Qual o impacto do Six Sigma na vida profissional?
Blog

10 de novembro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Qual o impacto do Six Sigma na vida profissional?

Por que contratar um profissional Lean Six Sigma?


A natureza competitiva dos negócios no mundo moderno levou ao surgimento de opções de gerenciamento que buscam melhorar a qualidade da produção e reduzir as possibilidades de produtos defeituosos. O papel dos profissionais Six Sigma no mundo moderno dos negócios não pode ser ignorado. Esses especialistas têm responsabilidades cruciais na gestão de um negócio profissionalmente, e, ultimamente, essa especialização profissional tornou-se muito popular entre muitos homens e mulheres de negócios.


Muitas empresas querem operar profissionalmente quando se trata de controle de qualidade, mas isso depende das opções de gerenciamento que foram implementadas por sua empresa em particular. As chances de alcançar grandes lucros são normalmente altas para as empresas que usam sistemas de gerenciamento modernos e isso explica por que as empresas estão sempre buscando especialistas para gerenciar vários departamentos dentro de uma empresa. Quando este moderno sistema de controle de qualidade Six Sigma é implementado, ele garante que o produto e a prestação de serviços sejam excelentes.



Qual a vantagem do profissional Lean Six Sigma?


Os indivíduos com as certificações de Black Belt, Green Belt ou Yellow Belt têm maiores chances de garantir emprego rápido em comparação com seus concorrentes. Como disse anteriormente, a maioria das empresas procura comercializar-se para o público de forma positiva.


Os clientes gostam de se associar com empresas com as melhores que possuem especialistas que administram vários departamentos profissionalmente. Não esqueça que esses especialistas são muito importantes quando se trata de acessar os problemas no mercado, suas causas e como eles podem ser resolvidos. Isso facilita o aprimoramento dos níveis de satisfação do cliente por meio da produção de bens e serviços de qualidade.


Esses especialistas têm a responsabilidade de realizar análises de dados antes de chegarem a uma conclusão positiva. Isso é muito bem-sucedido em comparação com os métodos tradicionais em que os administradores fariam conclusões mesmo antes de realizar pesquisas adequadas sobre o assunto e como isso afeta esse negócio. As empresas que contratam profissionais de Six Sigma acham fácil identificar os principais concorrentes no mercado e isso cria a chance de melhorar a produção em termos de qualidade para satisfazer os clientes e obter sua lealdade.



Como um Green Belt resolve suas dores de cabeça?


Não há nenhuma empresa ou organização que goste de receber queixas regulares dos clientes quanto à qualidade dos bens ou serviços. Isso tende a estragar a reputação dessa empresa, uma vez que a maioria dos clientes está sempre disposta a compartilhar sua experiência com seus homólogos em uma tentativa de alertá-los sobre esse fabricante em particular. Mas quando especialistas em Seis Sigma são contratados, os níveis de queixa dos clientes são reduzidos drasticamente e isso é muito positivo para qualquer empresa.


As decisões tomadas por esses especialistas são baseadas em procedimentos de análise de dados estatísticos. Isso significa que não é fácil tomar decisões erradas ou lamentáveis. A empresa sempre avançará e implementará tais decisões sem se preocupar com a probabilidade de não atingir seus objetivos.


Os profissionais da Six Sigma têm um interesse especial nos consumidores mais do que qualquer outra coisa. Eles mantêm o bem-estar dos clientes no coração para garantir que todos os clientes estejam satisfeitos com a qualidade ou produto ou serviço. Esta é uma coisa que todos os clientes adoram ouvir. Os clientes sentem-se orgulhosos de sua decisão de se associarem às empresas Six Sigma.


Para você entender o que acontece quando você se tornar um profissional Six Sigma, sugerimos um bate bola que fizemos com um de nossos alunos.



Por que você entrou no treinamento Lean Six Sigma?


Comecei a notar que as coisas estavam mudando no trabalho. Nada que você pudesse realmente apontar o dedo, mas havia uma tensão no ar. Vocês sabem, fofocas aqui e ali sobre as mudanças que chegam na empresa e assim por diante. Um dia e eu ouvi meu chefe dizer que haveria algum aperto de cinto e possíveis cortes na equipe. Bem, para dizer o mínimo, isso me fez pensar. Fiquei com a pulga atrás da orelha.



O que você fez?


Eu fui ao meu chefe e perguntei se havia alguma coisa que eu poderia fazer para tornar-me mais comercializável. Ela olhou para mim por um momento e disse; "Se você realmente quer minha opinião, olhe para Lean Six Sigma". Agradeci e deixei o escritório.


Então eu fiz uma pesquisa e descobri tudo o que pude sobre Lean Six Sigma e lugares em que eu poderia obter treinamento. A pesquisa sozinha abriu os olhos. Quero dizer, esses sites estavam falando sobre eventos que mudam a vida da pessoa. Não só no local de trabalho, mas também na sua vida pessoal. Além disso, eles fizeram parecer interessante e não tão difícil de fazer. Eu sabia que haveria um desafio, mas o site me avisou que haveria alguém lá para me ajudar por tudo isso.



Você decidiu obter o treinamento?


Sim, mas demorei um pouco pensando. Eu decidi que, com o meu diploma em administração, o treinamento do Lean Six Sigma casaria bem com ele e com o que eu fiz para ganhar a vida. Então, no dia seguinte, fui ao meu chefe e disse-lhe que eu iria começar um curso de Lean Six Sigma.



O que aconteceu então?


Ele estava em êxtase! Ele disse que esperava que eu diria isso. Nós nos sentamos então e trabalhamos de uma maneira que eu poderia seguir as aulas e ainda trabalhar em tempo integral. Meu trabalho, até me deu um pouco de dinheiro para ajudar com o custo do treinamento. Quando cheguei em casa naquela noite, me inscrevi para as aulas e estava pronto para ir.



Então, como é aprender o Lean Six Sigma para que ele trabalhe para você?


Do dia para noite (40 horas na verdade), eu tinha um Green Belt em Lean Six Sigma e uma maneira totalmente nova de olhar para a vida. As mudanças no trabalho me passaram sem nenhum problema. Na verdade, eu fui promovida por ter um Green Belt. Além disso, enquanto estudava, consegui aplicar o que aprendi às circunstâncias no trabalho e ajudei a minha empresa a encontrar maneiras de economizar muito dinheiro. E também, encontrei coisas na minha vida pessoal que eu poderia fazer de maneira muito mais efetiva.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.