O que é paradigma? Entenda como vencê-lo
Paradigma

28/07/2020

Última atualização: 31/10/2022

O que é paradigma? Entenda como vencê-lo

O que é um paradigma e como vencê-lo: depois de ler este post você saberá! Bem, você já deve ter parado para considerar os detalhes que compõem a cultura em que você está inserido. Aliás, essas ideias, conceitos e crenças que você compartilha com outras pessoas ao seu redor (podendo ser sobre religião, nacionalidade, folclore, etc.) são, provavelmente, parte considerável de suas identidades individuais e coletivas. Mas com que frequência você considera de onde elas vieram? Ou se elas podem – e como podem - mudar? Neste post, nós vamos discutir um pouco sobre o que é paradigma, qual sua origem e as diferentes formas como ele pode ocorrer. A partir daí, propomos um  esforço pela superação de  paradigmas, apresentando exemplos e dando dicas de como fazer isso. Vamos lá?

Definindo Paradigmas

Paradigma é um conjunto de crenças e conceitos, ou, ainda, um conjunto de teorias, suposições e ideias que constituem sua visão de mundo. Isto é, paradigmas criam a estrutura a partir da qual você opera todos os dias: desde sua rotina, até como você aborda o mundo exterior e se envolve com ele.

No entanto, a palavra "paradigma" pode ser usada em diferentes escopos: podemos falar sobre paradigma geral da ciência (por exemplo, paradigma indutivo-dedutivo, no qual as teorias são construídas por indução e aplicadas por dedução), o qual, por sua vez, pode referir-se a paradigmas gerais em disciplinas (por exemplo, mecânica newtoniana ou mecânica quântica, geometria euclidiana ou cartesiana).

De onde vêm os paradigmas?

Na sociologia, os paradigmas se originaram no trabalho de alguns filósofos europeus, como Karl Marx e Emile Durkheim, durante meados do século XIX. Embora nem sempre usando esse mesmo nome, esses pensadores construíram uma série de teorias para explorar como certos elementos da sociedade estavam relacionados. Além de abordar problemas sociais causados ​​por, entre outras coisas, o crescente poder do capitalismo. Já ao longo do século XX, por sua vez, os trabalhos em sociologia basearam-se sobre esses conceitos e teorias para formar a base das abordagens e tradições sociológicas modernas.

Mudança de Paradigma

De acordo com a definição de paradigma que vimos acima, uma mudança de paradigma só pode ser uma grande mudança nos conceitos e práticas de como algo funciona ou é realizado. Dessa forma, muitas vezes só é possível vencer um paradigma quando se introduz uma nova tecnologia - que pode alterar radicalmente desde o processo de produção de um bem ou serviço, até mesmo as formas de estudar.

Uma mudança de paradigma, portanto, pode exigir que departamentos inteiros sejam eliminados ou, em alguns casos, que novos sejam criados; ou ainda movimentar quantias mirabolantes de dinheiro em equipamentos novos, enquanto os antigos são vendidos ou reciclados. Mas não foi sempre assim. As mudanças de paradigma tornaram-se muito mais frequentes nos últimos cem anos, em decorrência da revolução industrial e do ritmo acelerado que a caracteriza. Seno assim, é provável que esse processo se torne ainda mais comum no futuro, à medida que tecnologia avança.

Como vencer um paradigma na ciência

Segundo o empirismo lógico, a ciência muda gradualmente, como um processo cumulativo, no qual novos fatos empíricos causam revisões nas teorias e são adicionados a uma base de conhecimento cada vez maior. Por outro lado, mas ainda nesse sentido, Kuhn (1922 – 1996), filósofo estadunidense, argumenta que mudanças científicas são de fato mudanças de paradigmas.

De acordo com o pensador, as mudanças científicas ocorrem por "revoluções", a partir das quais um paradigma mais antigo é derrubado e substituído por uma nova estrutura incompatível com ele. Esses episódios de revolução, porém, são separados por longos períodos de "ciência normal", durante os quais as teorias são refinadas e elaboradas. Esses tempos normais também são chamados de períodos de "resolução de quebra-cabeças”.

Como vencer um paradigma na indústria

Muitas vezes mudanças de paradigma acontecem quando uma nova tecnologia é introduzida, alterando radicalmente o processo de produção de um bem ou serviço. Por exemplo, a linha de montagem: ela criou uma mudança substancial de paradigma, não apenas na indústria automobilística, mas em todas as outras áreas da manufatura.

Como vencer um paradigma no mundo dos negócios

No mundo dos negócios, uma mudança de paradigma geralmente é uma mudança na percepção de como as coisas devem ser feitas ou pensadas. Reagir bem às principais mudanças de paradigma tem muito a ver com o sucesso a longo prazo de um negócio.

Enfim...

Mudanças de paradigma acontecem em uma ampla gama de outros contextos e descrevem uma profunda mudança de modelo, modalidade ou percepção. Embora não seja instantaneamente aceito, se for comprovado que uma ciência periférica se baseia em bases sólidas, o momento se desenvolve lentamente contra o paradigma estabelecido. Os paradigmas são importantes, porque definem como percebemos a realidade. Como tal, todos estão sujeitos às limitações e distorções produzidas por sua natureza socialmente condicionada.

Como vencer um paradigma? Supere-o com coragem, confiança e convicção

Todos sabemos que não pode haver mudança sem aprender: aprender e mudar são dois lados da mesma moeda. Visto dessa forma, vale até mencionar que inclusive o ato de aprender passa por um momento de transformação. Afinal, hoje em dia precisamos nos abrir para a possibilidade de um novo paradigma de aprendizado em rede, colaborativo e em tempo real.

O caso da internet

O advento da internet é um exemplo marcante de mudança de paradigma. Dentre os inúmeros âmbitos de nossa vida impactados por essa tecnologia, veja as mudanças na maneira como os negócios são conduzidos. Neste cenário, o e-mail e a digitalização, substituindo o aparelho de fax e os serviços de correio, são uma ótima ilustração.

Dessa forma, à medida que a tecnologia da Internet prolifera, surge um sistema nervoso digital global que está redefinindo a forma como nos conectamos, comunicamos, coordenamos, colaboramos e tomamos ações coletivas. No entanto, isso não significa que nós mesmos mudamos da mesma forma: na verdade, por outro lado, na maioria das vezes continuamos cegos às novas possibilidades. É o caso da resistência que muitas pessoas ainda têm em relação ao modelo de Educação a Distância: não são poucos os que ainda acham que a aprendizagem, para funcionar, deve se dar por um curso, em sala de aula e com o conteúdo delimitado por um currículo.

O caso da FM2S

Bem, nós, da FM2S, buscamos sempre superar velhos paradigmas e aproveitar ao máximo as novidades, aproveitando-as como oportunidades de melhoria. Dessa forma, desenvolvemos uma plataforma EaD que conta já com dezenas de cursos. Se você é dos nossos e gosta de novidade e desafios, não deixe de conhecer a Plataforma EaD da FM2S; mas se você se considera mais tradicional, ainda assim, não deixe de dar uma chance a esse modelo. Afinal, ele pode mudar sua vida! Saiba mais sobre o poder transformador da Educação a Distância.

Confira também a Assinatura FM2S, que, nesse modelo EaD, traz um mar de possibilidades para seu desenvolvimento profissional! [caption id="attachment_24833" align="aligncenter" width="750"]Assinatura FM2S vencer paradigma Assinatura FM2S[/caption]

Como vencer velhos paradigmas?

Para navegar com sucesso nessa mudança de paradigma, precisamos ter a coragem de abandonar o que sabemos, a confiança necessária para avançar para o que não sabemos e a convicção de continuar em frente enquanto passamos pela mudança.

Primeiramente, quando se trata de abandonar o status quo, precisamos ter a coragem de abandonar nossa dependência da ortodoxia. Só assim se pode ver com clareza a nova realidade de como podemos acelerar a capacidade de uma organização de aprender, mudar e crescer.

Já quando se trata de abraçar o desconhecido, pesquisas recentes mostram que é melhor agir como uma nova maneira de pensar, em vez de pensar como uma nova maneira de agir. Fazer as coisas de maneira diferente é sobre ação, não contemplação. Tentar maneiras novas e diferentes de aplicar o que você sabe  é a chave para criar confiança e avançar para uma nova maneira de pensar e realizar.

Por fim, quando se trata de manter o ritmo, esteja preparado para o fato de que durante uma mudança de paradigma, o desempenho inicialmente diminui. Durante esse período desconfortável no “vale da desilusão”, a confiança diminui e a coragem é posta em causa. Por isso, ao navegar neste momento crucial da mudança de paradigma, é fundamental garantir sua convicção durante os momentos mais instáveis. Em seguida, não tenha dúvida, chagará toda a recompensa, num momento em que o aprendizado finalmente pode alcançar seu potencial mais pleno e brilhante.

Conclusão

Neste post, você conferiu o que é paradigma e como vencê-lo, passando pelas informações de como ele funciona e como ele se altera. Em seguida, mencionamos a importância da mudança de paradigma e, por fim, dicas de como superá-lo. E você, tem mais dicas de como passar por esse momento delicado? Compartilhe suas impressões e experiências conosco nos comentários!

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos