Excel: um diferencial no trabalho e na auto-estima
Blog

19 de julho de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Excel: um diferencial no trabalho e na auto-estima

 Como o Excel pode fortalecer sua carreira?


Você já parou para pensar quantas vezes não se sentiu menos capaz que um colega de trabalho, por motivos banais, como não dominar um programa de computador? Ou nas vezes em que desistiu de um processo seletivo de emprego que parecia muito atraente, mas colocava pré-requisitos como "dominar o pacote Office" ou mesmo "desejável conhecimento de Excel ao menos intermediário"?


Esta situação é cada vez mais recorrente, em especial em um momento de crise econômica, no qual cada pequeno diferencial pode fazer a balança pender entre um ou outro candidato. Em um país com massa de desempregados de cerca de 12 milhões de pessoas, é natural que cada detalhe faça a diferença. Estamos falando de uma situação realmente estarrecedora, capaz de desanimar o mais empolgado brasileiro. Pense só, a Eslováquia, um país médio da Europa, possui uma população inferior a este número. Ou seja, temos um país de desempregados dentro de nosso país.


Para piorar a situação, o trabalhador, em meio a sua rotina diária, é bombardeado nos semáforos pelos mais diversos tipos de anúncios. Em Brasília, por exemplo, quem cruza a Avenida W3 Norte no horário de pico, certamente já recebeu um folder dos inúmeros cursos disponíveis, desde cursos de idiomas, até cursos de música, passando por cursos preparatórios para concursos e vestibulares até os onipresentes cursos de capacitação em Office, em especial, no Excel.



Você confia nesse anúncio?


A maioria, porém, não irá aderir, pelos mais diversos motivos: o anunciante é confiável? Ele não sabe, pois faltam referências a respeito? Este preço é justo? Na maioria dos casos, o valor é enorme, e vendido como um investimento com baixíssimo tempo de retorno. Ora, quem nos acompanha sabe que não é bem assim... sabe que como qualquer processo, o SEU projeto de melhoria, o de aumentar sua capacitação, assim como qualquer projeto de melhoria contínua, demanda um certo tempo para se concretizar, com inúmeras variáveis. Ao ler uma promessa que parece ser impossível de ser concretizada, o trabalhador cai em desânimo, sentido que está lendo mais um anúncio charlatão... E o desânimo se transforma, então, no sentimento de "jamais entenderei isto".


Não bastasse isso, para muitas pessoas, pra que serve exatamente o Excel? Não é apenas um software para plotar dados, organizar números em tabelas, verdadeira "coisa de banqueiros", "profissionais da bolsa", pessoas dotadas de qualquer conhecimento mágico que as permite ver linhas e linhas de números e interpretá-las, se tornando lobos de Wall Street? E quando ouvem falar de planilhas dinâmicas, que se ajustam na velocidade de um clique, parece a elas coisa de programadores, pessoas ou geniais ou que demandaram anos na faculdade para aprender as mais complexas e refinadas técnicas de programação.


Confesso que já senti isso. Lembro de minhas primeiras aulas na faculdade, quando em uma matéria de estatística o professor nos solicitou uma série de exercícios que "só podem ser resolvidos com o Excel". Abri o software e lá estava eu de frente ao desconhecido, usando horas para descobrir a funcionalidade de cada botão. Foi verdadeiramente descobrir um novo mundo!



Como entrar nesse mundo do Excel?


Nós da FM2S entendemos a dificuldade que é entrar neste mundo. Falta tempo ao trabalhador que precisa sustentar sua família,procurar emprego e ainda descansar, ter lazer. Falta motivação, em meio a tantos afazeres do dia-a-dia. Aqueles que já tiveram a curiosidade de assistir nosso curso gratuito sobre técnicas de Andragogia, "Como treinar seus colaboradores", sabem que o adulto necessita disso, de motivação, necessidade e de relações com suas experiências de vida. Com base nisso, temos nos esforçado para fornecer diversas planilhas gratuitas que te permitem utilizar recursos do Excel movido por uma motivação prática: realizar seus projetos de melhoria! Temos já disponíveis tutoriais de como utilizar alguns recursos do Excel para construir as ferramentas da qualidade, como os famosos gráficos de Pareto.


Sabemos também que em um momento difícil, é necessário às vezes uma mão no ombro dizendo como as coisas vão dar certo, ou uma luz que mostre que o caminho do conhecimento e do trabalho não é impossível. Alguns, porém, não entendem que uma luz muito viva pode incomodar... a função de um mestre não é se mostrar superior a seu discípulo, ofuscando ele, mas sim, a de guiá-lo, servir como um facilitador.

Pretendemos mostrar que é possível sim adquirir este conhecimento e de uma forma motivadora: aprendendo a construir as ferramentas da qualidade e do seis sigma, como os famosos gráficos de controle, que tantas vezes parecem coisas simplesmente absurdas, feitas pelas mais poderosas ferramentas computacionais. NÃO! Você, mesmo sem ter passado anos na faculdade aprendendo programação, é completamente capaz disto!

Sendo assimUntitled design (2), aguardem... estamos preparando um inédito treinamento, para capacitá-lo tanto em Excel, quanto em ferramentas do seis sigma, possibilitando um aprendizado interessante e contextualizado. Sim, o Excel possui ferramentas de programação, as famosas macros, mas elas não são necessárias para construir planilhas dinâmicas e muito menos gráficos úteis, que podem ser um diferencial no ambiente de trabalho. Nosso treinamento é para você, que tem sede de conhecimento e que ainda não desanimou! Acreditamos que você pode, sim, ir longe, e estamos aqui para ajudá-lo nesta caminhada!


por: Marco César Prado Soares – consultor associado FM2S e instrutor dos cursos EAD Lean Logistics e Excel

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.