Como o treinamento leva ao crescimento dos negócios?
Gestão de Equipes

10 de julho de 2018

Última atualização: 11 de julho de 2023

Como o treinamento leva ao crescimento dos negócios?

Por que e como o treinamento dos funcionários leva ao crescimento dos negócios?

Despesas continuam aparecendo. Você se encontra adicionando item após item até que sua lista de despesas se torna tão longa que faz com que War and Peace pareça uma história casual para dormir.

E orçamentos? Bem, os orçamentos nunca são grandes o suficiente para cobrir todas as despesas!

Então, por que, quando seu orçamento já está apertado, você adicionaria treinamento e desenvolvimento de pessoal à lista de despesas? Por que puxar o cabelo para fora procurando maneiras de treinar e melhorar a equipe, quando você poderia se concentrar em coisas como tecnologia ou recrutamento, que ajudam no crescimento dos negócios?

Bem, a tecnologia e o recrutamento são importantes. Mas o que diferencia o treinamento de pessoal de outras despesas é que na verdade não é uma despesa. Confuso? Aqui está um exemplo simples.

Você compra uma macieira. A árvore tem uma maçã na primeira temporada. Toda semana você vira a terra ao redor da árvore e adiciona fertilizante, e a cada estação, a árvore produz mais maçãs. Na quinta temporada, através de cuidados constantes e muito fertilizante, sua árvore é capaz de produzir dezenas de maçãs.

Você vê, treinamento e desenvolvimento de pessoal não é tanto um custo como é um investimento no crescimento de seu pessoal.  E quando seu pessoal cresce, você experimenta o crescimento dos negócios.

O treinamento de pessoal é um investimento que vale a pena de muitas maneiras diferentes, não apenas para os funcionários, mas também para o crescimento dos negócios . Para mostrar o que queremos dizer, escolhemos as cinco principais maneiras pelas quais o treinamento de funcionários nas empresas permite o crescimento dos negócios.

Dica: Baixe o nosso e-book e saiba como você deve elaborar um bom treinamento de seus funcionários. [caption id="" align="aligncenter" width="700"] Como elaborar um bom treinamento[/caption]

Como o treinamento pode atrair as pessoas certas?

Com o crescimento dos negócios, surge a necessidade de encontrar e recrutar novas pessoas para a equipe, e isso se torna um desafio crescente. O objetivo de toda empresa é alguém bem adequado, não apenas ao trabalho, mas também à cultura organizacional.

A boa notícia é que um negócio com uma cultura conhecida por aprendizado e desenvolvimento, reconhecido por suas freqüentes oportunidades de treinamento, muitas vezes atrai pessoas que querem aprender. A promessa de oportunidades futuras de treinamento é vista como algo como um "benefício de emprego".

E quem não gostaria de uma equipe de pessoas dispostas e ansiosas para aprender, crescer e melhorar com as necessidades do negócio?

Então, por que procurar o candidato perfeito, quando treinar proativamente e desenvolver sua equipe pode fazer com que as pessoas certas venham até você?

Como o treinamento mantém as pessoas certas?

Ok, então talvez você esteja pensando: “Mas já temos todas as melhores pessoas a bordo. Nossa equipe é fantástica ”. E você pode estar certo.

No entanto, o desafio nem sempre é atrair os melhores talentos, mas também retê- los. De fato, a  força de trabalho rica em milênios de hoje luta para durar até 5 anos no mesmo emprego.

O funcionário moderno quer continuar aprendendo novas habilidades, descobrindo novas tecnologias e adquirindo novos conhecimentos para acompanhar os tempos de mudança. E se eles não puderem, então eles ficarão entediados, desprendidos, ressentidos até, até que eles passem para um concorrente com desafios de carreira mais empolgantes.

E então você fica com o custo de substituí-los. Isso não parece um crescimento de negócios , não é?

As oportunidades de treinamento e desenvolvimento atendem à necessidade dos funcionários de continuar crescendo. Assim, ao investir em programas de treinamento de funcionários, você não apenas atrai o tipo certo de pessoas, mas também as faz querer ficar por mais tempo.

Isso proporciona uma vantagem competitiva - mantendo os melhores funcionários a bordo - e também economiza o custo de recrutar, selecionar e integrar novos funcionários (substitutos).

Agora, você provavelmente está se perguntando: “E se eu investir em treinamento de pessoal e eles deixarem a empresa? Não vou perder esse investimento? ”Uma preocupação válida.

Mas pergunte a si mesmo outra pergunta. Se seus funcionários não estão ansiosos para se desenvolver, então eles são o tipo de pessoa que você deseja manter , afinal? Não, nós não pensamos assim.

Como o treinamento transforma funcionários inexperientes?

Você acha que encontrou o candidato perfeito!

Ela tem a qualificação, as melhores notas no teste de competência e uma avaliação de personalidade que faz você acreditar que ela nasceu para esse trabalho. O que é mais é que a equipe a ama.

E então vem o golpe, no momento em que você percebe que não há nada além de um espaço em branco sob a seção rotulada "Experiência" em seu currículo.

Deixar de contratar com base na falta de experiência pode ser uma das maiores oportunidades perdidas de todos os tempos, porque os funcionários sem experiência anterior não têm velhos hábitos para desaprender. E com a atual taxa de avanço tecnológico, às vezes simplesmente não há pessoas com as habilidades ou experiência certas ainda ... elas não tiveram tempo ou oportunidade de desenvolvê-las.

Por meio de programas de treinamento de funcionários para formação de equipe, tecnologia e muito mais, esses funcionários podem rapidamente adquirir as habilidades e a experiência necessárias para se tornarem acréscimos positivos e produtivos à sua equipe e aumentar o crescimento de seus negócios de uma maneira muito real.

Como o treinamento cria uma equipe ágil?

À medida que a tecnologia avança, a informação se torna ilimitada e a inovação não conhece fronteiras, as empresas se vêem lutando pela sobrevivência no que parece ser a mais recente seqüência do filme The Fast And The Furious. Aqueles que acompanham são aqueles que agem com intenção e adotam mudanças na tecnologia, na ciência e nas práticas de negócios quando e quando surgem.

Mas uma empresa é tão ágil quanto seu pessoal. Esta é a importância do treinamento e desenvolvimento dos funcionários.  

As empresas com agilidade possuem uma cultura de aprendizado , onde o constante treinamento e desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos cria uma equipe flexível e completa, com a capacidade de se adaptar às novas necessidades do mercado - e rapidamente.

Ao equipar os funcionários com as mais recentes habilidades e conhecimentos para atingir suas metas de desempenho, a organização possui uma vantagem competitiva inigualável para o crescimento dos negócios - seu talentoso e sempre aprimorado pessoal.

Como o treinamento desenvolve satisfação e envolvimento dos funcionários?

Todos nós já ouvimos o ditado: "Os funcionários felizes são funcionários produtivos". Mas isso não é apenas um ditado. E empresas do tamanho da  Coca-Cola perceberam isso.

É triste notar que 80% dos funcionários nunca atingem o seu potencial máximo, e 4 de cada 10 funcionários sentem-se desprendidos no trabalho. Isso, é claro, tem um efeito secundário no desempenho, na saúde e na produtividade geral.

E todos nós concordamos que funcionários desengajados, insalubres e improdutivos não são bons para o crescimento dos negócios .

Investir em programas de treinamento faz com que os funcionários sintam-se desafiados e valorizados, o que, por sua vez, aumenta a satisfação no trabalho e o engajamento. Isso geralmente leva a um melhor desempenho, produtividade e  redução do absenteísmo . Devemos continuar?

Quais os benefícios mensuráveis ​​do treinamento de funcionários?

Agora você está começando a entender por que as empresas devem investir em treinamento e desenvolvimento.

O treinamento aumenta a produtividade dos funcionários e reduz os custos de recrutamento,integração , rotatividade e absenteísmo. O treinamento também melhora o engajamento, a satisfação e o desempenho dos funcionários na adaptação a um cenário competitivo avançado.

Mas você está se perguntando como você iria medir o retorno desse investimento.

A boa notícia é que existem várias medições tangíveis dos resultados do treinamento, dependendo do que você está medindo.

Para treinamento baseado em conhecimento, habilidade ou competência, o resultado mais óbvio seria melhorar as vendas, o desempenho ou a produtividade. As melhorias atribuídas ao treinamento podem ser medidas através de pré e pós-testes, números de vendas e mudanças na produção.

Para benefícios indiretos, como satisfação e engajamento dos funcionários, pesquisas de auto-avaliação e feedback qualitativo podem fornecer informações valiosas sobre o quanto seus funcionários valorizam a oportunidade de desenvolvimento.

E, claro, há taxas de retenção (ou taxas de rotatividade de pessoal), que são uma indicação útil de como os funcionários desafiados e engajados se sentem em seus trabalhos.

Qual o melhor investimento para cada tipo de treinamento?

Os grampos são uma despesa. Papel, é uma despesa. E embora seja algo que a maioria das empresas não pode dispensar, até mesmo o café é uma despesa. Mas, ao contrário dessas despesas que aceitamos de bom grado, o treinamento e o desenvolvimento dos funcionários é um investimento .

Mas como garantir que você está investindo no melhor tipo de treinamento, com o tipo máximo de retorno? Como você identifica programas de treinamento viáveis ​​que envolvam funcionários e melhorem visivelmente seu desempenho?

Seu público e objetivos de treinamento sempre ditarão o tipo de investimento em treinamento. Mas e-Learning está rapidamente ganhando interesse como uma das formas mais rentáveis, qualidade-benefício de treinamento na 21 st Century.

Ao escolher um Sistema de Gerenciamento de Aprendizado (LMS) respeitável e fácil de usar e seguir alguns passos simples para criar um ótimo curso de e-learning, você estará no caminho de altos retornos antes de poder dizer “despesas”.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.