Como configurar seu Currículo para atrair oportunidades?
Carreira

17 de julho de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Como configurar seu Currículo para atrair oportunidades?

Como é o processo de recrutamento atual?


Atualmente, os recrutadores pesquisam o banco de dados do LinkedIn para candidatos que possuem um conjunto específico de qualificações e/ou palavras-chave em seu perfil. Depois de procurar o banco de dados, os recrutadores são atendidos com "resultados de pesquisa" que incluem uma visão de perfil para cada candidato.


Como um candidato a emprego, você deseja aparecer consistentemente nos resultados de pesquisa para candidatos com seu conjunto de qualificações, idealmente maior do que outros candidatos. Isso geralmente é chamado LinkedIn SEO, ou processo de melhoria do seu ranking de pesquisa do LinkedIn.


E, você quer se destacar dos outros candidatos, despertando o interesse dos recrutadores, para que então, eles cliquem no seu Perfil para aprender mais e, eventualmente, para obter suas informações disponíveis no Perfil completo.


Este artigo compartilhará algumas ideias sobre este processo de busca do LinkedIn e fornecerá conselhos sobre como você pode se destacar!



Como a busca do LinkedIn funciona?


Como os recrutadores pesquisam o banco de dados?


Para entender melhor a busca do LinkedIn, o conceito de resultados de pesquisa; pense em como você procura placas on-line de oferta de trabalho. Você vai para um site (por exemplo, Catho, Monster, etc.), insere uma série de palavras-chave, ou clica em uma indústria ou categoria em uma caixa suspensa, e recebe uma série de listas de emprego.


Você clica em todos eles? Provavelmente não. Em vez disso, você apenas clica naqueles que chamam a atenção e são mais relevantes. Você provavelmente prestará mais atenção às listas nas primeiras páginas, e talvez nem as considere as páginas 3, 4, 5, etc.



Voltando ao Linkedin


Os recrutadores pesquisam o banco de dados do LinkedIn de diversas maneiras.


Por exemplo, alguns deles usam a função "Pesquisa Avançada" gratuita disponível para todos os membros do LinkedIn. Alguns, pesquisam membros e atividades dentro de Grupos LinkedIn específicos.


Muitos outros estão usando o serviço pago do LinkedIn chamado LinkedIn Recruiter, que oferece significativamente mais funcionalidades de pesquisa. (Eu recomendo que os candidatos a emprego assistam ao vídeo de demonstração do próprio Linkedin para saber mais sobre o produto). E ainda outros encontram candidatos no LinkedIn usando uma pesquisa no site do Google no LinkedIn.


Além disso, semelhante à forma como os candidatos a emprego se inscrevem para "alertas de trabalho" para serem notificados por e-mail sempre que um novo emprego é publicado que atende a um determinado conjunto de critérios, os recrutadores também podem se inscrever para alertas candidatos para notificá-los proativamente de novos candidatos que se adequam aos seus requisitos.



Como você pode otimizar seu Perfil do LinkedIn para aproveitar isso?


Há muitas coisas que um candidato a emprego pode fazer para otimizar seu perfil para se alinhar com este processo de avisar recrutadores. Como mencionado anteriormente, você quer ajudar a garantir que aparecerá nos resultados de pesquisa apropriados, aparecendo mais alto do que outros candidatos (LinkedIn SEO), pois você quer se destacar entre os resultados da pesquisa.


Você quer que os recrutadores vejam seu instantâneo do Perfil e pensem: "Uau, esse é o candidato perfeito", e depois clique para ver suas informações completas do Perfil.



Mas quais são as dicas?



  • Seu perfil deve ser 100% "completo" (Classificação "All Star") para padrões do LinkedIn.

  • Inclua um histórico de trabalho detalhado, com títulos de trabalho claros e descrições de trabalho bem escritas que descrevem suas responsabilidades e suas principais conquistas. A maioria das pessoas para nas datas e títulos de trabalho, desperdiçando esta oportunidade para promover sua experiência e adicionar palavras-chave importantes aos seus perfis.

  • Dentro do seu Perfil, inclua as palavras-chave que se vinculam à indústria e profissão desejada. Essas palavras-chave podem ser inseridas em diferentes áreas do Perfil, como suas descrições de cargos, resumo do perfil, título e até nas descrições do seu endereço público. Um dos melhores métodos para encontrar essas palavras-chave é rever descrições de trabalho recentes para as funções que você está direcionando e ver quais palavras-chave são repetidas uma e outra vez.

  • A maioria dos especialistas acredita que os usuários com mais conexões e mais recomendações aparecem acima nos resultados da pesquisa. Não consegui encontrar quaisquer declarações aprovadas do LinkedIn para apoiar isso, mas intuitivamente faz sentido. Também é possível que os Recrutadores só desejem ver os candidatos com um número mínimo de recomendações.

  • Você provavelmente já ouviu o ditado "vista-se para o trabalho que você quer, não o trabalho que você tem". Muito bom conselho! Você tem uma foto de perfil profissional e lisonjeira que parece que você já possui o papel no que você está procurando? Você se parece com um VP, ou alguém encarregado para uma empresa de tecnologia? Você se parece com o Head de Criatividade para uma agência de publicidade de ponta, ou talvez você precise de uma reforma fotográfica? Esta é uma área onde eu recomendo que você procure o feedback de uma fonte profissional ou objetiva que seja sincera sobre sua imagem online. Não deixe nada ao acaso!

  • O seu título efetivamente comercializa suas habilidades ou é, blah? Você é um "Profissional de Marketing" ou um "Líder de Marketing Global? Entusiástico de mídia social? Guru de publicidade on-line" Apenas algumas palavras adicionais podem fazer a manchete, muito mais poderosa.


Como vender mais?


Na busca de emprego, você precisa se vender como uma empresa que comercializaria um produto ou serviço. Pense em quantos milhões de dólares são gastos a cada ano para desenvolver taglines emocionantes para os produtos. Seu título do LinkedIn é como seu slogan pessoal.




  • Evite usar barras transversais entre palavras-chave críticas, por exemplo, "vendas/marketing". Eu notei que a tecnologia de pesquisa do LinkedIn nem sempre reconhece as duas palavras separadamente. Em vez disso, use uma vírgula com um espaço ou, uma das barras verticais com espaços, como "marketing de vendas".

  • Não coloque um trabalho falso na seção "trabalho atual". Eu vi uma série de candidatos a emprego que colocaram algo como "Próximo Diretor de Crescimento" ou "Meu próximo emprego" como sua empresa mais atual. Isso pode afetar negativamente se você aparece nos resultados de pesquisa e não faz uma boa primeira impressão nos recrutadores que o acham.


Ao seguir estas dicas de otimização de perfil, você aumenta a probabilidade de aparecer positivamente nos resultados da pesquisa, quando os recrutadores estão obtendo candidatos que combinam seu conjunto de qualificações, educação e experiências. Eu também recomendo que os candidatos a emprego aprendam mais sobre o software LinkedIn Recruiter e como ele é usado. Conhecimento é poder!


Por meio dele, você conseguirá deixar claro o que espera para sua carreira. Assim, poderá conseguir o emprego Green Belt ou Black Belt que deseja e merece.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.