4 Ps do Marketing: Quais são? O que são? Como funcionam?
Opcional

02 de abril de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

4 Ps do Marketing: Quais são? O que são? Como funcionam?

Quais são os 4Ps de marketing?

Os 4Ps de marketing são um modelo para melhorar os componentes do seu "mix de marketing" - a maneira pela qual você leva um novo produto ou serviço ao mercado. Ele ajuda você a definir suas opções de marketing em termos de preço, produto, promoção e local, para que sua oferta atenda a uma necessidade ou demanda específica do cliente.

O que é marketing?

 A definição que muitos profissionais de marketing aprendem quando começam no setor é: colocar o produto certo no lugar certo, pelo preço certo, no momento certo.

É simples! Você só precisa criar um produto que um determinado grupo de pessoas queira, colocá-lo à venda em algum lugar que essas mesmas pessoas visitem regularmente e precificá-lo em um nível que corresponda ao valor que eles sentem que saem dele; e fazer tudo isso a cada vez que eles querem comprar. Então você conseguiu!

Há muita verdade nessa ideia. No entanto, é preciso muito trabalho duro para descobrir o que os clientes querem e identificar onde eles fazem suas compras. Então você precisa descobrir como produzir o item a um preço que represente valor para eles e fazer com que tudo se encaixe no momento crítico.

Mas se você tiver apenas um elemento errado, isso pode significar um desastre. Você poderia continuar promovendo um carro com incrível economia de combustível em um país onde o combustível é muito barato, ou publicar um livro após o início do novo ano letivo, ou vender um item a um preço muito alto - ou muito baixo - para atrair as pessoas que você está segmentando.

5s

O marketing mix é um bom lugar para começar quando você está pensando em seus planos para um produto ou serviço, e isso ajuda você a evitar esses tipos de erros.

Entendendo a Ferramenta os 4 Ps do Marketing

O mix de marketing e os 4 Ps de marketing são frequentemente usados ​​como sinônimos um do outro. Na verdade, eles não são necessariamente a mesma coisa.

"Mix de marketing" é uma expressão geral usada para descrever os diferentes tipos de escolhas que as organizações devem fazer em todo o processo de levar um produto ou serviço ao mercado. O 4 Ps é um caminho - provavelmente a maneira mais conhecida - de definir o mix de marketing, e foi expresso pela primeira vez em 1960 por EJ McCarthy em seu livro " Basic Marketing - A Managerial Approach ".

Os 4 Ps do Marketing são:

  • Produto (ou Serviço).
  • Praça ou lugar.
  • Preço.
  • Promoção.

Uma boa maneira de entender os 4 Ps é pelas perguntas que você precisa fazer para definir seu mix de marketing. Aqui estão algumas perguntas que ajudarão você a entender e definir cada um dos quatro elementos:

Produto / Serviço

  • O que o cliente quer do produto/serviço?
  • Que necessidades satisfaz?
  • Quais recursos o produto ou serviço tem para atender a essas necessidades?
    • Há algum recurso que você perdeu?
    • Você inclui recursos caros que o cliente não vai realmente usar?
  • Como e onde o cliente irá usá-lo?
  • Com o que se parece?
  • Como os clientes experimentarão isso?
  • Que tamanho (s), cor (s), e assim por diante, deveria ser?
  • Como será chamado?
  • Como é a marca?
  • Como é diferenciado em relação aos seus concorrentes?
  • O que é mais caro para fornecer e ainda ser vendido de forma suficientemente lucrativa? (Veja também Price, abaixo.)

Praça ou lugar

  • Onde os compradores procuram seu produto ou serviço?
  • Se eles olham em uma loja, que tipo? Uma boutique especializada ou em um supermercado, ou ambos? Ou online? Ou direto, por meio de um catálogo?
  • Como você pode acessar os canais de distribuição corretos?
  • Você precisa usar uma força de vendas? Ou participar de feiras? Ou fazer envios online? Ou enviar amostras para catalogar empresas?
  • O que seus concorrentes fazem, e como você pode aprender com isso e / ou diferenciar?

Preço

  • Qual é o valor do produto ou serviço para o comprador?
  • Existem pontos de preço estabelecidos para produtos ou serviços nesta área?
  • O cliente é sensível ao preço? Uma pequena queda no preço vai aumentar sua participação no mercado? Ou será que um pequeno aumento será indiscernível e, assim, você ganhará uma margem de lucro extra?
  • Quais descontos devem ser oferecidos a clientes comerciais ou a outros segmentos específicos do seu mercado?
  • Como seu preço se compara com seus concorrentes?

Promoção

  • Onde e quando você pode transmitir suas mensagens de marketing para o seu mercado-alvo?
  • Você alcançará seu público anunciando on-line, na imprensa, na TV, no rádio ou em outdoors? Usando emails de marketing direto? Através de Relações Públicas? Na internet?
  • Quando é a melhor época para promover? Há sazonalidade no mercado? Existem questões ambientais mais amplas que sugiram ou determinam o momento de seu lançamento no mercado ou promoções subseqüentes?
  • Como seus concorrentes fazem suas promoções? E como isso influencia sua escolha de atividade promocional?

Os 4 Ps de marketing são apenas uma das muitas listas que foram desenvolvidas ao longo dos anos. E, embora as perguntas que listamos acima sejam essenciais, elas são apenas um subconjunto da investigação detalhada que pode ser necessária para otimizar seu mix de marketing.

Entre os outros modelos que foram desenvolvidos ao longo dos anos estão os 7Ps de Boom e Bitner, às vezes chamados de mix de marketing estendido, que incluem os primeiros 4Ps, mais decisões sobre pessoas, processos e layout físico.

Outra abordagem é o 4Cs da Lauterborn, que apresenta os elementos do mix de marketing da perspectiva do comprador, e não do vendedor. Ela é composta pelas necessidades e desejos do Cliente (o equivalente ao produto), Custo (preço), Conveniência (local) e Comunicação (promoção). Neste artigo, nos concentramos no modelo 4 Ps, como é o mais bem reconhecido, e contém os principais elementos de um bom mix de marketing.

Usando os 4 Ps de Marketing

O modelo pode ser usado para ajudar você a decidir como fazer uma nova oferta no mercado. Também pode ser usado para testar sua estratégia de marketing existente .Se você estiver considerando uma oferta nova ou existente, siga as etapas abaixo para ajudá-lo a definir e melhorar seu mix de marketing.

  1. Comece identificando o produto ou serviço que você deseja analisar.
  2. Agora, responda às perguntas 4 Ps - conforme definido em detalhes acima.
  3. Tente perguntar "por que" e "e se" para contestar sua oferta. Por exemplo, pergunte por que seu público-alvo precisa de um recurso específico. E se você diminuir seu preço em 5%? E se você oferecer mais cores? Por que vender por meio de atacadistas em vez de canais diretos? E se você melhorar as Relações Públicas ao invés de confiar na publicidade online?
  4. Depois de ter um mix de marketing bem definido, tente "testar" a oferta geral do ponto de vista do cliente, fazendo perguntas ao cliente:
    1. Ela atende às suas necessidades? (Produtos.)
    2. Eles vão encontrá-lo onde eles compram? (Praça.)
    3. Será que eles consideram que o preço é favorável? (Preço.)
    4. E as comunicações de marketing irão alcançá-los? (Promoção.)
  5. Continue fazendo perguntas e fazendo alterações no seu mix até que esteja satisfeito de ter otimizado seu mix de marketing, dadas as informações, fatos e números disponíveis.
  6. Revise seu mix de marketing regularmente, pois alguns elementos precisarão mudar à medida que o produto ou serviço e seu mercado crescerem, amadurecerem e se adaptarem em um ambiente competitivo em constante mudança.

Pontos chave

O mix de marketing ajuda você a definir os elementos de marketing para posicionar com sucesso sua oferta no mercado.

Um dos modelos mais conhecidos é o 4 Ps do Marketing, que ajuda você a definir suas opções de marketing em termos de produto, local, preço e promoção. Use o modelo quando estiver planejando um novo empreendimento, ou avaliando uma oferta existente, para otimizar o impacto com seu mercado-alvo.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.