FSSC 22000: a certificação de segurança de alimentos
FSSC 22000

01 de outubro de 2021

Última atualização: 31 de outubro de 2022

FSSC 22000: a certificação de segurança de alimentos

O certificado FSSC 22000 garante credibilidade e confiança no setor de segurança e qualidade de alimentos de uma empresa. Mas o que isso significa? Food Safety System Certification quer dizer Certificado de Sistema de Segurança Alimentar em português, uma certificação respaldada pela Global Food Safety Initiative (GFSI) ou Iniciativa Global de Segurança Alimentar. Essa é uma entidade sem fins lucrativos que, em parceria com fornecedores, fabricantes, prestadores de serviços alimentares e especialistas da área colaboram para construir esse ambiente mais seguro. Para obter o certificado, é necessário cumprir os requisitos estabelecidos na FSSC 22000 e entrar em contato com um órgão certificador que faça uma avaliação. Ficou interessado? Vem saber mais sobre o tema!

Qual a diferença entre a ISO 22000 e a FSSC 22000?

Muitos acreditam que se trata da mesma coisa, mas existem algumas diferenças. Na verdade, a ISO 22000 é uma norma que integra a FSSC 22000, isso quer dizer que, se a sua empresa possui a primeira certificação, pode fazer uma transição para a segunda, implementando os requisitos adicionais.  A ISO 22000 foi publicada em 2005 pela International Organization for Standardization (ISO) ou Organização Internacional da Normalização, que combate os perigos na produção de alimentos, e teve sua versão brasileira aprovada em 2006. No curso Introdução às Normas ISO, que é disponibilizado gratuitamente pela FM2S, você encontra outros detalhes sobre as normas, seus stakeholders e os requisitos para a certificação e acreditação. curso introdução normas iso

O que é a ISO 22000?

  • Fornece as ferramentas para implementar um sistema de segurança em toda a cadeia alimentar
  • Tem o objetivo que a empresa mostre sua capacidade de controlar qualquer perigo e garantir que o alimento chegue seguro para o consumo humano
  • Possui quatro elementos-chave, que são:

Boas práticas de fabricação

Englobam um conjunto de medidas que devem ser aplicadas na produção de alimentos com o intuito de garantir a condições de higiene adequadas.

APPCC

O termo significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle e é uma ferramenta de gestão da qualidade com uma abordagem que visa identificar pontos críticos biológicos, químicos e físicos nas etapas de produção de alimentos e agir para corrigi-los. 

Comunicação

Trata-se da comunicação interna e externa entre os envolvidos no que diz respeito à segurança dos alimentos, com definição sobre o que comunicar e a quem quando for preciso.

Sistema de gestão

Está relacionado ao uso diária de cada recurso necessário para o cumprimento dos requisitos, desde treinamentos, conscientização quanto às normas, documentação das informações etc. 

O que é a FSSC 22000?

É composta pela norma ISO 22000 e por especificações técnicas que detalham quais e como os programas de pré-requisitos devem ser implementados, além de requisitos adicionais estabelecidos pela Food Safety System Certification. Outro ponto importante de diferença entre as certificações é que a FSSC 22000 está presente no mercado mundial, enquanto a ISO 22000 tem destaque no mercado nacional, justamente porque a primeira é reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI).  Um dos motivos desse reconhecimento é que a FSSC 22000 traz os programas de pré-requisitos que apoia os seguintes setores da cadeia agroalimentar:

  • Produção de alimentos
  • Serviços de alimentação
  • Agricultura
  • Produção de embalagens para alimentos
  • Transporte e armazenamento
  • Ração animal

Quais são seus requisitos adicionais da FSSC 22000?

Desde 2010, a FSSC 22000 passou por mudanças com o objetivo de aprimorar as exigências estabelecidas para garantir uma alimentação segura. A última atualização é de abril de 2021, que teve alterações mais significativas em um de seus três principais componentes, que seriam os requisitos adicionais.  Eles incluem gestão de serviços, rotulagem de produto, food defense, food fraud, uso do logotipo, gestão de alergênicos, monitoramento ambiental, formulação de produtos transporte e entrega. Na nova versão, outros requisitos adicionais entraram em vigor: 

  1. Competência para análises de verificação dos Sistemas de Gestão em Segurança de Alimentos (SGSA) laboratórios internos, quando houver;
  2. Estabelecimento de tempo e temperatura para a cadeia de processo em relação à refrigeração ou congelamento de produto nos abatedouros, pensando ainda em controle de perigos de contaminação e medidas de prevenção para embalagens de alimentos;
  3. Frequência de verificação dos programa de pré-requisitos e demonstrações de avaliação de impacto e segurança de alimentos na etapa de desenvolvimento de produtos;
  4. Procedimentos assegurando a saúde do colaborador na categoria de produção de alimentos para animais;
  5. Avaliação de auditores internos visando experiência, carga horária de treinamento, curso de reciclagem e mais. 

Por que se certificar?

Os benefícios de obter uma certificação como a FSSC 22000 vão desde reconhecimento no mercado mundial até melhorias mais práticas no dia a dia da empresa, como:

  • Otimização de recursos e processos
  • Confiança e organização da cadeia produtiva de alimentos
  • Destaque, prestígio e credibilidade para a marca
  • Planejamento mais assertivo
  • Aumento da produtividade
  • Comunicação alinhada entre colaboradores, fornecedores, clientes e consumidores
  • Identificação dos perigos envolvidos na produção
  • Redução de danos, perdas e desperdícios
  • Melhor previsão dos resultados finais
  • Transparência das normas de segurança de alimentos
  • Auditorias mais efetivas
  • Redução de custos a partir de uma gestão eficiente dos processos
  • Empresa mais competitiva no mercado
  • Compromisso com as expectativas dos clientes

Conheça o curso FSSC 22000 da FM2S

Se você pensa na possibilidade de implementar a certificação da FSSC 22000 na sua empresa e quer se especializar ainda mais no assunto, aqui na FM2S, o Curso de Esquema FSSC 22000 5.1 - Certificação de Segurança de Alimentos vai levar você para dentro desse universo. Nosso principal objetivo é promover uma capacitação que dê autonomia para interpretar a norma e acompanhar uma auditoria. Ou seja, gestores, técnicos, profissionais e estudantes da área de segurança alimentar, gestão, auditoria e áreas correlatas que desejam se atualizar sobre a FSSC 22000, aprender requisitos e entender de forma geral como funcionam os sistemas de segurança alimentar estão convidados a conhecer o nosso conteúdo.  O lançamento em nossa plataforma EaD está previsto para a última semana de outubro de 2021. A instrutora é Renata Cerqueira, que atua na área de Controle e Garantia de Qualidade há 22 anos, com experiência em indústrias químicas e alimentícias. Tem sólidos conhecimentos em APPCC, FSSC 22000, Auditor líder ISO 22000, líder ISO 9001 e Black Belt Lean Seis Sigma. 

"Se o profissional quer atuar na indústria de alimentos, deve considerar a FSSC 22000 como um diferencial de mercado (...) Ela não é uma norma obrigatória, mas sim um adicional que faz diferença quando se trata da segurança de alimentos. O curso da FM2S traz um estudo de caso que consegue traduzir as informações do ponto de vista que ajuda o aluno a entender a aplicação da FSSC", reforça Renata.

Ao adquirir a Assinatura FM2S, você poderá realizar esse curso e mais de 60 certificações que vão alavancar a sua carreira. Tenha acesso a conteúdo prático, grupos de networking, mentoria online, materiais de apoio exclusivos, webinars e mais. Experiência única que vale a pena! Acompanhe nossa página no LinkedIn para mais informações sobre o curso. Leia mais no blog:

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos

Blogs relacionados