8 Maneiras de Aprender e Priorizar o Desenvolvimento Profissional
Blog

09/04/2018

Última atualização: 25/01/2023

8 Maneiras de Aprender e Priorizar o Desenvolvimento Profissional

8 Maneiras de Priorizar seu Desenvolvimento Profissional

Nós todos sabemos os benefícios da aprendizagem. Mas também sabemos que aprender leva tempo - muitas vezes, tempo que simplesmente não temos.

É difícil encontrar espaço para aprender em torno de uma jornada diária, nossas tarefas e responsabilidades diárias no local de trabalho, tarefas domésticas e, é claro, um tempo precioso com amigos e familiares.

Mas, quando ignoramos nosso desenvolvimento profissional, corremos o risco de ficar para trás. Por exemplo, podemos perder oportunidades de maior responsabilidade, ou mesmo sermos ignorados para promoção.

Neste artigo, explicamos porque dedicar tempo à aprendizagem é tão importante e exploraremos oito estratégias para fazê-lo, não importa o quão ocupado você esteja.

Por onde começar aprender? Veja algumas sugestões:

Quais os benefícios do desenvolvimento profissional?

Assumir o controle de seu próprio desenvolvimento profissional pode ajudá-lo a se sentir mais fortalecido e confiante em suas habilidades. Isso significa que você está dando passos positivos para melhorar suas habilidades e conhecimentos.

Quando você dedicar tempo para desenvolver conhecimento especializado, você será visto pelo seu chefe, colegas e clientes como alguém que é capaz de fazer contribuições valiosas, inteligentes e perspicazes. Em breve, você ganhará uma reputação como a pessoa da equipe que pode virar qualquer jogo. Além disso, seu novo poder de especialista facilitará o suporte a seus projetos, a negociação de contratos e a mudança.

Você também descobrirá que seu valor profissional aumenta! Se você tem uma longa lista de habilidades em seu nome, você estará mais comercializável e estará em uma posição melhor para assumir um novo projeto desafiador, ou mesmo uma promoção.

Quais as 8 estratégias para priorizar seu desenvolvimento profissional?

Uma das coisas mais difíceis de aprender uma nova habilidade é encontrar tempo para isso. Na verdade, a pesquisa mostrou que passamos 72 horas por semana trabalhando, deixando pouco tempo livre a cada dia!

Então, aqui estão oito estratégias práticas que você pode usar para priorizar seu desenvolvimento profissional, mesmo quando você tem um horário de trabalho ocupado:

Concentre-se nos Objetivos

Se você não consegue ver o benefício de alguma coisa, provavelmente vai desistir dela! Afinal, por que se incomodar, se não vai levar você a algum lugar? Então, você precisará de um forte senso de propósito quando se trata de elaborar seus objetivos de aprendizado.

Comece listando as habilidades e os conhecimentos que você mais deseja aprender. Então, expresse isso como metas SMART. Quando você fizer isso, divida-as em metas de longo e curto prazo que você pode adicionar à sua Lista de Tarefas diária ou Programa de Ação.

A elaboração de um plano de ação claro ajudará você a organizar melhor seu tempo de aprendizado, fortalecer sua autodisciplina e aumentar sua motivação. Ele também lhe dará uma maneira de medir seu progresso. E quando você fizer isso, verá com mais clareza o valor de continuar com seu desenvolvimento profissional.

Gerenciar Obstáculos e Distrações

Em seguida, identifique os possíveis obstáculos que podem dificultar o seu cronograma de aprendizado. Depois, analise cada obstáculo e faça um brainstorm das estratégias que ajudarão você a superá-lo.

Por exemplo, você pode planejar dedicar algum tempo para aprender durante seu deslocamento diário. Mas, assim que você abre seu computador, você se distrai com uma série de e-mails - e, antes que perceba, esqueceu-se de aprender tudo.

Portanto, comprometa-se a reservar seu tempo de viagem apenas para aprendizado! E evite abrir seus e-mails ou consultar sua Lista de tarefas diárias até chegar ao trabalho. Você pode até escrever essa promessa como um "contrato" consigo mesmo.

Tornar a aprendizagem um hábito

Quando você faz da aprendizagem um hábito, é mais provável que você faça uma mudança positiva e duradoura e atinja as metas estabelecidas.

Faça isso construindo o aprendizado em sua rotina diária. Programe o tempo - por mais pequeno que seja, para aprender, e cumpra-o! Por exemplo, você pode começar a trabalhar cedo às segundas e quartas-feiras para praticar uma nova habilidade ou encontrar uma área tranquila a cada hora do almoço para estudar.

Tudo o que você decidir fazer, certifique-se de fazê-lo rotineiramente. Seja claro sobre o que você vai fazer, onde você vai fazer, e quanto tempo você vai se dedicar a isso.

Definir Limites

Uma das maiores distrações é muitas vezes outras pessoas. Você pode ter reservado algum tempo em sua pausa para o almoço para ler um novo desenvolvimento do setor ou concluir um teste on-line, mas outras pessoas podem não perceber isso, então as solicitações de trabalho continuam chegando.

Pode ser difícil dizer "não" quando isso acontece. Mas fazê-lo de maneira assertiva ajudará você a proteger seu valioso tempo de aprendizado. Isso não significa que você deva ser rude ou inflexível. Em vez disso, seja amigável, mas firme. Explique ao seu colega o que você está tentando alcançar e peça que ele ou ela respeite seu "tempo de espera".

Dica

Claro, use seu melhor julgamento aqui. Não seria prudente ignorar uma tarefa genuinamente urgente que precisa da sua atenção. Certifique-se de priorizar o que é mais importante e retorne ao seu plano de aprendizado o mais rápido possível.

Faça cada minuto contar

Muitos de nós assumem que aprender algo novo requer grandes intervalos de tempo. Mas blocos curtos podem ser tão eficazes ... desde que você se concentre!

A chave é maximizar o impacto de cada momento que você tem disponível. Comece dando uma olhada em sua Lista de tarefas. O que você poderia realisticamente alcançar no tempo disponível?

Mesmo que você tenha apenas 10 minutos de sobra, aproveite a oportunidade! Use esse tempo para se encaixar em um pouco de aprendizado extra. Certifique-se de focar sua energia efetivamente. Por exemplo, minimize as distrações indo a um lugar tranquilo, desligue o telefone e saia do seu e-mail.

Estratégias como leitura dinâmica, mapa mental e uso de recursos de treinamento de projetos, também podem ajudá-lo a maximizar cada momento em que você tem tempo limitado disponível.

Aprenda no seu melhor

Muitas pessoas optam por trabalhar em seu desenvolvimento profissional depois de terem concluído todo o resto. Mas, por mais tentadora que seja, pense em como você se sente quando assinalou tudo em sua Lista de Tarefas - geralmente você está exausto, certo?

Em vez disso, tente programar seu aprendizado para as horas do dia em que seus níveis de energia estão altos e é mais provável que você esteja "na zona". Por exemplo, você pode se sentir um pouco devagar logo após o almoço, mas pode estar vibrando com energia pela manhã.

Encontre seu próprio estilo de aprendizagem

Todos nós temos nossa própria maneira de aprender. Algumas pessoas preferem ler e fazer anotações. Outros são mais ativos - eles aprendem fazendo.

Quando você identifica seu próprio estilo pessoal de aprendizado, pode aprender com mais eficiência e da maneira que funciona melhor para você. O tempo gasto passando por um livro, por exemplo, seria um desperdício de tempo se você encontrar vídeos mais envolventes.

Colabore com os outros

Aprender ao lado de outras pessoas muitas vezes pode tornar a experiência mais divertida e envolvente. Eles podem ajudá-lo a se manter motivado e fornecer aconselhamento e apoio. Se você tem alguém verificando seu progresso, também pode mantê-lo concentrado em seus objetivos principais.

Pergunte aos seus colegas se eles estariam interessados ​​em ganhar mais tempo para aprender. Se eles estiverem, por que não formar um grupo de estudo ou simplesmente passar algum tempo lendo e aprendendo juntos? Você pode até participar de uma aula ou fazer um curso on-line juntos.

Sites de mídia social como o LinkedIn e o Twitter também podem ajudá-lo a encontrar outros profissionais em seu setor que estejam interessados ​​em aprender ou que possam oferecer treinamento e orientação.

Você também pode querer explorar atividades de treinamento mais especializadas. Alguns locais de trabalho oferecem programas de orientação ou sombreamento, que permitem estruturar seu aprendizado em torno de um relacionamento com um parceiro experiente. Alternativamente, seu empregador pode oferecer-se para financiar treinamento em um curso profissional, se isso beneficiar sua função e o negócio.

Pontos chave

Numa época em que muitos de nós são pobres em tempo, encontrar tempo para o desenvolvimento profissional pode ser uma verdadeira luta. Mas isso tem vários benefícios. Pode ajudar a aumentar o seu valor profissional e a desenvolver os seus conhecimentos, e torna-o mais capaz quando enfrenta novos desafios ou assume novas responsabilidades.

Essas oito estratégias podem ajudar você a priorizar seu desenvolvimento profissional, mesmo quando estiver ocupado:

  • Concentre-se nos objetivos.
  • Gerencie obstáculos e distrações.
  • Definir limites.
  • Faça do aprendizado um hábito.
  • Faça valer cada minuto.
  • Aprenda no seu melhor.
  • Encontre seu próprio estilo de aprendizado.
  • Colabore com os outros.
Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.