Case FM2S: Gestão de Processos
Melhoria de Processos

25 de janeiro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Case FM2S: Gestão de Processos




Faça o SIPOC de sua empresa. Saiba quais são as entradas e as saídas de seus processos. Depois, conecte todos esses SIPOCs e entenda a sua empresa. Ao fazer isso, você poderá ver várias desconexões que existem em seus processos e assim propor melhorias. A seguir, veja um case de Gestão de Processos de um dos alunos da FM2S.



O que é importante para a gestão de processos (Introdução)





Depois de feito isso, elabore indicadores que meçam a qualidade dessas entradas e saídas. Colete dados para saber como eles estão se comportando. Por fim, monitore esses indicadores e desenvolva mudanças para melhorar seu desempenho!

Por onde começar a gestão de processos?


Comece pelo começo, assim como fez o Gustavo! Pergunte às pessoas o que elas fazem no seu dia a dia. Faça com que elas definam suas entradas e saídas. Entenda qual é o "termômetro" da empresa, ou seja, quais são os indicadores que avaliam a qualidade das saídas entregues pelos processos. Depois, basta conectar tudo para saber como a empresa globalmente está indo. Comece entendendo as partes, depois junte tudo e possa entender como está funcionando a empresa como um todo.

Qual o impacto da gestão de processos na carreira?


No case apresentado, a implementação da gestão de processos pode ajudar muito nosso aluno a se projetar em sua carreira. O aprendizado gerado no processo o levou de especialista a gerente, sem contar que ele pode consolidar toda a teoria e aplicar seus conhecimentos. Isso é extremamente recompensador.








Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.