Para que serve a Certificação Green Belt no mercado atual?
Seis Sigma

03 de julho de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Para que serve a Certificação Green Belt no mercado atual?

Para que serve a Certificação Green Belt?


O objetivo original da Certificação Green Belt e do Six Sigma, desenvolvido por empresas como Motorola e General Electric, foi identificar e eliminar causas de defeitos de fabricação em projetos industriais de grande escala. Ao longo das últimas décadas, uma legião de gerentes em uma variedade de indústrias adaptou as metodologias Six Sigma para se adequarem aos seus próprios usos. Por exemplo, alguns profissionais de gerenciamento de projetos contam com ferramentas Six Sigma para medir a eficácia da equipe.



Cinco pistas sobre o para que serve o Certificação Green Belt Six Sigma?


Em geral, as empresas tendem a adotar o Seis Sigma por cinco razões específicas:



Melhorar a Satisfação do Cliente


No seu núcleo, o objetivo do Six Sigma é medir e eliminar defeitos de fabricação e desenvolvimento. Enquanto alguns gerentes usam o Six Sigma para aumentar a eficiência, as empresas mais bem-sucedidas dependem do sistema para reduzir as queixas dos clientes e as falhas do produto. Quando usado em uma configuração de gerenciamento de projeto, o Six Sigma pode fornecer uma estrutura para ciclos de projetos repetitivos que ajudam a medir o progresso em relação aos objetivos de longo prazo.



Padronizar o Desenvolvimento de Negócios


As empresas que adotam o Seis Sigma podem escolher entre duas implementações da estratégia, dependendo do resultado desejado. Quando o objetivo do Six Sigma em uma organização é revisar um produto ou serviço existente, os líderes podem usar o método "DMAIC", no qual os participantes definem, medem, analisam, melhoram e controlam seus resultados. O método "DMADV" ajuda as empresas com Green Belts que consideram o objetivo do Six Sigma como uma oportunidade para desenvolver produtos e serviços totalmente novos, definindo, medindo, analisando, desenvolvendo e verificando seus planos.



Coordenar métricas com fornecedores e clientes


O Six Sigma incorpora uma variedade de medidas de gerenciamento de qualidade estabelecidas em suas próprias metodologias. Portanto, muitas empresas usam o Six Sigma para se interagir mais diretamente com clientes e fornecedores. Por exemplo, uma organização que depende muito das pesquisas de clientes ou um fornecedor de terceiros que analise variações de fabricação, podem ser abordadas por meio de uma estratégia unificada Six Sigma.



Garantir a conformidade da indústria e do governo


No seu núcleo, o objetivo do Seis Sigma envolve reduzir os erros de fabricação a uma taxa abaixo de 3,4 partes por milhão. Muitos compradores chave da empresa, incluindo grandes corporações e escritórios governamentais, agora usam essa métrica para revisar potenciais fornecedores. Implementar estratégias Six Sigma pode ajudar as empresas a ganhar ou manter contratos lucrativos e grandes.



Desenvolver oportunidades de crescimento de carreira


Para muitas empresas, o objetivo do Six Sigma envolve um ou mais dos objetivos descritos acima. No entanto, os indivíduos podem desfrutar de tremendas oportunidades de desenvolvimento profissional, ajudando seus empregadores a adotar ferramentas e treinamento Six Sigma. Além dos benefícios inerentes à melhoria das práticas comerciais, os executivos com exposição às metodologias do Seis Sigma podem transferir mais facilmente empregos para outras empresas que compartilham perspectivas semelhantes. Certificar-se num yellow belt, um green belt ou um black belt, irá deixar seu currículo atendendo as principais competências dos potenciais empregadores.



Encontrando o seu próprio objetivo do Six Sigma


Dependendo da sua implementação, o Six Sigma pode ser visto como um sistema rígido de padronização ou um terreno comum para a inovação. Tal como acontece com qualquer processo de gerenciamento de projetos, definir expectativas para resultados precoces pode significar a diferença entre sucesso e falha. Felizmente, o amplo apoio ao Seis Sigma no setor empresarial permite que os gerentes encontrem orientação e suporte para suas metodologias facilmente.



E como é a carreira do Certificação Green Belt?


Uma carreira Six Sigma Green Belt pode ser desafiadora e satisfatória, e pode abranger uma variedade de opções de trabalho. Embora a designação do Green Belt seja o primeiro de vários níveis da certificação Six Sigma disponível, ela ainda traz peso considerável na comunidade empresarial e pode dar aos candidatos a emprego uma vantagem na obtenção de posições de carreira com algumas das empresas mais respeitadas no mundo.


Os princípios do Six Sigma são tão amplamente aplicáveis que os funcionários especializados em seu uso são frequentemente procurados e altamente valorizados. Se você pretende embarcar na carreira Six Sigma Green Belt ou usar a certificação Green Belt como um passo para um nível superior, considere cuidadosamente suas opções e entenda quais tipos de oportunidades de trabalho estão disponíveis.



Quais são os caminhos da carreira Six Sigma Green Belt?


Profissionais com certificação Green Belt devem ter uma compreensão abrangente dos princípios básicos do Six Sigma e devem poder aplicar seus princípios ao seu trabalho diariamente. As posições comuns adequadas para Green Belts incluem gerentes de projeto de nível médio a superior, engenheiros de processo, consultores e engenheiros de fabricação.


Há uma infinidade de caminhos de carreira Six Sigma Green Belt disponíveis, muitas vezes devido ao fato de que o Six Sigma pode ser efetivo na melhoria de processos de negócios em vários campos diferentes. Um número crescente de empresas está buscando preencher uma grande variedade de posições com candidatos que são adeptos da aplicação dos princípios do Seis Sigma.


Em geral, as posições de liderança de nível mais alto são reservadas para Black Belt Six Sigma e Master Black Belts. No entanto, a certificação Six Sigma Green Belt pode separar as pessoas de candidatos não certificados que buscam posições que exigem habilidades avançadas de gerenciamento de processos. Também pode prepará-los para níveis mais altos de certificação se eles decidem prosseguir numa posição de liderança executiva.


Normalmente, os sites de busca de emprego publicam anúncios de empresas que oferecem oportunidades de carreira Six Sigma Green Belt. Empregadores como UnitedHealth Group, Honeywell, GE e Volkswagen têm procurado ativamente profissionais com certificação Six Sigma para preencher uma variedade de posições *, tais como:




  • Consultor Lean Six Sigma

  • Engenheiro de fabricação

  • Engenheiro de desenvolvimento de processos

  • Engenheiro estrutural

  • Engenheiro de Confiabilidade

  • Especialista em sistema operacional

  • Senior IT Project Manager

  • Gerente de Operações de Armazém

  • Business Process Analyst

  • Cientista de dados

  • Engenheiro de projetos

  • Diretor de Excelência Operacional


Como começar na carreira Six Sigma Green Belt hoje?


Para se tornar um Green Belt Six Sigma, os indivíduos normalmente são obrigados a completar um treinamento intensivo e passar por uma prova de certificação. Os profissionais podem obter treinamento de alta qualidade, apoiado pela FM2S, que é flexível o suficiente para acomodar suas necessidades, com o curso de certificação 100% EAD de Six Sigma Green Belt.


O curso de certificado Six Sigma Green Belt da FM2S pode ser completado em oito semanas por meio de uma conveniente plataforma de e-learning baseada em vídeo, leituras e exercícios. Os instrutores que desenvolveram e lideraram o curso são especialistas em Seis Sigma com anos de experiência em campo e doutorado nas melhores universidades do Brasil. Quando inscrito no curso da FM2S, os profissionais podem:




  • Comunicar-se com instrutores e colegas de trabalho por meio (VOIP), e-mail, quadros virtuais, bate-papo ao vivo e fóruns de mensagens online.

  • Completar os cursos, provas e exames de certificação 100% online, a qualquer hora do dia ou da noite.

  • Participar de sessões interativas semanais suplementares.

  • Assistir palestras de cursos via plataformas de vídeo

  • Receber um certificado oficial da FM2S após a conclusão do curso


Além de um curso geral Six Sigma Green Belt que é aplicável a muitas indústrias diferentes, a FM2S também oferece treinamento de Green Belt, adaptado aos cuidados de saúde. Ao completar o curso de certificado Six Sigma Green Belt, os alunos podem optar por tomar dois cursos adicionais – Especialista Lean e Lean Six Sigma Black Belt.


Com o treinamento online de 100% da FM2S, os profissionais podem estar a caminho de uma carreira gratificante da Six Sigma Green Belt ou de uma certificação avançada que pode ajudar a melhorar o sucesso profissional.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.