Como buscar um novo emprego em 2018?
Blog

02 de janeiro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Como buscar um novo emprego em 2018?

Como a busca por emprego irá mudar em 2018?

À medida que nos aproximamos de um novo ano, a tecnologia continuará impactando sobre a paisagem de pesquisa de emprego, com muitas dessas mudanças afetando a forma como os candidatos a emprego usam essa tecnologia em 2018 para ajudá-los a encontrar seu emprego perfeito.

Quer dicas para turbinar suas chances de conseguir um emprego?

Como procurar emprego usando a presença on-line?

A importância de construir e manter uma forte marca profissional on-line, tanto na busca de um novo emprego como ao longo de sua carreira inteira não é novidade. Mas agora há um novo modelo de recrutamento definido para dominar o futuro previsível, considerando sua atividade online mais importante do que nunca.

Em 2018, os recrutadores farão um maior uso de ferramentas de análise de dados para obter uma visão mais detalhada do candidato, acompanhando os concorrentes ativos e passivos mais adequados. Em outras palavras, em 2018, o recrutador provavelmente abordará você se estiver otimizado a presença de sua mídia social.

Quando digo a presença de mídia social otimizada, não quero apenas atualizar seu perfil online para incluir palavras-chave relacionadas aos papéis que você está procurando (embora isso seja importante). Estou me referindo a como você usa ferramentas como o LinkedIn para demonstrar sua experiência.

Os feeds de notícias do LinkedIn são um hub para conteúdo profissional, e se você seguir os Influenciadores do LinkedIn e as empresas que publicam esse conteúdo, este é um ótimo começo. Se você comentar, gostar ou compartilhar esse conteúdo, ainda melhor. Ter uma presença ativa das mídias sociais que reflete sua experiência e paixões, proporcionará aos recrutadores dados relevantes que podem usar para abordá-lo para papéis adequados.

Você será alvo de anúncios de emprego mais regularmente

Sobre o tema da análise inteligente, não é incomum estar em seu iPad assistindo algo no YouTube, e de repente aparece um anúncio para trabalhos que você estava olhando o outro dia em seu smartphone. A propaganda de plataforma cruzada altamente segmentada é simplesmente um sintoma da análise de dados ficando mais inteligente. Na verdade, não se surpreenda se, após um período de busca consistente, você é abordado pessoalmente por um recrutador com um papel altamente adequado.

Com isso em mente, certifique-se de ter versões do seu CV guardadas ou acessíveis a partir de seus telefones e tablets, para que você possa se inscrever em qualquer lugar. É essencial que você permaneça com aplicativo de trabalho pronto para que você possa responder rapidamente quando essas oportunidades surgirem em momentos inesperados.

A tecnologia pode desempenhar um papel ainda maior nos seus aplicativos de trabalho

2017 viu candidatos que usavam ainda mais a tecnologia para mostrar seus talentos; do uso da realidade aumentada para trazer seus aplicativos de trabalho à vida, para dar aos empregadores um passeio virtual de suas carteiras de trabalho. Naturalmente, nem todos terão o nível de habilidade técnica exigido para esses exemplos, mas todos os candidatos devem ser capazes de demonstrar algum grau de alfabetização digital quando se candidatam a uma vaga, seja construindo um portfólio on-line ou enviando um aplicativo de vídeo.

Se esta é uma área em que você não domina, eu recomendo que você se comprometa a se aprimore. Você nem precisa gastar dinheiro; Existem tutoriais do YouTube para tudo nos dias de hoje!

Outro ponto que vou adicionar é que você não pode escapar dos anúncios de produtos de ativação por voz, de Amazon Alexa até o Google Home. O software de ativação de voz está se tornando uma parte da nossa vida pessoal, por isso é apenas uma questão de tempo antes de se infiltrar na nossa vida profissional também. Portanto, espere se candidatar nas vagas usando produtos VA em um futuro não muito distante.

Os relacionamentos cara a cara permanecem essenciais

Independentemente de como a tecnologia evolua, a interação humana permanecerá essencial, especialmente em relação ao relacionamento de um candidato com seu recrutador. Embora o recrutador possa usar análises de dados para segmentar você, e a AI para lhe fazer perguntas qualificadas, a habilidade máxima do recrutador é sua capacidade de construir um relacionamento com você. Aprender mais sobre você como pessoa e profissional, e os tipos de ambientes em que você prosperaria.

Seja receptivo à construção desses relacionamentos. Faça um telefonema, aproveite o tempo para interagir pessoalmente com um recrutador e mantenha este contato a partir daqui.

Há um novo mundo de recrutamento, que é alimentado por mudanças rápidas e sem precedentes na tecnologia, que, ao contrário da crença popular, só servirá para fortalecer a necessidade de interação humana ao se candidatarem a um papel. Se você está procurando um novo emprego em 2018, faça sua missão familiarizar-se com este mundo, e tenho certeza que você encontrará todo o sucesso em sua busca de emprego.

Peça referências de sua REDE

Embora não seja impossível conseguir um trabalho sem uma referência, aumenta as chances de um recrutador olhar seu CV e, eventualmente, contratá-lo se você tiver. Quando você primeiro pensa em saltar para o navio, procure na sua rede e deixe suas conexões saberem que você está interessado em explorar novas oportunidades.

Você pode terminar com um encaminhamento para uma nova posição e não precisa fazer muito caça ao trabalho ativo. Se você não conhece diretamente ninguém na sua empresa dos sonhos, no entanto, não se desespere - com a mensagem certa para o contato certo, você pode marcar uma entrevista com funcionários apenas conectando-os.

Procurar emprego não é espalhar currículos e rezar

Uma ressalva para esta última regra, no entanto, você não deseja explodir todos os que conhece com solicitações de entrevistas informativas. Você vai querer fazer isso de forma cuidadosa e seletiva porque você não deseja que as palavras voltem ao seu empregador atual.

Além disso, é uma tática demorada e ineficaz. Economize tempo e energia mental, inscrevendo-se apenas nas melhores empresas que você acha que seriam o melhor para sua personalidade, estilo de trabalho e qualificações.

Fuja da rotina

Falando em tempo, esteja atento ao seu. É fácil passar horas a fio procurando quando você está ansioso por uma nova oportunidade - ou desesperado para sair da sua situação atual -, mas mesmo que seja excitante no início, você pode se queimar rapidamente.

Não gaste todas as horas de vigília procurando novos empregos. Em vez disso, mantenha seu perfil de CV e LinkedIn atualizado e, em seguida, passe algum tempo cada dia na rede e procure ativamente empregos para se candidatar.

Dedique uma certa quantidade de tempo à sua pesquisa de emprego - mesmo que seja 30 minutos ou uma hora por dia. Inscrever-se para alertas de emprego significará que você obtém novos anúncios todos os dias na sua caixa de entrada, economizando tempo.

Cuidados com o computador corporativo

Você pode usar seu laptop de trabalho tanto que parece ser um apêndice extra até agora, mas você deve seguir com cuidado quando se trata de propriedade emitida pela empresa. Mesmo se você duvida que sua empresa tenha tempo e tecnologia para monitorar seu uso, é melhor jogar com segurança.

Não use seus dispositivos de trabalho - computadores, tablets ou telefones - para busca de emprego. Certifique-se de usar o seu endereço de e-mail pessoal e armazenar seus documentos em seus dispositivos pessoais ou on-line. Uma maneira de economizar tempo de caça de trabalho e evitar ser pego é usar aplicativos de pesquisa de emprego em seu telefone pessoal.

Escolha uma área para atender ligações

Se você estiver se candidatando a empregos, você nunca saberá quando você pode receber uma ligação de um recrutador em seu celular. Pode ser difícil ou incômodo atender essas chamadas na sua mesa, portanto procure uma área silenciosa e privada em algum lugar em que você possa falar quando uma chamada entrar.

Lembre-se de estar confiante e relaxado quando responde em vez de furtivo - isso irá criar menos suspeitas entre os colegas. Mantenha o seu tom iluminado e arejado.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.