Você Sabia: Curiosidades sobre Lean Seis Sigma
Seis Sigma

27/05/2019

Última atualização: 31/10/2022

Você Sabia: Curiosidades sobre Lean Seis Sigma

Quais as curiosidades sobre o Lean Seis Sigma?

Seis Sigma é uma metodologia de negócios.

Sim, tem havido um debate por mais tempo do que podemos imaginar e é sobre o Seis Sigma não estar apto o suficiente para outras indústrias além da manufatura. Mas os líderes empresariais provaram seu ponto de vista implementando-o em outras indústrias, como a saúde. Toda empresa pode se beneficiar do Seis Sigma.

Seis Sigma é um processo de aprendizagem.

Há uma razão pela qual o Seis Sigma é chamado de metodologia de melhoria contínua de processos. Algumas organizações tomam isso como um modismo de gerenciamento e simplesmente o implementam sem trabalhar consistentemente nele. Mas o método certo é continuar trabalhando nisso. Seis Sigma pode ser um método experimentado e testado, mas pode levar algum tempo para mostrar resultados. Embora o Seis Sigma forneça resultados quase perfeitos , ainda pode levar algum tempo para alcançar esses resultados.

Seis Sigma tem uma hierarquia de nível por belts.

Hierarquia Seis Sigma é semelhante ao karatê, daí o uso de nomes de cinto. Todo indivíduo que deseja se educar sobre o Seis Sigma tem que passar pelo treinamento. Os nomes dos cinturões, são o White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt e o Campeão, e estes têm papéis variados de acordo com o título.

Um conjunto de ferramentas harmoniza o Seis Sigma.

Algumas ferramentas eficazes são parte integrante do Seis Sigma, que ajuda as organizações a eliminar defeitos e erros e a buscar a excelência. Essas ferramentas ,como 5S, Pareto, FMEA, 5 Porquês, Brainstorming, etc. , funcionam brilhantemente em qualquer setor. Na verdade, as pessoas já estão usando algumas dessas ferramentas nas atividades diárias para aumentar a produtividade.

5. Lean Seis Sigma é uma combinação de duas metodologias separadas.

Ambas as metodologias Lean e Seis Sigma têm os mesmos objetivos, mas diferentes abordagens, possibilitando que reduzam o desperdício, aumentem a satisfação do cliente e aumentem a receita.

Qual é o pano de fundo do Seis Sigma?

A magia do Seis Sigma não está em alta velocidade estatística ou de alta tecnologia. Seis Sigma depende de métodos testados e verdadeiros que existem há décadas. Na verdade, o Seis Sigma descarta uma grande parte da complexidade que caracteriza o Gerenciamento de Qualidade Total (TQM). Havia mais de 400 ferramentas e técnicas de Gerenciamento de Qualidade Total (TQM). O Seis Sigma utiliza um punhado de métodos comprovados e forma um pequeno grupo de líderes técnicos internos, conhecido como Black Belt, Six Sigma Black Belt, Six Sigma Green Belt e Six Sigma Yellow Belt. Seria um erro pensar que o Seis Sigma é sobre qualidade no sentido tradicional. A qualidade, definida tradicionalmente como conformidade aos requisitos internos, tem pouco a ver com o Seis Sigma.

Como o Seis Sigma Define 'Qualidade'?

Para fins de Seis Sigma, a qualidade pode ser definida como “o valor agregado por um empreendimento produtivo”. A qualidade aqui vem em dois sabores: Qualidade Potencial e Qualidade Real. Qualidade Potencial é o valor máximo possível adicionado por unidade de entrada. A qualidade real é o valor atual adicionado por unidade de entrada. A diferença entre a qualidade potencial e real é "desperdício". O Seis Sigma se concentra na melhoria da qualidade (isto é, redução de desperdício) ajudando as organizações a fazer produtos e serviços de maneira melhor, mais rápida e mais barata A essência da metodologia Seis Sigma é resolver problemas que estão afetando o desempenho dos negócios. Ele economizou uma enorme quantidade de dinheiro e melhorou a experiência do cliente para um grande número de organizações em todo o mundo, mas é aplicado de forma inconsistente e muitas vezes redutora em muitas empresas. Isso levou a críticas na literatura e a várias implementações abandonadas. Embora muitos defensores do Seis Sigma enfatizem a singularidade da abordagem, ela é, de fato, parte de uma evolução contínua do pensamento no que pode ser amplamente chamado de “Qualidade”. É importante ver o Seis Sigma dentro desse contexto mais amplo.

Estrutura de Resolução de Problemas do Seis Sigma

A metodologia mais comum e conhecida do Seis Sigma é o seu framework DMAIC de resolução de problemas. DMAIC é um acrônimo que significa Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar . Em outras palavras, o DMAIC é o processo clássico de resolução de problemas do Seis Sigma. O roteiro DMAIC começa com a definição de um projeto de melhoria. Assim sendo; a primeira fase que vamos ver no framework DMAIC é a fase 'DEFINIR'. Tradicionalmente, a abordagem DMAIC deve ser aplicada a um problema em um processo existente ou uma oferta de produto e / ou serviço. Na metodologia Seis Sigma, a variação é o inimigo. Isso significa que a variação das especificações do cliente em um produto ou processo é o principal problema. DMAIC baseia-se em três princípios fundamentais:

  1. Foco nos resultados; impulsionado por dados, fatos e métricas
  2. O trabalho é baseado em projetos (de natureza de curto prazo, com duração dependendo do escopo e da complexidade) e estruturado do projeto, versus um processo em andamento
  3. Combinação inerente da ligação ferramentas-tarefas-entregas ​que varia de acordo com o passo no método

Variação pode assumir muitas formas. DMAIC resolve problemas de defeitos ou falhas, desvio de um alvo, excesso de custo ou tempo e deterioração. Seis Sigma reduz a variação dentro e através das etapas de adição de valor em um processo. O DMAIC identifica os principais requisitos, entregas, tarefas e ferramentas padrão para uma equipe de projeto utilizar ao lidar com um problema.

Tudo sobre pessoal certificado Seis Sigma Green Belt

O Seis Sigma Green Belt opera em apoio ou sob a supervisão de um Seis Sigma Black Belt, analisa e resolve problemas de qualidade e está envolvido em projetos de melhoria de qualidade. Um Seis Sigma Green Belt tem pelo menos três anos de experiência de trabalho e quer demonstrar seu conhecimento de ferramentas e processos Seis Sigma.  O pessoal certificado Seis Sigma Green Belt pratica o gerenciamento de projetos em regime de meio expediente . É provável que gastem de 25 a 50% de seu tempo em projetos Seis Sigma e o restante trabalhe em sua área funcional primária. Seis Sigma Green Belt é a alma da equipe Seis Sigma. O pessoal do Seis Sigma Green Belt faz com que os projetos funcionem, contribuindo para os esforços de coleta e análise de dados. O Seis Sigma Green Belt é frequentemente chamado para participar de projetos Seis Sigma que melhoram o processo com o qual trabalham todos os dias. O Seis Sigma Green Belt é um potencial líder de equipe , e eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, facilitando sessões de brainstorming e assumindo a liderança em partes do projeto. O pessoal certificado pelo Seis Sigma Green Belt lidera a equipe do projeto na melhoria do processo . Ele ou ela é responsável pela entrega dos resultados do projeto e por facilitar a equipe através da aplicação do processo DMAIC.

Quais são as 5 características de um Green Belt de sucesso?

  1. Pensador Positivo: precisa pensar positivamente. O Green Belt é otimista quanto ao sucesso do programa. Um Green Belt é autoconfiante, sem ser arrogante ou defensivo.
  2. Tomadores de risco: deve acreditar em assumir o risco. Está confortável como um agente de mudança, feliz em ser líder, satisfeito por estar na vanguarda da mudança.
  3. Bons Comunicadores: deve ser um bom comunicador. Como o centro técnico da equipe, um pessoal certificado pelo Green Belt precisa comunicar detalhes de ferramentas para indivíduos menos treinados. Mais importante, a mudança é difícil para todos os membros da equipe. Ele precisará ouvir as preocupações e responder positivamente para garantir a adesão aos métodos e resultados do projeto.
  4. Respeitado pelos pares: é respeitado pelos seus pares. Credibilidade é sempre a chave para o pessoal certificado Green Belt.
  5. Líderes: O pessoal certificado Green Belt é o ator central na melhoria e precisa aceitar o papel de liderança.

Resumidamente, o Green Belt é uma certificação para obter se você está buscando uma carreira em gestão da qualidade.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.