Microsoft Project: Conheça 25 alternativas para gerenciamento de projetos
Microsoft Project

06 de agosto de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Microsoft Project: Conheça 25 alternativas para gerenciamento de projetos

Na realidade, o Microsoft Project é destinado a PMPs reais. E nas equipes de hoje, muitas pessoas não são gerentes de projetos profissionais, mas estão construindo projetos e equipes. Eles precisam de ferramentas simples para rastrear seu trabalho com alguma flexibilidade para gerenciamento de tarefas e colaboração. Eles precisam de uma alternativa ao Microsoft Project. E você definitivamente encontrará uma solução viável a partir das opções listadas abaixo.

[caption id="attachment_17016" align="aligncenter" width="560"]certificação ms project Curso Online: Certificação MS Project[/caption]

1. Workzone

Se você não está acostumado com a natureza centrada no processo do Microsoft Project ou tem uma inclinação mais criativa, experimente o Workzone. Você vai trabalhar sem problemas e com menos frustração. Ele foi criado especificamente para equipes que precisam realizar tarefas e gerenciar seus projetos com mais eficiência.

Aqui estão alguns dos benefícios da Workzone:

  • O painel do projeto fornece uma visão do portfólio de todos os projetos em toda a equipe;
  • As listas de tarefas personalizadas mantêm os membros da equipe sob controle (e podem ser automaticamente enviados por e-mail todos os dias);
  • Associar, compartilhar e armazenar documentos por cada projeto;
  • Personalize seus próprios formulários de entrada e recursos de relatório;
  • Gráfico e calendário interativo de Gantt para acompanhamento visual de projetos;
  • Defina os níveis de permissão por projeto e documento, para que cada pessoa veja exatamente o que é apropriado.

Com a Workzone, você também terá suporte ao cliente e integração dedicados de alto nível que ajudam toda a sua equipe a começar rapidamente com o pé direito.

Preços:  $ 24- $ 44 / usuário / mês. Suporte e treinamento ilimitados incluídos.

  • veja exatamente o que é apropriado.

Com a Workzone, você também terá suporte ao cliente e integração dedicados de alto nível que ajudam toda a sua equipe a começar rapidamente com o pé direito.

Preços:  $ 24- $ 44 / usuário / mês. Suporte e treinamento ilimitados incluídos.

2. Scoro

O Scoro trabalha com muitas equipes criativas e oferece uma vantagem se você quiser manter seu CRM com suas tarefas de gerenciamento de projetos. Eles também são bons para o trabalho do cliente, pois combinam rastreamento de tempo, faturamento, cotação e faturamento.

Preços: $ 22- $ 55 / usuário / mês.

3. Bitrix24

O Bitrix24 combina uma intranet social, tarefas de gerenciamento de projetos e um CRM juntos. Como se você tivesse quebrado o Salesforce em sua lista de tarefas do projeto, mas queria algo mais simples. Uma grande parte do Bitrix24 é a capacidade de manter todas as conversas e atualizações da empresa em um só lugar, junto com seus projetos. Eles possuem versões auto-hospedadas e hospedadas na nuvem, mas há limitações de armazenamento. Mesmo que haja uma opção gratuita, com uma equipe grande, você desejará fazer upgrade além do básico.

4. daPulse

Transforme as coisas em verde. Isso significa que eles estão prontos e espera que você fique viciado nisso. Ele apresenta um layout colorido que mostra como seus projetos se encaixam e se sobrepõem. Você pode reorganizar as peças para ajustá-las aos seus caprichos ou aos planos do projeto.

Preços: US $ 25 a US $ 118 / mês.

5. Leankit

Essa é uma das principais empresas de gerenciamento de projetos lean que enfatiza a otimização e a eliminação de resíduos. O Leankit saltou para o topo das suas placas de visualização, mas também porque o seu sistema é escalável facilmente. Antes de começar uma abordagem Kanban, pense em como sua equipe trabalha e seus hábitos. Uma ferramenta de gerenciamento de projetos deve caber em seu fluxo de trabalho e não alterá-lo completamente.

Para mais informações sobre como escolher software de gerenciamento de projetos, confira este guia gratuito .

Preços: US $ 19 - US $ 49 / usuário / mês.

6. Planio

Para aqueles que amam processos, o Planio rastreia problemas, mantém as versões limpas e oferece chat e wikis de conteúdo. Ele também tem muito espaço de armazenamento.

Preço: $ 25- $ 119 mês / projeto / usuários.

7. Clarizen

O Clarizen tem recursos que você não vê em todos os lugares, incluindo funções de contabilidade e vendas. Escopo, tamanho e agendar um projeto rapidamente. Clarizen fornece insights de análise cruzada para determinar risco, escopo, tamanho e estimativas. É um nível empresarial volumoso que levará algum tempo para a sua equipe usar. Equipes de tamanho médio (como 5-15 usuários) não vão achar tão ágil quanto outras como a Workzone.

Preços: mediante solicitação.

8. Zenkit

Se você está em desenvolvimento de software e quer visualização, então confira o Zenkit. Eles oferecem raias de nível de membro para seu quadro Kanban e estimativas de tempo para tarefas ou Sprints. Equipes não ágeis não vão achar isso tão útil.

Preço: Grátis- $ 29 / usuário / mês.

9. FunctionFox

A função Fox é melhor para o faturamento do cliente e rastreamento de tempo. Tem planilhas de tempo, acompanhamento de projetos e recursos de gerenciamento de clientes que podem ser adequados para equipes orientadas a serviços. Há um recurso de cronômetro que ajuda os funcionários que estão cobrando por horas do cliente ou horas não faturáveis.

Preço: plano clássico a partir de US $ 35 / mês, plano Premier a partir de US $ 50 / mês, plano interno a partir de US $ 100 / mês.

10. LiquidPlanner

Tem dificuldade em agendar seus projetos? Sempre que você altera a prioridade de uma tarefa, atribua mais trabalho a um membro da equipe, os cronogramas no LiquidPlanner ajustam e atualizam todos. Depois que uma dependência é alterada, toda a programação é atualizada.

LiquidPlanner foi projetado para usuários mais técnicos, então você pode querer encontrar uma ferramenta como o Workzone que todos possam usar imediatamente.

Preços: US $ 9,99 - US $ 69 / usuário / mês.

11. Mavenlink

Comparado ao Microsoft Project, tudo está conectado ao Mavenlink. Seus gráficos e relatórios são atualizados automaticamente e podem mostrar rapidamente seu caminho crítico. O que diferencia a Mavenlink é sua capacidade financeira, dando às equipes a capacidade de cobrar fornecedores ou contratados diretamente dentro da ferramenta. Se o acompanhamento das finanças não é seu objetivo principal, outra ferramenta pode ser melhor para você.

Preços: $ 19- $ 39 / usuário / mês.

12. OmniPlan

Bem, se você está em um Mac e precisa se conectar com o Microsoft Project, experimente o OmniPlan. Você pode integrar arquivos com o MS Project, classificar facilmente tarefas por dependências e datas e também ter painéis de vários projetos. Mas essa pode ser a oportunidade de verificar várias soluções do que apenas escolher uma aparência do Microsoft Project.

Preços: US $ 74,99 a US $ 299,99.

13. Smartsheet

Como ele é construído para imitar uma planilha, a interface do Smartsheet tem limites quando se trata de gerenciar com eficiência tarefas e recursos para projetos mais complexos. Os gerentes de projeto podem criar várias "planilhas" para diferentes projetos e também personalizar seus relatórios. No entanto, as folhas poderiam continuar para sempre sem limite! Então você está preso com os mesmos problemas ao usar o Microsoft Excel.

Preço: Plano individual por US $ 14 / mês, Plano de equipe para US $ 15 / usuário / mês, Plano de negócios para US $ 25 / usuário / mês, Plano corporativo citado.

14. Team Gantt

Este é construído em seu nome - gráficos de Gantt. Então é melhor você amá-los se você estiver usando essa ferramenta.

A interface do TeamGantt é baseada em dividir sua equipe em membros que recebem determinadas tarefas em um determinado cronograma. Os gráficos de Gantt são ótimos, mas as ferramentas de gerenciamento de projetos de médio porte oferecem recursos de gráfico de Gantt em suas ferramentas. Para diferentes tipos de relatórios e diferentes formas de visualizar informações, como listas de tarefas individuais e projetos

Preço: US $ 0 a US $ 12 por mês.

15. Workfront

Embora o Workfront possa lidar com várias funções diferentes, esse não é o sistema mais fácil de entender. Espere muito tempo de integração com uma interface sem inspiração.

Preço: US $ 30 / usuário / mês e até.

16. Wrike

O Wrike está um pouco fora de foco, porque é personalizado e faz tudo - o que significa que pode ser difícil de aprender e integrar novos funcionários. Você pode subdividir projetos em tarefas e criar hierarquias maiores para representar suas unidades de negócios ou departamentos da empresa.

Como o Wrike foi criado como uma solução de compartilhamento de documentos que fez a transição para o gerenciamento de projetos, eles têm um sistema de pastas difícil de navegar, que fica cada vez mais em camadas. Pode ser difícil se concentrar e rastrear projetos sem espaços de trabalho úteis como no Workzone .

Preço: plano gratuito, plano profissional para US $ 9,80 / usuário / mês, plano de negócios para US $ 24,80 / usuário / mês, os profissionais de marketing planejam US $ 36,40 / usuário / mês, plano empresarial citado.

17. Zoho Projects 

Zoho é conhecido por automação de marketing e recursos de CRM, mas também inclui gerenciamento de projetos para atribuir tarefas e colaborar. Ao contrário de muitos serviços semelhantes, você pode adicionar usuários ilimitados em todos os planos, sem nenhum custo extra.

Preço: Grátis- $ 25 / usuário / mês.

18. VersionOne

Isso é destinado ao desenvolvimento de software em torno do Agile e do Scrum. Assim como o Microsoft Project, os usuários demoram muito tempo para descobrir como funciona e conectar seus muitos aplicativos.

Preço: Grátis- $ 29 / usuário / mês.

19. Targetprocess

Outra solução de gerenciamento de projetos boa para Agile ou Scrum é o Targetprocess. Tem cartões e alguma visualização, mas permite mais tarefas em linhas do tempo e marcos. Alguns usuários acham a interface do software excessivamente complexa e geralmente leva algum tempo para os membros da equipe se atualizarem.

Preço: Grátis- $ 20 / usuário / mês.

20. Team Work

Para recursos avançados, o trabalho em equipe pode ter o que você precisa. Você pode definir privacidade e permissões, receber atualizações de status de membros da equipe em tempo real e incluir o rastreamento de faturas.

Preço: Plano Small Office $ 44,92 / mês, plano profissional de US $ 136,58, plano de negócios por US $ 228,25 / mês, plano empresarial citado.

21. Podio

O Podio baseia-se na ideia de transparência e no seu “escritório on-line de plano aberto”. Ele tem mais recursos sociais, como reconhecimento e compartilhamento de colegas do que uma ferramenta mais complexa, como o Microsoft Project.

Preço: plano básico para US $ 9 / usuário / mês; Plano Plus por US $ 14 / usuário / mês; Plano Premium por US $ 24 / usuário / mês; Plano empresarial citado.

22. JIRA

O JIRA é mais conhecido como o líder em devOps e pode suportar Scrum, Lean ou Kanban. Ele também tem acompanhamento e priorização de problemas para os itens que devem subir para o topo da lista. Se sua equipe não é técnica, então o JIRA provavelmente não será o melhor ajuste. Tem uma nomenclatura própria que pode ser difícil de aprender.

Preço: Plano de Pequenas Equipes (10 usuários) por US $ 10 / mês, plano de crescimento de equipes a partir de US $ 75 / mês para 15 usuários.

23. Basecamp

Este é muito familiar para a maioria dos gerentes de projeto. Embora não tenha recursos de gerenciamento de projetos mais avançados, como gráficos de Gantt, controle de tempo e subtarefas dependentes.

Basecamp só permite aos usuários visualizar um projeto de cada vez, o que limita severamente a capacidade de gerenciamento de um gerente de projeto. As ferramentas de gerenciamento de projetos precisam da capacidade de visualizar vários projetos de uma só vez, por isso é fácil ver onde estão todos os projetos. Capturar atrasos antes que eles destruam uma entrega é essencial para o sucesso de um gerente de projeto. A visibilidade limitada é típica em ferramentas de gerenciamento de projetos leves como o Basecamp.

Pensando no Basecamp? Antes de comprar, pense no tamanho da sua equipe e no número de projetos. O Basecamp poderia rapidamente sair do controle.

Preços: US $ 99 por mês / usuários ilimitados.

24. Redmine

Os desenvolvedores adoram esse porque você precisa conhecer o Ruby on Rails para implementá-lo. Isso faz com que seja muito flexível, mas não necessariamente para todos os usuários. Mas ele vem com um monte de extensões e plug-ins, então se você quiser fazer alguma coisa, há uma boa chance de alguém já ter escrito o código para isso. Redmine não é necessariamente para tarefas, mas para erros e problemas e datas de envio que surgem no desenvolvimento de software. Ele também vem junto com um wiki que é configurado para cada projeto para armazenar documentos e anotações.

Preços: Grátis.

25. Asana

Asana é bem projetado e é um sucesso para pequenas equipes. Mas à medida que sua equipe cresce, seu software de gerenciamento de projetos precisará também. Ele tem uma interface bonita, mas não possui muitas ferramentas essenciais (como os gráficos de Gantt) que os gerentes de projetos estão procurando com frequência.

Quando você escolhe o Asana, está escolhendo uma solução com relatórios e visibilidade limitados. A pergunta é - vai fazer o trabalho?

Preços: grátis para equipes de até 15 pessoas; Premium (US $ 9,99 / usuário / mês); Empresa (cotada).

Conclusão

Se você deseja migrar para uma das alternativas do Microsoft Project, lembre-se de considerar não apenas os recursos, mas também como o software de gerenciamento de projetos pode ajudá-lo a ser bem-sucedido.

Você não quer outra ferramenta que apenas jogue você no fogo, mas um colaborador que irá trabalhar com sua equipe e começar com o pé direito. Lembre-se, você está tentando evitar a complexidade do Microsoft Project. Você precisa de uma opção que torne sua vida mais fácil e menos caótica, não mais difícil.

                 

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.