MS Project
Microsoft Project

01 de maio de 2018

Última atualização: 10 de maio de 2023

Microsoft Project: Por que vale a pena utilizá-lo?

O Microsoft Project é uma ferramenta de gerenciamento de projetos amplamente utilizada em todo o mundo. Ele permite aos gerentes de projetos planejar, acompanhar e gerenciar projetos de forma eficiente, tornando-os mais bem-sucedidos. 

Com suas diversas funcionalidades, como criação de cronogramas, gerenciamento de recursos e análise de desempenho, o MS Project é uma ferramenta valiosa para qualquer equipe de gerenciamento de projetos. 

Neste artigo, vamos explorar as principais funcionalidades do MS Project e como elas podem ser usadas para melhorar a eficiência e o sucesso de seus projetos.

O que é MS Project? Para que serve?

Microsoft Project é um software de gerenciamento de projetos desenvolvido e comercializado pela Microsoft. Ele permite que usuários criem planos de projetos, aloquem recursos e acompanhem o caminho crítico, além de fornecer relatórios e visualizações para ajudar a gerenciar projetos de maneira eficiente. 

Ele é amplamente utilizado em áreas como construção, engenharia, gerenciamento de projetos de TI e gerenciamento de projetos de negócios.

Como usar o MS Project?

Para usar o Microsoft Project, você precisará baixar e instalar o software em seu computador. Em seguida, você pode criar um novo projeto selecionando "Novo" na tela inicial ou abrir um projeto existente selecionando "Abrir".

Uma vez dentro do projeto, você pode adicionar tarefas, atribuir recursos (como pessoas ou equipamentos) e estabelecer dependências entre as tarefas. Você também pode usar a guia "Exibição" para alterar como as tarefas são exibidas na tela, como em forma de gráfico de Gantt ou em forma de calendário.

Você também pode usar as guias "Recursos" e "Custos" para gerenciar os recursos atribuídos ao projeto e os custos associados a cada tarefa. E a guia "Relatórios" para gerar relatórios com as informações do projeto.

Quanto ganha um profissional de MS Project?

Não existe um profissional específico para MS Project, mas sim, profissionais que usam o MS Project, como por exemplo, um gestor de projetos, que utiliza o MS Project como ferramenta de gestão de projetos.

Um gestor de projetos ganha em média no Brasil, segundo dados de mercado, de R$ 6.000 a R$ 15.000 por mês.

Se você pretender se tornar um gestor de projetos, é necessário ter a certificação adequada que mostre sua competência nessa área. A FM2S oferece um MBA em Gestão de Projetos para você se qualificar e alavancar sua carreira como um gestor.

Gestão de Projetos

Quando usar o MS Project? Para que serve?

Como uma ferramenta ótima para gestão de projetos, o MS Project é recomendado quando você precisa de uma ferramenta robusta e especializada para o planejamento, acompanhamento e controle de projetos complexos, proporcionando maior eficiência, visibilidade e precisão no gerenciamento de suas atividades.

Garante o Agendamento

O agendamento é uma das ferramentas mais necessárias para gerenciar um projeto até sua conclusão. Ao utilizar este recurso no Microsoft Project, você pode agendar um projeto a partir das informações que você insere sobre o projeto geral, as tarefas individuais necessárias para a conclusão do projeto e os recursos (pessoas, equipamentos, materiais) necessários para completar a atividade.

Se houver alterações que ocorrem nas tarefas ou recursos após a criação da agenda, você poderá atualizá-las.

Controla os custos e gerenciamento de orçamento

As estimativas orçamentárias iniciais são inseridas com base nos tipos de recursos e equipamentos necessários para o projeto específico em questão. Para controlar com precisão o orçamento e gerenciar os custos, estabelece-se o cronograma e os recursos atribuídos.

Microsoft Project permite que orçamentos sejam criados no nível da tarefa, para fatores como equipamentos, viagens e mão-de-obra, bem como fornece suporte para o relatório de desvios de custo e o rastreamento de custos reais em relação a estimativas.

Atribui os recursos

Ao atribuir recursos, você cria a associação entre tarefas específicas e os recursos necessários para concluí-las. Esses recursos incluem os de trabalho (pessoas e equipamentos necessários para concluir uma tarefa) e de materiais ou suprimentos.

A atribuição de recursos é facilitada pelo Microsoft Project. Você seleciona a tarefa, em seguida, seleciona o recurso necessário e, por último, insere as unidades de atribuição.

Facilita a Gestão da Qualidade

A gestão da qualidade é o conjunto de atividades planejadas no início do projeto com a finalidade de alcançar a qualidade do projeto que está sendo executado. Essas são definidas com base nos padrões de qualidade definidos pelo gerente do projeto e pela empresa que entrega o produto.

O MS Project é grátis?

Infelizmente o MS Project não está disponível gratuitamente. É parte do conjunto de aplicativos do Microsoft Office e requer uma licença paga para ser instalado e utilizado. 

Embora existam versões de avaliação gratuitas por tempo limitado, a utilização plena do MS Project normalmente requer aquisição de licença ou assinatura paga. 

É recomendado verificar as opções e preços oferecidos pela Microsoft para determinar a melhor escolha para suas necessidades de gerenciamento de projetos.

Por que o Microsoft Project é tão importante na gestão de projetos?

O Microsoft Project é uma ferramenta de gerenciamento de projetos amplamente utilizada porque permite aos gerentes de projetos criar e gerenciar planos de projetos, definir tarefas e recursos, acompanhar o progresso e o orçamento, e colaborar com equipes remotas. 

Ele também oferece recursos avançados, como geração automática de gráficos Gantt e mapas de rede, integração com outras ferramentas da Microsoft, como o Excel e o SharePoint, e a capacidade de publicar e compartilhar projetos na nuvem.

Com essas características, é capaz de auxiliar gerentes de projetos a fazer uma boa gestão de seus projetos, tornando-os mais eficientes e eficazes.

Quais os benefícios do MS Project?

  • Plano de Projetos: Ele permite criar planos de projetos detalhados, definir tarefas e atribuir recursos, estabelecer dependências entre tarefas e definir objetivos de tempo e orçamento;
  • Acompanhamento: Oferece recursos para acompanhar o progresso do projeto, incluindo gráficos Gantt e mapas de rede, e permite ajustar o plano de projetos conforme necessário;
  • Colaboração: Ele permite a colaboração em tempo real com equipes remotas e a integração com outras ferramentas da Microsoft, como o Excel e o SharePoint, tornando mais fácil para equipes trabalharem juntas;
  • Gerenciamento de Recursos: Ele permite gerenciar recursos, incluindo alocar recursos para tarefas específicas, acompanhar a utilização de recursos e identificar conflitos de recursos;
  • Flexibilidade: Ele é flexível e pode ser usado para gerenciar projetos de diferentes tamanhos e complexidades, desde pequenos projetos de equipe até projetos de grande escala;
  • Acessibilidade: Oferece a possibilidade de acesso aos projetos na nuvem, podendo ser acessado de qualquer dispositivo com conexão a internet, proporcionando maior mobilidade e agilidade na gestão do projeto.

Leia Mais:

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.