Mestre dos Projetos: como aprender sobre gestão de projetos
Gestão de Projetos

25 de janeiro de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Mestre dos Projetos: como aprender sobre gestão de projetos

O que podemos aprender com o Mestre dos Projetos?

O gerenciamento bem-sucedido é um hábito. Os primeiros dias no leme, como gerente de projetos, serão caóticos. Você vai esquecer de comer e vai esquecer até de se sentar. Porém, fomos ao mercado perguntar alguns conselhos ao Mestre dos Projetos. Imprima essa lista de verificação e coloque-a na sua mesa. Siga religiosamente. Comece sua carreira e nunca olhe para trás. Aqui está a minha experiência com esta lista de verificação.

Comece cada manhã com um simples "bom dia"

Mestre dos Projetos aponta o poder deste começo simples para o dia. Você está encarregado de levar sua equipe ao mais alto nível de desempenho. A gerência sênior preencherá sua caixa de e-mail com métricas antes que o café termine de ser preparado. Não se apresse nessas exigências, haverá muito tempo para isso depois. Beba seu café e cumprimente sua equipe sem mencionar o trabalho.

Ouça

Mestre dos Projetos nos lembra do poder da escuta ativa. O budismo se refere à prática da escuta profunda. Abaixe o telefone ou laptop e faça contato visual. Ouça o que eles estão dizendo sem pensar na sua resposta.

Abordar as Missões, Metas, Processos e Procedimentos do seu Departamento

Conheça a missão do seu departamento. Use isso para construir sua própria missão de equipe. Incorpore objetivos e missão em suas comunicações. Mantenha a equipe envolvida no progresso diário, semanal e mensal. Construa uma exibição visual de seus objetivos e do progresso da equipe. Como Mestre dos Projetos sugere, metas mensuráveis ​​apoiam o trabalho em equipe.

Realizar reuniões de equipe para que a comunicação flua livremente

Separe tempo a cada semana para a equipe estar na mesma sala. Entre com uma agenda e deixe a equipe se apropriar dos projetos. Deixe os membros da equipe fazer perguntas e encontrar respostas. Aqui Mestre dos Projetos nos lembra que essas reuniões precisam terminar com planos de ação claros.

Definir expectativas, papéis e responsabilidades desde o início

Reúna-se com cada membro da equipe e discuta a missão e os objetivos. Ajude-os a tomar posse de seu pedaço da torta. Mestre dos Projetos afirma o poder de um senso de propósito. Isso irá gerar lealdade e criar entusiasmo.

Dar crédito onde o crédito é devido

Tire um tempo para celebrar o sucesso. A cultura corporativa muitas vezes entra na negatividade, mantendo as pessoas muito concentradas em seus fracassos. Uma das minhas favoritas é a sugestão do Mestre dos Projetos para usar cartões manuscritos. Nunca esquecerei a expressão no rosto de um empregado quando lhes dei um cartão de agradecimento escrito à mão. E não apenas pelas coisas grandes, observe as pequenas coisas também.

Liderar por exemplo

Você é dono da cultura. O Mestre dos Projetos nos cobra a tomar decisões com confiança. Viva os valores que lhe valeram essa posição.

Sorria

Nada enfraquece o sucesso da equipe como a falta de moral. Como aponta Mestre dos Projetos, felicidade e entusiasmo são contagiantes. A negatividade é uma erva daninha em sua horta e um sorriso no rosto é um matador de ervas daninhas.

Não conduza pelo medo ou crie um ambiente de ansiedade

O aviso de Mestre dos Projetos sobre táticas de intimidação é claro. Você pode ver ganhos de curto prazo, mas as pessoas não aprendem com a punição. Use reforço positivo para corrigir pessoas. Ensine as habilidades das pessoas e perdoe se elas não conseguirem imediatamente.

Não olhe para as pessoas simplesmente como um número

Tudo na vida de um gerente é um número. O paradoxo é que você não pode gerenciar o número. O Mestre dos Projetos nos encoraja a criar planos de crescimento significativos. Se você fizer a abordagem correta, verá os números.

Seja humilde. Seja grato

O título não te faz perfeito. Reconheça suas deficiências, aprecie o feedback de sua equipe. Há um tremendo poder em responder uma pergunta com "não sei". Mestre dos Projetos acrescenta que devemos reconhecer os pontos fortes de outras pessoas.

Descarte o ego e a política desnecessária

Deixe seu ego em casa. Deixe seu trabalho ser o testamento de sua habilidade. Não olhe para os outros para validação. Evite o drama a todo custo, mantenha o foco no objetivo e na missão. Mestre dos Projetos aponta que isso vai fazer você mais feliz.

Nutrir o crescimento

Mestre dos Projetos nos lembra que o tédio prejudica o desempenho. Um mentor me explicou uma vez que um gerente verdadeiramente bem-sucedido cria outros gerentes. Incentive seus associados a se esforçarem. Crie oportunidades para papéis de liderança. Dê a eles uma chance de fornecer recomendações.

Promover Educação

O Mestre dos Projetos pede aos gerentes que criem uma atmosfera de admiração em sua equipe. Mantenha seus associados envolvidos nas últimas inovações. Descubra oportunidades para eles aprenderem. Este é um loop de feedback, e o aprendizado deles o manterá no topo do seu jogo.

Adote uma Filosofia de Equilíbrio Trabalho / Vida

Mestre dos Projetos sabe que isso reduz o burnout. Nossos trabalhos sustentam nossas vidas fora do trabalho. Respeite o tempo da sua equipe e você terá funcionários mais felizes. Em troca, eles se levantarão quando você precisar de tempo fora do escritório.

Seja respeitoso

Nós passamos 8 horas por dia, 5 dias por semana com nossos colegas de trabalho. Faça o tempo juntos o mais positivo possível. Como Mestre dos Projetos aponta, isso inclui o tempo das pessoas. Não espere que as pessoas façam tudo agora, priorize as tarefas e esclareça os cronogramas. A confiança diminui - como você trata seus funcionários é como eles tratam os clientes.

Faça perguntas

Aqui, Mestre dos Projetos reconhece a importância da comunicação construtiva. Em conversas com associados, mantenha sua conversa no mínimo. Pergunte-lhes sobre a missão e deixe-os responder. Deixe-os falar sobre como eles estão indo para atingir seu objetivo. Isso reforça a propriedade e nutre a responsabilidade.

Mantenha sua porta aberta

Mestre dos Projetos diz que esse é o poder da sua visibilidade. O sucesso é uma via de mão dupla. Se eu quiser que meu pessoal receba meu feedback, devo incentivá-lo a me fornecer feedback. Poste sua agenda, comunique quando e por que você tem que fechar a porta - "Teleconferência, estarei disponível em uma hora".

Suje suas mãos

Mestre dos Projetos refere-se ao genchi genbutsu, o sistema Toyota de Produção. Bons gerentes não têm medo de entrar no meio do trabalho. Este é um ato de equilíbrio difícil. Seu excelente trabalho lhe rendeu sua promoção. Aprenda a mostrar à sua equipe que você sabe como fazer o trabalho sem fazer isso por eles. Não tenha medo de se deparar com situações difíceis e ajude-os a encontrar uma saída.

Seja verdadeiro

O Mestre dos Projetos quer que você saiba a importância de colocar tudo na linha. Você é responsável pelo sucesso da empresa e pelas carreiras de seus associados. Claramente, comunique expectativas e medidas de sucesso. Não evite a responsabilidade.

Mantenha-se focado

Pedimos a nossa equipe para realizar uma semana de trabalho em um dia. Telefones celulares e laptops tornam essa expectativa irreal acessível. Não esqueça que são ferramentas. Mestre dos Projetos resume com um lembrete para ter tempo para estratégia e planejamento.

Fique Calmo, Legal e Recolhido

Mestre dos Projetos fala sobre a importância do seu estado emocional. Você é a âncora emocional da sua equipe. Não importa a situação, permaneça imperturbável.

Não substitua  Interação Social por E-mail

Leia a filosofia de Ernest Hemingway sobre a escrita. A comunicação com sua equipe deve ser direta e simples. Palavras-chave de negócios são ótimas para relatórios, mas são inúteis quando se comunica com sua equipe. Use seu calendário e agende o horário para se reunir com todos os membros de sua equipe todos os dias. Mais uma vez, o Mestre dos Projetos nos lembra, não se esconda em seu escritório.

Saiba o que os motiva

Se você quer que sua equipe trabalhe para alcançar a grandeza, eles devem comprar o que você está vendendo. Pode parecer surpreendente, mas nem todo mundo trabalha por dinheiro. Descubra o que os motiva a vir trabalhar. Como Mestre dos Projetos coloca, conheça o mecanismo que impulsiona seu pessoal.

Não faça Microgestão

Mestre dos Projetos usa 2 palavras aqui - delegar e confiar. Se você espera que sua equipe confie em você, você deve confiar neles. Confie nas pessoas para fazer seus trabalhos. Você administra muitas pessoas, e não tem tempo suficiente, para ficar sobre seus ombros e monitorar seu trabalho.

Deixe-os brilhar

Só porque funcionou para você, não significa que funcionará para eles. Crie espaço para eles explorarem novas tecnologias e ideias. Incentive-os a criar novos métodos e procedimentos. Como Mestre dos Projetos coloca, crie a liberdade para as pessoas serem brilhantes.

Seja transparente

O que acontece quando a gerência sênior visita sua equipe? Cada membro da equipe deve conhecer o objetivo e o progresso da equipe. Questioná-los sobre as coisas que eles deveriam saber e dar-lhes o que eles precisam para preencher as lacunas. Mestre dos Projetos sugere que o trabalho dos gerentes é apoiar o compartilhamento de conhecimento.

Eventos para Construção de Equipe

Cultive uma cultura de equipe. Criar oportunidades para os membros da equipe se tornarem investidos uns nos outros. Planeje uma festa no escritório. Faça uma reunião na grama na frente. Mestre dos Projetos relembra reuniões em cafeterias. Você não precisa atravessar as montanhas para incentivar essa sensação de união.

Conheça seus associados

Uma das minhas aulas chamou isso de "conquistar o coração". Saiba quem são seus funcionários - como pessoas. Aprenda sobre suas famílias, seus sucessos fora do trabalho, seus hobbies. Reconheça marcos - aniversários, casamentos, etc. Participe de momentos importantes, dê presentes de casamento.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.