Você conhece os 9 tipos de personagens corporativos?
Carreira

07 de fevereiro de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Você conhece os 9 tipos de personagens corporativos?

Personagens Corporativos: os nove tipos que habitam a inovação

Personagens peculiares habitam a inovação corporativa. Como discuti esses personagens com os outros, certos "tipos" universais continuavam aparecendo de novo e de novo. Então, o que poderia ter sido um programa de TV se tornou uma ferramenta psicológica muito útil para inspirar a mistura de personagens corporativos por trás de cada PowerPoint.

Personagens Corporativos: BAMBI

Quase todos os novos recrutas (e muitos novos contratados) começam com os olhos brilhantes e com a cauda frondosa. Eles são discos rígidos novos prontos para serem preenchidos com dados. Você pode fazer com que eles façam quase qualquer coisa. Entram em reuniões armados com novos slides, sorrisos largos e um profissionalismo que praticaram nas entrevistas, na escola e no espelho.

Eles podem alegremente apresentar por horas a qualquer pessoa na empresa. Eles podem fornecer notícias sobre demissões, cotas ou previsões terríveis sem uma pitada de ironia ou empatia. Eles estão ansiosos para agradar e anseiam por aprendizagem, orientação e novas oportunidades.

Personagens Corporativos: Believers

O crente é uma categoria ampla que continua a se ramificar. Geralmente, os crentes levam a tocha para a marca e juntam os outros. Eles orgulhosamente usam pólos com a marca da empresa e têm baias / escritórios adornados com troféus, bugigangas e fotos de piqueniques da empresa. Eles falarão sobre novas especificações do APPFication Tabajara 5000.

Personagens Corporativos: ALFA

Alfas são a Força Delta dos Crentes. Eles eventualmente administrarão unidades de negócios e, em última análise, a empresa. Alfas amam a competição esmagadora e jogam o jogo corporativo. Sua identidade, autoestima e status estão ligados às suas conquistas corporativas. Eles valorizam a tutela e o acesso a pessoas que eles respeitam.

Os Alfas Superiores podem até criar campos de distorção de realidade onde a verdade deles se torna a verdade. Isso pode ser intoxicante para outros funcionários. Mas eles também podem ser abruptos, egoístas ou ter uma atitude do tipo "você está comigo ou é o zelador". Procure em outro lugar por segundas chances ou um ombro para chorar.

[caption id="attachment_12540" align="aligncenter" width="700"]Apostila Green Belt Apostila Green Belt[/caption]

Personagens Corporativos: SOBREVIVENTE

Sobreviventes chegam a posições seniores, mas não têm a potência de Alfas ou Naturais. Eles sabem como trabalhar o sistema. Sobreviventes não gostam de correr riscos e não querem mudar o mundo, a menos que seja uma coisa certa. Alguns são manipuladores mestres.

Outros milagrosamente sobrevivem a cada reorganização. Alguns obtêm promoções inexplicáveis ​​depois de sua última atribuição fracassar. Seus poderes vêm da lealdade aos Alfas, da história compartilhada ou de saber onde os corpos estão enterrados. Alguns se movem para o lado para sempre - às vezes em bons empregos que seriam melhor servidos por outros. Se eles saírem, você ficará deprimido sabendo do tamanho do seu pacote de indenização.

Personagens Corporativos: SOLDADO

Soldados são jogadores de equipe sólidos. Eles não são tão bem redondos quanto os Naturais ou Alfas e buscam clareza. Eles evitam a ambiguidade (por exemplo, brainstorming) como se fosse um pano flamejante em uma estação da BR. Eles podem ser ótimos em uma coisa, como gerenciamento de projetos, análise, melhoria de processos ou desenvolvimento de pessoas.

Quando nos papéis certos, eles brilham, mas muitas vezes há um teto para sua ascensão. Se eles estão contentes, são leais, ficam até tarde e entregam resultados. Eles também vão reunir outros em torno da missão da empresa. Falta-lhes a proeza em rede dos Sobreviventes e Naturais e raramente inspiram a forte lealdade e os seguidores dos Alfas.

Personagens Corporativos: PRAGMÁTICO

Os pragmatistas são o ying do yang crente. Muitos são igualmente capazes ou talentosos, mas geralmente são mais céticos, analíticos e idealistas. Pense BBC vs FOX News. Sua lógica e fiação pragmática torna-os menos suscetíveis aos campos de distorção da realidade ou seguidores inquestionáveis.

Na verdade, eles terão dúvidas ... e terão melhor desempenho quando as respostas forem autênticas, e não agitarem a bandeira. Por causa dessa necessidade de propósito, elas podem ser mais difíceis de administrar – ou serem percebidos dessa maneira.

Personagens Corporativos: NATURAL

Os naturais são ambiciosos e talentosos, mas exigem mais equilíbrio em suas vidas. Eles podem ser tão eficazes quanto os Alfas, mas tendem a ser mais humildes e jocosos. Eles entregam resultados e ganham genuína lealdade e respeito de colegas e subordinados.

Naturais nascem networkers e constroem relações recíprocas. Eles respondem melhor quando a missão se alinha com seus valores e se sente bem. Eles ficam desmotivados quando as medidas de sucesso não são claras ou quando as regras ou recompensas parecem injustas. Eles são muito mais intuitivos e melhores no desenvolvimento de talentos do que os Alfas. Eles se destacam quando trabalham com pessoas de quem gostam. Eles preferem gerenciar outros Naturais, mas funcionam bem com soldados e hereges. Eles não combinam bem com os sobreviventes.

Personagens Corporativos: HEREGE

Hereges são o curinga. Alguns são idealistas visionários e inovadores que podem mudar a empresa ou o mundo. Outros simplesmente não gostam de regras e são difíceis de trabalhar. Os hereges têm quatro caminhos gerais:

  • Ser derrotado pelo sistema
  • Ter sucesso em trazer mudanças e consertar um sistema quebrado
  • Se tornar Richard Branson
  • Fugir de tudo para trabalhar em um call center na India.

Os hereges visionários podem ser mais inebriantes e inspiradores do que qualquer alfa. Apesar de não serem grandes líderes de pessoas, com seu comprometimento e visão irá obter o melhor dos subordinados - desde que mantenham o momentum e permaneçam motivados. Os hereges precisam de ajuda para traduzir seus melhores esforços para a linguagem da empresa, para que outros possam codificar e desenvolver seus sucessos.

Personagens Corporativos: Trabalho duro

Os personagens do “trabalho duro” representam uma grande parte de qualquer população corporativa. Eles normalmente veem o trabalho como necessário para chegar ao que é mais importante para eles fora do trabalho, como família, viagem ou construção de seus sonhos. Os profissionais de saúde podem não querer conquistar o mundo corporativo, mas são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. É claro que o desempenho pode variar de incrivelmente eficiente a frustrante e lento.

Personagens Corporativos: Vira-latas e raças puras

Muito parecido com Myers-Briggs, as pessoas raramente mudam suas personalidades. Você não encontrará nenhum Trabalhador Duro usando coisas da Cisco ou mesmo no KFC local. No entanto, você encontrará muitos desses tipos nos papéis errados. Isso fará com que as pessoas tenham um desempenho ruim. Os mais motivados saem, enquanto outros podem se render a uma vida de labuta. Em raras ocasiões, os trabalhadores duros podem encontrar um projeto que se alinhe com seus interesses pessoais, o que os motiva a agir como Naturais, mas raramente isso dura muito.

Quando se está no emprego errado ou sob um chefe ruim, o RH frequentemente confunde um tipo com outro ... se eles tentam o diagnóstico. Muitas empresas têm estruturas rígidas em pirâmides que enfatizam caminhos idênticos que podem forçar os soldados a fracassar fora de suas zonas de conforto. Ou pode prender Alfas ou Naturais sob Soldados ou Sobreviventes, que não têm nenhuma pista (ou interesse) sobre como usar seus talentos.

Molho Secreto: como inspirar os 9 Personagens Corporativos?

Então, como você consegue unir essas personalidades díspares para inovar ou mudar? A resposta simples vem da psicologia - envolvimento emocional.

Antes de promover a mudança, os gerentes e profissionais de RH devem entender o que faz com que cada uma das 9 Personalidades Corporativas funcione. Eu coloco estes em várias categorias:

  • Propósito - o que você precisa fazer e por que você precisa fazer isso em primeiro lugar
  • Assumir riscos - níveis variados de conforto com mudança e risco de carreira
  • Valores - para alguns, alinhar valores pessoais e / ou corporativos é a chave
  • Recompensas e reconhecimento - embora existam algumas sobreposições, alguns tipos de personalidade têm valores muito diferentes quando se trata de recompensas
  • Ambiente de trabalho - com quem você trabalha e espaço físico
  • Suporte Organizacional - coisas que a empresa pode fazer para ajudar cada tipo a ser mais eficaz
  • Desenvolvimento profissional - aqueles que buscam valorizar e buscam essas oportunidades
Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.