O que é para que serve o Método Harada no Lean?

Método Harada
16 de novembro de 2018
Última modificação: 16 de novembro de 2018

Autor: Virgilio Marques Dos Santos
Categorias: Blog, Lean

O que é o Método Harada para treinamento Lean?

Takashi Harada era um treinador de atletismo na pior escola de Osaka, no Japão. Depois de muitos anos estudando os melhores treinadores do mundo, ele criou uma metodologia totalmente nova para elevar seus alunos. A escola passou da classificação mais baixa para a mais alta das 380 escolas e os alunos ganharam 13 medalhas de ouro – número um em todo o Japão. Em 1980, Harada abriu uma empresa de consultoria e treinamento em Tóquio e treinou mais de 60.000 pessoas em cerca de 300 empresas.

Harada ensinou atletismo em uma escola secundária de baixa categoria. Como treinador, ele observou que os alunos fora de sua escola estavam superando seus atletas. Nenhuma quantidade de persuasão fez com que seus corredores tivessem melhor desempenho. Harada sabia que era hora de mudar a mentalidade de seus alunos. Ele estudou as maneiras pelas quais equipes, treinadores e líderes de sucesso trabalhavam. A partir desses estudos, ele desenvolveu uma abordagem que ajudou seus alunos a alcançar um maior sucesso.

O método Harada foi projetado com o objetivo de ensinar cada aluno (ou funcionário) a ser um grande líder e também um coach – capaz de construir uma equipe vencedora. Este método está de acordo com o Lean Six Sigma e outros métodos e ferramentas que impulsionam a melhoria contínua.

Autossuficiência: A Essência do Método Harada

A essência do método de Harada é a autoconfiança – a confiança e a capacidade dos indivíduos de desenvolver suas habilidades na medida em que são virtualmente insubstituíveis. Essa autoconfiança permite que eles usem suas habilidades para sua própria melhoria e também para a organização. Esses funcionários podem ser confiáveis ​​para tomar decisões corretas e bem informadas. Como as metas são definidas pelos próprios funcionários, não há ambiguidade ou questão de propriedade dessas metas.

O método Harada incentiva a melhoria em todos os níveis de uma organização, incluindo o seguinte:

  • Faz líderes e treinadores além dos gerentes.
  • Não só melhora o nível de habilidade de uma pessoa, mas também cria uma visão para o sucesso pessoal do indivíduo no longo prazo.
  • Quando os indivíduos visualizam o que desejam alcançar, esse método os ensina a definir metas menores no caminho para realizar sua visão maior.
  • À medida que os indivíduos trabalham para alcançar o sucesso, a autoestima dos indivíduos é aumentada e, mais adiante, leva-os a fazer melhor. Isso também melhora a confiança deles.
  • Uma vez que o caminho para avançar é definido, é mais fácil repetir o sucesso.
  • Qualquer indivíduo é capaz de ser bem-sucedido.

Qual o foco do método Harada?

O foco do método Harada é a autoconfiança – os indivíduos devem se aprimorar para o sucesso seguir por conta própria. Isso pode ser alcançado melhorando o espírito, as habilidades, as condições físicas e a vida diária de um indivíduo. O sucesso não pode ser alcançado, a menos que um indivíduo faça o esforço para tal.

Os indivíduos devem dominar a habilidade em que estão trabalhando, seja essa habilidade a entrada de dados ou o trabalho complicado de maquinário. Uma vez que a habilidade é dominada, o indivíduo pode melhorar a habilidade e garantir que ela seja executada de forma consistente.

A capacidade de levar a paixão ao trabalho é um componente crítico no caminho da autoconfiança. A tarefa mais chata e rotineira pode ser interessante se a pessoa que executa essas tarefas tiver paixão. A paixão permite que os indivíduos procurem maneiras de melhorar suas tarefas e ajudem a remover aspectos chatos de seu trabalho.

Considere, por exemplo, o objetivo de correr 10 kms todos os dias. Embora essa corrida de 10 kms possa não ser interessante, o objetivo é definido. Aplicando o método de Harada, existem alvos provisórios que podem ser definidos para ajudar a atingir esse objetivo e tornar a viagem mais interessante.

Quais as etapas do Método Harada?

O método Harada leva um indivíduo através de cinco etapas:

  • Premeditação: Escolhendo uma habilidade que a pessoa quer se destacar
  • Excelência pessoal: excelência na habilidade escolhida
  • Definição de metas: definição de metas para alcançar a excelência
  • Serviço desinteressado: atribuir as tarefas
  • Autossuficiência: faça você mesmo e confie em si mesmo para o sucesso que deseja alcançar

Quais os passos para a autossuficiência?

O método Harada define três etapas de alto nível que ensinam autossuficiência:

  • Escolha um objetivo
  • Desenvolver um cronograma e
  • Planeje alcançar o objetivo.

Para atingir seus objetivos, há algumas orientações que os indivíduos devem seguir:

  • Os indivíduos devem escolher metas que estejam alinhadas com suas visões pessoais e visões de suas empresas. Este é o passo mais difícil, pois escolher um objetivo significa comprometer-se com esse objetivo e há um risco de falha envolvido. Para ajudar a facilitar o sucesso, certifique-se de que o objetivo está alinhado com os planos da empresa e será mais fácil obter o apoio de seus superiores e colegas.
  • Desenvolva um cronograma para atingir o objetivo. É importante definir um cronograma realista – se o cronograma for muito ambicioso ou relaxado, a tarefa de definir o objetivo em si falhará.
  • Crie as medidas necessárias para monitorar o progresso. Sem monitoramento, os indivíduos nunca saberão se são bem-sucedidos. Por exemplo, se o objetivo for concluir a embalagem de 10 itens em duas horas, faça o check-in no final da primeira hora para ver se a tarefa está incompleta.

Sucesso de qualquer tipo – pessoal ou profissional – não pode ser alcançado a menos que o indivíduo faça um esforço para alcançá-lo. Os indivíduos devem dominar a habilidade em que estão trabalhando, seja essa habilidade a entrada de dados ou o trabalho complicado de maquinário. Uma vez que a habilidade é dominada, o indivíduo pode melhorar seu uso, com ou para a habilidade, bem como garantir que ela seja executada de forma consistente.

Estes passos podem ser alcançados através da aplicação de cinco “formulários” ou modelos. Seguindo as etapas desses formulários, os indivíduos são capazes de avaliar suas habilidades, selecionar metas de longo prazo e alcançar autoconfiança. Esse sucesso individual pode ser alavancado para o sucesso profissional e apoiar um ambiente Lean, particularmente concentrando-se no oitavo desperdício de habilidades e talentos.

Os modelos variam de simples a detalhados. A nota mais importante a lembrar é que os indivíduos devem preencher esses formulários (isto é, fazer o trabalho). (Um mentor ou coach pode ajudar a guiar o indivíduo.)

Quais as 33 perguntas para a autossuficiência do Método Harada?

Existem 33 perguntas que uma pessoa responde que medem quão autoconfiante o indivíduo é. Contra cada uma dessas questões (ou seja, descritores), os indivíduos devem se classificar em uma escala de 1 a 10, com “1” como “não uma descrição precisa” e “10” como “a descrição mais precisa” de si mesmos. Esta é uma ferramenta para autoavaliação apenas – não há pontuação que um indivíduo está tentando alcançar. Avaliando-se de acordo com esses descritores, o indivíduo torna-se mais autoconsciente e é capaz de entender melhor onde precisa concentrar seu tempo e energia. O objetivo final com essa forma é chegar a um “10” com cada descritor – então os indivíduos estão 100% confiantes em sua autossuficiência.

  1. Responsável
  2. Adaptável
  3. Autêntico
  4. Bravo
  5. Capaz
  6. Carinhoso
  7. Confiante
  8. Criativo
  9. Determinado
  10. Ético
  11. Flexível
  12. Altamente qualificado
  13. Honesto
  14. Imaginativo
  15. Independente
  16. Iniciativa
  17. Inovativa
  18. Inspirado – amor ao trabalho
  19. Inquisitivo
  20. Potencializador
  21. Bem informado
  22. Motivado
  23. Organizado
  24. Com personalidade
  25. Preparado
  26. Realista
  27. Responsável
  28. Autogerido
  29. Estratégico
  30. Forte vontade
  31. De suporte
  32. Fidedigno
  33. Visionário

Formulário de Meta de Longo Prazo

A forma de meta de longo prazo é o núcleo do método de Harada. Depois de avaliar suas habilidades com as 33 questões, os indivíduos sabem quais áreas devem melhorar. O próximo passo é analisar seus objetivos e finalidades com o formulário de metas de longo prazo. O formulário de metas de longo prazo é usado para documentar essas metas; sem documentação, o compromisso é difícil. Ao trabalhar para trás a partir do objetivo de longo prazo, os indivíduos também serão capazes de identificar guias e mentores para ajudá-los em sua jornada de melhoria.

Para começar a preencher o formulário, os indivíduos devem primeiro identificar seu objetivo – considerar o objetivo por trás do objetivo e seus aspectos tangíveis e intangíveis. O objetivo deve ser uma combinação de capacidades mentais, nível de habilidade, estilo de vida e saúde. (Por exemplo, se o objetivo de Andrea é escalar o Monte Evereste até o final do ano, pode não ser possível se ela não tiver as habilidades, estilo de vida e saúde necessários para sustentar essa habilidade e alcançar o objetivo em tão pouco tempo). As atividades serão definidas neste formulário que ajudará os indivíduos a atingir suas metas finais.

Para selecionar o objetivo de longo prazo, siga estas etapas:

  1. Comece identificando uma habilidade que você quer dominar.
  2. Identifique pelo menos dez variações diferentes para esse objetivo. Pergunte a sua família, amigos e colegas por suas sugestões.
  3. Analise os prós e contras de cada variação. Com base nessa análise, escolha um objetivo e defina um cronograma para alcançá-lo. O prazo pode ser de vários anos, dependendo do que você deseja alcançar. Mas selecionar a data da meta é importante para que você possa medir o progresso em relação a essa data.
  4. Divida essa meta em sub etapas e defina datas para essas metas intermediárias. Defina datas de conclusão incrementais para essas metas.
  5. Divida essas sub-etapas em metas ainda menores com prazos mais curtos.

Mais três formulários ajudam a completar os passos para seguir o método de Harada, para atingir um objetivo e tornar-se autossuficiente.

Gráfico da janela 64

Este formulário leva a folha de meta para o próximo nível. É uma estrutura específica que ajuda os indivíduos a desenvolver 64 minis tarefas e rotinas para apoiar a meta definida na folha de metas de longo prazo.

Este gráfico é composto por 81 caixas. No centro está o objetivo final; é cercado por oito tarefas menores que o indivíduo acredita que são necessárias para apoiar o objetivo central. Em seguida, para cada uma dessas oito tarefas menores, identifique oito metas ainda menores. Em seguida, haverá 64 etapas que precisam ser seguidas e concluídas para atingir o objetivo final. Essas 64 etapas formam o nome desse modelo – o gráfico 64 da janela.

Folha de Verificação de Rotina

Esta é uma lista de verificação diária para ajudar a fortalecer os hábitos do indivíduo. Ele é desenvolvido com base nas 64 tarefas identificadas. Uma lista de verificação diária não deve incluir mais de 10 tarefas – se mais do que isso, concluí-las pode ser um desafio. O objetivo da folha de verificação de rotina é facilitar a realização da meta – não interromper o progresso no início.

Diário

O diário é semelhante a uma típica lista de tarefas. Ajuda a planejar os dias dos indivíduos para ajudar a alcançar o objetivo final. No final de cada dia, o indivíduo pode ver o que foi realizado e o que ainda precisa funcionar. Em essência, o diário é uma ferramenta para ajudar a controlar a folha de verificação de rotina que já foi criada.

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