Lean seis sigma na prática
Seis Sigma

11 de novembro de 2016

Última atualização: 27 de fevereiro de 2023

Certificação Seis Sigma: como funciona isto na vida real?

Certificação Seis Sigma vale a pena?

É comum chegar em nossa caixa de mensagens, várias mensagens com perguntas e dúvidas sobre a Certificação Seis Sigma. Como não consigo encontrar tempo para responder cada e-mail com a quantidade de detalhes que eles merecem, resolvi redigir um artigo para responder à estas questões.

Minha empresa pode Certificar-se Seis Sigma: Yellow / Green/ Black/ Master Black Belts?

Certificação Seis Sigma é um conceito engraçado. Todos querem certificar-se, mas poucos entende a fundo o que isto significa para a indústria e como isto irá potencializar seu currículo para seus próximos passos na carreira.

Não há uma única ementa ou corpo de conhecimento para a Certificação Seis Sigma. Devido a isto, você encontrará diversas opções no mercado, indo desde empresas de consultoria, escolas, universidades até a grandes empresas com programas próprios, como Motorola, Allied Signal, GE e muitas outras. Cada uma destas tem diferentes critérios para certificação. Então, a resposta para a pergunta acima é sim. Você pode certificar-se em qualquer lugar que você pense ser apropriado. Este local, irá fornecer o conhecimento, lhe aplicará um teste e caso passe, fornecerá um certificado.

 Qual é o verdadeiro valor de todas estas certificações?

A questão que deveria ser respondida, em minha percepção, não deveria ser “Eu posso me certificar Green Belt ou Black Belt em qualquer lugar? ”. Para mim, a questão é: “Qual é o verdadeiro valor de todas estas certificações? ”.

  • Qual é o valor do conteúdo ensinado?
  • Como este conteúdo é ensinado?
  • O conteúdo cobre os aspectos pertinentes sobre Qualidade e Gestão que um agente de mudanças deveria dominar?
  • Além de ser ensinado, o conteúdo também será colocado em prática e utilizado com sucesso?
  • O conhecimento dos indivíduos é testado em níveis aceitáveis?
  • Você conseguirá sair de lá definindo, medindo, analisando, melhorando e controlando com mais sucesso os processos da sua organização?

Qual é o valor da certificação?

Um gerente de qualidade entrevistando um candidato Black Belt ou Master Black Belt vai perguntar como ele facilitou uma reunião de uma equipe difícil, irá pedir que ele explique o que é um valor Z, e pedirá para ele diferenciar e explicar o p-valor associados a um projeto recente. Esse é o verdadeiro teste do nível de conhecimento do Seis Sigma de uma pessoa para a organização.

Não seria bom se todos fossem valorizados pelas contribuições que fizeram ou farão para o negócio? Mas o fato é que “marcas” são importantes para as pessoas – e foi por isso que a questão de certificação surgiu, lá atrás. Uma vez que não existem empresas independentes que determinem o "valor" da certificação das muitas fontes disponíveis, como é o caso das escolas de MBA, a questão torna-se mais difícil de responder. Na minha opinião, quanto mais perto a escola que você escolher estiver da instrução rigorosa, melhor preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho você estará. É por isto que a FM2S exige que seus professores de Six Sigma tenham doutoramento na área. Para garantir o corpo de conhecimento que você merece.

Há consultores com forte formação técnica no assunto (doutorado) e com experiência como gestor desta área em grandes empresas. Você preferiria que um desses consultores ajudasse você a certificar sua organização, ou alguém que leu 4 livros sobre o assunto e conhece os tópicos somente por eles? Ok, você me pegou. Eu simplifiquei demais o assunto e há sempre exceções à regra, mas eu acho que você entende meu ponto com respeito à instrução profissional.

Agora vamos olhar a aplicação rigorosa: Você se sentiria mais confortável com um candidato que melhorou e controlou um processo em uma grande empresa ou um que fez o mesmo em uma empresa de 1 milhão de reais de faturamento anual? Provavelmente na grande, porque você sabe que as grandes empresas têm mais rigor em torno de seus processos de aplicação e certificação, e falhas não são tão fáceis de varrer sob o tapete. Certo, antes que alguém possa ficar com ódio de mim, há exceções à regra e eu posso citar 5 exemplos que falharão meu teste. Afinal de contas, certificações de Consultorias e Escolas com professores doutores e que já foram gestores de grandes empresas são marcas diferentes e mais valiosas do que a empresa XYZ. Não me culpe, culpe as percepções da comunidade da Qualidade. Eu sou apenas o portador da notícia.

Quais os Materiais de Apoio para a Certificação Seis Sigma?

Resumindo: você pode certificar-se dentro da sua própria empresa, independentemente do tamanho ou de quem esteja fornecendo este treinamento? Sim, claro que você pode. Vale muito em sua empresa? Provavelmente, se a sua equipa de gestão valoriza e recompensa aqueles que atingem a certificação. Vale muito fora de sua empresa? Talvez sim, talvez não. Tudo depende de quão bem informado a pessoa é e como a marca da empresa é percebida pelo mercado. Nós criamos uma Certificação Lean Seis Sigma em parceria com a TetraPak Ponta Grossa que virou referência – A Certificação Samurais. Foi uma certificação cujo corpo de conhecimento disseminado e aplicado, por meio de projetos, não fica devendo nada para os temas Estatísticos tratados em um Mestrado Profissional na área. Porém, isto só foi possível pela alta qualidade da equipe participante e do grande empenho da empresa em melhor continuamente seus processos e qualidade.

Quais são os requisitos para uma empresa de consultoria para fornecer a certificação Six Sigma?

A resposta é nenhuma. Qualquer pessoa pode formar sua própria empresa de consultoria, desenvolver seus próprios materiais e começar a treinar e certificar outros. Não há nenhum organismo de certificação que cada consultor deve visitar para lhe ser concedido os direitos de certificação. Não é como ISO 9000 onde um certificador deve estar envolvido para fornecer a certificação da reunião de requisitos. É do cliente a responsabilidade de pesquisar a empresa que ele está contratando.

Este é um dos problemas do Seis Sigma, e também um de suas maiores qualidades. Você usa o Seis Sigma como sua empresa determina que é mais apropriado. Qual trabalho você precisa fazer para implementar com sucesso o Seis Sigma em sua empresa (note o sarcasmo)? Enquanto a metodologia Seis Sigma é para a maior parte padrão, a implantação Seis Sigma captura muitas pessoas desprevenidas; eles não estão acostumados com a falta de estrutura ou regras em torno da implantação dentro de sua empresa.

Cada empresa é diferente: estrutura, cultura, sistemas de recompensa e tamanho. Mas se você me perguntar, é a falta de estrutura que permite que cada empresa maximize o benefício de uma implantação personalizada. Em cada cliente que implantamos o Seis Sigma, o fizemos ligeiramente diferente. Não encontrarmos a mesma estrutura, cultura, bônus e tamanho em todos os clientes, é impossível. Por isto, tanto em nossas Certificações Green Belt e Black Belt como nos projetos de Certificações de In-Company, você encontrará as peculiaridades FM2S.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.