Como ter um bom ambiente de trabalho? Veja aqui
Blog

21 de setembro de 2015

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Como ter um bom ambiente de trabalho? Veja aqui

O que é um bom ambiente de trabalho?


Valores positivos


Uma declaração de missão positiva descreve os objetivos e o comportamento que exemplificam o maior compromisso de qualidade e serviço mútuo, a empresa, clientes e acionistas. É fundamental para um bom ambiente de trabalho. A empresa se propõe a alcançar seus objetivos de maneira ética e honesta com um sentido elevado de propósito para melhorar o planeta e a humanidade.



Atmosfera Relaxada e Produtiva


As pessoas gostam de vir a trabalhar e se sentem apreciadas, reconhecidas e recompensadas. Sinais de medo, dominação, bullying, assédio sexual e intimidação estão ausentes. Criatividade, produtividade e pensamento fora da caixa florescem.



Compromisso com a Excelência


Os funcionários dão 200 por cento. Eles se esforçam para ser o melhor e para oferecer produtos e serviços de alta qualidade. Eles assumem a responsabilidade por suas ações e decisões.



Comunicação aberta e honesta


Todo mundo se comunica de forma clara, mantendo as dificuldades de forma positiva. Eles não jogam jogos de vingança desagradáveis quando recebem comentários difíceis. Em vez disso, eles veem o feedback como uma oportunidade de crescimento.



Cooperação, Apoio e Empoderamento


As atitudes de "fazer-fazer, ultrapassar e ganhar-ganhar" são evidentes. Os funcionários têm um senso de camaradagem, cooperação e capacitação. Existe uma competição saudável sem uma vingança voraz e malévola.



Senso de Humor


Os funcionários mantêm as coisas em perspectiva, se divertem e riem. O riso gera endorfinas, nossos antidepressivos naturais.



Compaixão, respeito e compreensão


A bondade e a compreensão prevalecem quando os funcionários enfrentam desafios como acidentes, doenças, tragédias pessoais e desastres naturais. As pessoas geralmente irão demais para os outros quando forem bem tratados e com compreensão, compaixão e respeito.



Flexibilidade


A empresa e seus funcionários adotam mudanças, acomodam novas tendências e tecnologia e incorporam novas habilidades. Eles sabem se não, o negócio acabará por um dinossauro. Como diz o ditado, "A mudança é a única constante".



Reforço positivo


As pessoas precisam de reconhecimento, apreciação e gratidão para serem motivadas. Elogios, recompensas, bônus, aumentos, promoções e certificados de conquista genuínos são o óleo na maquinaria. A empresa agradece funcionários regularmente dessas maneiras.



Como criar um bom ambiente de trabalho?


É muito difícil ser considerado um ótimo lugar para trabalhar. Muitas empresas estão procurando coisas novas que podem fazer para melhorar seu escritório. Hoje em dia, tanto os consumidores como os candidatos a emprego estão à procura de empresas que façam o que é certo.


Estudos recentes realizados pela Nielsen, provam que a maioria dos consumidores estará disposta a pagar um extra por ter produtos sustentáveis de empresas que tenham uma boa missão e finalidade. Eles também descobriram que a maioria dos candidatos a emprego prefere trabalhar para uma empresa com boas práticas, também. Basicamente, pessoas de todas as idades querem comprar produtos que tenham bons valores fundamentais.



Os candidatos à emprego buscam um bom ambiente de trabalho?


Os candidatos a emprego também trabalhariam para as mesmas empresas que fazem o que podem para melhorar o trabalho do empregado e do mundo. Se uma empresa tem uma base sólida e eles são bons no seu núcleo, eles vão atrair funcionários que seguirão a liderança e serão motivados a continuar melhorando.


Se uma organização está fazendo o que é certo, eles têm a capacidade de aumentar a fidelidade de seus clientes e ter seus funcionários ficando apaixonados pela visão da empresa. Criar uma boa atmosfera de trabalho terá de ser feito de forma orgânica através dos pensamentos e insumos dos funcionários.


Às vezes, receber feedback dos funcionários pode parecer tabu, e a maioria das pessoas está relutante em dar conselhos a alguém que considere um superior. Felizmente, houve avanços recentes na tecnologia de RH que fornecem aos gerentes dados para melhorar a qualidade de vida no trabalho.



Qual o papel da pesquisa no bom ambiente de trabalho?


Sendo assim, há muita ênfase em coisas como o engajamento e a felicidade dos funcionários. Os gerentes agora estão buscando mais dados para fazer com seus funcionários.


O uso de plataformas que fornecem pesquisas de envolvimento de funcionários ajudará o gerente a obter feedback acionável, e é um passo na direção certa que permitirá que uma empresa obtenha as opiniões dos funcionários e crie uma atmosfera excelente.


Para resumir, uma empresa pode criar uma ótima atmosfera ao ouvir seus funcionários. Melhorará os funcionários como indivíduos, e a melhoria coletiva permitirá que eles sejam empregados que farão o seu melhor para obter e manter clientes.



Ênfase na saúde, família e meio ambiente


A empresa oferece um seguro de saúde abrangente, com programas de perda de peso, cessação do tabagismo e abuso de substâncias. A cafeteria corporativa apresenta um menu com baixo teor de gordura, e a academia da empresa é equipada com equipamentos de exercícios. A empresa oferece reembolso para assistência à infância e/ou assistência à infância no local. O próprio escritório possui iluminação natural e recesso com lâmpadas incandescentes em vez de halogênio ou fluorescente. A organização é consciente do meio ambiente, incentivando a energia solar e a reciclagem.


Hoje, falaremos sobre as empresas que transformam o local de trabalho em um ótimo ambiente. Vamos falar sobre os oito aspectos deste bom ambiente de trabalho.




  1. Propósito claro, constante e enobrecedor afetando o bom ambiente de trabalho

    1. Os indivíduos e grupos na organização trabalham, de forma cooperativa, para alcançar metas comuns e enobrecedoras

    2. As medidas básicas de sucesso como satisfação do cliente



  2. Oportunidade para aprender e crescer

    1. A aprendizagem é uma expectativa articulada e é parte do bom ambiente de trabalho

    2. A aprendizagem de toda a vida é modelada pelo líderes que ocupam cargos elevados e promovida por meio da força de trabalho

    3. Há tempo e dinheiro disponíveis para sustentar a aprendizagem



  3. O bom ambiente de trabalho se pauta em melhoria contínua de métodos e processos

    1. Quando as coisas dão errado, trabalhamos conjuntamente para encontrar pontos de inadequação sistêmicos ou soluções sistêmicas

    2. Por meio da organização aprendemos a dominar a metodologia da melhoria

    3. Profissionais com Green Belt ou Black Belt podem contribuir para gerar a melhoria e alcançar um bom ambiente de trabalho.



  4. Respeito mútuo e confiança

    1. As pessoas na organização são levadas em consideração e tratadas como iguais: adultos em quem se pode confiar, cada um deles com experiências, habilidades e outros recursos singulares

    2. As pessoas são tratadas respeitosamente: são notadas, cumprimentadas, ouvidas e convidadas a participar, gerando um bom ambiente de trabalho

    3. Não há slogans de tom humanístico, vazios, mas verdadeira preocupação com as pessoas. As pessoas são valorizadas como seres humanos, não como bens ou funcionários



  5. Comunicação frequente e acesso à informação

    1. A organização deixa a comunicação fluir

    2. Fala-se verdade para as pessoas e se mantêm pontos de acesso para que elas façam perguntas, verifiquem boatos e para que fiquem a par das informações a partir de fontes confiáveis

    3. A comunicação é realizada por vários meios: eletrônicos, impressos e boca a boca

    4. Os comunicados não são embrulhados como mensagens cuidadosamente elaboradas por “enroladores”



  6. Senso de comunidade no bom ambiente de trabalho

    1. A experiência das pessoas da organização é uma experiência de comunidade. A organização é um lugar onde as pessoas são reconhecidas, e onde elas se preocupam umas com as outras

    2. Como em qualquer comunidade, as pessoas mantêm sua individualidade e senso de limites e necessidades pessoais: nada de alegria forçada, aperto de mão obrigatório e ritual ou testas franzidas para quem não quer jogar boliche com o grupo. Ao contrário, há uma escolha individual em um ambiente que dá força e apoio

    3. A comunidade é menos uma questão de grandes e planejados eventos e mais uma questão de tratar as pessoas bem no dia-a-dia

    4. A comunidade é um reflexo dos valores vivenciados e promovidos pelas pessoas no topo da organização



  7. Participação de todos para o bom ambiente de trabalho

    1. Valor da participação específica. Quando se permite que as pessoas participem da tomada de decisão, geralmente:

      1. A decisão será melhor

      2. Haverá menos resistência à mudança proposta

      3. As pessoas que implementam a mudança estarão mais capacitadas a leva-la adiante



    2. Valor da participação em geral. Quando não se permite que as pessoas participem, elas se magoam. Em outras palavras, a mágoa dessas pessoas ocorre, invariavelmente, por serem excluídas do processo de participação. Estamos vivendo em um mundo de mágoa, um clima de negócios em que as pessoas tem sido magoadas por decisões tomada sem o seu envolvimento. A importância do envolvimento se aplica ao trabalho, às comunidades e às nações.

    3. Expectativas claras e participação

      1. Identificar o problema, questão, necessidade ou oportunidade

      2. Examinar a situação para determinar os vários fatores e causas no trabalho

      3. Identificar a meta ou propósito do esforço: o que estamos tentando realizar?

      4. Identificar os indicadores de progresso, sucesso ou realização: como saberemos se nosso esforço está contribuindo de forma positiva?

      5. Projetar o processo ou método pelo qual o problema, questão, necessidade ou oportunidade será abordada

      6. Planejar o esforço

        1. Implementar o esforço

        2. Monitorar o esforço (estudo do ciclo PDSA)

        3. Fazer ajustes baseados no que foi aprendido na fase do estudo

        4. Normalizar ou institucionalizar a nova forma









  1. Ter o líder que cura

    1. Ele fala a verdade

    2. Pode-se contar com ele no que diz respeito ao cuidado com seus colaboradores

    3. Pode-se contar no que diz respeito à competência no trabalho

    4. Ouve as histórias das pessoas

    5. Envolve-se com ações que o aproximam das pessoas

    6. Busca causas sistêmicas para os problemas, não culpados

    7. Lidera a melhoria contínua: mantém as coisas caminhando para melhor

    8. Mantém todos focalizados no propósito firme e engrandecedor de atender o cliente externo

    9. Promove a participação e é claro sobre que tipo de participação é necessária e esperada em uma dada questão




Depois de conhecer a empresa que enlouquece e a empresa que cura, qual você prefere? Se respondeu a segunda (espero), peço que a cada dia que chegar no seu trabalho, busca torna-lo melhor. Eu sei, todo dia é um mar de reclamação e maledicências... Não é fácil viver num ambiente complicado e transformá-lo é mais difícil ainda. Vale a pena. Pedi a minha equipe que cada vez que eles vierem reclamar sobre alguma coisa, que tragam junto uma proposta para melhorar. O sistema deu pau? Dá pau sempre? Ótimo. Como podemos eliminar a causa raiz deste sistema complicado? É assim que a gente constrói este ambiente que cura. Juntos vamos longe... lembrem-se disto.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.