A folha de verificação é uma das mais utilizadas e importantes ferramentas da qualidade. São formulários utilizados para padronizar e facilitar a coleta de dados e a organização dos mesmos para a estratificação. A padronização e a facilidade na coleta de dados irão garantir uma maior probabilidade de que os dados coletados reflitam os fatos e a realidade do processo em análise, caso contrário todas as ações subsequentes do projeto de melhoria poderão estar fundamentas sobre dados falsos.
É neste documento que são incorporadas as categorias de dados necessárias para a validação das hipóteses sobre a influência de alguns parâmetros. Com a folha de verificação é possível avaliar os itens de controle do processo, os itens de verificação, classificar os dados, localizar defeitos e identificar uma possível relação causa-efeito (desde que o documento seja devidamente construído). É assim que fazemos em nosso Green Belt.
O livro de Hitoshi Kume Statistical Methods for Quality Improvement define os principais tipos de folha de verificação:
Folha de verificação para a análise da distribuição de parâmetros de controle num processo produtivo:
Este tipo de folha de verificação é aplicado quando queremos conhecer a distribuição dos valores de uma determinada característica de qualidade. Para construí-lo dividimos a amplitude (máximo valor - mínimo valor) em intervalos e apontamos com um x no respectivo intervalo cada peça retirada da produção. Exemplo: Espessura da peça após o biscoito prensado no processo cerâmico.
Figura 1:Exemplo de folha de verificação para análise da distribuição de parâmetros de controle num processo produtivo.
Figura 2: Exemplo de folha de verificação para análise da distribuição de parâmetros de controle num processo produtivo.
Folha de verificação de defeitos
Esse tipo de folha de verificação é utilizado quando queremos saber quais os tipos de defeitos mais frequentes e número de vezes causado por cada motivo, para a construção posterior de um Gráfico de Pareto, por exemplo. Exemplo: tipos de defeitos em uma peça usinada.
Figura 3: Exemplo de folha de verificação utilizada para análise de itens defeituosos.
É usada para localizar defeitos externos, tais como: mancha, sujeira, riscos, pintas, e outros. Geralmente esse tipo de lista de verificação tem um desenho do item a ser verificado, na qual é assinalado o local e a forma de ocorrência dos defeitos. Exemplo: Bolha estourada na superfície do vidrado, nas peças de cerâmica. Esta folha nos mostrará o local onde mais aparece o tipo da bolha.Folha de verificação para localização de defeitos:
Esse tipo de folha de verificação é uma importante ferramenta para a análise do processo, pois nos conduz para onde e como ocorre o defeito. Para mais detalhes, sugerimos a fase Measure do Green Belt.
Folha de verificação para análise das causas de defeitos:
Este tipo de folha de verificação é geralmente utilizado para investigar as causas dos defeitos, sendo que os dados relativos à causa e os dados relativos aos defeitos são colocada de tal forma que se torna clara a relação entre as causas e efeitos. Posteriormente os dados são analisados por meio da estratificação de causas. Alguns exemplos de estratificação são desajuste de máquina, inexperiência do operador, dia da semana, horário do dia entre outros.
Figura 4: Exemplo de folha de verificação utilizada para investigar as causas dos defeitos.
Construção de uma folha de verificação
Apesar de não existir uma regra para criá-la, já que cada caso merece um estudo diferente, pode-se elencar as principais etapas para elaboração de uma folha de verificação:
- Definir o objetivo da coleta de dados e o tipo da folha de verificação.
- Incluir campo para o registro de:
- Nomes e códigos das áreas.
- Produtos e pessoas responsáveis.
- Folha autoexplicativa para o preenchimento.
- Conscientização para a coleta.
- Executar um pré-teste.
Para todas as etapas, é importante atribuir um responsável e treiná-lo. Uma fábrica do setor de escapamentos desejava identificar problemas de solda que ocorriam com seus produtos. A empresa resolveu então coletar dados que pudessem identificar os seguintes aspectos:
- Em qual produto ocorria defeito;
- Qual era o tipo de defeito;
- Em qual turno ocorriam os defeitos;
- Quais eram os parâmetros da máquina no momento do defeito;
- Em qual máquinas ocorriam os defeitos.
Para conseguir coletar todas essas informações de uma maneira fácil e em que os próprios operadores pudessem coleta-los, a empresa decidiu criar uma Folha de Verificação que permitisse colher todas estas informações em apenas um papel:
Figura 5: Exemplo de folha de verificação utilizada para investigar as causas dos defeitos.