O que os poetas e empresário tem em comum?
Blog

30 de novembro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que os poetas e empresário tem em comum?

O que os poetas e empresários tem em comum?


Raros são os indivíduos que possuem a sensibilidade e o espírito dos poetas, e perspicácia comercial afiada de um empresário. Felix Denis (o fundador da Denis Publishing, os criadores da revista Maxim e PC Pro) foi apenas desse tipo de indivíduo raro. Conhecido como alguém que "viveu a vida em seus próprios termos", Denis teve uma inclinação para a poesia que flui incessantemente em seu best-seller "How to Get Rich". Neste livro fundamental, ele se mantém perfeitamente entre poesia e a prosa para entregar uma conta surpreendentemente espirituosa e informativa sobre a criação de riqueza, apesar do título banal e crasso.


O grande Felix Denis morreu aos 67 anos, mas é sempre importante lembra-lo ao aprofundar o domínio da poesia, procurando a sabedoria dos leitores empresariais.


Não muito tempo atrás, em bar, um empresário estava ponderando ideias de negócios sobre as misturas de gim até tarde da noite. Quando anunciei ansiosamente a minha partida (antes da meia-noite), ele elocutivamente recitou uma estrofe de The Ladder of St. Augustine por H.W Longfellow. A espontaneidade me fez rir, mas mais profunda do que a brincadeira do recital - as palavras realmente ressoaram.



Ética de trabalho



Aqui está o versículo de Escada de Santo Agostinho.


"Às alturas os grandes homens chegaram e mantêm-se


Não somos atingidos por um voo súbito,


Mas eles, enquanto seus companheiros dormiam,


Estava trabalhando degrau por degrau na noite. "



Tomando esta passagem e relacionando-a com o empreendedorismo, é preciso muito trabalho (muito mais do que os nossos concorrentes) para alcançar a "mudança de vida".


Mas esses momentos não são fáceis. Empresários bem-sucedidos têm incansável trabalho e ética, mesmo que seu estilo externo (pense Mark Zuckerberg em seus shorts e flip flops) sugira o contrário. O mundo empresarial moderno, é sobre o que você pode fazer, e não como você se parece. Você não encontrará um empresário bem-sucedido que não tenha essa atitude incansável para com os negócios.


Tive a sorte de ter percebido esse truísmo de empreendedorismo há muitos anos e desde então, configurei meu alarme para as 5:20. Esses períodos da "noite" criaram duas horas "minhas" todas as manhãs - tempo para "trabalhar" e executar sem distrações. Enquanto muitos dos meus companheiros dormem, estas são as horas mais produtivas do meu dia.


Tendo evitado a poesia desde a literatura do ensino médio, as linhas de Longfellow tiveram rompantes criativos fluindo.


A pesquisa me levou a uma passagem de Invictus por W. Henley, que contém uma lição preciosa sobre o medo do fracasso.




"Além deste lugar de ira e lágrimas


Teares, mas o Horror da sombra,


E ainda a ameaça dos anos


Encontra, e deve achar, eu não tenho medo.”



Enquanto Henley escreveu claramente esta passagem com outras coisas em sua mente, há sabedoria aqui para empresários. A jornada do empreendedor é confrontada com "horrores" e "ameaças" (fluxo de caixa, mau desempenho, ameaças competitivas, para citar apenas alguns). Um empreendedor experiente e tenaz controlará seu destino, avaliando as vantagens e desvantagens e agindo guiado por uma visão calculada. O que separa o experiente e tenaz de todos os outros é a capacidade de superar seus medos e tomar uma ação com base nessa visão.



Empresários são otimistas eternos


Em meus estudos poéticos, o verso abaixo "Esperança é uma coisa lamuriosa" de Emily Dickinson pareceu chegar até mim. Pode-se argumentar que a carreira inteira de Dickinson foi baseada na esperança; menos de uma dúzia de seus 18 mil poemas foram realmente publicados durante sua vida.




"A esperança é a coisa com penas


Com poleiros na alma,


E canta a música sem as palavras,


E nunca para nada. "



Eu conversava na semana passada sobre o CEO de uma empresa. Meu colega foi inflexível em relação ao fato de o CEO não ser um líder e isso pode ser um problema. Não entendendo o raciocínio, perguntei por que; A resposta desse investidor experiente foi que o líder precisa ser um eterno otimista. O CEO não apresentou a dose suficiente de otimismo para convencer meu amigo investidor.


O empreendedor tem que acreditar que ele pode quebrar limites e ser capaz de convencer os outros também. Os diretores de finanças e operações são os que trazem todos de volta à terra, e esse equilíbrio é necessário, mas o empreendedor/líder deve acreditar que qualquer coisa é possível.



Na velocidade da vida


A vida é efêmera e sempre em mudança, então nunca tenha medo de seguir em frente. Esta próxima estrofe - Um sonho dentro de um sonho de Edgar Allan Poe - oferece uma das lições mais importantes da vida: nada dura para sempre.




"Você não está errado, quem considera


Que meus dias foram um sonho;


No entanto, se a esperança se afastou


Em uma noite, ou em um dia,


Em uma visão, ou em nenhuma,


Por isso, o menos se foi?


Tudo o que vemos ou parecemos


É apenas um sonho dentro de um sonho ".



Mais de um século depois que esses versos foram escritos, eles ainda são verdadeiros. Hoje em dia, os mercados estão em constante mudança: os competidores emergem mais rapidamente, pois a construção de empresas se torna cada vez mais fácil com o advento do software plug-and-play, APIs e serviços de repartição. Neste novo mundo corajoso, as estratégias empresariais precisam ser capazes de girar rapidamente. Novas empresas geralmente começam com uma estratégia - e depois por meio de tentativas e erros - acabam adotando um caminho completamente diferente.



Não explodir sua bolha


O monólogo que começa com "O mundo todo é um palco" da comédia 'As You Like It' de William Shakespeare examina os sete estágios da vida de um homem desde a infância até a velhice. O verso abaixo examina a quarta etapa conhecida como "soldado" - onde os homens estão dispostos a arriscar a vida para ganhar uma reputação por si mesmos.




"Cheio de estranhos juramentos e barba como o soldado,


Cioso em honra, repentino e rápido em discussão,


Buscando a reputação da bolha


Mesmo na boca do canhão ".



Este versículo pode ser relacionado ao empresário que não tem medo de assumir grandes riscos para fazer um nome. No processo, esses empresários geralmente experimentam falhas de negócios e aprendem lições inestimáveis. Os empresários colocam suas visões de longo prazo e muitas vezes visam alcançar um sucesso rápido. A "bolha" pode subir muito rápido, mas estourar tão rapidamente manchando a reputação, o que, na minha opinião, é o maior ativo intangível de um empresário. Esta passagem envia uma mensagem preliminar sobre gerenciamento de reputação - uma que não deve ser ignorada na era das mídias sociais.



Palavra final


Minha jornada no domínio da poesia só seria completa se eu analisar um dos novos. Com absolutamente nenhuma intenção de procurar uma carreira como poeta, alguns arriscam-se abaixo no desconhecido ... em homenagem ao grande Felix Dennis, que nos deixa um legado de poesia inspirado por uma vida de empreendedorismo. Por uma vez, pode-se analisar as palavras "empresário" e "poeta" na mesma frase sem parecer tolo.




The Fail Fast Limerick


Uma vez foi empresário chamado Joe,


Quem falhou no horário comercial e novamente,


Mas seu espírito permaneceu forte,


Ele aprendeu com seus erros,


Agora, um IPO é uma questão de tempo!



Outra coisa interessante, é como a sinestesia consome nossos empresários. Às vezes, um empreendedor vivendo a todos momentos emoções fortes, de alegria e de medo, pega-se relaxando ao ouvir uma música.


Quanta vezes, voltando de uma visita para um cliente ou de um projeto, peguei-me hipnotizado por uma música que tocava na rádio. O stress lá em cima, quase em estado catatônico, e de repente começa a tocar uma música que nos faz lembrar de momentos incríveis. E, parece que todo stress para e nós nos tele transportamos ao passado. De uma hora para outra, voltamos a ser adolescentes ou crianças e tudo que nos aflige, desaparece.


Nesses momentos, o relaxamento é tão grande que nos dá vontade parar o carro e cantarolar a canção que está tocando. O tempo de repente para e nos sentimos livres. Na minha percepção isso, esse é o momento que o empresário cria para aliviar a tensão e sintonizar a cabeça na visão de longo prazo. Nessa, todo desafio se faz pequeno e, a paixão por se preparar mostra-se muito maior do que a de vencer.


O amor pelo caminho incerto sobressai-se e a caminhada firma seu passo na direção. E assim, não há outra alternativa senão a caminhada no rumo supracitado. Cada percepção compartilhada pelo poeta ou pelo músico, é uma nova lente para o empreendedor enquadrar os milhões de sentimentos em sua vida.



Quer aprender mais?


Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.