Programa 5S: Saiba como implementar essa ferramenta
Lean

26 de julho de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Programa 5S: Saiba como implementar essa ferramenta

Programa 5S

Qualquer ferramenta de Lean Manufacturing, estratégia de melhoria de negócios e até mesmo o programa 5S falhará se você não tiver uma visão e estratégia para onde você está levando o seu negócio. O programa 5S deve fazer parte de um objetivo geral para o seu negócio, não é um objetivo em si.

Conheça o Curso Implementando o 5S. Clique no banner e confira:

Não ter uma visão clara e estratégia para o futuro da sua empresa irá impedir que você seja capaz de definir claramente o que você está tentando alcançar com o seu programa 5S. O programa 5S deve fazer parte da jornada rumo a essa visão e todos em sua organização devem saber qual é a visão.

A Toyota é inegavelmente a principal fabricante de automóveis do mundo, eles têm uma visão clara de seu futuro e sabem o que estão tentando alcançar. Essa visão é comunicada a todos na organização e todos sabem qual é a contribuição deles para alcançar esses objetivos. Se seus funcionários não puderem ver como eles contribuem para o futuro da empresa e qual será esse futuro, eles terão dificuldade em se comprometer com você e saber em que direção seguir. Uma iniciativa do programa 5S sem objetivos claros não será tão eficaz quanto aquela em que todos conhecem os objetivos gerais da empresa ao implementá-la.

Dica: Neste curso, vamos falar brevemente sobre a ferramenta e fornecer um guia para que vocês possam implementá-lo em suas organizações.

[caption id="attachment_16666" align="aligncenter" width="600"]programa 5s                              [/caption]

Gestão de compras e educação para o seu programa 5S

Depois de ter uma visão clara de onde você está indo com sua empresa, você pode obter a compra de sua equipe de gestão. Eles precisarão ser educados nos princípios lean, ser capazes de identificar os sete desperdícios de magros e outros resíduos e então treinar na implementação do programa 5S.

Sua gerência deve entender e praticar as próprias idéias do programa 5S de modo a fornecer um exemplo para seus outros funcionários, seria difícil motivar seus funcionários a manter um espaço de trabalho organizado se todas as vezes que passassem pela mesa de gerentes vissem pilhas de lixo desordenado.

Dica: Assista ao nosso vídeo  do Youtube "5S na prática" e saiba mais sobre essa incrível ferramenta. https://www.youtube.com/watch?v=SZiKSPRv_S4&t=11s  

5S Program Team / seleção piloto

Seria insensato tentar implementar o programa 5S em toda a organização de uma só vez (a menos que você tenha uma pequena empresa), é melhor selecionar uma área na qual concentrar seus esforços e fornecer uma demonstração para o restante da organização.

Na minha opinião, seria melhor selecionar a pior área da empresa, de modo a mostrar o que pode ser alcançado e as diferenças que pode fazer. Se a sua empresa for maior, selecione algumas áreas, mas inclua outras áreas além do chão de fábrica, o programa 5S e o lean em geral são aplicáveis ​​ao seu escritório (Lean 5S office) e às áreas de serviço e à área de produção.

Garantir a compra do supervisor da área para o lançamento da implementação do programa programa 5S, será ele quem estará liderando sua equipe dentro da área em questão. É importante que a área possua suas melhorias e se torne responsável pela melhoria contínua da mesma. Também selecione pessoas de fora da área para se juntarem à equipe, pessoas de áreas que seguirão a área piloto são uma boa ideia, pois elas terão alguma experiência quando se trata de implementar o programa 5S em suas áreas. Pessoas de fora também são úteis, pois farão muitas perguntas e questionarão se as coisas são realmente necessárias e como as coisas são feitas.

O gerenciamento da área deve ser capaz de mostrar apoio e permitir que a equipe faça as mudanças que eles acham que precisam fazer, em geral a mudança instigada pelo programa 5S é ou custo zero ou custo muito baixo, então um pequeno orçamento deve ser alocado para O time. Despesas maiores devem passar por vias de aprovação, assim como qualquer outra despesa.

5S Treinamento de equipe de implementação

Toda a equipe deve ser treinada na visão e nos objetivos da empresa e ter uma clara compreensão do que a empresa está tentando alcançar por meio deles e da implementação do programa 5S. Eles precisam ter uma compreensão clara dos sete desperdícios de magra e uma visão geral dos princípios básicos do lean. Com esse conhecimento, eles estarão prontos para realizar sua implementação do programa 5S.

Se você não tiver um especialista interno para facilitar seu programa 5S, precisará contratar um consultor 5S ou um instrutor Lean / 5S para fazer o trabalho para você. O treinamento em sala de aula não é eficaz para a implementação do programa 5S, além da visão geral básica e do método. O programa 5S é melhor aprendido através de ações e cursos internos de treinamento do programa 5S. Portanto, o papel de consultor / instrutor deve ser facilitar e motivar a equipe, bem como mantê-la nos trilhos.

Implementação 5S

A primeira coisa é em primeiro lugar, sair com a câmera digital e tirar muitas fotos da área em que você irá realizar o seu programa 5S.

Examine suas medidas de processo e veja se elas são robustas e refletirão as melhorias que você deseja fazer. Se não criar novas medidas de desempenho e coletar dados para fazer uma linha de base para medir as melhorias de desempenho. Sugestões são coisas como produção por homem, quantidade de defeitos e retrabalho, desempenho de entrega etc.

Na minha experiência, o melhor método de implementação é conduzir as três primeiras etapas do programa  5S como uma blitz, tendo toda a equipe na área para remover todos desordem e para limpar tudo e, em seguida, organizando as coisas de uma forma organizada ordenada como ponto de partida.

Isso levará entre dois ou três dias, dependendo do tamanho e da complexidade da área em que você está implementando o programa 5S. Ao final disto, com a ajuda de seu facilitador, a equipe deve ter removido toda a desordem, limpado a área e organizado todos os componentes, ferramentas, equipamentos, etc.

Eles provavelmente terão, neste ponto, uma lista de mudanças ou equipamentos necessários que levarão uma semana ou duas para completar e dar mais avanços no que diz respeito à organização e colocação de coisas dentro da área. Portanto, vale a pena fazer uma pausa neste ponto por uma semana ou duas antes de passar para o quarto estágio do programa 5S. Durante esse período, a equipe deve se reunir todos os dias para analisar como as coisas estão funcionando e quais melhorias adicionais elas podem fazer.

O facilitador (consultor / treinador) deve retornar após um período de cerca de 2 semanas e a equipe deve começar a trabalhar na 4ª etapa do 5S e começar a padronizar suas operações. Crie cronogramas e instruções de limpeza, construa instruções de operação padrão (muito fácil com os pacotes de computador atuais e uma câmera digital) etc. Esse estágio é frequentemente negligenciado em muitas implementações 5S. Além disso, a equipe deve criar auditorias padronizadas para avaliar e pontuar sua área, para que possam ser monitoradas continuamente.

Devem ser tiradas fotografias da área de trabalho melhorada e de um quadro de histórias programa 5S para mostrar as melhorias obtidas. Eu também sugiro que a equipe seja autorizada a fazer uma apresentação para a gerência e o resto da organização para mostrar suas conquistas.

Revisão do Programa 5S

Uma vez que a equipe tenha completado o acima, eles devem sair e tirar mais fotos, colocando exemplos de antes e depois em um quadro de histórias do programa 5S para serem colocados na área mostrando a todos quais melhorias foram feitas.

As comparações também devem ser feitas contra as medidas iniciais que foram iniciadas antes do programa 5S, então uma medida de melhoria pode ser avaliada. Deve haver uma melhora significativa na eficiência e no desempenho da qualidade.

A equipe deve aproveitar a oportunidade para fazer uma breve apresentação à gerência e ao resto da empresa sobre como o processo foi realizado e quais melhorias foram feitas.

5S Program Roll Out

Selecione a próxima área na qual você implementará o 5S como parte do seu programa 5S e repita as etapas acima para cada área, inclua pessoas experientes da sua área inicial na próxima equipe para garantir que o aprendizado do primeiro programa de implementação do  programa 5S são realizados.

À medida que você se desenvolve em sua organização, você pode considerar a ideia de premiação 5S para as melhores áreas em uma base mensal ou trimestral, dar aos seus funcionários algo em que se direcionar.

As etapas do 5S para o seu programa de implementação 5S

5S Seiri (Classificar, Limpar, Classificar) é a etapa em que você separa a desordem das ferramentas, equipamentos, materiais e máquinas que você realmente precisa ter.

5S Seiton (endireitar, simplificar, definir em ordem, configurar) é o passo em que você começa a organizar seus itens de forma eficiente e ergonômica para melhorar a eficiência, qualidade e segurança.

5S Seiso (Varredura, Brilho, Esfregar, Limpar e Verificar) é o passo em que você limpa toda a área (e mantém assim) para que você possa ver quando algo está errado, como um vazamento de óleo.

5S Seiketsu (Padronizar, estabilizar, Conformidade) é o estágio no qual você desenvolve maneiras padrão de trabalhar em suas células de trabalho, através do uso de gerenciamento visual e instruções operacionais padrão.

5S Shitsuke (Sustentação, autodisciplina, costume e prática) é onde você garante que o 5S se torne parte da cultura da sua organização.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.