Projetos Seis Sigma: Onde e como atuam os Black Belts
Seis Sigma

15 de julho de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Projetos Seis Sigma: Onde e como atuam os Black Belts

Alcançar a certificação como Lean Seis Sigma Black Belt pode ser um enorme benefício para sua carreira. O conhecimento, as habilidades e o prestígio que acompanham esse nível de treinamento podem ajudá-lo a entrar nas fileiras da alta administração de sua empresa e torná-lo um candidato muito mais atraente para possíveis empregadores. No entanto, você precisa estar preparado para dedicar tempo e energia ao processo, e é por isso que é uma boa ideia pesquisar o que a certificação Lean Seis Sigma Black Belt exigirá.

Quem é o Black Belt, mesmo?

Um Lean Six Sigma Black Belt é um especialista cujo trabalho é otimizar processos. Frequentemente, esse profissional lidera uma equipe de profissionais de melhoria contínua. Assim, ao aumentar continuamente a velocidade e a qualidade de um processo, a organização melhorará a satisfação do cliente e permanecerá competitiva e financeiramente sólida. Profissionais que dominam a metodologia e as ferramentas Lean Six Sigma, portanto, fornecem uma experiência inestimável para suas organizações.

[caption id="" align="aligncenter" width="600"] Certificação Black Belt[/caption]

Do que você precisa para obter a certificação em Black Belt?

Para se preparar para o exame de certificação Lean Seis Sigma Black Belt, é necessário realizar o treinamento com dedicação e profundidade. O material de estudo do treinamento baseia-se nos conceitos abordados em cursos de treinamento anteriores, como  Seis Sigma Green Belt e Lean Seis Sigma. Mas, no nível de Black Belt, os alunos devem ser capazes de realizar uma variedade de cálculos complexos relacionados a processos e entender como identificar, tratar e corrigir um problema em qualquer parte da estrutura de negócios.

Além disso, os cursos de treinamento também se concentram no desenvolvimento de qualidades gerenciais e de liderança, já que eles se relacionam com uma ampla implementação do Lean Seis Sigma em toda a organização.Nesse âmbito de gestão e liderança, também é um papel importante do Lean Seis Sigma Black Belt atuar como coach e mentor de Green Belts dentro da empresa.

Afinal, esse é um aspecto extremamente importante da metodologia Lean Seis Sigma como um todo, pois enfatiza a importância de adotar e aplicar os princípios de Lean e Seis Sigma em todos os níveis de uma organização. O desenvolvimento do talento do Green Belt, por fim, fará com que os departamentos da empresa operem com mais eficiência - e é por isso que esse é um papel vital para um Black Belt do Lean Seis Sigma.

[caption id="" align="aligncenter" width="700"]Apostila Apostila de Black Belt[/caption]

O que você tem que fazer para ser um Black Belt de destaque?

A seguir, apresentamos algumas táticas fundamentais para você se destacar como Black Belt. Certamente que essa certificação já dá muita credibilidade e peso ao seu currículo, mas nós temos as dicas para você se destacar até mesmo dentre os melhores.

Mantenha a sua Certificação Black Belt atualizada

Depois de concluir o treinamento necessário e obter sua certificação, você precisará se comprometer com a educação continuada para manter seu conhecimento atualizado e aperfeiçoar suas habilidades nas principais áreas de negócios. Assim, Lean Seis Sigma Black Belts devem completar um número definido de unidades de educação continuada (CEUs) dentro de um período de tempo especificado, de forma a obter uma nova certificação.

Uma opção é continuar com o treinamento Lean Seis Sigma. Outra é concluir o curso em outras disciplinas relevantes, como gerenciamento de projetos, análise de negócios ou liderança organizacional. Embora a educação continuada seja obrigatória para a manutenção da certificação, as novas habilidades e credenciais que você obter beneficiarão sua empresa e sua carreira.

Não pare de se desenvolver: seja um Black Belt 100% online

Apesar de a maioria dos profissionais entender o valor da certificação Lean Seis Sigma, muitos atrasam seu desenvolvimento contínuo. Isso ocorre, pois a maioria das pessoas tem dificuldade em encaixar um treinamento exigente no horário de trabalho. É por isso que a FM2S desenvolveu 100% de programas de treinamento e certificação online que levam às credenciais de Green Belt, Especialista Lean e Black Belt. Todos os cursos da FM2S são ministrados por meio de uma plataforma flexível de e-learning, e cada um prepara os alunos para os exames de certificação 100% on-line e com suporte universitário. Além disso, parar tirar o melhor proveito do seu tempo, você pode conferir o curso de Gestão do Tempo da FM2S, também oferecido 100% online, e que pode mudar sua vida.

Para muitos profissionais, o principal objetivo é obter uma certificação Seis Sigma Black Belt. Depois de completar o White, Yellow e Green, esta faixa é o primeiro passo para o gerenciamento de projetos. Além disso, a certificação Seis Sigma Black Belt abre uma série de possibilidades de carreira que não eram possíveis antes. Isso inclui cargos em tempo integral, corporativos e bem remunerados, que exigem a experiência e o conhecimento que você possui se é um Black Belt.

No entanto, antes de considerar a inscrição em nosso programa de certificação, você pode estar se perguntando: em que tipo de projetos será que você vai trabalhar? Para responder à sua pergunta, aqui está um resumo dos poucos projetos Seis Sigma mais comuns. Ou seja, projetos em que você pode esperar trabalhar sendo um Black Belt.

Onde e Como o Black Belt atua?

Projetos DMAIC

Como a principal metodologia por trás do Seis Sigma, seus gerentes esperam que você, como Black Belt, lidere projetos DMAIC. Esses projetos específicos podem variar em escala, intensidade, profundidade e tempo. No entanto, independentemente de quanto variem entre si, os projetos DMAIC sempre partirão dos mesmos princípios. No entanto, há mais nos projetos DMAIC do que simplesmente apontar as falhas dentro de um processo de negócios.

É certo que, primeiramente, você deve examinar o que está errado, sua localização e sua linha do tempo de erro. Mas não para por aí. Em seguida, você deve gerenciar uma equipe de profissionais do Seis Sigma que coletará e analisará dados relacionados ao problema. Com seus recursos disponíveis, você deverá construir uma solução e calcular uma maneira de implementar efetivamente as alterações. Depois disso, você precisará garantir que sua solução seja sustentável e reflita as melhorias de que sua organização espera.

Para muitos profissionais do Seis Sigma, os projetos DMAIC tornam-se ocorrências regulares. E com razão. Afinal, com a certificação Black Belt, você espera encontrar maneiras de melhorar o processo de negócios, reduzir defeitos e produção de resíduos, aumentando a eficiência. E tudo isso se obtém através de projetos DMAIC.

Reduzindo e Reutilizando

O Seis Sigma baseia-se na redução de defeitos de produção, melhorando a qualidade dos processos e aumentando a eficiência geral. Como Black Belt, você pode gerenciar uma variedade de projetos que se concentram nesses princípios. Por exemplo, se a sua empresa quiser reduzir sua pegada de carbono durante a próxima década, a gerência sênior procurará você para realizar soluções viáveis.

Da mesma forma, se seus acionistas quiserem ver o aumento da produção no próximo ano. Nesse caso, você terá que encontrar maneiras de atender às expectativas deles e, ao mesmo tempo, manter os custos baixos. Simplificando, você pode esperar gerenciar projetos que ajudam a manter sua organização operando de forma eficaz, eficiente e dentro do orçamento.

Treinamento e Coaching

Não há dúvidas que um dos aspectos mais benéficos da certificação Black Belt é a possibilidade de treinar outros profissionais. Com sua nova certificação, você pode esperar que sua organização faça exercícios de treinamento para sua equipe. Da mesma forma, eles esperam que você treine funcionários de nível inferior ao seu sobre os princípios e metodologias do Seis Sigma. Além disso, você deve se concentrar em atender aos requisitos de sua organização para treinamento e coaching. Isso pode ocorrer instalando um novo software para aumentar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, implementar métodos de redução de resíduos ou outras melhorias no processo.

Pra dar um gostinho de quero mais: o que vem depois do Black Belt?

O Master Black Belt é o nível máximo a que se pode chegar na Carreira Lean Seis Sigma. Por isso, não é inesperado para ninguém que muitas e sérias responsabilidades recaem sobre esse profissional. Mas qual é o diferencial do Master Black Belt? Bem,quando uma empresa abre uma vaga para Master Black Belts, ela normalmente procurara um candidato com o seguinte conjunto de habilidades e experiências:

  • Dois anos ou mais de experiência como Black Belt;
  • Cinco anos ou mais de experiência em negócios, seja como executivo ou consultor;
  • Domínio das ferramentas de melhoria de processos Six Sigma (DMAIC), Design for Six Sigma (DFSS) e Lean;
  • Conclusão de pelo menos cinco projetos Black Belt com resultados significativos;
  • Experiência em gestão de projetos multifuncionais, em que é necessária uma forte capacidade de liderar, mas sem autoridade direta;
  • Fortes habilidades de gerenciamento de mudanças;
  • Experiência na formação Black Belt e Green Belt;
  • Dez ou mais Black Belts ou Green Belts treinados para a conclusão de um projeto bem-sucedido e validado por uma banca;
  • Excelentes habilidades de comunicação e apresentação escrita e verbal.

Ficou instigado com o que há pare além do Black Belt? Então dá uma olhada na  Certificação em Master Black Belt da FM2S e conheça um pouco mais!

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.