Como fazer uma escolha de carreira quando você está indeciso?
Melhoria de Processos

10 de maio de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Como fazer uma escolha de carreira quando você está indeciso?

Com milhares de opções, como você escolherá uma carreira  certa para você? 

Se você não tem ideia do que quer fazer, a tarefa pode parecer intransponível. Felizmente, não é. Coloque bastante pensamento nele e você aumentará suas chances de tomar uma boa decisão. Conhece seus passes na carreira.

Carreira: avalie-se

Antes de poder escolher a carreira certa, você deve aprender sobre si mesmo. Seus valoresinteressessoft skills e aptidões, em combinação com o seu  tipo de personalidade, tornam algumas ocupações um bom ajuste para você e outros completamente inadequados.

Use ferramentas de autoavaliação, muitas vezes chamadas de testes de carreira, para coletar informações sobre seus traços e, subsequentemente, gerar uma lista de ocupações que se encaixam bem nelas. Algumas pessoas optam por trabalhar com um conselheiro de carreira ou outros profissionais de desenvolvimento de carreira que podem ajudá-los a navegar nesse processo.

Faça uma lista de carreiras para explorar

Você provavelmente tem várias listas de ocupações à sua frente neste momento - uma gerada por cada uma das ferramentas de autoavaliação que você usou. Para se manter organizado, você deve combiná-los em uma lista principal.

Primeiro, procure carreiras que aparecem em várias listas e copie-as em uma página em branco. Título "Ocupações para explorar". Sua auto-avaliação indicou que eles são adequados para você com base em vários de seus traços, então, definitivamente, considere-os.

Em seguida, encontre quaisquer ocupações nas suas listas que atraiam você. Eles podem ser carreiras que você conhece um pouco e quer explorar mais. Além disso, inclua profissões sobre as quais você não sabe muito. Você pode aprender algo inesperado. Adicione aqueles à sua lista principal.

Explore as ocupações na sua lista

Agora, obtenha algumas informações básicas sobre cada uma das ocupações na sua lista. Você ficará feliz em ter conseguido restringir sua lista a apenas 10 a 20 opções! 

Encontre descrições de cargos e requisitos educacionais, de treinamento e licenciamento em fontes publicadas. Saiba mais sobre  oportunidades de avanço. Use informações do mercado de trabalho produzidas pelo governo  para obter dados sobre ganhos e perspectivas de emprego.

Crie uma "lista curta" de carreiras

Neste ponto, comece a diminuir ainda mais a sua lista. Com base no que você aprendeu com sua pesquisa até agora, comece a eliminar as carreiras que você não quer mais seguir. Você deve acabar com menos de duas a cinco ocupações na sua "pequena lista".

Se as suas razões para encontrar uma carreira inaceitável não forem negociáveis, retire-a da sua lista. Remova tudo com tarefas que não lhe agradem. Eliminar carreiras que tenham perspectivas de emprego fracas. Livre-se de qualquer ocupação se você não puder ou não quiser cumprir os requisitos educacionais ou outros, ou se você não tiver algumas das habilidades necessárias para obter sucesso.

Realizar entrevistas informativas sobre a carreira

Quando você tiver apenas algumas ocupações em sua lista, comece a fazer uma pesquisa mais aprofundada. Organize reuniões com pessoas que trabalham nas ocupações em que você está interessado. Elas podem fornecer conhecimento em primeira mão sobre as carreiras em sua lista curta. Acesse sua  rede, incluindo o LinkedIn, para encontrar pessoas com quem ter essas entrevistas informativas.

Faça sua escolha de carreira

Finalmente, depois de fazer toda a sua pesquisa, você provavelmente está pronto para fazer sua escolha. Escolha a ocupação que você acha que lhe trará mais satisfação com base em todas as informações coletadas. Perceba que você tem permissão para fazer alterações se mudar de ideia sobre a sua escolha em qualquer momento de sua vida. Muitas pessoas mudam de carreira pelo menos algumas vezes.

Identifique seus objetivos de carreira

Depois de tomar uma decisão, identifique suas metas de longo e curto prazo. Fazendo isso, você poderá eventualmente trabalhar em seu campo escolhido. Objetivos de longo prazo normalmente levam cerca de três a cinco anos para chegar, enquanto você normalmente pode cumprir uma meta de curto prazo entre seis meses a três anos.

Deixe que a pesquisa que você fez sobre a educação e o treinamento exigidos seja o seu guia. Se você não tiver todos os detalhes, faça mais pesquisas. Depois de ter todas as informações necessárias, defina suas metas. Um exemplo de meta de longo prazo seria completar sua educação e treinamento. Os objetivos de curto prazo incluem a inscrição em faculdades, estágios ou outros programas de treinamento e a realização de estágios.

Escreva um plano de ação de carreira

Crie um  plano de ação de carreira,  um documento escrito que descreva todos os passos que você terá que dar para alcançar seus objetivos. Pense nisso como um roteiro que o levará do ponto A para o ponto B e, em seguida, para C e D. Anote todos os seus objetivos de curto e longo prazo e os passos que você terá que adotar para alcançar cada um deles. Inclua quaisquer barreiras antecipadas que possam atrapalhar o alcance de seus objetivos e as maneiras de superá-los.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.