Uma declaração de missão positiva descreve os objetivos e o comportamento que exemplificam o maior compromisso de qualidade e serviço mútuo, a empresa, clientes e acionistas. É fundamental para um bom ambiente de trabalho. A empresa se propõe a alcançar seus objetivos de maneira ética e honesta com um sentido elevado de propósito para melhorar o planeta e a humanidade.
As pessoas gostam de vir a trabalhar e se sentem apreciadas, reconhecidas e recompensadas. Sinais de medo, dominação, bullying, assédio sexual e intimidação estão ausentes. Criatividade, produtividade e pensamento fora da caixa florescem.
Os funcionários dão 200 por cento. Eles se esforçam para ser o melhor e para oferecer produtos e serviços de alta qualidade. Eles assumem a responsabilidade por suas ações e decisões.
Todo mundo se comunica de forma clara, mantendo as dificuldades de forma positiva. Eles não jogam jogos de vingança desagradáveis quando recebem comentários difíceis. Em vez disso, eles veem o feedback como uma oportunidade de crescimento.
As atitudes de “fazer-fazer, ultrapassar e ganhar-ganhar” são evidentes. Os funcionários têm um senso de camaradagem, cooperação e capacitação. Existe uma competição saudável sem uma vingança voraz e malévola.
Os funcionários mantêm as coisas em perspectiva, se divertem e riem. O riso gera endorfinas, nossos antidepressivos naturais.
A bondade e a compreensão prevalecem quando os funcionários enfrentam desafios como acidentes, doenças, tragédias pessoais e desastres naturais. As pessoas geralmente irão demais para os outros quando forem bem tratados e com compreensão, compaixão e respeito.
A empresa e seus funcionários adotam mudanças, acomodam novas tendências e tecnologia e incorporam novas habilidades. Eles sabem se não, o negócio acabará por um dinossauro. Como diz o ditado, “A mudança é a única constante”.
As pessoas precisam de reconhecimento, apreciação e gratidão para serem motivadas. Elogios, recompensas, bônus, aumentos, promoções e certificados de conquista genuínos são o óleo na maquinaria. A empresa agradece funcionários regularmente dessas maneiras.
É muito difícil ser considerado um ótimo lugar para trabalhar. Muitas empresas estão procurando coisas novas que podem fazer para melhorar seu escritório. Hoje em dia, tanto os consumidores como os candidatos a emprego estão à procura de empresas que façam o que é certo.
Estudos recentes realizados pela Nielsen, provam que a maioria dos consumidores estará disposta a pagar um extra por ter produtos sustentáveis de empresas que tenham uma boa missão e finalidade. Eles também descobriram que a maioria dos candidatos a emprego prefere trabalhar para uma empresa com boas práticas, também. Basicamente, pessoas de todas as idades querem comprar produtos que tenham bons valores fundamentais.
Os candidatos a emprego também trabalhariam para as mesmas empresas que fazem o que podem para melhorar o trabalho do empregado e do mundo. Se uma empresa tem uma base sólida e eles são bons no seu núcleo, eles vão atrair funcionários que seguirão a liderança e serão motivados a continuar melhorando.
Se uma organização está fazendo o que é certo, eles têm a capacidade de aumentar a fidelidade de seus clientes e ter seus funcionários ficando apaixonados pela visão da empresa. Criar uma boa atmosfera de trabalho terá de ser feito de forma orgânica através dos pensamentos e insumos dos funcionários.
Às vezes, receber feedback dos funcionários pode parecer tabu, e a maioria das pessoas está relutante em dar conselhos a alguém que considere um superior. Felizmente, houve avanços recentes na tecnologia de RH que fornecem aos gerentes dados para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Sendo assim, há muita ênfase em coisas como o engajamento e a felicidade dos funcionários. Os gerentes agora estão buscando mais dados para fazer com seus funcionários.
O uso de plataformas que fornecem pesquisas de envolvimento de funcionários ajudará o gerente a obter feedback acionável, e é um passo na direção certa que permitirá que uma empresa obtenha as opiniões dos funcionários e crie uma atmosfera excelente.
Para resumir, uma empresa pode criar uma ótima atmosfera ao ouvir seus funcionários. Melhorará os funcionários como indivíduos, e a melhoria coletiva permitirá que eles sejam empregados que farão o seu melhor para obter e manter clientes.
A empresa oferece um seguro de saúde abrangente, com programas de perda de peso, cessação do tabagismo e abuso de substâncias. A cafeteria corporativa apresenta um menu com baixo teor de gordura, e a academia da empresa é equipada com equipamentos de exercícios. A empresa oferece reembolso para assistência à infância e/ou assistência à infância no local. O próprio escritório possui iluminação natural e recesso com lâmpadas incandescentes em vez de halogênio ou fluorescente. A organização é consciente do meio ambiente, incentivando a energia solar e a reciclagem.
Hoje, falaremos sobre as empresas que transformam o local de trabalho em um ótimo ambiente. Vamos falar sobre os oito aspectos deste bom ambiente de trabalho.
Depois de conhecer a empresa que enlouquece e a empresa que cura, qual você prefere? Se respondeu a segunda (espero), peço que a cada dia que chegar no seu trabalho, busca torna-lo melhor. Eu sei, todo dia é um mar de reclamação e maledicências… Não é fácil viver num ambiente complicado e transformá-lo é mais difícil ainda. Vale a pena. Pedi a minha equipe que cada vez que eles vierem reclamar sobre alguma coisa, que tragam junto uma proposta para melhorar. O sistema deu pau? Dá pau sempre? Ótimo. Como podemos eliminar a causa raiz deste sistema complicado? É assim que a gente constrói este ambiente que cura. Juntos vamos longe… lembrem-se disto.
Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.
Deixe um comentário