Comunicação Assertiva: a arte de dizer o que se quer dizer

25 de janeiro de 2020
Última modificação: 21 de julho de 2021

Autor: Paula Louzada
Categorias: Blog, Carreira

Você sabe o que é Comunicação Assertiva?

Entre as principais habilidades de um profissional de sucesso encontra-se a comunicação assertiva. Em resumo,  a comunicação assertiva é uma forma clara e direta de se transmitir uma mensagem ou informação, ou seja, consiste em uma comunicação baseada no equilíbrio. O profissional que é bom comunicador se diferencia no mercado justamente por ter maior aptidão na maneira como transmite informações. Além disso, outras características como um bom relacionamento interpessoal, inteligência emocional, justiça e empatia fazem parte das competências de um bom comunicador. Por isso, cada vez mais esse tipo de comunicação é requerido pelas empresas, assim, neste artigo você vai aprender o que é a comunicação assertiva, sua importância e como se desenvolver nesse aspecto da sua carreira.

O que é assertividade?

Identificar um comportamento genuinamente assertivo não é fácil. Essa dificuldade concentra-se em uma linha tênue entre assertividade e agressão. Logo, é útil distingui-los para melhor entender o que é assertividade.

  • A assertividade é um comportamento que baseia-se no equilíbrio. Logo, envolve ser honesto com relação aos seus desejos e necessidades, porém, também considera direitos, necessidades e desejos das outras pessoas. Trabalhar sua assertividade te torna mais autoconfiante além de lhe conferir firmeza para demonstrar seu ponto de vista com maior firmeza, justiça e, principalmente, empatia.
  • O comportamento agressivo é baseado na vitória. Ou seja, você foca naquilo que é de seu interesse particular, desconsiderando todos os direitos, necessidades, sentimentos ou desejos de outras pessoas. Logo, partimos para uma lógica muito mais egoísta.

Ok, mas do que trata a comunicação assertiva?

O que é a comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é, portanto, uma comunicação direta ao ponto. É uma habilidade que é essencial e consiste na capacidade de se expressar de maneira eficaz. Trata-se, em outras palavras, de defender o seu ponto de vista sem nunca desrespeitar os direitos e crenças alheios.

Saber fazer uso da comunicação assertiva é fundamental e também pode ajudar a aumentar a autoestima e conquistar o respeito dos outros. Assim, pode ajudar no gerenciamento do estresse, principalmente para alguém que tenha dificuldade em dizer não.

Algumas pessoas parecem ser naturalmente assertivas. Mas essa é uma habilidade que pode ser conquistada.

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Por que a comunicação assertiva faz sentido?

Como a assertividade se baseia no respeito mútuo, consiste em um estilo de comunicação eficaz e diplomático. Ser assertivo mostra respeito e disposição para defender interesses e expressar pensamentos e sentimentos. Também demonstra consciência quanto aos direitos alheios e esforços para trabalhar na resolução de conflitos.

Obviamente, não é apenas o que você diz – a mensagem – que importa, mas também como diz. A comunicação assertiva é direta e respeitosa. Ser assertivo oferece a melhor chance de entregar sua mensagem com sucesso. Se você se comunicar de uma maneira muito passiva ou agressiva, sua mensagem poderá se perder, porque as pessoas estão ocupadas demais reagindo à sua entrega.

Comportamento assertivo vs. passivo

O estilo passivo caracteriza alguém como excessivamente tímido ou descontraído. São as pessoas que geralmente dizem coisas como “Eu irei apenas com o que o grupo decidir”; que, resumidamente, tendem a evitar conflitos a qualquer custo. Mas por que isso é um problema? Basicamente porque a mensagem que você está enviando cria um canal que seus pensamentos e sentimentos não são tão importantes quanto os de outras pessoas. Em essência, quando se é muito passivo, concede aos outros a licença para desconsiderar seus desejos e necessidades. Associa-se também com a dificuldade de ser dizer não.

O conflito interno que pode ser criado pelo comportamento passivo pode levar a:

  • Estresse;
  • Ressentimento;
  • Raiva fervente;
  • Sentimentos de vitimização;
  • Desejo de vingança.

Comportamento assertivo vs. agressivo

Agora considere o outro lado. Alguém de comportamento agressivo pode parecer um valentão que desconsidera as necessidades, sentimentos e opiniões dos outros. Parecer honesto ou superior. Pessoas muito agressivas podem até humilhar e intimidar outras pessoas, inclusive fisicamente.

Pode-se pensar que ser agressivo faz com que você consiga o que queira. No entanto, tem um custo. A agressão prejudica a confiança e o respeito mútuo, podendo causar ressentimento.

Comportamento assertivo vs. passivo-agressivo

Agora considere o comportamento passivo-agressivo. Comunicar-se de maneira passivo-agressiva pode dizer sim quando se quer dizer não. Caracteriza-se por sarcasmo e o hábito de reclamar de outras pessoas pelas costas. Em vez de enfrentar um problema diretamente, acaba optando por demonstrar por meio de ações ou atitudes negativa. É uma característica que pode desenvolver-se devido à dificuldade de ser direto sobre necessidades e sentimentos.

Quais são as desvantagens de um estilo de comunicação passivo-agressivo? Com o tempo, o comportamento passivo-agressivo prejudica os relacionamentos, afetando o respeito mútuo e dificultando a consecução de objetivos e necessidades.

Os benefícios de colocar a Comunicação Assertiva em prática

Ser assertivo é geralmente visto como o estilo de comunicação mais saudável, já que oferece diversos benefícios: ajuda a impedir que os outros passem por cima de você e te ensina a se defender.

Comportar-se assertivamente pode ajudar a:

  • Ganhar autoconfiança e autoestima;
  • Entender e reconhecer os próprios sentimentos;
  • Ganhar respeito dos outros;
  • Melhorar a comunicação;
  • Criar situações em que os dois lados envolvidos ganham;
  • Melhorar as habilidades de tomada de decisão;
  • Criar relacionamentos honestos;
  • Obter mais satisfação no trabalho.

Aprender a ser mais assertivo, dessa forma, ajuda a expressar sentimentos efetivamente ao se comunicar com outras pessoas sobre problemas.

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Como resolver conflitos do jeito certo?

O conflito faz parte de nossa vida cotidiana, o que dificulta evitá-lo. Embora nem sempre possamos controlar nossa exposição a conflitos na vida pessoal e profissional, podemos abordar o gerenciamento de conflitos de uma maneira que faça a diferença entre um resultado positivo e um negativo.

O conflito geralmente surge como resultado de diferentes necessidades, opiniões, objetivos e prioridades e pode causar falhas de comunicação. Sem uma abordagem sólida para a resolução de conflitos, os funcionários em conflito podem ficar menos inclinados a trabalhar juntos e ser colaborativos. As pessoas podem adotar diferentes abordagens para lidar com alguma situação desafiadora, mas nem todo conjunto de comportamentos será eficaz a longo prazo.

No local de trabalho preste atenção. O conflito entre funcionários pode gerar um ambiente hostil e dificultar a comunicação e a colaboração. Além disso, pode também afetar a reputação do líder. Após entender como gerenciar habilmente um conflito, você pode negar seus efeitos negativos e até fazê-lo funcionar em seu proveito.

A importância da Comunicação Assertiva no trabalho

Ser assertivo no local de trabalho é um conceito frequentemente incompreendido, pois muitos de nós confundimos assertividade com ser agressivo e dominador. Todo mundo quer se sentir reconhecido e capacitado, mas pesquisas afirmam que a maioria das pessoas se sente impotente e subjugada. Isso ocorre porque são incapazes de se expressar com clareza e confiança, o que piora à medida que você sobe na hierarquia sem ter encontrado soluções no início da carreira.

Como desenvolver uma comunicação assertiva?

As pessoas desenvolvem diferentes estilos de comunicação com base em suas experiências de vida e tendem a manter o mesmo ao longo do tempo. No entanto, havendo necessidade de mudar o estilo de comunicação, é inteiramente possível aprender a se comunicar de maneiras mais saudáveis ​​e eficazes, assim você irá melhor se relacionar com os outros.

Aqui estão algumas dicas que contribuem para uma maior assertividade:

  • Avalie seu estilo

Você expressa suas opiniões ou permanece em silêncio? Aceita fazer trabalhos adicionais, mesmo quando já está cheio de afazeres? É rápido em julgar ou culpar? As pessoas parecem temer falar com você? Em primeiro lugar, entenda seu estilo antes de começar a fazer alterações.

  • Use frases com “eu”

O uso de declarações com “eu” permite que outras pessoas saibam o que você está pensando ou sentindo sem parecer acusador. Por exemplo, diga “eu discordo” e não “você está errado”. Se você tiver uma solicitação, diga “Gostaria que você ajudasse com isso” em vez de “Você precisa fazer isso”. Mantenha seus pedidos simples e específicos.

  • Pratique dizer “não”

Se você tiver dificuldade em recusar solicitações, tente dizer: “Não, não posso fazer isso agora”. Não hesite – seja direto. Se uma explicação for apropriada, seja breve.

  • Ensaie o que você quer dizer

Se for difícil dizer o que você quer ou pensa, pratique os cenários típicos que encontrar. Diga o que você quer dizer em voz alta, porém acerte o seu tom de voz para expor suas ideias. Também pode ser útil escrevê-lo primeiro, para que você possa praticar com um script. Considere encenar com um amigo ou colegas de trabalho e peça um feedback direto.

  • Aproveite a linguagem corporal

Comunicação não é apenas verbal. Seja confiante, mesmo que não esteja sentindo. Mantenha uma postura ereta, mas incline-se um pouco para a frente. Faça contato visual regular. Mantenha uma expressão facial neutra ou positiva. Não cruze os braços ou as pernas. Pratique linguagem corporal assertiva na frente de um espelho ou com seus colegas de trabalho.

  • Mantenha as emoções sob controle

Conflito é difícil para a maioria das pessoas. Talvez você fique com raiva ou frustrado, ou talvez sinta vontade de chorar. Embora esses sentimentos sejam normais, eles podem atrapalhar a solução de conflitos. Assim, se você se sentir muito emocional entrando em uma situação, aguarde um pouco, se possível. Depois, mantenha a calma. Respire devagar e mantenha a voz firme.

  • Tenha calma! Comece aos poucos

Inicialmente, pratique suas novas habilidades em situações de baixo risco. Por exemplo, exercite sua assertividade com um parceiro ou amigo antes de enfrentar uma situação difícil no trabalho. A partir disso, avalie a si mesmo e ajuste sua abordagem conforme necessário.

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