O que é liderança? Como aplicar esse conceito na sua vida?
Carreira

21 de abril de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é liderança? Como aplicar esse conceito na sua vida?

O que é liderança?


O que é liderança não tem nada a ver com a senioridade ou com a posição de alguém na hierarquia de uma empresa. Muitos falam sobre a liderança de uma empresa referindo-se aos altos executivos na organização. Mas devemos lembrar que eles são apenas isso, altos executivos. A liderança não acontece automaticamente quando você chega a um determinado grau de remuneração, apesar de esperar que quando alcança-lo, você tenha habilidade para liderar.


A liderança não tem nada a ver com os títulos. Semelhante ao ponto acima, só porque você tem um C na frente do cargo, isso não o torna automaticamente um "líder". Em todas as minhas palestras, saliento o fato de que você não precisa de um título para liderar. Na verdade, você pode ser um líder na igreja, no seu bairro ou em sua família, sem ter um título.


A liderança não tem nada a ver com atributos pessoais. Diga a palavra "líder" e a maioria das pessoas pensam logo num indivíduo carismático, dominador e capaz de influenciar a todos. Muitas vezes pensamos em ícones da história como o General Duke ou o Presidente Lincoln. Mas liderança não é um adjetivo. Não precisamos de traços carismáticos e extrovertidos para praticar a liderança. Ter carisma não é uma condição que implica em liderança.


Liderança não é gestão. Aposto que essa você não sabia, hein? Liderança e gestão não são sinônimos. Você tem 20 pessoas abaixo de você na hierarquia e é responsável pelo alcance de metas deles? Bom para você, espero que você seja um bom gerente. Para isso, a boa gestão é fundamental. Os gerentes precisam planejar, medir, monitorar, coordenar, resolver, contratar, disparar e tantas outras coisas. Normalmente, os gerentes gerenciam as coisas. Líderes lideram pessoas.



Mas então, o que é Liderança?


Vejamos como alguns dos mais conceituados pensadores de negócios da nossa época definem a liderança e vamos analisa-las juntos em busca de erros em suas definições.



Liderança é ter seguidores?



Peter Drucker: "A única definição de um líder é alguém que tem seguidores".



Este exemplo de tautologia é tão simplista que chega a ser perigoso. Um novo Capitão do Exército é colocado no comando de 200 soldados. Ele nunca sai de seu quarto, ou pronuncia uma palavra para os homens e mulheres em sua unidade. No máximo, algumas ordens de rotina são dadas, mas todas por meio de algum um subordinado.


Por padrão, suas tropas têm de "seguir" as suas ordens. Esse Capitão é realmente um líder? Comandante sim, líder não. Drucker é, naturalmente, um pensador brilhante de negócios modernos, mas sua definição de líder é muito simplista.



Liderança é traduzir visão em realidade?



Warren Bennis: "Liderança é a capacidade de traduzir a visão em realidade".



Cada verão você tem uma visão para sua casa de praia, e algumas compras e um pouco de trabalho manual, você coloca sua visão para funcionar. Você é um líder? Năo, você é proprietário zeloso. A definição de Bennis parece ter esquecido dos "outros".



Liderança é capacitar?



Bill Gates: "Quando olharmos para o próximo século, os líderes serão aqueles que capacitarão os outros".



Esta definição inclui "outros" e a capacitação é uma coisa boa. Mas para que fim? Eu vi muitos "outros" capacitados em minha vida, de sem terras sendo treinados a invadir propriedades privadas a ótimo alunos tão perdidos que não paravam mais que alguns meses em seus trabalhos. A definição de Gates não tem as partes sobre objetivo ou visão.



Liderança é influenciar?



John Maxwell: "Liderança é influência - nada mais, nada menos."



Eu gosto de minimalismo, mas essa redução é demais. Um ladrão com uma arma tem "influência" sobre a vítima. Um gerente tem o poder de demitir membros da equipe, o que proporciona muita influência. Mas esta influência faz um ladrão ou um gerente um líder? A definição de Maxwell omite a fonte de influência.



Como definir o que é liderança?



Liderança é um processo de influência social, que maximiza os esforços dos outros, para a consecução de uma meta (Kevin Kruse). Ou, como diz um famoso brasileiro: liderança é bater as metas, com a equipe, do jeito correto, isto é, sem lançar mão de subterfúgios ou irregularidades.



Por que gosto dessas definições sobre o que é liderança?



  • A liderança provém da influência social, não da autoridade ou do poder.

  • Liderança requer outros, e isso implica que eles não precisam ser "reportes diretos".

  • Nenhuma menção de traços de personalidade, atributos, ou mesmo um título; Há muitos estilos, muitos caminhos, para uma liderança eficaz.

  • Kevin Kruse inclui uma meta, pois não influência sem um resultado pretendido.

  • Por último, o que torna esta definição tão diferente de muitas das definições acadêmicas por aí é a inclusão de "maximizar os esforços". A maior parte do trabalho está na área de engajamento dos funcionários.


Tecnicamente, um líder pode usar a influência social para organizar apenas os esforços dos outros, mas a liderar é maximizar o esforço. Não é, "E aí galera, vamos alinhar e chegar ao topo daquela colina algum dia." Mas sim, "Ei, veja aquela colina? Vamos ver o quão rápido podemos chegar ao topo ... e eu vou pagar a primeira rodada de cerveja para quem me mandar uma foto de lá. "Então, o que você acha dessa definição de liderança? Influência social, outros, maximizar o esforço e em direção a uma meta.



Para finalizar, mais definições sobre o que é liderança.



John Quincy Adams: "Se suas ações inspiram outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornar mais, você é um líder."


Indra Nooyi: "Só porque você é CEO, não pense que você está aposentado. Você deve aumentar continuamente sua aprendizagem, a maneira que você pensa, e a maneira que você aborda a organização. Nunca esqueci isso.


Martin Luther King, Jr.: "A mudança não rola nas rodas do acaso, mas vem por meio da luta contínua."


Senadora Dianne Feinstein: "Noventa por cento da liderança é a capacidade de comunicar algo que as pessoas querem".


Kenneth Blanchard: "A chave para a liderança de sucesso hoje é a influência, não a autoridade".


Oprah Winfrey: "O grande segredo na vida é que não há nenhum grande segredo. Qualquer que seja o seu objetivo, você pode chegar lá se você está disposto a trabalhar. "


Steve Jobs: "A inovação distingue entre um líder e um seguidor".



O que é liderança para você?


Estudando cada uma das definições de liderança dos grandes líderes, podemos entender um pouco sobre como cada um encara o sucesso. O que percebo, é que liderança para nossos famosos autores é o sucesso. E, cada um, em sua área, encara a liderança como algo diferente.


Para senadora Dianne, a liderança está em comunicar-se com seus eleitores e comunicar o que eles querem ouvir. Por meio da frase, podemos intuir que se um político só falar aquilo que os eleitores não querem ouvir, ele ou ela não terão vida longa.


Já para Steve Jobs, liderança é a inovação. Por que será, hein? Porque para ele, seu lado inovador e questionador foi o responsável por tudo que ele conquistou em sua vida e, claro, por seu incrível legado. Para ele, a liderança, ou melhor, o sucesso, vem por meio da criatividade.


Para Martin Luther King, Jr, seu sucesso pôde ser atribuído a sua resiliência. Ele, mais que ninguém, encarou uma luta duradoura e árdua por seus ideais. Seu discurso sobre seus sonhos de ver negros e brancos juntos, é uma das peças mais conhecidas no mundo. E, se ele não tivesse investido nessa sua característica, não teria sido quem foi.


Por último, analise a definição da Oprah. É exatamente a maneira pela qual ela alcançou seu sucesso. Foi uma mistura de resiliência e trabalho duro que depois de anos, surtiu efeito. Portanto, o que é liderança para você pode ter muito a ver com sua visão sobre o mundo e suas características como pessoa.



E o que é liderança para mim?


Pela minha formação e experiências na vida, tenho que a liderança é dominar os quatro pilares do saber profundo do Deming. Ter a visão sistêmica, entender a variação, saber a aprender e saber lidar com pessoas, é para mim os pontos chave da liderança. Mas digo isso, pois foi tudo como aprendi e apliquei nos meus projetos Green Belt, Black Belt e Master Black Belt. Sem esses fatores, não teria tido sucesso nenhum em minha carreira. Claro que alguns conceitos e dicas, como colocado em nosso Curso da Primeira Liderança, ajudam muito.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.