Projeto Pessoal: como estruturar o SEU projeto
Melhoria de Processos

05 de dezembro de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Projeto Pessoal: como estruturar o SEU projeto

Como criar seu projeto pessoal?


Projeto Pessoal: o primeiro passo para sua jornada de melhoria pessoal é decidir o que você quer melhorar. Pense em algo simples – com escopo pequeno, pontos de falha óbvios e para o qual você tenha a habilidade (conhecimento específico) para tentar novas abordagens.


É útil pensar em algo que faz parte do seu dia normal de trabalho – uma fonte de incômodo ou aborrecimento. Talvez você queira comer alimentos mais saudáveis. Talvez beber menos café. Talvez você queira se exercitar mais ou ser mais competitivo no tênis. Talvez você queira dormir mais. Talvez você queira ligar para sua mãe com mais frequência.


Pare por um minuto para pensar numa coisa – algo bem na sua frente -  que você queira melhorar. Qualquer bom projeto de melhoria começa com um reconhecimento geral do problema que você quer resolver, ou com uma oportunidade que você queira aproveitar. Escreva sua declaração de oportunidade. Essa é sua chance para controlar problemas persistentes. Agora escreva sua declaração de oportunidade pessoal em uma folha em branco. Compartilho com vocês uma declaração de um integrante da equipe:


Para que você não se sinta sozinho, uma colaboradora do FM2S irá conduzir seu projeto pessoal de melhoria  ao seu lado. Eis o que ela quer melhorar.




"Até um par de meses atrás, eu era uma corredora ávida – apesar de ser uma iniciante. Eu corria 6 Km todos os dias e estava me preparando para me inscrever em uma  meia-maratona.
Então o ritmo de trabalho aumentou e comecei a faltar em meus treinos. Algumas semanas atrás notei que estava sem correr há 10 dias. Pensei em todo o trabalho duro que havia feito para ganhar força e resistência - e em como eu as estava perdendo. Deprimente, não? Pode apostar. Portanto, aqui está minha descrição de oportunidade: Eu quero me tornar uma boa corredora.



Qual o Objetivo do seu Projeto Pessoal?


Você escreveu sua declaração pessoal de oportunidade - uma declaração genérica do problema  que está tentando resolver (ou a oportunidade que você espera desenvolver). Agora você deverá definir um objetivo sucinto para seu projeto pessoal. Sucinto, porém completo, pois deve especificar o quão bom, quando e para quem. Certifique-se de estabelecer objetivos específicos - ambiciosos, mas realista. Defina um prazo e talvez um objetivo em etapas caso isto o ajude.


Para inspirá-lo e que não se sinta sozinho, eis a declaração de objetivo do projeto de melhoria pessoal de nossa colaboradora da FM2S.




"Na Lição1, eu defini minha oportunidade: Gostaria de me tornar uma boa corredora. Agora, eis a definição de objetivo para meu plano de melhorar meu desempenho como corredora:


Em 5 semanas serei capaz de correr 8.5 quilômetros em 50 minutos sem parar; além  de ser capaz de correr 1 quilômetro em 5min 30sec sem me machucar."



Como medir a evolução do seu projeto pessoal?


Está na hora de identificar as coisas que irá medir. Escolha um conjunto balanceado de medidas, incluindo:




  • 1 ou 2 medidas de resultado

  • 2 ou 4 medidas de processo

  • 1 ou 2 medidas de equilíbrio


Para ajuda-lo com seu projeto, eis aqui novamente, nossa amiga.




Terei duas medidas de resultado para meu Projeto Pessoal..


1) Qual a distância que consigo correr em 50 minutos sem parar?


2) Qual a velocidade na qual consigo correr 1 quilômetro sem me machucar?


Terei três  medidas de processo para meu Projeto Pessoal.


1) Minutos corridos por semana


2) Minutos gastos com fortalecimento muscular por semana


3) Horas dormidas por noite


E terei uma medida de equilíbrio para meu Projeto Pessoal.


1) Horas gastas relaxando ou saindo com os amigos (Eu não quero que esta medida chegue a zero!)



Quais as dicas para um projeto pessoal de sucesso?


Tomar a decisão de definitivamente fazê-lo.


Há sonhos e há projetos que são feitos. A menos que você decida agir, nada acontecerá. Não espere para se sentir motivado ou pelo momento certo. O momento certo é agora. Quanto mais atrasar, menos chances você vai fazer isso, pois você estará reforçando suas habilidades na procrastinação.


O único motivo para adiar um projeto é que você se comprometeu e está fazendo um projeto de prioridade ainda maior e precisa se concentrar nisso. A motivação final é que nenhum de nós sabe quanto tempo deixamos no planeta, então o atraso só aumenta as chances de ir até você, sem ter feito isso.



Não perambule cegamente - um pouco de preparação pode ajudar.


Se você está construindo ou decorando, haverá materiais e ferramentas para pesquisar. Você pode até ter que descobrir como fazer coisas como consertar telhas para um telhado ou criar um bolo de frutas com três camadas geladas.


Planejar como você vai fazer o projeto ainda não está fazendo o projeto. Como você não pode planejar tudo, qualquer plano é apenas um guia a ser ajustado conforme você acompanha. Por exemplo, há muitos romancistas que tiveram que mudar de tachar quando acham que mataram um personagem chave na página 3.


Planeje e prepare o suficiente para começar prestando especial atenção a ter materiais e recursos (telhas, laptop, latas de cozimento) prontos para ir. Se você estiver sob a pressão do tempo, não experimente uma abordagem nova e complexa com a qual você não tenha certeza, a menos que você saiba que pode dominá-la rapidamente.


É melhor usar o velho laptop de confiança para obter o prazo de entrega do que experimentar um novo Mac e algum software de storyboard com flash que levará um valioso tempo para aprender. Se você puder, configure um projeto separado para adquirir novas habilidades em um tempo menos pressionado para que você possa usá-los para projetos futuros.



Se não houver um prazo, faça um.


Se é uma celebração familiar, haverá uma data definida (que é aniversário, aniversário, etc.) para o evento que precisará ser cumprido. Outros fatores externos poderiam ser o prazo para uma competição de escrita criativa ou a necessidade de consertar o telhado de vazamento antes de outro inverno. As datas que devem ser cumpridas são boas para focar a mente e podem ajudá-lo a evitar a armadilha do deslizamento lento quando você vai fazer o projeto. Então, se não houver um prazo, faça um.


Há, porém, uma palavra de cautela para projetos realmente grandes onde há um maior grau de incerteza. Embora um alvo geral possa ser útil, se é muito distante, então não ajudará e pode até incentivar a procrastinação, pois você acha que tem um monte de tempo antes de realmente precisar fazer algo. Nessa situação, estabeleceu uma data definitiva para a primeira etapa, como o primeiro rascunho do romance ou recebendo planos acordados para a extensão da casa. Quando estiver completo, defina a data-alvo para a próxima etapa.



Aceite que levará mais tempo do que você pensou.


Houve um ou dois dos meus projetos que acabaram por ser mais fáceis do que o esperado e, na realidade, eram apenas uma tarefa curta. Uma vez pensei que precisava remover o painel no meu carro para consertar um isqueiro quebrado. Verifique os fóruns na Internet sobre como fazê-lo desenterrando uma abordagem que levou 15 minutos - um dia feliz. Mas a instância de um projeto sendo mais rápida do que o esperado é muito a exceção e não a regra.


A razão para isso é o otimismo mal colocado. Se você não está otimista em alcançar o seu projeto, então você provavelmente não começará. Então, um pouco de otimismo é uma coisa boa, mas pode levá-lo a ser excessivo em estimar o tempo real que o projeto terá. A subestimação é alimentada por folhetos brilhantes, vídeos promocionais e artigos de revistas superficiais que escondem o longo prazo.


Um dos meus favoritos é o vídeo do telhado que diz "algumas horas de trabalho", isso seria verdade se você estivesse corrigindo uma cabana de coelho e não uma grande casa / estúdio de verão. A melhor maneira de estimar é comparar o projeto com o que você fez e, pelo menos, o dobro do tempo necessário.



Mantenha-se focado e aproveite o momento


Concentre-se na tarefa na mão não na próxima. Certifique-se de que as unhas estão indo nas telhas retas ou o bolo é misturado com perfeição. Não se distraia pensando no que vem depois. Se você estiver escrevendo o primeiro rascunho, escreva e não se preocupe com o design da capa do livro, ele se tornará. Você pode ficar tão obcecado com a realização de projetos que você esquece que fazê-los não deve ser apenas um log, embora seja às vezes. Então, aproveite o momento e, com o foco do Zen, fique em um com o martelo, pois as unhas são ritmicamente tocadas em casa com precisão.


Embora, permitindo que algum tempo para interrupções seja sábio, também vale a pena tomar as decisões necessárias, mas difíceis, de se concentrar no projeto e não em outras coisas. Não inicie vários projetos e diluir sua atenção. Se o jardim precisa ficar selvagem e o trabalho doméstico empilhar-se para que você possa obter esse primeiro rascunho escrito, então seja ele.


Você poderia enviar a família para um parente ou em férias para lhe dar mais chance de se concentrar? Escolha a prioridade de gravação e estacione o resto, pois é melhor terminar um projeto do que ter bastado com muitos e não fez nenhum progresso real em nenhum deles.



Mantenha os conflitos de disputa


Merda acontece. Chuva no seu desfile ou festa no jardim ou no cobertor. Você é laptop, funcionará mal e o fogão explodirá ou sua colher, martelo ou caneta favorita irá encaixar. Você pode tomar uma compensação como um sinal de que você estava condenado a falhar desde o início e isso o confirma ou se você realmente quer ter sucesso, você pode lutar com vigor renovado. Devem ser superados os obstáculos e obstáculos. O reagrupamento bem-sucedido, obtenha uma nova colher / martelo / caneta e fique em saber que, tendo conseguido essas crises, eles são mais resistentes e mais capazes de lidar com o que quer que seja o próximo problema.



Dê uma tapinha nas costas após cada marco


Projetos pessoais podem ser longos e exigentes e, enquanto estiverem finalizados, pode parecer estranho ao recuar e avaliar o progresso, tem o mérito de revisar o que você conseguiu e incentivar-se com o sólido progresso feito ao longo do projeto. Dê uma tapinha na parte de trás quando você terminou um capítulo, enviou os convites da festa para reparar a madeira podre no telhado do galpão. Mas salve as grandes celebrações públicas para quando você terminar.


Depois de descrito a oportunidade, os objetivos e as medidas de seu Projeto Pessoal de melhoria, a ordem é mão na massa. Afinal, de que adianta um ótimo projeto se não houver uma execução militar? Sem esta última, bons projetos não passam de declarações de intenções que nunca se concretizarão. O Projeto Pessoal de Melhoria é a chance que você tem, agora no final do ano, de reencontrar seu verdadeiro EU. Crie um projeto para que as pessoas reconheçam seu esforço e quem você é. Esta é a melhor motivação para alcançar os resultados que você merece. Quer saber mais? Faça nosso White Belt, Green Belt e o Black Belt. Assim, você irá dominar todo conhecimento necessário para fazer ótimos Projetos.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.