucesso na obtenção de resultados nos seus negócios. Bons Treinamentos! Este e outros temas são abordados no White Belt, Green Belt, Black Belt e Formação PMP.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.