Como o carisma pode ajudar você a melhorar na carreira?
Seis Sigma

17 de março de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Como o carisma pode ajudar você a melhorar na carreira?

Como o carisma pode ajudar no mercado de trabalho?

Você já trabalhou com um líder muito carismático? Se assim for, então é provável que quase todos na organização gostavam, confiavam e admiravam essa pessoa. Eu, Virgilio, já trabalhei com 3 líderes muito carismáticos, pelo menos na minha percepção, e foi ótimo.

As pessoas ouviam quando conversavam, colegas apoiavam suas ideias e pessoas talentosas queriam se juntar a sua equipe. Em suma, todos queriam estar em torno dessa pessoa! Carisma é algo que muitas pessoas acreditam que você nasce com ele. No entanto, este não é o caso - você pode se tornar mais carismático, e exploraremos como você pode desenvolver carisma neste artigo.

Não adianta tornar-se Black Belt, Especialista Lean, Green Belt ou qualquer outro título, se não tiver carisma para liderar os projetos.

O que é o carisma?

Carisma é uma coleção de traços e comportamentos que fazem você atrair outras pessoas. A palavra vem do grego "charis", que significa "graça" ou "presente".

Uma pessoa carismática é excepcionalmente atraente, simpática, confiável e, em muitos casos, um pouco "mágica". Personalidades maiores, como Marilyn Monroe, Martin Luther King, Jr., Oprah Winfrey e Sir Richard Branson são conhecidas por suas personalidades carismáticas.

Pessoas com carisma são assertivas, confiantes, inspiradoras e calorosas. Elas fazem questão de ouvir os outros, e têm uma graça inata que muitas vezes deixa as pessoas em suas trilhas.

Como tal, é ótimo ser carismático nos negócios, mesmo que você não esteja no papel de liderança. Quando você tem carisma, as pessoas querem trabalhar com você. Eles são atraídos para suas ideias, confiam em sua opinião, e são mais propensas a serem influenciados por você.

Como o Carisma se relaciona com o Poder?

O carisma é uma forma de "poder alusivo", que os psicólogos sociais John French e Bertram Raven identificaram como uma das cinco bases do poder. O poder referente é a influência que você tem porque outras pessoas gostam e respeitam você.

Com isso em mente, lembre-se de que o carisma pode ser mal utilizado. Não use isso para manipular os outros a fazerem algo que seja contra seus interesses.

Carisma em desenvolvimento

O carisma é nada mais do que um conjunto de traços e comportamentos que, quando juntos, o transformam em uma personalidade magnética e envolvente. Muitas pesquisas mostram que você pode aprender e aperfeiçoar esses traços.

Por exemplo, estudos mostraram que os líderes que estão dispostos a suportar dificuldades são vistos como mais carismáticos por suas equipes, e as pessoas que têm uma visão positiva são mais propensas a ter carisma. Além disso, o que as pessoas escolhem dizer pode afetar sua classificação como carismática.

Quer uma dica sobre carisma?

Um equívoco comum sobre o carisma é que está intimamente ligado à atratividade física. Embora isso possa ajudá-lo a ser apreciado em algumas situações, certamente não é um requisito para ser carismático.

Em última análise, a beleza é apenas profunda. Suas ações e crenças podem importar muito mais para pessoas do que a você parece.

É preciso tempo e esforço para desenvolver o carisma, então preste atenção em várias áreas. Para desenvolver o carisma é necessário você encará-la como uma jornada pessoal e se concentrar em uma área de cada vez.

Quais sãos as áreas fundamentais para melhorar seu carisma?

Vejamos essas áreas por sua vez:

Linguagem corporal e presença

A linguagem corporal e a "presença" são aspectos importantes do carisma. Sem dizer uma palavra, a linguagem corporal direita pode transmitir força, calor e simpatia. Comece por ficar em linha reta, com os ombros voltados e a cabeça erguida. Uma boa postura não só faz você parecer confiante e controlada, mas também faz você se sentir assim!

A pesquisa mostra que pessoas carismáticas tendem a ser muito positivas, então faça o melhor para manter uma perspectiva positiva.

A presença é um pouco diferente da linguagem corporal: isto tem a ver com a qualidade da sua atenção. Quando você tem presença, você dedica toda a sua atenção à pessoa com quem você está, e não deixa sua mente vagar para outra coisa. Você se entrega, e sua atenção fica exclusivamente dedicada para essa pessoa.

Para desenvolver a presença, comece por aprender as habilidades de Ouvir Ativamente. Quando alguém está falando, certifique-se de dedicar toda a atenção ao que a pessoa está dizendo, e não se preocupe com o que você vai dizer. Faça o seu melhor para ficar no momento e fique atento. Você pode se surpreender com o impacto que isso tem em seus relacionamentos!

Ajudar os outros a se sentir bem

Pessoas carismáticas fazem os outros se sentir bem. Em vez de se concentrar em seu próprio sucesso, eles gastam muito tempo e energia tentando levantar os outros. Ao ajudar as pessoas ao seu redor, eles criam um ambiente de energia positiva que outros são naturalmente atraídos.

Você pode fazer isso dando ajuda e experiência sempre que as pessoas precisam disso. Seja humilde sobre suas conquistas e dê às pessoas sinceros elogios e gratidão quando fazem algo de bom.

Você também pode ajudar os outros, tornando-se um mentor, treinando membros da equipe menos experientes e praticando atos aleatórios de bondade, como levar muffins ao escritório ou fazer café para um colega ocupado.

Um sorriso genuíno, quando apropriado, também pode ajudar a fazer as pessoas se sentir bem.

Nota: A sinceridade é incrivelmente importante no desenvolvimento do carisma. As pessoas vão notar se você está apenas "puxando o saco" ou está dando elogios insincero. Certifique-se de permanecer autêntico enquanto trabalha em suas habilidades.

Inteligência emocional e empatia

Existe uma ligação forte entre alta inteligência emocional e carisma. Líderes com alta inteligência emocional estão conscientes de suas próprias emoções, bem como das emoções daqueles ao seu redor. Essa consciência lhes permite ficar legal sob pressão e dar às pessoas o que precisam emocionalmente.

A empatia é uma parte importante disso. Quando você é capaz de entender as perspectivas, desejos e necessidades de outras pessoas, você abre a porta para uma maior compreensão e conexão.

Desenvolva empatia e inteligência emocional mantendo suas emoções sob controle, especialmente quando você está cansado ou estressado. Além disso, preste atenção aos outros - ao escolher a linguagem corporal e o que eles dizem, você será capaz de identificar o que eles querem e precisam, e depois tomar as medidas apropriadas.

Autoconfiança e Assertividade

As pessoas carismáticas têm confiança e sabem como ser assertivas.

Comece construindo autoconfiança. Você pode fazer isso usando seus pontos mais fortes no trabalho, estabelecendo e alcançando pequenos objetivos e desenvolvendo os conhecimentos e as habilidades que você precisa para fazer o seu trabalho de forma eficaz. Além disso, desenvolva suas habilidades de falar em público, para que você possa falar com clareza e confiança na frente de um grupo.

A assertividade é ligeiramente diferente. Quando você é assertivo, você comunica seus desejos e necessidades, respeitando os desejos e as necessidades de outras pessoas. Quando você é assertivo, você mostra o poder pessoal, mas você usa esse poder com bondade, respeito e dignidade.

Assertividade e autoconfiança vão de mãos dadas. Uma vez que você construiu sua autoconfiança, você pode trabalhar com assertividade reconhecendo seus desejos e necessidades em todas as situações e também reconhecendo os desejos e as necessidades dos outros. Levante-se adequadamente para o que você precisa, mas faça isso de forma respeitosa.

Quais os Pontos chave do Carisma?

O carisma é uma coleção de traços e comportamentos que o ajudam a atrair outras pessoas. As pessoas carismáticas muitas vezes são bem-sucedidas, e as pessoas são naturalmente atraídas para elas. Eles mantêm os melhores talentos em suas equipes, e as pessoas ouvem suas ideias.

Porque o carisma é uma coleção de comportamentos, você pode aprender. Trabalhe no desenvolvimento de empatia, autoconfiança e assertividade. Esteja ciente do que a sua linguagem corporal está dizendo, e faça o seu melhor para dar às pessoas um sorriso genuíno quando você está ao seu redor.

Além disso, certifique-se de usar o seu carisma do jeito certo: não use isso para influenciar alguém a fazer algo que seja contra seus próprios interesses.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.