Quarentena Lean: 7 desperdícios que você pode e deve evitar
Lean

07 de abril de 2020

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Quarentena Lean: 7 desperdícios que você pode e deve evitar

Se pensamos em Lean, pensamos em redução, minimização, etc. Até porque, traduzido para o português, lean significa "enxuto". Assim, trazendo este conceito para o momento atual, identificamos alguns aspectos da vida em quarentena que seriam muito bem afetados pela aplicação da filosofia Lean. É disso que vamos falar neste blog. Se liga nas dicas!

Para entender melhor o que são os desperdícios do lean, é importante dar uma lida nesse artigo da FM2S sobre o tema: Quais são os 7 desperdícios visuais do Lean.

Se interessou e quer saber muito mais? Faça, gratuitamente, nosso curso de Introdução ao Lean!

Mas o que é o Lean, mesmo?

Em primeiro lugar, deve-se partir da premissa de que Lean é uma filosofia. Em segundo, que ele consiste em um sistema diferente: mais do que apenas um conjunto de ferramentas e técnicas, trata-se de uma mudança cultural. Dentre os elementos em que recaem seus esforços, constam fornecer valor ao cliente, reduzir o tempo de processo e focar na eliminação dos desperdícios, especialmente os desperdícios com o estoque. Esses são os conceitos que tornaram o Lean Manufacturing diferente de todas as demais abordagens de melhoria.

Bem, para resumir, podemos nos referir à definição do professor doutor Murilo FMS, co-fundador da FM2S: "O Lean é uma jornada. Aplicar o Lean não é apenas usar ferramentas, mas sim entender sua essência."

Assim, trazendo os ideais do Lean para o contexto da quarentena, podemos perceber que ele não só ajuda no nosso trabalho, mas também pode proporcionar melhorias na sua vida pessoal e em casa. Confira alguns desperdícios que podem estar ocorrendo com você, além de como e por que evitá-los.

Desperdício 1: Transporte

Segundo as indicações da OMS (Organização Mundial de Saúde) para que os impactos da pandemia sejam menores, é indicado que todos fiquem em casa! #FiqueEmCasa

No entanto, não é raro saber de alguém que continua indo com certa constância ao mercado para fazer suas compras habituais. O que, além de consideravelmente irresponsável, classifica-se, claramente, como um desperdício: o de transporte.

Afinal, nesse comportamento podemos facilmente detectar um desperdício claro de transporte, já que pode estar fazendo menos “viagens” até o supermercado. Portanto, planeje-se! Pode ser, realmente, que você precise ir ao mercado em algum momento, mas certifique-se que não precisará voltar em algumas semanas. Para tanto, faça uma lista de compras e avalie mentalmente todas as suas atividades diárias e semanas para garantir que nada vá faltar.

Desperdício 2: Inventário

Ao mesmo tempo que ir ao mercado a todo momento é um desperdício, vemos que comprar estoques de alimento e produtos de limpeza tampouco é vantajoso! Isso por vários motivos: eles podem estragar, acabar ocupando espaço demais em casa (ora, um problema logístico de estoque!) e o pior, isso pode prejudicar outras pessoas. Portanto, evite comprar pilhas e pilhas de produtos, pois além de se prejudicar, você pode estar prejudicando outras pessoas.

Desperdício 3: Movimento

Se você está tendo dificuldade de se concentrar em uma atividade, principalmente por estar em casa, de quarentena, uma boa dica é evitar o desperdício de movimentação - que pode equivaler ao desperdício de concentração (até porque, se você olhar pelo outro sentido da palavra, aquilo que está concentrado é o que está "unido"!). Assim, quando decidir focar em alguma atividade, antes de iniciá-la já reúna tudo de que você vai precisar. Assim, você não precisa ficar indo de um lado para o outro (na sua casa, com toda a sua vida pessoal te rodeando, o que torna tudo bem mais difícil  de ignorar ou abstrair) quando pretende, na verdade, apenas sentar-se e realizar uma determinada atividade.

Desperdício 4: Espera

Muitos estão esperando as atividades voltarem ao normal para voltar à rotina de exercício físico, cursos, etc. o que se torna um desperdício de tempo (sendo este, convenhamos, um dos bens mais preciosos de que dispomos). Hoje, devido à quarentena, estamos com boa disposição de tempo, que tal aproveitar para fazer aquele treino ao ar livre que a academia está sugerindo? Chame os filhos, a esposa(o), tente tornar esse momento um momento familiar. Que tal aproveitar pra fazer aquele curso tão desejado para obter aquela promoção? Nossa plataforma é uma ótima escolha - e conta com mais de 50 cursos! - para quem busca a tão sonhada recolocação.

Quer saber como aproveitar muito melhor o seu tempo - principalmente neste momento de exceção? Confira agora a Assinatura FM2S, através da qual você pode acessar o Curso de Gestão do Tempo (dentre mais de 50 cursos!)

Desperdício 5: Super produção

A máxima que recusa esse desperdício é bastante conhecida: seu objetivo deve ser fazer apenas o que é exigido, quando é exigido pelo cliente. Trazendo tal máxima para esta proposta, você pode considerar como cliente qualquer "fonte de cobrança" - ou seja, até você mesmo. Em suma, você não precisa da superprodução, nem precisa se cobrar por isso: até porque não é a quantidade de atividades que você executa que determinará quão bom você é (ou se alcançará, ou não, o sucesso). Mas a qualidade, por outro, lado, provavelmente o fará. Portanto, não é preciso ficar ansioso ou se atropelar, querendo fazer um milhão de coisas por dia  e mostrar como você é bom. Tranquilize-se (afinal a tranquilidade é uma das coisas que mais devemos ter em meio a uma crise como esta. Defina o que é prioridade para você e invista nesses pontos.

Desperdício 6: Super processamento

Basicamente, você não precisa de uma “mega máquina”. Ou seja, não crie anseios quanto ao que você não tem, ou àquilo que você não tem acesso por estar de quarentena. Policie-se quanto aos seus pensamentos que se encaixem no formato "se eu tivesse tal coisa, poderia realizar tais atividades de forma muito melhor. Seja lean! Pense enxuto! O que você pode fazer com as coisas que tem ao seu redor? Aproveite o maior tempo em casa para explorar as famosas "gavetas de bagunça" e veja se acha algo interessante lá. Além disso, pare para pensar sobre suas obrigações e deveres e pensa: o que as atrasa? O que leva mais tempo e esforço para ser realizado? Que soluções melhorariam tal situação? Tente ser prático! Busque a criatividade na solução de problemas para uma quarentena lean.

Desperdício 7: Defeitos

Este é o mais óbvio dos desperdícios - mas não o mais óbvio de se detectar. Uma coisa é verdade: se algo sai com defeito, é preciso voltar a ele - e o que deveria estar concluído deve ser retrabalhado. Assim, esforce-se em prever em que resultará o que você está fazendo. Antes ainda: faça direito!  Execute com calma, verifique o produto de seus esforços antes de tê-lo como concluído. Assim você já se aproxima consideravelmente de mitigar tal desperdício. Um método bastante eficaz de se alcançar essa calma que promete excelência é não deixar uma face de sua vida atropelar as outras. Então, aproveite as oportunidades de convivência familiar, invista em boas relações, busque formas de ajudar as pessoas com quem você está passando a quarentena.

Conclusão

Com o Lean, aprendemos que menos é mais. E que devemos nos atentar ao que é, de fato, requerido de nós. Que, assim como propõe essa filosofia, possamos tirar o melhor deste momento tão conturbado por que estamos passando. Certamente não é uma questão de poder ou de escolha superar toda essa situação de pandemia mundial, mas a maneira como lidamos com isso é, sim, uma questão de poder e de escolha. Realizar suas atividades da melhor forma possível, assim como identificar as oportunidades ao seu redor, são estratégias que, pelo menos, minimizarão a criticidade da situação. Sigamos bem, dentro do possível em isolamento e sempre seguindo as recomendações da OMS, para sairmos dessa o quanto antes.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos