Linkedin Seis Sigma: como criar um perfil matador
Carreira

04 de novembro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Linkedin Seis Sigma: como criar um perfil matador

Quando chega a hora de investirmos tempo para melhorar nosso Linkedin, sempre estamos ocupados e, por vezes, achamos egoísta investir tempo para nos comercializar. No entanto, quando negligenciamos o branding pessoal, não apenas não nos vendemos, também sentimos que estamos deixando passar uma grande oportunidade da perspectiva do marketing. Dessa forma, o impacto dos funcionários que compartilham conteúdo é enorme. E os colaboradores mais eficazes são aqueles que construíram sua marca pessoal no LinkedIn.


A página de perfil do LinkedIn é a base para sua marca pessoal. Foi redesenhado em 2017 para torná-lo mais claro e mais visual do que nunca - mais uma plataforma de marketing pessoal do que nunca. E aqui estão 17 coisas que você pode para aproveitar ao máximo esse potencial. Alguns deles são quick-wins, alguns deles podem levar um pouco de tempo - mas todos valem a pena. Assim, eles ajudarão a lhe dar o perfil no LinkedIn que você merece.



Como começar o Linkedin Seis Sigma?


Ter a possibilidade de colocar a certificação Seis Sigma em seu perfil mostra sua competência em habilidades analíticas e de entendimento de negócios. Dessa forma, essa certificação faz com que o profissional se destaque no mercado de trabalho.


Ainda não possui certificação Lean Seis Sigma e não sabe por onde começar? Conheça nosso curso gratuito de Certificação White Belt FM2S. Com ele, você entenderá mais sobre a metodologia e será capaz de estruturar projetos de baixa complexidade, desenvolvendo e implementando soluções para resolução de problemas. Confira:


Certificação White Belt

Escolha a imagem de perfil correta para LinkedIn


Sua imagem de perfil é o seu cartão de visita no LinkedIn - é assim que as pessoas são apresentadas a você e (somos seres visuais) governa suas impressões desde o início. Existem algumas ótimas publicações que explicam como escolher a imagem de perfil correta no LinkedIn - mas aqui estão algumas dicas rápidas para começar:




  • certifique-se de que a imagem é recente e se parece com você,

  • certifique-se de que seu rosto ocupa cerca de 60%,

  • use o traje que você gostaria de usar no trabalho e sorria com seus olhos!


Adicionar uma foto de plano de fundo


Sua foto de plano de fundo é o segundo elemento visual na parte superior da sua página de perfil. Chama a atenção das pessoas, configura o contexto e mostra um pouco mais sobre o que interessa a você. Além disso, a imagem de fundo certa ajuda a destacar sua página, envolver a atenção e ficar memorável.



Use uma manchete mais do que apenas um título de trabalho


Não há uma regra que diga que a descrição no topo da sua página de perfil deve ser apenas um título de trabalho. Portanto, use o campo da manchete para dizer um pouco mais sobre como você vê seu papel, por que você faz o que faz e o que o faz se destacar. Se você tem representantes de vendas em sua empresa que estão bombando nas vendas sociais, dê uma olhada nas manchetes da página de perfil para obter inspiração. Eles quase certamente terão mais do que seus títulos de trabalho lá.



Transforme seu resumo em sua história


A primeira coisa a dizer sobre o seu resumo do LinkedIn é - certifique-se de ter um! É surpreendente quantas pessoas ainda deixam este campo em branco ao criar seu perfil do LinkedIn. Seu resumo é sua chance de contar sua própria história - então, não use apenas para listar suas habilidades ou os títulos de trabalho que você teve. Tente trazer à vida o porquê suas habilidades importam e a diferença que podem fazer para as pessoas com quem você trabalha. Não tenha medo de investir algum tempo, fazendo rascunhos e lendo o resumo das pessoas que conhece. Esta é a sua peça mais pessoal do marketing de conteúdo - e vale a pena o esforço.



Declarar guerra contra palavras-chave


Em janeiro, o LinkedIn divulga um ranking dos Top Ten mais usados ​​em perfis de LinkedIn. Estes são adjetivos que são utilizados com tanta frequência nas manchetes do LinkedIn e resumos que eles ficam quase sem sentido. A lista dos dez melhores para este ano incluiu "especializada", "liderança", "focada", "estratégica", "experiente", "apaixonada", "perita", "criativa", "inovadora" e "certificada". Agora não estou dizendo que você não pode se descrever como essas coisas - ou que elas não importam. No entanto, apenas usar essas palavras não irá convencer as pessoas de que você possui essas qualidades. Você também precisa demonstrá-los - tanto na maneira como você se descreve, quanto na forma como você usa os recursos do perfil do LinkedIn para mostrar o que você está procurando.



Aumente sua rede


Uma das maneiras mais fáceis e mais relevantes de aumentar sua rede do LinkedIn é sincronizar seu perfil com seu catálogo de endereços de e-mail. Isso permite que o LinkedIn sugira pessoas com as quais você possa se conectar. É incrível o quão eficaz isso pode ser para encontrar as pessoas relevantes para você. Nenhum pedido de conexão é enviado sem sua permissão, para que você possa vetar todas as conexões potenciais. Além disso, tenha o hábito de acompanhar reuniões e conversas com solicitações de conexão do LinkedIn - é uma ótima maneira de manter sua rede vibrante e atualizada.



Liste todas as suas habilidades relevantes


É um dos quick-wins mais rápidos no LinkedIn - percorra a lista de habilidades e identifique todas aquelas que são relevantes para você. Isso ajuda a substanciar a descrição em seu título e Resumo, e fornece uma plataforma para que outros possam endossar você. No entanto, a chave aqui é permanecer relevante. Uma longa lista de habilidades, que não são realmente essenciais para quem você é, e o que você faz, pode começar a sentir-se pesada. Invista tempo para uma limpeza da sua lista de habilidades de vez em quando.



Espalhe o amor endossando colegas


Os endossos de outros membros comprovam suas habilidades e aumentam sua credibilidade. Como você é endossado no LinkedIn? Para iniciantes, percorra sua rede e identifique as conexões que você sente genuinamente merecer seu aval - isso geralmente é o gatilho para as pessoas retornarem o favor. Não tenha medo de chegar com uma mensagem educada pedindo endosso para algumas habilidades-chave também. Lembre-se, porém - questões de relevância. Alcance as pessoas cujo endosso você realmente valorizaria.



Gerencie seus endossos de forma mais proativa


Uma vez que os endossos começam a entrar, você pode achar que eles desviam a ênfase do seu perfil do LinkedIn de maneiras que não refletem quem você é. Pode ser que sua principal área de especialização seja o marketing de conteúdo, por exemplo, mas as pessoas que trabalharam com você em eventos dão endossos mais entusiasmadas. Seja proativo no gerenciamento de sua lista de endosso usando os recursos de edição na seção Habilidades de seu perfil - você pode escolher o que mostrar e o que esconder.



Solicitar recomendações


Os endossos dão às pessoas que visualizam seu perfil uma visão rápida e visual pelo que você é valorizado. As recomendações levam as coisas um passo adiante. São depoimentos pessoais escritos para ilustrar a experiência de trabalhar com você. Existe um útil menu suspenso na seção Recomendações do seu perfil que facilita o contato com os contatos específicos e solicita recomendações. Aproveite o tempo para pensar sobre quem você mais valorizaria uma recomendação - e personalize seu pedido. Vale a pena o esforço extra.



Compartilhe mídia e marketing colateral


As garantias de marketing que você produz para sua empresa também podem adicionar uma dimensão extra ao seu próprio perfil. Compartilhar estudos de caso, white papers e outros conteúdos de uma marca, ajudam a mostrar o negócio para o qual você trabalha - e ajuda as pessoas a entender o que o faz diferente. Isso demonstra paixão e compromisso também.



Obtenha crédito por sua liderança de pensamento com publicações


A seção Publicações é um dos elementos mais subutilizados nos perfis do LinkedIn - e isso significa que você pode realmente se destacar da multidão quando você usa esse recurso para chamar a atenção para o conteúdo de liderança de pensamento existente. Você ajudou a escrever um e-book ou um artigo? Ou escreveu uma postagem no blog da sua empresa? A seção Publicações liga o seu perfil a esses ativos.



Compartilhe conteúdo relevante no seu feed do LinkedIn


Uma coisa é ter uma rede de conexões no LinkedIn. Outra coisa é ter um papel ativo nessa rede, aparecendo nos feeds LinkedIn de uma forma que agrega valor para eles. O compartilhamento de conteúdo relevante com sua rede é uma das maneiras mais acessíveis de fazer isso. Você pode começar por acompanhar atentamente o feed do LinkedIn e compartilhar conteúdos que você achar realmente interessantes - e isso se alinha ao seu ponto de vista.



Adicionar comentários


Compartilhar é ótimo - mas é apenas o ponto de partida. Quando você adiciona comentários aos seus compartilhamentos, dá maior destaque no feed e começa a expressar por que você acha que um determinado conteúdo é importante. Os comentários bem expressos também permitem compartilhar uma gama mais ampla de conteúdo. Pode ser que você não concorde com um ponto de vista, mas ainda assim ele é interessante, por exemplo. Um comentário que pode expressar esse ponto de vista começa a estabelecer sua opinião e liderança de pensamento. Também é mais provável que crie comentários adicionais, que, em seguida, valorizem seu perfil no LinkedIn. Tenha atenção quando escrever um comentário - e certifique-se de que está dizendo algo que você está feliz por as pessoas se associarem com você.



Siga os influenciadores relevantes para sua indústria


Seguir influenciadores relevantes no LinkedIn, ajuda a colocar uma variedade de conteúdo interessante em seu feed, que você pode compartilhar com os outros quando achar que ele adiciona valor. Também ajuda a dar contexto ao seu perfil do LinkedIn, demonstrando sua paixão pelo que você faz.



Torne-se um defensor dos colaboradores


LinkedIn Elevate é a plataforma para ajudar as empresas a lançar e gerenciar programas de defesa dos colaboradores - e gera algumas ideias fascinantes sobre o impacto que o compartilhamento tem. Na verdade, 86% dos funcionários dizem que o compartilhamento de conteúdo para seus negócios teve um efeito positivo em sua própria carreira. Se o seu negócio estiver usando Elevate, então é uma ótima maneira de assumir um papel mais ativo na obtenção de sua marca lá fora.



Publique um conteúdo de formato longo e use-o para iniciar conversas.


Quanto mais você compartilhar e comentar sobre o conteúdo, mais você estabeleceu sua expertise e credenciais de liderança mental no LinkedIn. Publicar posts de longa duração é o próximo passo a seguir. Um excelente ponto de partida é monitorar a resposta que você obtém aos seus comentários e compartilhamentos. Existem temas e pontos de vista específicos que parecem ressoar com sua rede? Há comentários que você compartilhou do que você acha que poderia expandir em uma postagem?


Evoluir sua liderança de pensamento dessa forma mantém isso real - e mantém você conectado aos problemas que suas conexões estão falando. Fique atento aos comentários e esteja pronto para responder. Ter o perfil do seu LinkedIn trabalhando mais para você não vai gastar horas do seu tempo.


Tente trabalhar com essas ideias, construindo de um para o outro - e você verá que você pode progredir rapidamente, mesmo que seja capaz de reservar apenas alguns minutos durante sua hora de almoço ou durante a noite. Uma vez que você alcança as vantagens completas do seu perfil do LinkedIn, você ficará surpreso com a diferença que pode fazer tanto para você quanto para sua empresa.


Lembre-se, não adianta fazer nosso Green Belt, Black Belt, Lean, etc, se não começar a divulgar suas competências.

Quer aprender mais?


Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.