Linkedin Alumini: como usar esta poderosa ferramenta?
Linkedin alumini

07 de setembro de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Linkedin Alumini: como usar esta poderosa ferramenta?

Você tem QI (quem indica)?


Linkedin Alumini: Quantas vezes você já ouviu o ditado, "Não é o que você sabe, mas quem você conhece?" Centenas, correto? Certo ou errado, esse é uma ótima estratégia. Entrar em contato com sua rede, pode ajudá-lo a conseguir um emprego. (Isto é fato.)


Mas construir relacionamentos é muito mais do que apenas boas dicas e oportunidades de emprego. Ela é uma das principais habilidades necessárias para ter sucesso em sua carreira. Ao falar isto, suponho que você está coçando sua cabeça e pensando nas últimas vezes que tomou café com sua rede e nas últimas atualizações do LinkedIn. E ao fazer isto, você tem certeza de que está no jogo do bom networking. O Linkedin ainda te avisa, falando que você se encontra nos 10% com perfil mais visitado.


Mas calma. Mesmo que você tenha um perfil atualizado, faça blogs recorrentes no seu Linkedin Pulse e participe de alguns grupos de discussão, ainda é possível melhorar com uma ferramenta que não sei se já ouviu falar. Qual foi a última vez que utilizou o Linkedin Alumini Tool? Nunca? Calma, calma... vamos falar um pouco mais sobre ele neste artigo.



Como utilizar o Linkein Alumini?


Para acessá-lo, basta clicar na página do Linkedin, Minha rede e selecionar “Encontrar Alumini”.  Lá, você pode realizar uma busca pelos ex-alunos que frequentaram sua escola ou faculdade. Para realizar a busca, pode aplicar um ou mais desses seis filtros:




  • Onde vivem (localização geográfica)

  • Onde trabalham (empresa)

  • O que eles fazem (cargo)

  • O que eles estudaram (curso)

  • No que eles são hábeis (habilidades do LinkedIn)

  • Como você está conectado (conexões de primeiro e de segundo grau, os membros do grupo, e assim por diante)


Se isto não for suficiente, você pode procurar por aqueles que se formaram no seu ano, ou qualquer outra pesquisa de texto possível.



E como tirar proveito?


Vamos dizer que você está procurando um emprego em uma nova cidade, e por exemplo, uma vaga de engenheiro em São Paulo. Usando o Alumni Tool, selecione a área "São Paulo/SP" sob o título "Onde eles vivem” e "Engenheiro" no "O que eles fazem". Se você desejar refinar a sua pesquisa e está interessado em cargos de engenharia de produção, considere selecionar “seis sigma" no "O que eles são hábeis em". Quanto mais segmentada sua pesquisa, mais relevantes serão os resultados.


A partir daí, basta ver os perfis e enviar uma mensagem para alguém que você poderia imaginar que estaria disposto a conversar com você. Poderia pedir para configurar uma entrevista informativa, ou mesmo para se conectar e enviar algumas perguntas por e-mail.


Ou talvez você está olhando para mudar de carreira, mas você não conhece ninguém em seu novo setor. Lembre-se, compartilhar da mesma escola significa que você instantaneamente têm algo em comum, e dá-lhe uma razão para contatar alguém. Se você está curioso como outras pessoas fizeram o salto, você pode usar filtros tais como "O que eles estudaram" e "O que eles são hábeis em" para identificar indivíduos com interesses semelhantes.



Linkedin Alumini ajuda a conseguir emprego?


Talvez encontre alguém com um carreira não-tradicional que está trabalhando na indústria que você gostaria de saber mais sobre. Esta pessoa teve algum insight que a permitiu acessar a indústria de uma maneira alternativa, sem a qual todos estão acostumados. Como exemplo, posso citar minha transição de consultor para gerente de uma grande empresa. A maneira como acessei a indústria, foi não convencional, apesar de possível. Uma conversa que tive com alguns colegas de turma que também havia feito este caminho, foi o suficiente para entender os prós e contras e ter um desempenho melhor.


Por meio da ferramenta, é possível verificar também aqueles que são seus contatos em primeiro grau e aqueles que não são. Se quiser se conectar com aqueles que não são, você verá quais dos seus contatos de primeiro grau estão conectados. Isto permitirá que acesse algum contato para ele introduzi-lo ao seu amigo e assim, será possível sua conexão com a pessoa desejada.


A FM2S conta com uma plataforma Alumini no Linkedin  para quem fez um de nossos cursos online, como Lean, White Belt, Green Belt, Black Belt e outros. Neste caso, a ferramenta mostra-se mais assertiva do que a própria faculdade, pois nossos cursos online são todos para uma habilidade semelhante: melhoria e excelência operacional.



E como usar a rede FM2S?


Se quiser conhecer mais sobre as oportunidades de uma região, se quiser conhecer mais sobre o desempenho de empresas correlatas, se quiser fazer um benchmarking, um estudo, uma análise ou até mesmo, marcar um bom e velho chopp. É assim que imaginamos a utilização do FM2S Alumini e da rede de relacionamento que você cria conosco. Aqui, mesmo por meio de cursos online é feito networking e você se conecta aos importantes players do setor.


Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.

Blogs relacionados