Quais os Conceitos da Qualidade? Veja aqui
Definindo Qualidade
A qualidade é um tópico de extrema importância, e recorrência, dentro de todas as organizações que prezam pelo respaldo mercadológico de seus produtos ou serviços. Em suma, como já apresentado em um dos nossos blogs, qualidade é um conceito com amplas definições, porém, muito objetiva em sua proposta real.
Aqui na FM2S, entendemos a qualidade como um conceito que carrega o valor de melhoria em processos, produtos, sistemas e serviços, até que seja possível certificar que toda a organização e seus projetos são adequados e eficazes para a empresa, acionistas, colaboradores e clientes. Além disso, a qualidade deve estar fundamentada em três pilares de controle: Governança forte, delegando e agindo; Sistemas preparados e robustos, para diagramarem processos e os manterem no caminho; e Cultura de melhoria, sempre buscando a continuidade do perfil de boa qualidade.
Em nosso curso sobre as Ferramentas da Qualidade, você aprende mais sobre aspectos da qualidade e pode absorver toda a metodologia de coleta, análise e interpretação de dados e melhores práticas de ação para uma boa gestão de qualidade na sua organização. Ficou interessado? Dá uma olhada nesse vídeo onde comentamos brevemente sobre os resultados obtidos ao aplicarmos as ferramentas da qualidade:
Qualidade do produto/serviço e Qualidade para o cliente
O conceito de qualidade é comumente associado as definições de desempenho ou conformidade de um produto ou serviço, englobando a visão geral sobre suas especificações e acompanhando a satisfação do atendimento até o suporte técnico. Contudo, o conceito de qualidade pode ser segregado em duas frentes:
– A qualidade inerente ao produto ou serviço, onde discutimos sobre a capacidade e concepção de uma produção processual padronizada e eficaz, e os aspectos técnicos presentes na diferenciação mercadológica daquele produto, frente aos concorrentes. Assim como a melhor forma de uso de recursos, tempo e pessoal para efetivação do projeto;
– Qualidade para o cliente, que está atrelada a associações de custo benefício, valores, utilidades e reconhecimento de marca que seu cliente absorve e assimila ao se fazer parte ativa da experimentação (teste e uso) e propagação de sua marca, produto ou serviço.
Desta forma, conseguimos estipular sete fatores que nos ajudam a entender e definir melhor os conceitos de qualidade, e nos orientar para uma gestão mais assertiva.
Sete principais elementos da qualidade:
- Melhoria contínua: A busca pelo aperfeiçoamento de processos, projetos e produtos está interligado a cultura organizacional da empresa e seu proposito é de atingir a satisfação dos stakeholders;
- Liderança ou Governança: Diz respeito a eficiência em lidar, engajar e orientar um setor ou equipe de forma capaz para que os objetivos sejam cumpridos nos prazos com desempenhos satisfatórios;
- Gestão de relacionamentos: Visa estabelecer um canal de relação benéfico entre os pontos focais de um processo, atingindo organização, fornecedores, prestadores de serviço e clientes;
- Fundamentação em dados: Cada tomada de decisão, quando baseada em dados, permite eficácia e respaldo para as ações. Aqui evitam-se riscos, controlamos indicadores e pautamos analises para contribuir com melhorias;
- Foco no cliente: A estratégia da qualidade do produto é pautada entorno dele. Uma organização pratica esse conceito de qualidade com afinco e fluidez, para que seja possível cumprir e realizar monitoramento da satisfação do mercado consumidor como um organismo;
- Cultura da Qualidade: Está vastamente conectada a cultura organizacional e o comprometimento dos envolvidos. Aqui, o engajamento de um time ou setor pauta a forma que a gestão da qualidade irá contribuir para a eficiência de seus processos potencializando seus recursos;
- Regência por processos: É pautado pelo conhecimento e a forma pela qual a empresa organiza e gerencia seus processos a fim de obter resultados pré-estabelecidos. Deve andar de mão dada com todos os demais seis elementos da qualidade.
Domine as ferramentas e metodologias de processos através da formação FM2S em Gestão de Processos EAD
Garantia, Gestão e Controle: Os três fundamentos
Precisamos, também, estabelecer a definição de três principais fundamentos que auxiliam na regência sistemática da qualidade.
Gestão da Qualidade é, em suma, a área designada a coordenar toda e qualquer atividade ligada aos processos de produção e serviços, para que sejam pautados e cumpridos com qualidade.
A Garantia de Qualidade diz respeito ao “selo invisível” que assegura, ao mercado, que os padrões e requisitos de qualidade processuais sejam de fato aplicados no dia a dia e se mantenham operantes no futuro. Ou seja, a garantia de qualidade vai além do factível ao produto e atinge a percepção do consumidor.
E o Controle de Qualidade é de fato o conceito ligado ao “físico” e factível do produto. Aqui, o cumprimento das regras e requisitos de qualidade e padronização são seguidos através de inspeções e monitoramentos. Cada característica é analisada e tabulada para que o projeto do papel corresponda ao produto no fim da esteira.

Os Conceitos da Qualidade
Com tudo isso em mente, podemos retornar a nosso tópico principal e afirmar que:
O principal conceito de qualidade é que esse elemento deve servir para agregar um complexo de características e funcionalidades que, de maneira ativa e processual, atuem na solução de necessidades internas (micro ambientais) das organizações e externas (macro ambientais) dos clientes com base na padronização e excelência dos produtos e serviços, melhoria continua e melhores práticas de controle e garantia.
Desta forma, seja aplicando este conceito a um processo, equipe ou ao todo, é importante que haja continuidade e comprometimento para que se cumpra o princípio fundamental de satisfação dentro da realidade de cada organização.
É também indicado que essa sistemática esteja difundida entre os responsáveis pela qualidade e, portanto, seja embasada com apoio das dimensões de qualidade: Desempenho, Conformidade, Confiabilidade, Especificidades, Durabilidade, Imagem e Atendimento. Afinal, como já comentamos, você precisará de engajamento e para isso todos devem estar alinhados e compreendendo os mesmos fatores e dimensões.
Quer continuar aprendendo mais sobre qualidade e outras metodologias de melhoria e reconhecimento de mercado? Faça parte da Assinatura FM2S:
