Qual é a responsabilidade social das estratégias de negócios?
CEOs

21 de novembro de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Qual é a responsabilidade social das estratégias de negócios?

Qual é a responsabilidade social das estratégias de negócios?

O mundo corporativo está mudando lentamente suas percepções e propósitos. A Business Roundtable começou recentemente a enfatizar a responsabilidade social das práticas de negócios, de acordo com um artigo do Quartz at Work. Embora essa organização tenha enfatizado anteriormente a maximização de lucros como o principal objetivo de uma empresa, ela agora está focada na importância de atender a outras partes interessadas.

As empresas devem se concentrar na responsabilidade social das estratégias de negócios?

Essencialmente, o grupo de lobby Business Roundtable se afastou da percepção do economista Milton Friedman de que as empresas precisam se concentrar apenas nos acionistas e maximizar os lucros em favor de serem mais responsáveis ​​em relação aos trabalhadores, clientes, fornecedores e sua comunidade. De fato, o grupo de lobby agora aborda os interesses dos acionistas abaixo dos interesses das outras partes interessadas.

Friedman teorizou que a geração de lucros para os acionistas fortaleceria a economia, empregaria trabalhadores e permitiria o crescimento dos negócios. No entanto, a Rodada de Negócios rejeitou essa ideia.

Existem grupos como o Conselho de Investidores Institucionais (CII) que estão criticando esse movimento e não são a favor de colocar os acionistas em último lugar na lista. O problema que esta organização encontra é que o idioma usado pela Rodada de Negócios não considera mais os acionistas como os principais proprietários da empresa. A CII enfatizou que as empresas devem manter sua ênfase no valor para os acionistas.

"Prestar contas a todos significa prestar contas a ninguém", de acordo com uma declaração da CII. "É o governo, não as empresas, que deve assumir a responsabilidade de definir e atender aos objetivos da sociedade com pouca ou nenhuma conexão com o valor dos acionistas a longo prazo."

No entanto, quando se trata de questões de comunidades e problemas globais, as empresas devem lidar com esses fatores se o governo está falhando ou se recusando a abordar essas questões? Foi perguntado ao diretor executivo da CII Ken Bertsch e ele explicou que as empresas "dedicadas à criação de valor sustentável a longo prazo para os acionistas precisam ganhar a confiança de várias partes interessadas, o que significa que devem se esforçar para fazer o que é certo pelos funcionários e pelas comunidades".

Embora sempre haja críticos, mais líderes da empresa estão começando a entender a importância de se concentrar na responsabilidade social das estratégias de negócios. Seja na justiça ambiental, nos direitos dos trabalhadores ou no tratamento dos clientes com respeito, as empresas que se alinham a um objetivo social têm maior probabilidade de prosperar a longo prazo.

Mais de 100 CEOs concordam em criar um objetivo social para as empresas

De acordo com um artigo de agosto de 2019 da Quartz at Work, mais CEOs na última década começaram a enfatizar o conceito de uma empresa que atende todas as partes interessadas na tomada de decisões de negócios. De fato, Jamie Dimon, CEO e presidente do JPMorgan Chase, afirmou que a Rodada de Negócios está apenas alcançando a forma como muitos líderes de negócios já administram suas empresas nos últimos anos.

“Os principais empregadores estão investindo em seus trabalhadores e comunidades porque sabem que é a única maneira de obter sucesso a longo prazo. Esses princípios modernizados refletem o compromisso inabalável da comunidade empresarial de continuar pressionando por uma economia que serve a todos os americanos ".

Mais importante, a nova declaração da Mesa-Redonda de Negócios que define o objetivo de uma corporação foi assinada por 181 CEOs, o que mostra que os líderes empresariais estão repensando sua estratégia de servir a um objetivo social.

De acordo com um artigo da Fortune, a maneira como os líderes da empresa estão abordando seus empregos tem mudado fundamentalmente nos últimos anos. Atualmente, mais executivos buscam servir suas comunidades. Essas mudanças começaram a ocorrer após a crise financeira do final dos anos 2000, quando um abismo maior começou a crescer entre os ultra-ricos e os trabalhadores pobres em todo o mundo.

Ativistas e trabalhadores sociais devem se sentir animados porque mais líderes corporativos estão começando a enfatizar a responsabilidade social das práticas comerciais, incluindo abordar as mudanças climáticas e ir além dos lucros do próximo trimestre. A declaração do grupo Business Roundtable enfatiza como as empresas precisam trabalhar de maneira justa e ética com clientes, funcionários, fornecedores, comunidades em que estão localizadas e, finalmente, seus acionistas.

Por que mais CEOs e líderes de empresas são a favor de ter um objetivo social para sua empresa? O que eles obtêm dessa estratégia? Você descobrirá que ter um objetivo social realmente leva a mais sucesso para a maioria das empresas.

Como um objetivo comercial leva ao sucesso

Existem várias razões diferentes para mostrar como um objetivo comercial leva a um maior sucesso para as empresas. Um objetivo comercial leva a melhores resultados e sucesso porque:

  • Oferece mais orientação para uma empresa
  • Ajuda os tomadores de decisão a entender melhor os objetivos dos negócios e a criar melhores estratégias
  • Proporciona um impacto positivo no relacionamento da marca com trabalhadores e clientes
  • Pode fazer uma diferença global e servir uma grande missão
  • Motiva os funcionários sem objetivo em seu trabalho e leva os trabalhadores a melhorar a produtividade
  • Trabalhadores que têm um senso de propósito são mais dedicados e ficam a longo prazo com uma empresa
  • Os funcionários têm mais satisfação no trabalho e estão mais engajados no local de trabalho
  • As empresas com um propósito gastam menos no recrutamento de talentos, bem como nos custos de contratação e treinamento
  • Clientes e investidores estão mais satisfeitos com empresas que têm uma finalidade comercial

Agora que você, como gerente ou líder da empresa, entende por que é benéfico administrar uma organização orientada a objetivos e se concentrar na responsabilidade social das práticas de negócios, é hora de aprender como rastrear adequadamente estratégias direcionadas a objetivos em sua empresa.

Como acompanhar suas iniciativas orientadas a objetivos

Para medir a eficácia de suas estratégias orientadas a propósitos, convém receber feedback anônimo de seus funcionários para aumentar a eficiência operacional. Pesquisas anônimas sobre o engajamento ajudarão os gerentes a ver se sua equipe está satisfeita e envolvida com o trabalho.

Juntamente com o envolvimento dos funcionários, acompanhar a taxa de rotatividade da sua empresa o ajudará a ver se suas iniciativas orientadas a objetivos estão retendo talentos e se a cultura do local de trabalho está satisfazendo os funcionários.

Outro ótimo método para medir a eficácia de suas iniciativas orientadas a propósitos é através de pesquisas com clientes. Pergunte a seus clientes qual a probabilidade de recomendar seus produtos ou serviços para seus familiares e amigos. Você pode pesquisar clientes usando uma escala de um a dez.

Para implementar e medir as estratégias orientadas a propósitos e a responsabilidade social das práticas de negócios da sua empresa, é imperativo adotar as ferramentas de negócios sociais e o software de análise de dados corretos.

Como as ferramentas sociais de negócios beneficiam o planejamento estratégico e as iniciativas orientadas a objetivos

As ferramentas de negócios sociais podem desempenhar um papel importante, ajudando uma empresa a manter sua responsabilidade social pelas iniciativas de negócios. Você descobrirá que as ferramentas sociais de negócios podem melhorar a organização e o planejamento estratégico, incluindo planos para atender às partes interessadas, como clientes, funcionários e comunidade.

Essas ferramentas podem criar mais colaboração entre os trabalhadores e melhorar o relacionamento com os clientes. Por exemplo, ferramentas de redes sociais como LinkedIn, Facebook, Twitter e Yammer aprimoraram as relações com clientes e funcionários entre muitas empresas em todo o mundo. Estratégias de marketing foram implementadas por meio de ferramentas de redes sociais para aumentar as vendas e obter uma base maior de clientes.

Juntamente com esses benefícios, as ferramentas sociais de negócios podem fornecer mais suporte organizacional ao planejar iniciativas orientadas a propósitos. Depois de definir suas metas e objetivos para uma estratégia específica, você precisará escolher as ferramentas certas para apoiar a mudança organizacional que vem com novos projetos.

Por exemplo, se você deseja coletar mais informações de seus clientes, pode adotar ferramentas que podem enviar e reunir pesquisas, além de analisar dados de seus clientes. Claramente, existem vários benefícios que as ferramentas sociais de negócios oferecem às empresas que procuram assumir a responsabilidade social das estratégias de negócios.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos