Home-Office
Blog

19 de março de 2020

Última atualização: 21 de novembro de 2023

Home office: como é e o que é necessário?

Em questão de semanas, o coronavírus virou o mundo do trabalho de ponta cabeça e como as empresas, com muita razão, priorizam a segurança de seus colaboradores, o home office ganhou cada vez mais espaço, enquanto muitos eventos e reuniões foram cancelados. 

Finalmente você tem a chance de trabalhar a distância! Talvez seja devido à estrutura do seu novo emprego ou organização; talvez faça parte dessa nova iniciativa corporativa de trabalho/vida; ou talvez seja o resultado de uma emergência na saúde pública.

Neste blog, abordaremos seus desafios e benefícios, além de te ajudar a tirar o melhor dessa oportunidade.

O que é um trabalho de Home Office?

O home office, traduzido do inglês, literalmente, como “escritório em casa”, é quando o colaborador realiza suas funções profissionais fora das instalações físicas da empresa. Qualquer lugar com internet e os recursos necessários para o trabalho, seja a casa ou um café, pode ser o locar de home office.

Trabalhar em casa pode ser bastante diferente de trabalhar em um escritório tradicional. É importante que você esteja preparado para lidar com as mudanças que o trabalho em home office trará à sua rotina. 

Alguns dos desafios incluem equilibrar o trabalho e a vida pessoal, lidar com interrupções e distrações, manter-se motivado e produtivo e lidar com a solidão. No entanto, há muitos benefícios ao trabalhar em casa também.

Você pode ter mais flexibilidade em sua programação, evitando longos deslocamentos de ida e volta ao trabalho. Além disso, você tem mais controle sobre o ambiente de trabalho, o que pode ajudar a melhorar sua concentração e produtividade.

O home office também pode ter características que variam de empresa para empresa, como o home office híbrido, em que sua semana se divide em dias de trabalho presenciais e dias em trabalho em casa.

Ergonomia no home office

O que é necessário para realizar um trabalho home office?

Para executar as atividades do seu trabalho remotamente, você deve se atentar a alguns requisitos para que possa realizar essas atividades sem dor de cabeça. Confira os principais requisitos:

  • Uma conexão estável e rápida de internet;
  • Um computador ou notebook com capacidade para executar as atividades requeridas;
  • Um espaço tranquilo e confiável em que possa realizar suas atividades;
  • Disciplina e organização para gerenciar seu tempo e manter o foco.

Ou seja, você deve preparar um ambiente favorável, com uma boa conexão com a internet, livre de distrações e que permita você a manter o foco nas atividades do seu trabalho remoto. 

Como aprimorar o home office através do ensino a distância?

Com a popularização do ensino a distância, ficou muito mais fácil de se obter conhecimentos, habilidades e ferramentas para se usar no trabalho home office. O ensino a distância é uma modalidade de ensino que permite que você faça cursos, treinamentos e adquira habilidades de forma remota, sem a necessidade de se deslocar. Uma das vantagens dessa modalidade é poder ser realizado em qualquer dispositivo, como notebooks, computadores e smartphones, além disso, pode ser realizado em qualquer lugar que tiver conexão com a internet.

Com isso em mente, a FM2S oferece uma assinatura de ensino a distância para que você possa se aperfeiçoar no trabalho remoto, são mais de 80 cursos com certificados e um curso novo por mês, para você se aprimorar e trazer novas ferramentas para suas atividades home office.

Qual é a eficiência do Home Office?

Vai depender da sua postura, basicamente. Para ter sucesso no trabalho em home office, é importante ter um espaço dedicado ao trabalho e equipado adequadamente. Isso inclui ter um bom computador, cadeira confortável e um local adequado para armazenar documentos e materiais de trabalho. 

Manter uma boa comunicação com seus colegas de trabalho é outra chave para o sucesso no home office. Também é importante ser proativo e se envolver nas tarefas e projetos, mesmo trabalhando a distância.

Além disso, é importante estabelecer horários de trabalho claros e fazer pausas regulares para evitar o esgotamento.

Qual as vantagens e desvantagens do home office?

Para adotar o home office, é preciso por diversos fatores na balança, para saber se ele se encaixa no seu estilo de trabalho, para tal, separamos algumas vantagens e desvantagens para você.

Vantagens

  • Economia de tempo e dinheiro: com o trabalho remoto, não há a necessidade do deslocamento para o escritório, economizando com o transporte e sem a necessidade de pegar trânsito;
  • Flexibilidade: permite que você gerencie melhor seu horário, facilitando conciliar vida profissional com a vida social;
  • Autonomia: permite que você tenha maior autonomia e liberdade sobre o próprio trabalho, tornando a experiência de trabalhar em casa mais motivadora;
  • Controle do ambiente de trabalho: você pode personalizar o ambiente de trabalho para que seja confortável e tranquilo, proporcionando conforto para executar suas atividades.

Desvantagens

  • Distrações: tudo pode se tornar uma distração, como animais de estimação, crianças, visitas. Você deve ter foco e atenção redobrado para que não atrapalhe sua produtividade;
  • Falta de suporte: é mais difícil para coordenadores e gerentes fazer a supervisão e dar suporte para seus funcionários a distância, podendo gerar problemas de desempenho e motivação.
  • Dificuldade em separar vida profissional e pessoal: trabalhar em casa pode tornar difícil separar a vida profissional da pessoa, levando a cargas de horário extensas e causando estresse.

Com esses prós e contras, você deve avaliar qual modalidade de trabalho se encaixa melhor em suas necessidades, para que não gere estresse e redução da produtividade.

Como equilibrar o trabalho e a vida pessoal ao trabalhar em casa?

Para muitos que trabalham, assim como para as organizações que os empregam, o home office é uma alternativa bastante interessante para aumentar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, produtividade e retenção. Os benefícios que o home office cria, tanto na empresa quanto no nível pessoal, são muitos e claros.

No entanto, esses benefícios ocorrem proporcionalmente aos novos desafios - principalmente no nível pessoal. Como você permanece na pele de um líder sênior quando não está fisicamente no escritório? Como mantém relações construtivas com a equipe, se vocês não estão se vendo? Como evitar as distrações e interrupções que podem comprometer o seu desempenho?

Portanto, é necessário mais do que um “escritório doméstico" para que o trabalho funcione. São necessários diversas características, como:

Como gerenciar interrupções e distrações em casa?

Desligue as notificações de mensagens e redes sociais que possam distraí-lo durante o trabalho. Configure-os para verificá-los apenas durante as pausas ou no final do dia e, com isso, dedique um espaço para trabalhar e estabeleça limites claros para sua família e amigos. 

As crianças naturalmente têm dificuldade em entender o mundo do trabalho - em que consiste, o que exige e o que significa. Mesmo crianças muito pequenas podem ouvir que “mamãe trabalha duro a semana toda no escritório porque eu gosto e porque me permite ganhar dinheiro para cuidar de nossa família. Às sextas-feiras ainda trabalho, mas em casa, para poder levá-lo à escola e fazer coisas divertidas juntos.” 

Com essa comunicação, você transmite os valores do trabalho duro e da responsabilidade - enquanto mostra seu compromisso e seu amor.

Como se manter produtivo e motivado?

Após anos de vida no escritório, trabalhar remotamente pode parecer maravilhosamente flexível: chegue à sua mesa às 9:30 da manhã de pijama! Alimente o bebê enquanto estiver na teleconferência! Mas essa mesma falta de limites tradicionais no local de trabalho tem o potencial de diminuir sua motivação e produtividade.

Use os atributos do home office de forma que você possa aproveitar melhor sua liberdade, mas mantenha a programação e seus hábitos firmes, também. Comece a trabalhar na mesma hora todos os dias. Aja de forma que você se sinta objetivo e confiante. 

Tenha pausas e “saidinhas” com as mesmas duração e frequência que no escritório. Com uma rotina, você maximizará a sensação de profissionalismo e manterá melhor as coisas sob controle.

Demonstre seu compromisso

O que seus colegas não podem ver, eles não podem apreciar. Ao fazer home office, tenha cuidado para fornecer sinais pequenos e claros de que seu compromisso e ética no trabalho são inabaláveis. Para tanto, confira as principais dicas:

  • Envie e-mails logo de manhã, como forma de anunciar que você já está pronto para o trabalho;
  • Comunique-se com os colegas de forma que você demonstre atenção ao que eles fizeram / te enviaram. Veja um exemplo: "João, obrigado pelo relatório. Os dados na página 6 serão muito úteis para a nossa revisão trimestral";
  • Esteja disponível bem cedo ou tarde da noite para oferecer suporte para colegas de trabalho atuando em outros fusos horários.

Essas pequenas táticas permitem que você se mostre atento, comprometido e trabalhador, que são bons atributos em qualquer nível.

Controle o que for controlável

Preste atenção no seu ambiente físico de trabalho: organize-o da forma que fique mais parecida possível com um local de trabalho e, consequentemente, que você assuma uma imagem e postura mais profissional. Nessa mesma direção, encontre uma maneira de garantir a privacidade durante ligações - mesmo que isso signifique trancar a porta para o seu filho não entrar.

Além disso, crie um cenário profissional para vídeo chamadas, para que ninguém veja o amontoado de brinquedos no chão e toda a bagunça dos seus filhos enquanto você discute o relatório de marketing trimestral. No fim das contas, assumir o controle dessa pequena logística aprimora seu ambiente de trabalho e sua imagem profissional.

Como lidar com a solidão ao trabalhar sozinho em casa?

Junte-se a grupos de trabalho remotos

Faça parte de comunidades online para conectar-se com outras pessoas que trabalham em casa. Isso ajudará a encontrar apoio e a evitar a solidão. Esses grupos podem ser encontrados em redes sociais ou fóruns online e podem ser uma ótima maneira de encontrar apoio, dicas e estratégias para lidar com o trabalho em casa.

Planeje atividades sociais regulares

Podem ser jantares ou encontros com amigos, para ter interações sociais regulares. Isso ajudará a equilibrar o trabalho e a vida pessoal e ajudará a evitar a sensação de isolamento.

Mantenha um espaço social dedicado

Dedique um espaço em sua casa para atividades sociais. Por exemplo, você pode ter uma sala de estar onde pode relaxar com sua família ou amigos e desfrutar de atividades juntos. Assim, você mantém o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e ajudará a evitar a solidão.

Pratique atividades de que você gosta 

Mantenha-se ocupado com atividades de que você gosta, como ler, cozinhar ou praticar esportes. Sua mente vai agradecer e você vai evitar a solidão, além de ser uma ótima maneira de reduzir o estresse.

Separe 10% do seu tempo para investir em relacionamentos

Em um ambiente padrão de escritório, os relacionamentos ocorrem organicamente, através de conversas na hora do café, no corredor, ou no horário de almoço. Mas quando você estiver trabalhando em casa, precisará criar essas "oportunidades de conexão". 

Ligue para um colega para perguntar como anda seu trabalho, envie um e-mail para o estagiário perguntando como foi sua grande apresentação. Afinal, garantir que você tenha pontos de contato informais regulares com todos da equipe e em toda a organização vai facilitar bastante as coisas a longo prazo.

Quais áreas e segmentos permitem trabalho em home office?

Atualmente, diversas áreas permitem que trabalhos sejam feitos em home office, mas não é uma regra, podendo variar de empresa para empresa, veja algumas áreas que o home office é mais comum:

  • Tecnologia da informação (TI): trabalhos em TI permitem facilmente que o home office seja aplicado, incluindo programação, cibersegurança, suporte técnico etc.
  • Marketing e publicidade:  muitas tarefas dessa área podem ser realizadas em home office, como criação de campanhas de publicidade, gerenciar redes sociais, criação de de conteúdo etc.
  • Educação e ensino a distância: graças a popularização do EaD, realizar essas atividades a distância ficou muito mais fácil, permitindo a escolas técnicas e de curso utilizarem plataformas online para ensinar.

Se a sua área de atuação permitir que você trabalhe em home office, pode ser uma boa ideia adotar esta modalidade de trabalho, converse com seu chefe e veja se isso pode ser um benefício para você e para sua empresa.

Como solicitar o home office para seu empregador?

Na maioria das organizações, o home office é visto como um benefício para os funcionários. Portanto, é sempre uma boa ideia compartilhar os benefícios que essa rotina, consequentemente, traz para o chefe e para a organização em troca. Portanto, forneça ao seu gerente lembretes positivos e regulares sobre o motivo pelo qual sua organização no trabalho à distância está funcionando. 

Por exemplo: “Trabalhar em casa me permitiu dedicar mais tempo ao trabalho do cliente, minha taxa de vendas por distribuidores aumentou 10% este ano e o fato de a empresa fornecer essa flexibilidade me faz querer permanecer nessa equipe por muito mais tempo.”

O que é e como funciona o auxílio home office?

O auxílio home office é um auxílio oferecido pelo empregador para ajudar o funcionário com os custos de realizar as atividades em casa. Este auxílio pode ser na forma de pagamento em dinheiro para arcar com custos de internet e luz, fornecimento dos equipamentos necessário para realizar as atividades ou oferecendo reembolso dos custos dos serviços de internet e telefone.

Vale lembrar que nem todas as empresas oferecem o auxílio home office, sendo uma escolha do empregador oferecer ou não. Além disso, o auxílio pode variar de acordo com a política de cada empresa, portanto, é sempre bom verificar com o empregador sobre os benefícios antes de escolher home office como sua modalidade de trabalho.

Conclusão: tirando um bom proveito do Home Office

No final das contas, fazer home office requer diferentes habilidades profissionais. Como qualquer outra habilidade profissional, como, por exemplo, falar em público, negociações ou análises financeiras, ela é construída ao longo do tempo e através da experiência. 

Portanto, exige reflexão pessoal, desejo de melhoria contínua e muito trabalho duro. Para qualquer pai ou mãe que trabalha e que deseja aumentar seu desempenho organizacional, ter sucesso no trabalho e criar filhos incríveis, é uma habilidade que vale a pena desenvolver.

Leia Mais:

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos