Otimismo: desbloqueie o segredo de uma perspectiva mais ensolarada

otimismo
02 de maio de 2019
Última modificação: 02 de maio de 2019

Autor: Paula Louzada
Categorias: Blog, Carreira, Liderança

Otimismo: desbloqueie o segredo de uma perspectiva mais ensolarada

Assim como é uma boa disciplina resolver problemas como a velocidade de um carro em um determinado momento, também é crucial descobrir o que leva as pessoas a nos dar o melhor que elas têm a oferecer. Ironicamente, Leibniz, um dos inventores do cálculo, também é conhecido por sua filosofia de otimismo. Ele era considerado um otimista inveterado, afirmando que vivemos “no melhor de todos os mundos possíveis”. O otimismo é uma competência emocional que pode ajudar a aumentar a produtividade, melhorar o moral dos funcionários, superar conflitos e ter um impacto positivo no resultado final.

Em nenhum outro lugar o otimismo é mais importante do que entre os líderes das organizações. Líderes altamente eficazes têm um efeito transformador em seus constituintes: eles têm o dom de ser capaz de convencer os outros de que eles têm a capacidade de atingir níveis de desempenho além daqueles que consideravam possíveis. Eles são capazes de pintar uma visão otimista e acessível do futuro para seus seguidores: eles evitam que os outros fiquem presos com “como as coisas são feitas por aqui” e os ajudam a ver “como as coisas poderiam ser feitas melhor”.

Existem outras áreas que são impactadas positivamente pelo otimismo. Veja as vendas, por exemplo: um estudo mostra que o novo pessoal de vendas da Metropolitan Life, que obteve alta pontuação em um teste de otimismo, vendeu 37% mais seguro de vida nos primeiros dois anos do que os pessimistas (Seligman, 1990).

Talvez mais significativos sejam os inúmeros estudos que mostraram que pessoas com uma visão otimista têm relacionamentos mais saudáveis, desfrutam de melhor saúde mental e física e vivem mais. Vaillant menciona que, além de fontes externas de resiliência (como boa saúde ou apoio social), esses indivíduos têm fontes internas importantes que incluem uma auto-estima saudável e otimismo.

Esses mecanismos de enfrentamento são totalmente explorados no livro subseqüente do Dr. Valliant: Envelhecer bem: Guias surpresa para uma vida mais feliz. Nele, descobrimos que um dos preditores mais poderosos do envelhecimento bem-sucedido é o uso habitual de mecanismos ou defesas maduras. O estudo de Vaillant descobriu cinco desses mecanismos de enfrentamento:

  • Altruísmo (fazer pelos outros o que eles precisam, não o que queremos fazer por eles);
  • Sublimação (desviando energia para atividades mais construtivas, como criatividade, arte, esportes);
  • Supressão (adiamento de estressores, não repressão);
  • Humor
  • Antecipação (é realista, planejamento esperançoso para o futuro. Isso significa não operar em um modo de crise pessimista, mas se preparar e se adaptar para o que a vida nos traz.)

Como você reconhece um otimista?

Alan Loy McGinnis, autor de The Power of Optimism, estudou as biografias de mais de 1000 pessoas famosas e isolou 12 características da personalidade otimista. Entre eles está: “Os otimistas procuram soluções parciais”, isto é, livres da tirania do perfeccionismo e da paralisia pela análise, estão abertos a dar pequenos passos para alcançar o sucesso.

Outra característica é: “Os otimistas usam sua imaginação para ensaiar o sucesso”, em outras palavras, eles fazem vídeos mentais positivos de resultados preferidos, muito parecidos com os números de esportes. Outra característica é que “os otimistas acham que têm grande capacidade de alongamento” – eles acreditam que o melhor ainda está por vir.

Martin E. Seligman, o acadêmico moderno mais associado ao estudo dos traços de otimistas dedicou décadas ao estudo de pessoas otimistas e relata três características que eles têm em comum: eles vêem as adversidades em suas vidas como temporárias, específicas e externas, isto é, não inteiramente por culpa deles, em oposição aos pessimistas que vêem a adversidade como imutável, penetrante e mais pessoal. Em face de contratempos, desafios ou trabalhos difíceis, os pessimistas são mais propensos a fazer piores do que o previsto e até desistir, enquanto os otimistas vão perseverar.

O otimismo, portanto, também é um componente importante da realização e é especialmente importante em tempos de caos, mudança e turbulência. Aqueles que têm uma perspectiva otimista vão rolar com os socos, serão mais proativos e persistentes e não abandonarão a esperança.

De onde vem o otimismo? É algo com que nascemos ou aprendemos?

Para alguns indivíduos sortudos, ser otimista vem naturalmente. A boa notícia é que, para quem não o tem naturalmente, o otimismo é uma atitude que pode ser aprendida e praticada. Aqui estão algumas estratégias que você pode considerar em sua jornada para se tornar mais otimista ou ajudar alguém que sofre de pessimismo:

1. Evite ambientes negativos. Se isso não for realista, faça todos os esforços para buscar a companhia de indivíduos positivos em sua organização. Às vezes isso pode significar confraternizar com colegas de outros departamentos. Fique longe do reclamante profissional.

2. Comemore seus pontos fortes. A chave para a alta realização e felicidade é jogar fora seus pontos fortes, não corrigir suas fraquezas. Concentre-se no que você faz bem. (Se você não tem certeza de quais são os pontos fortes da sua assinatura, considere ler Agora Descubra Seus Pontos Fortes, que inclui um questionário baseado na web que ajuda você a descobrir seus próprios talentos inatos.)

3. Cuide do seu bem-estar espiritual e emocional lendo material inspirador diariamente. Isso pode ser diferente para cada pessoa. Alguns podem ser inspirados por cotações diárias, outros pela leitura de biografias de pessoas de sucesso em seu campo e outros ainda podem se inspirar em ler sobre todas as inovações com as quais somos agraciados. Um site útil para isso é a World Future Society, que acompanha novas invenções.

4. Gerencie ou ignore o que você não pode mudar. Quando se deparar com contratempos, identifique o que você pode mudar e, de forma proativa, tente encontrar maneiras de fazer algo a respeito. Muitas vezes ouvimos esse conselho – vale a pena repetir. Seja inspirado pelas palavras de Benjamin Franklin: “Embora possamos não ser capazes de controlar tudo o que acontece conosco, podemos controlar o que acontece dentro de nós.”

5. Aprenda a reformular. Isso envolve deliberadamente mudar a perspectiva e procurar o positivo oculto em uma situação negativa: o proverbial revestimento de prata. Procure o presente na adversidade.

6. Adapte sua linguagem e perspectiva. Considere como uma simples mudança na linguagem que você usa pode fazer uma diferença em sua perspectiva: você costuma dizer: “sim, mas …” em resposta às sugestões de seus eleitores? O “mas” nega automaticamente qualquer coisa que você tenha dito no começo da frase. Uma simples mudança para “sim e …” pode fazer uma diferença positiva. Verifique os e-mails que você enviou recentemente. Conte a proporção de palavras negativas para positivas. Pode ser esclarecedor.

7. Concentre-se fora de si mesmo, em pessoas importantes em sua vida, em atividades e projetos que o despertem. Bertrand Russell disse uma vez que a maneira mais rápida de nos tornarmos miseráveis ​​é nos concentrarmos continuamente em nós mesmos. Foi o seu amor pela matemática que o manteve em movimento.

8. Cultive uma cultura de otimismo quando estiver no comando de outras pessoas no trabalho. Espere que as pessoas tenham sucesso. Mesmo quando ocasionalmente não conseguirem o que pretendem fazer, incentive-os para que possam enfrentar o próximo desafio. Um simples: “Eu sei que você vai fazer melhor da próxima vez” pode ter efeitos muito positivos.

9. Cultive a espontaneidade. Considere deixar de lado todos os seus planos de vez em quando para passear com seus filhos, jogar um jogo ou assistir a um show. Sair da sua zona de conforto sendo espontâneo ajuda a desenvolver seu músculo otimista, já que a espontaneidade envolve essencialmente uma expectativa de ter uma experiência prazerosa.

10. Considere os benefícios de saúde. Se você precisa de uma motivação extra para praticar o otimismo, considere as estatísticas que ligam o otimismo a uma maior saúde. Como o Dr. Seligman explica, há evidências que sugerem que o sistema imunológico entre pessoas otimistas é mais forte do que entre os pessimistas.

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