Como melhorar a cultura do local de trabalho nos dias atuais?
Carreira

18 de outubro de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Como melhorar a cultura do local de trabalho nos dias atuais?

Como melhorar a cultura do local de trabalho nos dias atuais?

Todo gerente deseja criar um ambiente produtivo e agradável para seus funcionários. No entanto, a atual cultura corporativa está causando problemas significativos para os trabalhadores de maneiras que impactam negativamente a saúde. A cultura do local de trabalho está afetando muito os funcionários em todo o mundo e isso causa problemas para a produtividade de uma empresa e o bem-estar geral dos indivíduos, de acordo com uma entrevista realizada pelo escritor Dylan Walsh, da Fast Company.

“Estamos prejudicando tanto o desempenho da empresa quanto o bem-estar individual, e isso precisa ser o ponto de partida para que paremos. Há muitos danos sendo causados”, disse Jeffrey Pfeffer, professor de comportamento organizacional da Stanford Graduate School of Business.

Atualmente, as empresas vêm diminuindo a quantidade de bons planos de saúde para seus funcionários nos Estados Unidos, enquanto as pessoas tendem a trabalhar mais horas e têm menos tempo para gastar com hobbies familiares ou pessoais. Abaixo, descrevemos exatamente como a cultura do local de trabalho levou a doenças gerais e doenças crônicas entre a população.

A ligação entre doença e cultura no local de trabalho

Vários especialistas encontraram uma ligação entre o estresse observado no local de trabalho e as doenças crônicas com as quais muitos trabalhadores sofrem. Por exemplo, Robert Chapman, CEO da Barry-Wehmiller, descreveu como o mundo corporativo levou à crise da saúde nos países desenvolvidos hoje.

As doenças crônicas, como diabetes e condições cardiovasculares ou circulatórias, têm o maior custo no setor de saúde, explicou o professor Pfeffer. Esse tipo de condição provém de comer demais, abusar de drogas e/ou álcool e levar um estilo de vida sedentário. No entanto, esses tipos de fatores estão diretamente ligados ao estresse, que vem da cultura do local de trabalho vista em muitas empresas.

"Há uma grande quantidade de dados que sugere que a maior fonte de estresse é o local de trabalho", disse Pfeffer. “[As empresas] são a fonte de estresse, o estresse causa doenças crônicas e as doenças crônicas são o maior componente de nossos custos contínuos e enormes de assistência médica.”

Qual o impacto da poluição social?

Como a cultura do local de trabalho leva a um estresse tão severo que causa doenças entre a força de trabalho? Os problemas estão em uma tendência geral em direção à "poluição social", explica Pfeffer. Esse termo foi cunhado pela professora Nuria Chinchilla e envolve muitos fatores, como mais demissões, mais horas no escritório, conflitos entre trabalho e vida familiar e significativa insegurança econômica.

Hoje, o crescimento salarial continua parado e mais trabalhadores enfrentam insegurança econômica, enquanto menos pessoas são cobertas pelo seguro de saúde patrocinado pela empresa. Os custos de consultas médicas e medicamentos têm aumentado e, embora os salários estejam estagnados, menos pessoas estão obtendo os cuidados de saúde necessários.

As horas mais longas que os empregadores exigem de seus trabalhadores estão levando a mais problemas entre os trabalhadores devido ao rompimento de sua vida familiar. Isso levou a questões como falta de tempo para criar filhos e possíveis desafios com a manutenção de casamentos. A separação da família diminui o apoio social e prejudica a sociedade como um todo.

Essencialmente, juntamente com os problemas de saúde física com os quais o mundo corporativo contribui, a poluição social do local de trabalho também é algo a ser evitado. Os gerentes precisarão trabalhar para reduzir os problemas associados à poluição social em suas empresas.

Embora muitas empresas tenham começado a se esforçar para ser ecologicamente corretas e proteger o ar e a água da poluição, o mesmo não pode ser dito para manter boas relações de trabalho com seus funcionários. Muitas empresas hoje estão prejudicando seus trabalhadores e isso não deve ser tolerado.

Muitos argumentam que os trabalhadores que não estão satisfeitos com a cultura do local de trabalho devem passar para outros empregos. No entanto, encontrar um emprego em si é mais trabalhoso e muitos funcionários já estão esgotados com o estresse que a empresa lhes impõe.

Muitos funcionários também começam a acreditar que seu objetivo na vida é trabalhar mais para alcançar mais objetivos, já que outros colegas de trabalho ao seu redor estão trabalhando nessas longas horas e alcançando mais do que eles. Uma das maneiras pelas quais esse tipo de ambiente de trabalho tóxico pode ser alterado é por meio de ações judiciais que provam que certas empresas estão literalmente matando seus funcionários ou causando doenças.

Por que os gerentes devem evitar o presenteísmo no local de trabalho?

Gerentes e empregadores precisarão aprender a importância de evitar os problemas de um ambiente de trabalho tóxico. A enorme quantidade de estresse levou a sérios problemas de saúde entre as forças de trabalho em todo o mundo.

Além disso, as pessoas doentes muitas vezes ainda vêm ao trabalho e são muito menos produtivas devido à sua doença. Esse tipo de processo é chamado de presenteísmo, no qual as pessoas estão fisicamente trabalhando, mas prestam pouca atenção ao que estão realmente fazendo. Isso leva a uma verdadeira perda de dias de trabalho, nas quais as pessoas sofrem de estresse e doenças psicológicas graves, impedindo que sejam produtivas. Além disso, isso leva a custos de saúde ainda mais altos.

Pfeffer cita uma pesquisa na qual 7% dos entrevistados foram hospitalizados devido a problemas de saúde mental e 50% tiraram dias de folga do trabalho devido ao estresse. Outros também estão deixando esses empregos mais estressantes e isso está causando um efeito negativo geral nos custos dos negócios.

Principais etapas para melhorar a cultura no local de trabalho

Para melhorar a cultura do local de trabalho e criar uma maneira mais positiva de alinhar as necessidades dos trabalhadores com a produtividade geral, é vital observar o tipo de empresa que está obtendo sucesso em termos de felicidade entre seus funcionários.

Uma dessas empresas é o Google, que foi nomeada como a principal empresa de tecnologia para a cultura do local de trabalho pela Forbes. A Glassdoor e a Fortune nomearam o Google como uma das melhores empresas para se trabalhar. Os benefícios do Google foram muito desejados pelos funcionários em todo o mundo. Como o Google conseguiu esse tipo de reconhecimento?

Primeiro, esta empresa incorpora a importância de um forte equilíbrio entre vida profissional e pessoal e oferece aos seus funcionários liberdades criativas. Essencialmente, os trabalhadores têm espaço e liberdade para trabalhar em seus projetos enquanto recebem todos os recursos de que precisam. Isso cria mais felicidade e maior produtividade a longo prazo. Os funcionários têm maior capacidade de contornar o cronograma e adotar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Envolver e motivar os funcionários no local de trabalho também leva a uma equipe mais feliz e produtiva de uma empresa. A maneira de envolver melhor os trabalhadores pode ser alcançada fornecendo uma liderança forte, como um gerente mais compassivo e empático. Os funcionários ficam mais envolvidos quando seu supervisor exibe qualidades autênticas e dignas, além de "responsabilizar os outros, liderar com integridade e demonstrar empatia", de acordo com um relatório sobre o envolvimento dos funcionários.

Obter feedback dos funcionários também é útil para melhorar a cultura do local de trabalho e ajudar a aprimorar os processos de tomada de decisão. A incorporação de novas tecnologias que permitam aos funcionários compartilhar suas preocupações pode contribuir bastante para aumentar o engajamento. Os trabalhadores se sentiriam mais vitais no local de trabalho quando seus comentários fossem ouvidos e isso levaria a uma maior produtividade geral.

Ao tentar criar um ambiente de trabalho envolvente, convém considerar a importância de desenvolver uma cultura de propriedade. Criar uma cultura de propriedade implica ter funcionários que tomam a iniciativa de atingir objetivos específicos e criar novas ideias por conta própria. Isso pode incluir a redução de processos de microgerenciamento e a melhoria da comunicação entre supervisores e trabalhadores.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos