Como turbinar sua carreira e ter sucesso na vida profissional?
Blog

10 de junho de 2015

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Como turbinar sua carreira e ter sucesso na vida profissional?

Como turbinar sua carreira?


Seu gerente não é responsável pela sua carreira, você é. Eles são responsáveis por sua saída. Então, esperar até o tempo de revisão anual para determinar seus objetivos e realizações é um pouco impiedoso. Mas aqui estão 10 coisas que você pode fazer hoje e este ano para melhorar sua carreira.


Seu gerente não é responsável pela sua carreira, você é. Eles são responsáveis por sua saída. Então, esperar até o tempo de revisão anual para determinar seus objetivos e realizações é um pouco impiedoso. Mas aqui estão 10 coisas que você pode fazer hoje e este ano para melhorar sua carreira.



Defina pequenos objetivos regularmente


Quando se trata de análises anuais, há muito foco em metas para o ano. Um ano é muito longo. Muito tempo, de fato, para definir metas tangíveis e realizáveis. Portanto, é muito mais sábio estabelecer metas menores ao longo do ano. Pense no seu trabalho do dia-a-dia. O que você poderia fazer para elevar esse trabalho? Existem habilidades que você pode aprender a ajudá-lo a avançar? Pense nisso um pouco e, em seguida, faça uma lista de metas que se relacionam com esses itens.


E então, uma vez que você estabeleceu os objetivos, entregue-se um prazo para ter aprendido essas coisas. Quando você atingiu o prazo ... dê uma nota. Sério. Funciona. Você fez isso? Você fez isso bem? Em seguida, pergunte a outra pessoa como eles vão classificá-lo sobre essas novas habilidades. Em seguida, repita.



Estique-se


O mais esperto de nós diz que o sucesso está fora da nossa zona de conforto. Então, é evidente que você deve se estender além de sua área de especialização. Faça algo que o assusta. Não goste de falar em público, comece a se inscrever para apresentações no trabalho ou eventos em rede. O que será que o aterroriza para colocar os pensamentos da indústria lá fora? Peça a alguém a oportunidade de falar em público como convidado.



Obter feedback


Embora a autoavaliação seja importante, também é importante obter feedback. E é importante obter feedback o tempo todo. Eu pergunto no final de cada reunião as seguintes questões: "O que realmente funcionou para você?" E "O que o tornaria ainda melhor?" Você pode aprender muito com essas duas perguntas. Tanto sobre o produto como o desempenho do seu trabalho podem ser obtidos com estas duas questões. Experimente e veja o que aprendeu.



Organize seu trabalho


Você tem alguma ideia de quantas coisas incríveis você fez este ano? Provavelmente não, porque você não está organizando esse ótimo trabalho em qualquer lugar para revisitá-lo. Há inúmeros lugares para você armazenar este trabalho em uma nuvem. Confira Dropbox, CredHive ou OneDrive e comece a organizar seu trabalho. Quando você tem um excelente arquivo de trabalho que você produziu e se orgulha, é como escrever seu currículo à medida que você vai passando por novas experiências. Também é fácil compartilhar com seu gerente no horário de revisão. Você está melhor preparado para impressioná-los quando você tem uma prova visual de seu incrível resultado.



Seja curioso sobre sua indústria


Passe todo o tempo como estudante de sua indústria ou empresa. Estude sua indústria e sua empresa como se houvesse um exame final que se aproximasse constantemente. Faça perguntas às pessoas no seu espaço. Faça perguntas ao seu gerente e colegas. Pergunte às empresas clientes como se sentem. Desenvolva ideias sobre a indústria e sua empresa. E não seja tímido sobre compartilhar esses conhecimentos.



Leia


Gaste tempo lendo blogs grandes e pequenos. Passe algum tempo lendo livros sobre sua profissão. Leia livros de negócios que estiquem seus pensamentos. Mas no final do dia ... leia, leia muito. Ler novas coisas pode iniciar conversas quando você está em rede e também pode construir sua própria carreira com novas maneiras de fazer coisas e diferentes trabalhos e truques de vida para torna-la melhor, fazendo-a fluir um pouco mais suavemente.



Rede brilhante


Nunca, nunca, envie um convite padrão do LinkedIn. Não é possível estressar isso o suficiente. Personalize a mensagem e diga ao destinatário o que você precisa dele e como você pode ajudá-lo também. Se você não conhece alguém, peça a alguém na sua rede para uma introdução. O networking tem que deixar uma impressão positiva. E não é apenas o LinkedIn. Participe de eventos da indústria, eventos locais e conheça o maior número possível de pessoas. Isso também ajudará a ser curioso sobre sua indústria.



Obtenha um mentor


Mentores são ótimos recursos para todos esses elementos. Precisa de feedback? Pergunte ao seu mentor. Precisa saltar sobre os insights da indústria ou da empresa? Procurando maneiras de esticar ... Mentor!



Obter um pupilo


Por outro lado, um bom protegido também pode ser um tremendo recurso para aprender também. Um protegido pode derrubar alguns de seus paradigmas. Ele também pode expor você a novos pensamentos e apresentá-lo à novas maneiras de resolver problemas e observar as coisas.



Sempre mantenha os ouvidos abertos


Mesmo se você estiver realmente feliz em seu papel atual, nunca dói ouvir outras oportunidades e criar relacionamentos com novas pessoas no setor. Esses relacionamentos podem ser construídos no futuro porque você nunca sabe como você irá se cruzar no futuro. Sempre esteja aberto a novas oportunidades e pessoas, além disso, é realmente bom quando você é notado!


Agora, gostaríamos de dar algumas dicas para você arrasar na gestão da sua carreira. Como inspiração, usaremos como fonte o livro “Como o Google Funciona”.



Como tratar sua Carreira?



  • Trate sua carreira como se estivesse surfando. Invista naquelas empresas em que trabalhar é como “pilotar um caça F-16 a Mach 2 sobre um terreno rochoso, a dois metros do solo. Além disto, se você bater, é igual a um jogo de fliperama, e a empresa deve ter um monte de fichas”. São estas as melhores empresas para desenvolver sua carreira.

  • Sempre dê ouvidos àqueles que entendem de tecnologia. Escute quem entende de verdade a tecnologia. Esses são os criativos inteligentes tipo gênios que enxergam, antes de todos nós, para onde vai a tecnologia e como ela transformará as indústrias.

  • Planeje a carreira. Desenvolver a carreira exige esforço e prudência. Fazer uma ótima Gestão deste Projeto é fundamental para você se dar bem. Pense no emprego ideal, não hoje, mas daqui cinco anos. Onde você quer estar? O que quer fazer? Quanto quer ganhar? Escreva a descrição do cargo: se você visse a vaga num site, como seria? Agora, avance quatro ou cinco anos e presuma que você está nesse emprego. Como é o seu currículo daqui a cinco anos? Qual foi o caminho que você percorreu do presente até chegar lá?


Como a Estatística pode ajudar sua carreira?



  • A Estatística é a nova plástica. Estatística é SEXY. Conforme-se com isto. Os empregos mais sexy no Século da Internet envolverão Estatística, e não apenas em um mundo paralelo da fantasia nerd. Fazer curso de Green Belt, Yellow Belt, Black Belt, Indicadores e coisa do gênero turbinará sua carreira. Na era dos grandes bancos de dados só a Estatística poderá lhe salvar.

  • A maioria das empresas possui um vasto arquivo de materiais escritos. Encontre o melhor deste material e leia-o. Depois, utilize nossa maravilhosa Internet (e o blog da FM2S) para ler informações preciosas e que vão lhe ensinar muito. Crie círculos com outras pessoas inteligentes que pensem como você e troque e discuta livros. Sabe quem lê muito a respeito de seus negócios? Os CEOs e donos de empresas. Pense como eles.

  • Tenha pronto seu “ Elevator Pitch”. Imagine que você está no elevador com o presidente de sua empresa. O que você falaria? Você precisa treinar esta frase em frente ao espelho pelo menos uma vez por semana. Você deve saber explicar no que está trabalhando, a inspiração técnica por trás, como você mede seu sucesso, qual o benefício para o seu cliente e talvez como isto se encaixa na missão da empresa. Se você não estiver empregado, faça o mesmo, mas mostre suas características mais interessantes. Diga o que quer fazer e o impacto que sabe que terá – o benefício para empresa e para o consumidor. O que você pode fazer que ninguém mais é capaz?


Com todas estas dicas, sucesso na carreira é questão de tempo. Demora, é trabalhoso, mas vem. Siga as dicas e nos conte como foi sua experiência. Desejamos um 2015 cheio de sucesso e um 2020 no emprego ou empresa dos sonhos.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.