O que é Empreendedorismo?
Melhoria de Processos

30 de janeiro de 2018

Última atualização: 28 de abril de 2023

O que é Empreendedorismo? Veja alguns exemplos aqui

Você sabe o que é empreendedorismo? Sabe as características de uma pessoa empreendedora? Aqui nós vamos discorrer um pouco sobre o assunto, assim como expor as principais características de um empreendedor e dar algumas dicas para quem deseja seguir este caminho.

Qual a definição de empreendedorismo?

Empreendedorismo é o ato de criar um negócio ao mesmo tempo em que ele é construído e dimensionado para gerar lucro. No entanto, o empreendedorismo também se trata de transformar o mundo através da resolução de grandes problemas; por exemplo, iniciar mudanças sociais, criar um produto inovador ou apresentar uma nova solução para mudança de vida. Isso pode até ajudar a baixar as taxas de desemprego com a criação de novos empregos. Empreendedorismo é o que as pessoas fazem para pegar sua carreira e sonhos em suas mãos e levá-los na direção de sua própria escolha. Dessa forma, os empresários podem dar o primeiro passo para tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Qual a definição de empreendedor?

Em um primeiro momento, podemos dizer que empreendedora é a pessoa que cria um negócio: pode ser uma pessoa que criou sua primeira loja online ou um freelancer apenas começando. O empresário que inicia uma atividade secundária pode, eventualmente, criar um negócio de tempo integral e sustentável com os funcionários. Se você está focado na criação de um negócio rentável, você se encaixa na definição do empreendedor.

No entanto, um empreendedor é muito mais do que um criador de negócios ou trabalho. Na verdade, eles são alguns dos transformadores mais poderosos do mundo. Desde Elon Musk enviando pessoas para Marte, até Bill Gates e Steve Jobs fazendo parte dos computadores de cada família, os empreendedores imaginam o mundo de forma diferente. Eles veem possibilidades e soluções onde outras pessoas só veem problemas.

Quais são os 4 tipos de empreendedorismo?

Existem várias maneiras de categorizar o empreendedorismo, mas os quatro tipos principais são: empreendedorismo de oportunidade, de necessidade, social e corporativo. 

1 - Empreendedorismo de oportunidade:

É quando a pessoa identifica uma oportunidade de negócio não explorada ou pouco explorada no mercado, e, a partir disso, decide criar uma empresa que aproveite dessa oportunidade. Geralmente parte de pessoas com visão inovadora, em busca de preencher lacunas no mercado.

2 - Empreendedorismo de necessidade:

Surge quando o empreendedor cria o próprio negócio como forma de gerar renda, geralmente por estar passando por dificuldades financeiras ou falta de emprego. Esse tipo de empreendedorismo é mais comum em momentos de crise econômica ou em áreas com poucas oportunidades de emprego.

3 - Empreendedorismo social:

O propósito do empreendedorismo social é, além de gerar lucro, resolver problemas sociais, ambientais ou culturais. A ideia é combinar o sucesso financeiro com algo que vá gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

4 - Empreendedorismo corporativo:

É quando funcionários ou equipes de uma empresa/organização já existente identificam oportunidades de inovação, criando novos serviços, produtos ou processos que vão beneficiar a empresa. 

Quais são as 10 principais características do empreendedor?

Como vimos acima, o empreendedorismo é também uma espécie de personalidade. Nesse sentido, abaixo vamos apresentar as 10 características mais marcantes do bom empreendedor. Mas não se apavore se você acha que não se encaixa! Afinal, esse conjunto de traços é o de uma pessoa ideal e sabemos que, na prática, somos todos imperfeitos. Além disso, vamos apontar alguns conteúdos e cursos da FM2S para te ajudar nessa empreitada!

1 - Criatividade

O empreendedorismo começa com uma ideia. Para ter sucesso, você precisa sempre pensar diferente e em melhores maneiras de fazer as coisas. Empreendedores não se satisfazem com o status quo: eles pensam fora da caixa e procuram oportunidades e novas soluções. E mais: diferente do senso comum, a criatividade não é um talento nato, mas sim o resultado de prática, esforço e estudo. Para entender melhor, confira nosso Curso de Criatividade.

2 - Paixão

Talvez a característica mais importante, paixão é essencial para o sucesso de qualquer empreendedor. Sem paixão, não há razão para o seu trabalho, nem motivação para fazê-lo. Mas os empreendedores adoram o que fazem e são extremamente dedicados aos negócios que criam. Portanto, para ter sucesso no empreendedorismo, você deve ter confiança em si mesmo e nos seus negócios, além de ser proativo com o que faz e como o faz.

3 - Motivação

Os empresários são seus próprios chefes, o que significa que não há ninguém mandando neles. Portanto, é você que deve estar no comando de seu próprio tempo e de como o gasta. Para se inspirar, leia nosso post sobre motivação.

4 - Otimismo

Você vê o copo meio vazio ou meio cheio? Para os empreendedores, é sempre meio cheio. Afinal, eles sempre olham pelo lado positivo e são sonhadores constantes. Além disso, ao invés de se debruçar sobre o passado e ter uma perspectiva negativa, eles analisam como podem fazer as coisas melhor e tornar o mundo um lugar melhor.

5 - Orientação para o futuro

Como os empreendedores estão focados em seguir em frente, eles estão sempre olhando para o futuro e sabem o que querem. Eles estabelecem suas metas e tudo o que fazem é em busca de atingi-las.

6 - Persuasão

Para ter sucesso nos negócios, você precisa conhecer como funciona o mundo dos negócios. Se você é uma pessoa social e sabe como fazer com que as pessoas o ouçam, é mais provável que tenha sucesso no empreendedorismo. Afinal, ser empreendedor é ter ideias inovadoras e você precisa vendê-las! Para saber mais, leia nosso post sobre o poder da persuasão.

7 - Flexibilidade

Empreendedorismo é um tanto quanto ousado, então é preciso saber se adaptar a situações desconhecidas. Se seus negócios exigirem a criação de um site ou o envio de uma fatura, por exemplo, você precisa saber como fazer. O que for preciso, os empreendedores estão prontos e dispostos. Eles sempre abordam as coisas com a mente aberta e estão dispostos a mudar de rumo, se necessário.

8 - Engenhosidade

Nos negócios, os problemas não são uma questão de se, mas quando. Os empresários não se esquivam de desafios ou conflitos. Em vez disso, eles os enfrentam de frente e apresentam uma solução. Ou seja, sabem como resolver problemas efetivamente, além de aproveitar ao máximo o que têm. Tempo, dinheiro e esforço nunca são usados ​​ao acaso. Tudo tem um plano e um propósito.

9 - Espírito aventureiro

Nesse campo, ser bem-sucedido também é estar dispostos a correr riscos. Empreendedores sabem como planejar o desconhecido e tomar uma decisão calculada, de forma que tenha o melhor efeito sobre seus negócios.

10 - Resolução

Não há espaço para procrastinação nos negócios. Os empresários sabem o que precisa ser feito e não hesitam em tomar as decisões que os levarão ao sucesso. Por aqui, não deixam passar oportunidades; em vez disso, o negócio é aproveitar o dia e concluir da melhor forma o trabalho a ser feito.

Se você é novo nesse assunto, confira o curso de Liderança para novos gestores clicando no banner!

Liderança para novos gestores

Por que se tornar empreendedor? Veja 5 razões

1 - Não há restrições de renda

Se você sempre trabalhou para outra pessoa, sabe que seu empregador determina seu nível de renda. Sendo assim, ainda que um bom desempenho no trabalho possa lhe render um aumento considerável, seu empregador ainda é quem decide. Já como empreendedor, não há limites para o que você pode ganhar. Em vez disso, sua renda é determinada por fatores como o valor da sua ideia de negócio para os outros, quão bem você comercializa e quão habilidoso você é para gerenciar um negócio.

2 - Sair da rotina de correria do dia a dia

Para algumas pessoas, acordar no mesmo horário todos os dias, enfrentar o trânsito nos horários de pico, fazer o mesmo trabalho no mesmo lugar todo santo dia e ter pouco tempo para passar com a família pode se tornar uma tarefa árdua. Por outro lado, ao se tornar um empreendedor, você pode se dar ao luxo de criar um horário de trabalho flexível que permita assistir aos jogos de futebol e às apresentações dos filhos na escola.

3 - Implementação de uma ideia

Talvez você tenha apresentado uma ideia inovadora em relação a um produto ou serviço que ninguém tinha pensado antes. Ao colocar sua ideia em prática ao iniciar um negócio, você ajuda as pessoas, ao mesmo tempo em que tem a chance de obter uma renda substancial.

4 - Escapar dos locais de trabalho disfuncionais

Você pode trabalhar em um local onde a política do escritório o proíbe de avançar na sua carreira, ou em um ambiente em que os trabalhadores não se dão bem. Você também pode ter dificuldades em lidar com seu supervisor. Como empresário, você não terá mais que conviver com esses locais de trabalho disfuncionais.

5 - Perseguir sua paixão

Você pode ser uma pessoa criativa que está trabalhando em uma carreira "não criativa". Por exemplo, um contador pode ser verdadeiramente um artista. Mas ao se tornar um empreendedor, você pode seguir esse tipo de carreira de maneira independente.

Grande nomes do empreendedorismo

Para você se inspirar, confira a história de alguns dos mais influentes e marcantes empreendedores.

Walt Disney

Walt Disney co-fundou a Walt Disney Company um dos principais estúdios cinematográficos. Ele também foi o visionário dos parques temáticos da Disney, como Disneyland e Walt Disney World. Sua marca começou com a criação do personagem do Mickey Mouse e, eventualmente, expandiu-se para incluir personagens como Branca de Neve, Cinderela e muito mais. Como empreendedor, ele teve que superar a adversidade com desafios como: pessoas que roubaram seu trabalho, falhas comerciais e muito mais. No entanto, ele continuou insistindo em permanecer comprometido com sua visão e sonho.

Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg criou vários produtos antes de construir o Facebook. Ele criou uma ferramenta de mensagens instantâneas que seu pai usou em sua prática de odontologia para se comunicar com sua recepcionista. Zuckerberg também criou software de música que a Microsoft e a AOL tiveram interesse em comprar, embora ele fosse apenas um adolescente. No ano que ele fundou o Facebook, ele já tinha 1 milhão de usuários. Hoje, Mark Zuckerberg tem uma rede de US $ 68,3 bilhões.

Sara Blakely

Sara Blakely começou sua marca Spanx em 1998. Ela foi uma das primeiras criadoras de calças femininas. Sua marca é especializada em shapewear e também inclui sutiãs, calças, meias e muito mais. Em um momento, Blakely foi a bilionária mais jovem.

Pílulas de inspiração para aspirantes ao empreendedorismo

"Ser empreendedor de sucesso não significa ser impulsivo com seus riscos. Sempre seja estratégico, planeje excessivamente e execute suas ideias com pessoas confiáveis. Olhe o que você está fazendo, observe o que está funcionando e adapte sua estratégia com frequência (pelo menos mensalmente). Mantenha-se são: os empresários vivem e respiram trabalho. É importante levar tempo para cuidar de si mesmo."

- Daffnee Cohen, fundadora da Daffnee's Boutique.

"Meu melhor conselho para um empresário é sempre começar pequeno e construir todos os dias. Comece como uma pequena atividade e crie sua empresa até o ponto em que seja bem-sucedido o suficiente para apoiar você e sua família e, em seguida, vá em frente! Coloque as longas horas, junte-se a clubes e grupos e faça conexões. Ouça o conselho de outras pessoas que estiveram em seu lugar e se beneficie de seus conselhos. Uma ótima mentalidade para um empresário é que você pode assumir o mundo por conta própria, mas, à medida que sua empresa aumenta, essa mentalidade irá machucá-lo mais do que o ajudará. Se você deseja expandir sua empresa, é necessário que as pessoas o ajudem."

- Chris Gronkowski, CEO da Ice Shaker.

"Colaborativo é o novo competitivo. Algum nível de competição é saudável, mas quando seu é objetivo é vencer outra empresa sendo mais rápido ou mais barato, você vai acabar no chão. Em vez disso, descubra maneiras de se alinhar com as empresas de forma colaborativa e mutuamente benéfica. "

- Jess Ekstrom, fundador da Headbands of Hope.

Não vá embora ainda!

Vimos nesse post os inúmeros benefícios do empreendedorismo e tudo que você pode ganhar se se tornar um empreendedor. No entanto, deu pra perceber também que não é um caminho simples e fácil e que você vai precisar de muitos conhecimentos. Dessa forma, a Assinatura FM2S cai como uma luva.

Assinatura FM2S

Leia mais:

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.