O que é engajamento de uma equipe de colaboradores?
Gestão de Equipes

27 de abril de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é engajamento de uma equipe de colaboradores?

Antes de falar o que é engajamento para mim, vamos começar a falar o que não é.


O engajamento dos funcionários não é felicidade


Alguém pode ser feliz no trabalho, mas isso não significa necessariamente que eles estão trabalhando duro, produtivamente em nome da organização. Enquanto as salas de jogos da empresa, massagens gratuitas e festas de sexta-feira são divertidas - e pode ser benéfico por outras razões - tornar os funcionários felizes é diferente de torná-los engajados.


O engajamento dos funcionários não é satisfação


Muitas empresas têm "pesquisa de satisfação" e executivos falando sobre "satisfação do empregado", mas o sarrafo é sempre muito baixo. Um funcionário satisfeito pode permanecer das 8 às 18:00 sem fazer nenhuma reclamação.


Mas esse mesmo funcionário "satisfeito" pode não fazer nenhum esforço extra por conta própria. Além disso, essa satisfação pode não impedir que esse colaborador seja atraído por algum headhunter por um aumento de 10% no salário. Satisfação não é suficiente.



O que é engajamento?



Definição: engajamento dos funcionários é o compromisso emocional que o funcionário tem com a organização e seus objetivos.



Este compromisso emocional significa empregados envolvidos para valer e se preocupando com seu trabalho e com sua empresa. Eles não lutam apenas para um salário, ou para a próxima promoção. Eles trabalham em nome dos objetivos da organização.


Quando os funcionários se preocupam - quando estão engajados - usam um esforço pessoal extra.


Isso significa que o programador de computador engajado trabalha horas extras quando necessário, sem ser solicitado. Isso significa que o funcionário do varejo pega o lixo no chão da loja, mesmo se o chefe não está vendo. Isso significa que o agente da política vai vasculhar uma sacola suspeita, mesmo que falte meia hora para o final do seu turno.


O engajamento do time leva a melhores resultados nos negócios. Na verdade, de acordo com a Towers Perrin empresas de pesquisa com trabalhadores engajados têm margens de lucro líquido 6% maior, e de acordo com a Pesquisa Kenexa, empresas com colaboradores engajados têm cinco vezes mais retorno aos acionistas em cinco anos.


Trabalho em equipe



Como o engajamento dos funcionários leva a preços mais altos nas ações?


E engajamento valoriza a empresa por meio da cadeia de lucro


Funcionários engajados levam a...


   Maior serviço, qualidade e produtividade, o que leva a...


      Maior satisfação do cliente, o que leva a...


         Aumento de vendas, o que leva a...


            Maiores níveis de lucro, o que leva a...


               Maiores retornos dos acionistas (ou seja, preço das ações)



O que é engajamento sob a ótica do colaborador?


Engajamento, para o colaborador, é se levantar pensando: "Ótimo, eu estou indo para o trabalho. Eu sei o que vou fazer hoje. Eu tenho algumas ótimas ideias sobre como fazê-lo. Estou ansioso para ver a equipe e ajudá-los a trabalhar bem hoje ".


O engajamento dos funcionários é sobre a compreensão do papel de cada pessoa em uma organização, e ser colocado e estimulado em um local onde ele se encaixa no propósito e objetivos da organização.


O engajamento dos funcionários se dá na medida que ele tem uma compreensão clara de como uma organização está cumprindo sua finalidade e objetivos, como ele está mudando para cumpri-los melhor, e sendo dada a oportunidade para ele oferecer ideias e expressar pontos de vista que serão levados em conta quando decisões forem tomadas.


O compromisso dos funcionários é ser totalmente incluído como membro da equipe, focado em objetivos claros, confiável e capacitado, recebendo feedback regular e construtivo, apoiado no desengajamento de novas habilidades. Também é importante agradecê-lo e reconhece-lo por cada conquista.


As organizações envolvidas têm valores fortes e autênticos, com claras evidências de confiança e justiça baseadas no respeito mútuo, onde as promessas e compromissos de dois sentidos - entre empregadores e funcionários - são compreendidos e cumpridos.



O que é engajamento no ponto de vista do gestor?


O engajamento dos funcionários é sobre atitudes positivas e comportamentos que levam a melhores resultados de negócios, de uma forma que desencadeiam e reforçam uns aos outros.


O engajamento dos funcionários é sobre orgulho e lealdade, trabalhando para a nossa organização, sendo um grande defensor da organização para nossos colaboradores, usuários e clientes, dando tudo para terminar um trabalho.


O engajamento dos funcionários envolve o conhecimento e ideias de nosso time para melhorar nossos produtos e serviços e ser inovador sobre como trabalhamos.


Engajamento é sobre a confiança do time a ponto de possuirmos menos licenças, ausências, vermos um acentuado declínio nas taxas de acidentes, conflitos e queixas, além de um aumento da produtividade.


O engajamento é sobre ações da empresa que são consistentes com os valores da organização. Trata-se de manter promessas, ou uma explicação por que elas não podem ser mantidas.




Quais são as melhores definições de engajamento?



O engajamento consiste em criar oportunidades para que os funcionários se conectem aos colegas, gerentes e a organização de uma maneira bem ampla. Trata-se também de criar um ambiente onde os funcionários são motivados a querer se conectar com seu trabalho e realmente se preocupam em fazer um bom trabalho ... É um conceito que coloca flexibilidade, mudança e a melhoria contínua no coração do que significa ser um empregado e um empregador em um local de trabalho do século XXI. "(Professor Katie Truss)"


"Uma atitude positiva detida pelo empregado em relação à organização e seus valores. Um funcionário contratado está ciente do contexto de negócios e trabalha com colegas para melhorar o desempenho dentro do trabalho para o benefício da organização. A organização deve trabalhar para desenvolver e nutrir o engajamento, o que requer uma relação de dois sentidos entre empregado e empregador. "(Instituto de Estudos de Emprego)"


"Um conjunto de atitudes positivas e comportamentos que permitam que o alto desempenho no trabalho esteja em sintonia com a missão da organização." (Professor John Storey)"



Como medir o engajamento?


Para lidar a o sistema de medição de engajamento, primeiro precisamos fazer algumas definições. O engajamento dos funcionários não é uma ciência, mas a análise do “desengajamento” por meio de pesquisas e questionários como o da Gallup permitem que os níveis de "engajamento" dentro de uma organização sejam medidos.


Quais aspectos de engajamento que esses questionários analisam, varia. Alguns descrevem o nível de engajamento dentro da organização em uma escala, ou como uma porcentagem. Isso pode permitir uma comparação entre diferentes partes da mesma organização - níveis de engajamento entre diferentes ramos de um mesmo banco, por exemplo - e pode permitir benchmarking de resultados contra bases de dados externas. Muitas vezes para a mesma indústria.


Alguns permitem a identificação dos principais impulsionadores do engajamento dos funcionários para uma organização, por meio da análise de regressão. A natureza do engajamento - com o trabalho, com a equipe, com a organização - também podem ser identificadas.


Novamente, a medição do engajamento não é uma ciência exata. Algumas pesquisas examinam as pré-condições para o engajamento e/ou os resultados do engajamento, enquanto outras enfatizam as atitudes dos funcionários.



As perguntas típicas podem incluir:



  • "Você tem os materiais e equipamentos certos para fazer o seu trabalho corretamente?"


Ou o empregado pode ser solicitado a registrar o seu de acordo com declarações como:




  • "Estou pessoalmente motivado para ajudar esta organização", ou

  • "Eu tenho conversas úteis com o meu gerente de linha"


Os funcionários de uma grande empresa, por exemplo, são convidados a preencher uma "lista de compromissos pessoais" e classificar uma gama de fatores como recompensa e reconhecimento e qualidade de vida. Eles então discutem os resultados com o seu "conselheiro de carreira" atribuído a eles pela organização e planos de ação são postas em prática para fechar quaisquer lacunas entre importância e satisfação.



Por que o engajamento é importante?


Já imaginou capacitar um time da empresa nas Certificações Green Belt e Black Belt e não engajá-los? Já imagino pedir para que eles construam um VSM sem que estejam motivados a dar um pouco a mais?


Ou, investir num curso de Lean sem que a empresa ouça suas sugestões sobre o Lean Manufacturing, Diagrama Ishikawa, FMEA ou Fluxogramas? Isso seria contraproducente. Por isso, apesar de sermos técnicos na área do Lean Seis Sigma, estudamos bastantes as formas de engajar a equipe nos desafios da área. Sem isso, qualquer projeto já começaria perdido.



Leia mais no blog:


Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.