O que é um CEO? Qual o seu papel na empresa?
O que é um CEO?
CEO, ou Chief Executive Officer é um dos títulos mais cobiçados, e menos compreendidos em uma empresa. Todos acreditam que os CEOs podem fazer o que quiserem, são os todos poderosos e são magicamente competentes. Nada poderia estar mais longe da verdade. Pela sua própria natureza, a descrição do trabalho de um CEO significa atender às necessidades dos funcionários, clientes, investidores, comunidades e da lei. Alguns dos trabalhos de um CEO podem ser delegados. Mas vários elementos do trabalho devem ser feitos pelo CEO.
Em nosso curso de Business Model Canvas, falamos muito sobre o papel do CEO em desenvolver um bom modelo de negócio. Já nas certificações Green Belt e Black Belt, o papel do CEO é a visão sistêmica e o patrocínio dos projetos.
O que é intrínseco ao trabalho do CEO?
Esta não é uma descrição de trabalho tradicional. É um exame dos papéis reais que um CEO desempenha (legal ou de fato) dentro de uma empresa. Os principais componentes de uma descrição de cargo de CEO incluem as seguintes áreas. Qualquer CEO individual pode assumir quaisquer tarefas que desejar, mas estas são as coisas que não podem ser delegadas:
- Definir estratégia e direção
- Modelagem e definição da cultura, valores e comportamento da empresa
- Construção e liderança da equipe executiva sênior
- Alocação de capital para as prioridades da empresa
Enquanto um CEO pode obter contribuições para alguns desses deveres, é da responsabilidade do CEO – e apenas do CEO – executá-las bem. Sendo CEO, eles podem gastar o resto do seu tempo fazendo o que acham que é importante para gastar seu tempo. Mas, em última análise, tudo o mais sobre o trabalho de um determinado CEO, é opcional.
O sucesso como um CEO requer mais do que apenas saber a descrição do trabalho. Um CEO precisa saber como medir seu sucesso como um CEO, evitar as armadilhas que são exclusivas para o trabalho do CEO, e conduzir-se a permanecer sóbrio e hábil ao longo do tempo.
Qual é a descrição do trabalho de um CEO?
Admita. Todos nós sentimos um toque de admiração quando alguém tem: o título de CEO. O poder, o salário e a chance de ser o chefe máximo (o pic… das galáxias), é digno de temor!
Pena que poucos CEOs são bons no que fazem. Na verdade, apenas 1 em 20 estão no top 5% profissionais da Forbes. Muitos não sabem o que seu trabalho deve ser, e poucos deles podem desempenhá-lo bem. O trabalho é simples – muito simples. Mas não é nada fácil.
Características de um CEO
- Resiliência: assumir riscos é algo natural quando tentamos algo novo, porém com altas chances de falhas é fundamental manter-se aberto, aprender com seus erros e extrair o melhor das ocasiões imprevistas, transformando-as em resultados positivos;
- Curiosidade: é de fundamental importância ser curioso em buscar aprendizado sobre as coisas que não são de seu domínio;
- Otimismo: fator de extrema importância para motivar as equipes, porém é importante “manter os pés no chão”, ou seja, manter o foco no que é realmente possível de ser feito.
- Organização: elencada pelos especialistas como uma das prioridades cruciais para uma liderança de sucesso;
- Comunicação: saber transmitir informações, ordens e direções em uma linguagem neutra, sem causar atritos desnecessários são características de pessoas que ocupam esse cargo.
- E por fim, ser apaixonado pelo negócio e ser ousado.
Aproveite para se inspirar e confira nosso e-book sobre 6 personalidades de sucesso em negócios.
Qual é o trabalho de um CEO?
Mais do que com qualquer outro trabalho, as responsabilidades de um CEO divergem dos deveres e das avaliações.
Responsabilidades de um CEO: tudo, especialmente em uma startup. O CEO é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da empresa. Operações, marketing, estratégia, financiamento, criação de cultura empresarial, recursos humanos, contratação, demissão, cumprimento de regulamentos de segurança, vendas, relações públicas, etc. Ser responsável significa que o CEO é o responsável pelo sucesso dos esforços da empresa, por meio do conselho. Mas é claro, o CEO não faz realmente todo esse trabalho.
Os deveres do CEO são o que ele realmente faz, as responsabilidades que ela não delega. Algumas coisas não podem ser delegadas estão em:
- Criando cultura,
- Modelando valores,
- Construindo a equipe de gerência sênior,
- Financiando e road shows,
- Aprovação final de como dinheiro é gasto,
Muitos CEOs de start-ups, pensam que a angariação de fundos é o seu dever mais importante. Discordo. A angariação de fundos é necessária, mas a contribuição dos CEOs está na construção de um negócio soberbo com o dinheiro arrecadado.
Como o CEO ajusta a estratégia e o direcionamento?
Qual é o principal dever do CEO?
Definição de estratégia e direção. A equipe de gerenciamento sênior pode ajudar a desenvolver a estratégia. Os investidores podem aprovar um plano de negócios. A Diretoria pode aprovar, aconselhar ou solicitar ao Diretor-Presidente que revise uma estratégia de negócios. Mas no final do dia, é o CEO que finalmente define a direção:
- Em quais mercados a empresa entrará?
- Contra qual concorrente?
- Quais serão as linhas de produtos da empresa?
- Como a empresa se diferenciará?
- Será de baixo custo?
- Elevado serviço?
- Locais convenientes?
- Financiamento flexível?
- Toque alto?
- Massa produzida?
O CEO decide, define orçamentos, forma parcerias, vende linhas de produtos incompatíveis, faz aquisições e contrata uma equipe para orientar a empresa de acordo.
Como o CEO define a cultura, valores e comportamento da empresa?
O segundo dever do CEO é construir a cultura. O trabalho é feito por meio das pessoas, e as pessoas são profundamente afetadas pela cultura. Um lugar ruim para trabalhar pode afastar os artistas de alto desempenho. Afinal, eles têm uma lista de lugares para trabalhar. E um ótimo lugar para trabalhar pode atrair e reter os melhores.
A cultura é construída de dezenas de maneiras, e o CEO define o tom. Cada ação – ou inação – envia mensagens culturais. A roupa emite sinais sobre como o local de trabalho é formal. Para quem ele fala dão sinais sobre o que é e não é importante. Como ele trata os erros (feedback ou falha?) Envia sinais sobre a tomada de risco. Quem ele repreende, o que ela tolera, e o que recompensa, formam a cultura.
Isso não pode ser enfatizado o suficiente! As pessoas imitam o comportamento de um CEO ao decidir como agir. O livro Pre-Persuasão de Robert Cialdini, documenta em detalhes as maneiras em que, por exemplo, um CEO desonesto faz com que os funcionários se sintam como se pudessem cortar caminhos, roubar da empresa e geralmente se comportam de acordo com esses mesmos padrões.
Uma equipe de projeto trabalhou nos fins de semana lançando um site multimídia em um prazo apertado. Seu CEO estava de férias quando o site foi lançado. Ela não ligou para parabenizar a equipe. Para ele, era uma questão de manter sua vida pessoal sagrada. Para a equipe, era uma mensagem de que sua vida pessoal era mais importante do que os fins de semana e noites que eles tinham trocado para cumprir o prazo. Da próxima vez, eles podem não trabalhar tão duro. A emoção e o efeito sobre a cultura eram reais, mesmo que não fosse o que o CEO pretendia. Os parabéns do CEO em um trabalho bem feito podem motivar uma equipe como nada mais. Já o silêncio, pode desmotivar tão rapidamente.
Se a visão é onde a empresa está indo, os valores contam como a empresa chega lá. Os valores descrevem um comportamento aceitável. O CEO transmite valores por meio de ações e reações a outros. Atrasar um cronograma de embarque para atender aos níveis de qualidade envia uma mensagem de valorização da qualidade. Não celebrar uma recuperação heróica de uma equipe quando eles poderiam ter evitado um problema completamente, envia uma mensagem sobre prevenção versus controle de danos. As pessoas tomam suas sugestões sobre valores interpessoais – confiança, honestidade, abertura – das ações do CEO.
Como o CEO forma e lidera a equipe executiva sênior?
Construir a equipe é o dever do CEO. O CEO contrata, incendeia e lidera a equipe de gerenciamento sênior. Eles, por sua vez, contratam, demitem e lideram o resto da organização.
O CEO deve ser capaz de contratar e motivar. Ele deve resolver as diferenças entre os membros da equipe sênior, e mantê-los trabalhando juntos em uma direção comum. Ele define a direção, comunica a estratégia e a visão de onde a empresa está indo. A estratégia define a direção para a equipe sênior, que por sua vez a define para o resto da empresa. Com a direção clara que todo mundo entende, a equipe pode se reunir e fazê-la acontecer.
Não subestime o poder de definir a direção. Em 1991, na nova orientação de funcionários do Intuit, o CEO Scott Cook apresentou sua visão de Intuit como o centro de finanças pessoais computadorizadas. A Intuit tinha apenas 120 funcionários e um produto. Dez anos depois, é uma empresa de bilhões de dólares com milhares de funcionários e dezenas de produtos. Em todo o mundo, é o vencedor em finanças pessoais. O sucesso é devido a cada empregado da Intuit que sabe e que compartilha da visão e da estratégia da companhia.
Como o CEO aloca o capital para as prioridades da empresa?
A alocação de capital é o dever 4 do CEO. O CEO define orçamentos dentro da empresa. Ele financia projetos que apoiam a estratégia e reduz projetos que perdem dinheiro ou não suportam a estratégia. Ele considera cuidadosamente os principais gastos da empresa e gerencia o capital da empresa. Se a empresa não pode usar cada real levantado de investidores para produzir pelo menos um real de valor do acionista, ele decide quando devolver o dinheiro para os investidores. Alguns CEOs não se consideram pessoas financeiras, mas no final do dia, são suas decisões que determinam o destino financeiro da empresa.