Top Skills: Conheça as habilidades do profissional do futuro
Carreira

07 de dezembro de 2020

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Top Skills: Conheça as habilidades do profissional do futuro

O Fórum Econômico Mundial definiu, a partir de um novo estudo mercadológico, quais “top skills” serão mais exigidas do profissional do futuro. O estudo é uma atualização do divulgado em 2018 e projeta as habilidades profissionais em maior destaque para os próximos 5 anos. Confira nesse artigo quais são essas habilidades e qual o tempo médio de aprendizado delas.

O que são top skills?

Top skills é um termo da língua inglesa, que em português podemos traduzir como “principais habilidades”, e é usado para elencar as competências mais exigidas e tendência no mercado profissional. 

Não necessariamente as top skills são habilidades profissionais - assunto que já discutimos aqui -. E, em geral, top skills para o profissional do futuro são determinadas após um estudo minucioso realizado pelo Fórum Econômico Mundial

O Relatório do Futuro dos Empregos

Esta é a terceira edição do Relatório do Futuro dos Empregos, e vem para atualizar a visão apresentada no estudo publicado há dois anos atrás (2018). 

Em suma, a estrutura do estudo apresenta um mapeamento dos empregos e habilidades com projeção de tendências positivas no futuro, isso é feito com base no acompanhamento do ritmo das mudanças no mercado e o direcionamento das exigências das empresas.

Nesta atualização, o Fórum estima que até 2025, cerca de 85 milhões de empregos podem ser substituídos por alterações na parcela divisória de trabalho entre humanos e máquinas. Contudo, a estimativa prevê outros que 97 milhões de empregos podem surgir, mais adaptados e aprimorados sendo capazes de atender a nova divisão de trabalhos, agora projetada entre humanos, máquinas e algoritmos.

Segundo o Professor Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum: “Hoje, temos as ferramentas da mudança a nossa disposição. A abundância de inovações tecnológicas que definem nossa era atual pode ser aproveitada para liberarmos o potencial humano”. Essa é uma abordagem e visão bastante otimista. Contudo, é nesse otimismo que as top skills de 2020 para os próximos cinco anos estão fundamentadas.

Possuímos os meios para requalificar e capacitar indivíduos em números nunca antes vistos, podemos implantar redes precisas de identificação e proteção aos trabalhadores na linha da miséria e criar mapeamentos personalizados que orientam tais trabalhadores para os empregos de amanhã, onde encontrarão a prosperidade.” Continua Schwab. 

Em suma, a própria disrupção tecnológica que transforma e condena alguns postos de trabalho podem nos fornecer a chave para criar novos postos ou reimaginar os atuais.

As 10 principais top skills para o profissional do futuro:

Com a maior adoção da tecnologia algumas habilidades entram em maior demanda, principalmente nas funções que forem mais fortemente alteradas nos próximos cinco anos. 

A estimativa é de que, para os trabalhadores que permanecerem em suas funções, a parcela de habilidades a serem exigidas é de 40%. E cerca de 50% de todos os trabalhadores precisarão se requalificar em até 4% das habilidades e funções. 

Pensando nisso, decidimos não só listar  as top skills e te informar sobre as perspectivas do mercado, mas também, lhe trazer dicas de como se qualificar em cada uma delas. Grande parte são habilidades que já trabalhamos através de cases e conteúdos exclusivos em nossos cursos de Green Belt, Black Belt, Criatividade e Métodos Ágeis, e por isso separamos uma seção específica no fim do artigo para discutirmos. Por hora, confira as TOP 10 SKILLS 2025:

Pensamento analítico e Inovação

Presente desde o primeiro estudo em 2016, o pensamento analítico é tido como a principal top skill da lista. Diversos líderes de organizações consideram que a capacidade de abordar os projetos e processos cotidianos com um olhar mais preciso é essencial para propiciar um cenário de excelência e consistência. A inovação está atrelada a ele justamente por ser um resultado do “sintoma” de mudanças e melhorias causado pelo pensamento analítico. 

Você pode desenvolver essas competências através do conteúdo e materiais presentes em nossos cursos de: Green e Black Belt por exemplo.

Aprendizagem ativa e Estratégias de aprendizagem

A aprendizagem ativa se tornou uma habilidade requisitada pelo mercado justamente por sua proposta de autonomia. Hoje, por exemplo, a ideia de que o aprendizado ocorra da forma tradicional - discursiva - onde o orientador ensina e o orientado aprenda, está cada vez menos interessante para as empresas. Portanto, é esperado que o profissional do futuro consiga ser o agente responsável do seu aprendizado. Ou seja, comprometa-se com o conteúdo que quer aprender, olhe para fora, busque tendências e alinhe suas expectativas de aprendizado as necessidades profissionais do seu cotidiano.

Confira a Assinatura FM2S, com ela você tem diversos cursos e certificações fundamentados em materiais exclusivos e conteúdo prático exigido pelo mercado. Justamente por conter uma gama de cursos, você pode criar estratégias de aprendizagem próprias que, por sua vez, desenvolveram sua skill de aprendizagem ativa. [caption id="attachment_25788" align="aligncenter" width="600"]assinatura fm2s Assinatura FM2S[/caption]

Resolução de problemas complexos

Junto do pensamento analítico, a capacidade de resolver problemas complexos é vista com bons olhos pelas empresas e tende a ser ainda mais valorizada nos próximos cinco anos. Afinal, não basta identificar um problema, é preciso resolvê-lo de forma assertiva e sustentável. 

Opte pelo curso de Kaizen se pretende desenvolver essa skill. Temos certeza que a forma que você vê e propõe a solução para os problemas da sua empresa mudará e impactará positivamente os indicadores.

Pensamento crítico e Análise

Pensadores críticos envolvem, por exemplo, expertise e raciocínio lógico em suas análises e tomada de decisões. Isso é determinante para identificar e atacar os principais prós e contras de oportunidades e obstáculos. 

A partir do curso gratuito de Introdução ao Lean voce pode, por exemplo, desenvolver seu pensamento e visão analítica. Por outro lado, se deseja aprimorar essa skill, opte pela formação Especialista Lean.

Criatividade, Originalidade e Iniciativa

A criatividade sempre vai figurar entre as competências de ouro de um profissional. Independente do segmento, pensar e agir criativamente lhe dá a capacidade de conectar informações, aparentemente diferentes, e criar soluções e ideias inovadoras. 

Trabalhe essa top skill em nosso Curso de Criatividade.

Liderança e Influência social

Apesar de inerente a alguns indivíduos, a liderança pode e deve ser desenvolvida por todos. Hoje, mais do que nunca, se faz necessário assumir uma postura de liderança consultiva, aquela voltada à orientação e não apenas demanda e exigência. Profissionais com essa competência podem atingir níveis ainda mais altos no futuro pois trilham um caminho diferente dos demais. 

Aprenda mais sobre liderança horizontal em nosso curso de Gestão de equipes e como trabalhar sua influência social de forma positiva na formação Gemba.

Uso, monitoramento e controle de tecnologia

Ficou claro que a interação entre homem e máquina se fará presente em todas as frentes no futuro. Portanto, ser capaz de usar a tecnologia a seu favor para assimilar, armazenar, monitorar e controlar indicadores e dados é o melhor caminho para garantir sua relevância e diferencial frente a outros profissionais.

Pensando nisso, te damos a dica dos cursos de: Dashboard, Power BI e Google Data Studio. Lembre-se que mais que ter a competência, é preciso dominar as ferramentas.

Design e Programação de tecnologia

A capacidade de adotar novas metodologias de trabalho, projetar serviços e produtos inovadores e disruptivos, se fará necessária e, com certeza, estará plenamente ligada a tecnologia. Para isso, profissionais que entendem de programação, desenvolvimento e design sairão na frente dos demais. Tenha em mente que desenvolver essas skills lhe abre um leque ainda mais amplo de possibilidades profissionais. Por isso, considere conhecer e se aprofundar nas práticas do SCRUM, por exemplo

Resiliência, Tolerância ao estresse e Flexibilidade

Essas três skills estão interligadas e consistem na capacidade de conhecer o que abala sua tomada de decisão, o impede de transpor obstáculos ou enfrentar adversidades. 

Seja no ambiente profissional ou no pessoal, profissionais que contemplem essas competências possuem maior consistência emocional e se diferenciam dos demais em momentos críticos. 

Para o mundo empresarial, considere nosso curso de Gestão de projetos onde trabalhamos os três pontos e outras habilidades em conjunto.

Raciocínio, Resolução de problemas e Ideação

Saiba lidar de maneira prática e assertiva com os problemas. Não se limite a solução, mas imagine, questione e seja proativo em definir quais as causas que tornaram o problema possível.

Ideação está, por exemplo, muito conectada a capacidade de refletir e construir melhores abordagens para o cenário atual. Aprenda mais sobre esse assunto no curso repaginado de Gestão de processos.

Qual o tempo de aprendizado?

O estudo mapeou que 94% dos líderes de empresas esperam que seus colaboradores adquiram as novas habilidades - número este que representa um aumento de 65% comparado ao estudo de 2018. 

A estimativa aferida pela Pesquisa sobre o Futuro do Emprego é que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão se requalificar em um período médio de seis meses. Contudo, esse número pode variar conforme o segmento, veja:

  • Indústria de bens de consumo e Ind. da saúde: Programas de 6 meses ou menos;
  • Serviços financeiros e Energia: Programas de aprendizado constantes em 6 meses ou mais;
  • Pessoas e Cultura: Aprendizado de 1 a 2 meses
  • Marketing e Vendas: Programas de 1 a 2 meses (e atualizações constantes);
  • Desenvolvimento de produtos e IA: Aprendizado intensivo de 2 a 3 meses;
  • Programação e Engenharias: Programas de aprendizado intensivo de 4 meses.

Entenda que nem todos os setores são avaliados, mas sim aqueles que sofrem maior impacto das top skills e tecnologias emergentes. Além disso, os números sugerem que, embora o aprendizado seja cada vez mais acessível, os indivíduos precisarão desenvolver afinco nos estudos e praticar as competências para assim dominá-las.

Qualifique-se desde agora

É por isso que a FM2S existe. Nossa proposta é capacitar diferentes profissionais e acelerar sua carreira com base em conceitos sólidos, linguagem simples e conteúdo prático. Todos sabemos que estruturar um plano de estudos é algo que demanda atenção ao mercado e pode ser um pouco difícil a princípio. Pensando nisso criamos a Assinatura FM2S, onde, através de uma curadoria atualizada e atenta às tendências do mercado, preparamos cursos, metodologias e ferramentas capazes de te preparar para ser um profissional do futuro completo.

Se preferir, conheça os Planos de Desenvolvimento FM2S. Nossa ideia aqui foi reunir as principais exigências do mercado nos aspectos de: Qualidade, Processos, Produção e Operações, para que você possa aprender tudo que precisa sem a necessidade de correr atrás de conteúdos parceladamente.

Portanto, se você quer se aprimorar profissionalmente e garantir uma das 97 milhões novas funções geradas nos próximos cinco anos, acesse nossa plataforma EaD e conheça todos os nossos cursos. E se você quer continuar se atualizando, recebendo conteúdo de qualidade e principais tendências do mercado nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram FM2S

LinkedIn FM2S

YouTube FM2S

Facebook FM2S

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos